SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2012, 09:36

Título: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2012, 09:36
Bem.. postei na secção dos 9000 em vez na secção de travagem pois a furação e compatibilidade dos sistemas são diferentes dos Saabs a partir de 1998.... de 4 para 5 furos.

Andei durante muito tempo a ponderar jantes 18 unicamente por causa de colocar discos maiores...
Talvez desnecessariamente... grrrr

actualmente sonho ter uma jantes de 6 braços originais SAAB Alo36 no meu 9000 e para isso vou ter que usar discos compatíveis com tal... 336 mm de disco em vez dos 360mm...

Claro, temos a opção da maptun: Maptune kit 17 polegadas (http://www.maptun.com/shopProduct.php?pid=1298&hl=30&cg=&car=slumpa) por 1800€ +/-...
(estes gajos são malucos... há uns anitos atrás andavam por 1100€ +/-.

depois temos a opção do nicodemus, comprar um kit e adaptar...

o meu objectivo sempre foi ir para kit de 6 pistões...

Nicodemus - olha a solução para os travões traseiros:

(http://uksaabs.co.uk/UKS/download/file.php?id=44085)

"well, the BBK just got here, from Abbott Racing, which did a great job!
some pics, more details later
front: 356mm/32mm thick, 6pot CP5575 calipers with Ferodo DS2500 pads
rear: 300mm/28mm thick, 4pots for hydraulic brake and mechanical calipers for hand/parking brake"

Fonte: uksaabs (http://uksaabs.co.uk/UKS/viewtopic.php?f=3&t=70372)

Ou.....

porque raio... no travão de mão... não colocar outro slave cylinder, como no travão de pé???
e ficamos com travão de mão às 4 rodas?
Nos saabs 99 por exemplo o travão de mão actua somente nas rodas da frente quando aind tinha cintas atrás...

___________________________________________________________________

Outra opção... o kit de travões do peugeot v6 (é o 406???? nunca decorei)

disseste que eram plug and play, certo?

pelo menos a furação é a mesma... 4 x 108...

qual o modelo e quantos pistões?

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 02 de Dezembro de 2012, 13:12
Aí rapaz! só pica!  ;D

os travões do peug 406 são monocoque 4 pistões.
O kit dos travões de trás são conhecidos, já tinha falado em dupla maxila. tens que deixar o circuito de óleo principal intacto, por outra bomba no circuito é impossível, porque se pensares bem, o óleo ou não vai passar, ou não vai ganhar pressão.

http://passionford.com/forum/ford-escort-rs-turbo/276988-rs-with-rear-brembos.html (http://passionford.com/forum/ford-escort-rs-turbo/276988-rs-with-rear-brembos.html)

Tu não precisas de 6 pistões para um disco de 336mm.. os 6 pistões são para discos grandes e calços enormes, tambem há 6 pistões com calços pequenos, mas isso é porcaria.

Vou expor o que sei sobre os travões:

A quantidade de pistões é relativa a banda de passagem do calço e do tamanho do mesmo, essa medida é bem pensada, sendo que não convem usar um grande calço num disco pequeno por motivos de problemas de dissipação de calor.
4 pistões requerem menos pessão que os 6 para o mesmo resultado, logo favorecer os 4 pistões num disco pequeno quando se usa bomba primária/servo de origem.

 favorecer os monocoque.
(http://www.sharkwerks.com/images/additional_product_page_shots/brembo_6piston-top_caliper.jpg)
ao inves dos bipartidos
(http://i93.photobucket.com/albums/l62/christian915/BremboFrontCaliper.jpg)
a razão é simples, basicamente tem os problea dos monipistão, que é "abrem" sobre efeito do elevado calor e do esforço realizado pelo(s) pistons(pistões), porque as maxilas são meramente duas metades aparafusadas uma a outra, eles acabam por perder a sua estrura e o esforço é apenas realizado em cima, com uma pequena parte do calço, fazendo assim um sobreaquecimento na zona superior do disco e do calço. O bipartido tem o problema dos parafusos serem flexível e vergarem sobre a forte pressão realizado em cada lado da maxila. Tal não acontece nos monocoque porque são um bloco completo, logo não tem pontos fracos (estruturalmente)

os discos têm que ser grossos, para poderem suportar o desgaste e o calor sem se deformarem. um disco nunca empena, isso é apenas um mito, o que acontece quando pensamos que os discos estão empenados, é apenas a deformação dos mesmos, é como se o disco ganhasse umas "mamas" em certos sítios. A ventilação central tem que ser larga e com umas "curved vents" de preferência, sendo que essas ventilam melhor o ar.

