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Liquido de travões - O que é importante saber!

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TesZero:
Venho escrever este tópico sobre liquido de travões devido ao facto de estar "fartinho" de ver Saabs com o mesmo completamente preto!!!

Esta manutenção é muito descurada, normalmente por dar trabalho fazer-lo, especialmente se estivermos sozinhos e sem imaginação...

Contudo é uma manutenção tão ou MAIS importante do que substituir discos e pastilhas...

De que nos adianta ter discos e pastilhas novos se o pistão de cada bomba não actuar? de nada...

Então... para começar...

Antes de mais não existe Óleo de travões...
O liquido de travões é uma mistura química de várias substâncias sintéticas sendo só utilizados alguns componentes derivados do petróleo.

O liquido dos travões tem um desgaste acentuado, mesmo tendo o carro parado em garagem e a consequências de circularmos com ele nesse estado é bastante grave.
O liquido dos travões é um liquido hidráulico higroscópico que absorve facilmente a humidade do meio ambiente, mesmo vedado no sistema.
O bom funcionamento do liquido dos travões mede-se pela resistência à ebulição do mesmo, ou seja... quanto mais temperatura  aguentar sem ferver, melhor será o seu desempenho.

Quando usamos um liquido desgastado ou com muito tempo, isso normalmente significa que esse liquido absorveu já uma percentagem exagerada de humidade.

O que é basicamente humidade?
Agua... Agua = H 2 O = 2 moléculas de oxigénio... Ar...

E quais as consequências da absorção dessa humidade?
Facilmente o sistema de travagem atinge 130º...150º... e a temperatura de ebulição da agua, como sabemos, é de 100º.
Quanto maior for a percentagem de humidade no liquido de travões, mais baixa será a temperatura de ebulição do liquido, logo... menos eficaz como expliquei em cima.
A temperatura de ebulição deverá rondar os 180º ou acima disso. Temos que ter o carro preparado para fazer auto-estrada ou para uma visita esporádica à serra da estrela...

Outro problema grave é o ar no sistema que como todos sabemos tem que ser sangrado... mais humidade, mais esponjoso se sente, em casos extremos poderá criar mesmo bolhas.

O facto de usarmos liquido degradado pode mesmo causar a perda de travões, não justifica poupar aproximadamente 20€/25€ nos custo da manutenção quando podemos poupar arranjos graves de chapa ou a própria vida.

Agora, quais os tipos de liquidos existentes e diferenças / compatibilidades entre eles:

Dot3 -
Este tipo de liquido de travões foi a primeira especificação do mesmo, não é compatível com sistemas onde seja recomendado outros líquidos, este liquido equipa somente veículos antigos sem Abs.

Dot4 -
Esta é a especificação mais usada. É um liquido compatível com sistemas de travagem mais antigos DOT3 pois usa como base também o polietileno. Esta especificação é compatível com sistemas Abs ao contrário da especificação anterior.

Dot5.1 / Dot4 class6 -
Tal como as duas especificações anteriores, este liquido também é fabricado à base de polietileno, logo compatível com ambos os sistemas anteriores. Trata-se apenas de uma formula higroscópica mais evoluída da especificação DOT4, tendo como melhoria a maior resistência à absorção de humidade. Boa opção caso a diferença de preço seja baixa, caso contrário podemos simplesmente trocar o DOT4 básico mais vezes.

DOT 5 -
Esta especificação é completamente incompatível com as especificações anteriores. É um liquido de base silicone comummente usado em veículos pesados ou militares. Esta especificação não é compatível com sistemas Abs, bombas e vedantes das anteriores especificações.

A troca de liquido de travões é normalmente aconselhada a fazer a cada 4 anos (tempo e não quilómetros devido à absorção de humidade), em todos os meus veículos eu troco a cada 2 anos juntamente com todos os fluidos.

Ao trocarmos de especificações compatíveis, devemos retirar todo o liquido antigo colocando o novo, podendo assim tirar o melhor partido da nova especificação compatível.

Sempre que possível, é aconselhável desmontar as maxilas, retirando pistão e vedantes da bomba. Especialmente em carros com muitos anos e com manutenção descurada é normal o acumular de lixo dentro dos finos canais hidraulicos das mesmas.

A titulo de exemplo, as maxilas traseiras do meu SAAB 9000 turbo de 1988 simplesmente não actuavam devido ao elevado nível de sujidade. É sempre bom se quisermos poupar calços...

Aqui a diferença entre liquido novo (do lado esquerdo) e liquido usado (do lado direito).
Por vezes este liquido fica mesmo escuro e queimado.

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Qualquer dúvida ou correcção é favor de postar.

Abraço






teco:
Muito bom artigo e questão frequentemente esquecida...

queres juntar info sobre que saab's preferem qual deles?

TesZero:
Obrigado.

Como descrito em cima...
Os sistemas construídos para usarem Dot3 podem usar Dot4
Dot4 é o mais comummente usado.
por opção podem colocar Dot 5.1

Dot5 - nenhum Saab usa, só os Scanias com mais de 3 toneladas :D

Em suma... todos os Saabs podem usar todos Dot4.
Foi isso que escrevi em cima num testamento de 100 linhas :P

Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
os de cintas não usam liquido de travões :D

Abraço

contribuinte:
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Isto para carros com travões de disco, pelo menos à frente, obvio :D
os de cintas não usam liquido de travões :D


--- Fim de Citação ---

 :o :o :o :o

TesZero:
Para o teco tem que ser bem esclarecido... senão daqui a pouco pergunta como coloco DOT4 num saab 92 ou 93. :P

Abraço

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