Se há discos perfurados, é apenas porque inicalmente eram usados em carros de corrida onde o peso é importante, e os furos era uma maneira de retirar peso ao disco, fazendo com que o peso total que a suspensão levanta é menor. Outros discos que usam furos, mas que esses são sobre 2 ou 3mm de profundidade, serviam para poder ventilar os gazes que os calços produziam. Com um calço moderno isso já não acontece, logo o uso dos furos faz apenas com que a banda passagem (travagem) seja mais pequena.

Discos com ranhuras. Esses discos servem para retirar o pó que o calço está a depositar no disco. as ranhuras são eficazes em carros de corrida ou para track day onde o desgaste dos calços é enorme e um calço limpo trava melhor. É recomendado um máximo absoluto de ranhuras numa quantidade de 7. Mais uma vez a banda de passagem é menor, em condições normais existe menos poder de travagem é menor e o desgaste do calço maior.

Discos flutuantes: Esses discos são muito bons, sobretudo num carro de corrida/track day. Sendo que quando o disco está gasto (basicamente, apenas a banda de travagem), pode se substituir sem mudar o centro. a vantagem desses discos é que o calor é menos dissipado para o cubo da roda, e a ventilação é maior, sendo que o centro é relativamente fino. o pêso total do disco é muito baixo.

Se me lembrar de alguma coisa, posto aqui.

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 02 de Dezembro de 2012, 13:33
Os discos furados são frágeis, porque começam a fissurar entre furos. já vi uns Porsche's em pista onde faltavam mesmo pedaços de discos.
(http://farm4.static.flickr.com/3237/2621212911_d0196ff654_o.jpg)
eis um exemplo de disco furado em mau estado.

(http://www.rapid-racer.com/resources/Drilled%20Discs%20Rotors.JPG?timestamp=1304292344965)
Aspecto de um disco furado.

(http://www.turbopacs.com/images/pr_26ebcdgdiscs.jpg)
Discos semi-furados. Nesse caso ranhurado.

(http://www.performance-car-guide.co.uk/images/Grooved-Disc.jpg)
Discos ranhurados da boa forma

(http://voulalasperformance.gr/images/detailed/1/322vxrDisc16G_web.jpg)
Discos com uma quantidade estupida de ranhuras. estruturalmente esse disco é bastante desiquilibrado.

(http://i2.photobucket.com/albums/y11/cchen1/SSBCrotorviews.jpg)
Ventilação de disco direita e outra curvada (Curved vents). as curvadas conseguem bombear mais ar, logo trabalhare mais frios.

(http://www.zeckhausen.com/images/brake_install/BMW/X5/Brembo_float3.JPG) (http://i14.photobucket.com/albums/a329/freeriderizzle/1B1-1.jpg)
(http://www.forgemotorsport.com/images/products/FMBD330.jpg)

Discos flutuantes. há inumeros feitios de discos.

Sendo que o expoente máximo do automóvel é a f1, podem ver o sistema de travagem dos mesmos e tirarem as vossas próprias conclusões:
(http://i8.photobucket.com/albums/a7/mbayley77/112_0702_10zf1_driving_contestbrake.jpg)

Espero ter ajudado com qualquer coisa  :D
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 02 de Dezembro de 2012, 13:42
Agora tez, depois de ler isso tudo, o que te recomendo para o teu 9000 é um bom grande 4 pistões, uns discos de 320mm (senão não vai caber) ou ranhurados ou simplesmente cheio, e se possível flutuante com centro em alumínio.

Se ponderares os travões do pigeot 406, tens que ter em mente que as maxilas são um pouco "pequenas" quando comparadas ao kit maptun e afins, mas que são monocoque, os discos tem um diâmetro engraçado, tem a furação certa, e pouco ET. e isso joga muito, porque se tiver muito, vais ter que compensar com espaçadores entre o disco e o cubo, senão o disco vai bater no sensor de abs. se o centro for mais pequeno que o do 9000, alargas, se for maior, fazes um anílho em aluminio para meter no disco.

Outra coisa, o problema dos discos grandes com muito et é que quando estão mesmo muito quentes, podem se desformarem se o carro passar numa "boa" lacada ou que, por exemplo, falhes uma travagem e subas um grande corrector (isso em pista). Foi o que me disseram os gajos que me fizeram o trabalho, porque ambos eles tem um escort cosworth com kit de travões, e aparentemente tem que fazer muito cuidado com os discos.

Se um disco se desformar dessa forma, em conjunto com umas maxilas 4/6/8 pistões o carro não sai do sítio, porque a maxila não vai deixar passar um disco que não seja direito, ao contrário aos travões de origem que funcionam por "corrediças"
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2012, 14:48
Bolas... quase que me senti reduzido à minha insignificancia no que toca à redacção de testamentos :D

muito bom tópico sobre travões...
PARABÉNS :D

então... quanto aos do 406:

- que diâmetro máximo suportam mesmo? os 320mm?
- os apoios das maxilas têm que ser alterados ou encaixam nos 9000?
- onde tropeço em uns?

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: castelar em 02 de Dezembro de 2012, 19:24
Depois disto assim bem explicado cheguei a uma simples conclusão:
Quando é que abrem as aulas? têm turmas nocturnas? estou mesmo a necessitar de ser reciclado :|| O0
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 02 de Dezembro de 2012, 19:34
Sim, se o fizerem também vou  ;)

Agora a sério, não fazia a mínima ideia de muitas coisas aqui descritas... MUITO BOM  :) Assim que gastar aqueles discos  >:D que meti no 9000 é um caso a estudar  O0 O0 O0

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2012, 22:47
Os discos furados são frágeis, porque começam a fissurar entre furos. já vi uns Porsche's em pista onde faltavam mesmo pedaços de discos.

qual parte não sabias kamuma? que não me ocorre nada no momento?!?!? :D :D :D :D
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 03 de Dezembro de 2012, 00:08
Agora fiquei corado  O:-) lol

A melhor aula é mesmo o fórum, onde toda a gente partilha o seu conhecimento e toda a gente fica a saber o mesmo.  :P

Tes, O diâmetro depende do formato da jante, e da altura da maxila, no meu caso meti 320mm e tenho uns 3mm entre as costas das maxilas e o interior da jante. se passase para 330 nunca da vida ia dar. Mas acho que depende mais da maxila do que do resto.
(http://i48.servimg.com/u/f48/11/58/70/59/fotogr15.jpg) (http://www.servimg.com/image_preview.php?i=373&u=11587059)
repara como a maxila sai fora do disco.

se quiseres manter as 17 recomendo-te uns 320 se não sauberes o que vai passar da maxila.
E..... os Porsche's 996 turbo e gt3 têm discos de 330... logo o diâmetro é bem bom. lol.

Em relação ao suporte, es capaz de precisar de fazer um, mas peço ao Micha o que ele fez para meter as maxilas do 9000 no cubo do Delta com uns discos de 290mm, vais ver que não é ciência aeroespacial. lol.

Abraço e obrigado pelos elogios  :)
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 03 de Dezembro de 2012, 00:14

então... quanto aos do 406:

- que diâmetro máximo suportam mesmo? os 320mm?
- os apoios das maxilas têm que ser alterados ou encaixam nos 9000?
- onde tropeço em uns?

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 03 de Dezembro de 2012, 00:50
Não sabia que havia tantas adaptações possiveis aos Boeings Tes0...
E como não tenciono andar com o meu 9000 em pista... >:D >:D >:D  Interessa-me que trave melhor com o que tenho "á mão"...  :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 03 de Dezembro de 2012, 01:28
se travares com o que tens "à mão"... fazes pião....

trava antes com o pé e reduz :D
estragas menos o carro...

o travão de mão é para ser usado só com o carro parado. :D

Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 03 de Dezembro de 2012, 01:41
Ora lá está... Uns piõezinhos não fazem mal a ninguém :D e tendo um jogo de pneus arrumados para quando aqueles entregarem a alma ao criador, então é que sabe que nem ginjas  O0 O0 O0

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 03 de Dezembro de 2012, 04:12
faz mal sim, não gasta só pneus :)

nicodemus, não leias só o off-topic deste melga!!!

olha as perguntas em cima do 406...

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 03 de Dezembro de 2012, 12:32
Melga??? Abelha Maia, ó gaja... :)| :)| :)| :)|

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
 ::P ::P :|@ :|@ ::P ::P :|@ :|@

Para comprares dum 406. procura usado... Tens muitos sitios para o fazer, até parece que não sabes

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 03 de Dezembro de 2012, 12:35
http://www.ebay.co.uk/itm/Peugeot-406-3-0-v6-brembo-front-caliper-with-brake-pads-and-discs-/251192755362?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3a7c4144a2 (http://www.ebay.co.uk/itm/Peugeot-406-3-0-v6-brembo-front-caliper-with-brake-pads-and-discs-/251192755362?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item3a7c4144a2)

tá barato!

os discos do 406 são 305mm x 28mm. no que toca a maxila, procura no olx, no coisas, no ebay... procura tambem as do alfa 166, do gta, basicamente tudo que tenha 4 pistoes, o preço decides tu.

Acho que sim, vais ter que fazer uma pata de deporte para fixar a maxila. mas essa é a parte mais fácil.
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: amreal em 05 de Dezembro de 2012, 10:25
Bom tópico ...
Aqui o Sr Nicodemus é expert em travões ... já vi um kit de travões Porsche aplicados num fantastico 9000!!  O0

+ uma boa contribuição de técnica!!


Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 05 de Dezembro de 2012, 12:03
Pudera... O 9000 anda mais que o Porsche  :D :D :D :D

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 05 de Dezembro de 2012, 18:09
Obrigado Amreal!  O0

Kamuma: olha que fantástico pro teu carro!
http://www.ebay.co.uk/itm/FERRARI-458-ITALIA-CARBON-CERAMIC-BRAKE-KIT-DISCS-PADS-CALIPERS-/121000600908?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AFerrari&hash=item1c2c32a54c (http://www.ebay.co.uk/itm/FERRARI-458-ITALIA-CARBON-CERAMIC-BRAKE-KIT-DISCS-PADS-CALIPERS-/121000600908?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&fits=Car+Make%3AFerrari&hash=item1c2c32a54c)

 :>S :>S :>S :>S :>S
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 05 de Dezembro de 2012, 22:16
Are you crazy man  ??? ??? ??? ???  :|@ :|@ :|@

Isso trava uma locomotiva  8)

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 06 de Dezembro de 2012, 00:07
Carbo-cerâmicos heim... lol.

Pelo que li num fórum Ferrari, os discos têm que ser mudados todos as 50 000 milhas. Fica por perto de 5000£ os discos e os calços  ++P

maxilas amarelas no teu bidão vermelho... bem bem!  O0
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 06 de Dezembro de 2012, 01:14
como sei a relação de maxilas x diâmetro de disco?

a dos 406 sendo os discos originais de 305 nunca aproveitarei um disco de 320, correcto?

que opções tenho para os 320?

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 06 de Dezembro de 2012, 13:07
Vê o tamanho da banda de passagem, isso é, o sítio onde o calço corre, se tiver a mesma medida nos 305 e nos 320, estás bem.

Os únicos discos que encontrei que correspondesse as MINHAS medidas foram os disco dos Mistsubishi Evo 5,6,7,8,9... são 320X32, sendo que as minhas maxilas apertam num disco originalmente de 34mm. São tambem os únicos a terem 320mm com pouco ET. Só se te desenrrascares a fazer uns discos flutuantes.

Resumindo, podes usar as maxilas do 406 num disco de 320mm, desde que o disco encaixe entre os calços, por isso procura a espessura que pretendes com o diametro que pretendes.

podes sempre tirar matéria ao calço para por um disco mais grosso do que o do 406

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 07 de Dezembro de 2012, 13:41
pelo que estive a procurar os discos são 305 x 23 (só??? :( )

isto é... se quiser o sistema junto à jante como tens teria que instalar 320..

é uma diferença de 15mm, isto é... sendo que os calços são feitos para correr em discos de 305mm, nos de 320 haveria sempre uma faixa de 7,5mm que nunca iria utilizar...

logo... era a mesma coisa que andar com 305, talvez só alterasse, mas pouco em termos estéticos...

ou posso arranjar calços para as mesmas maxilas com mais 7,5 mm?

Se calhar vou mais optar pelo teu sistema... não sei... depende dos preços a que tropeçar neles..

vi um conjunto por 350€ do 406...

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 07 de Dezembro de 2012, 18:21
Onde leste 23mm? eu vejo em todo o lado 28 pah!  ???

Mesemo que, segundo a tua maneira de pensar, metas as maxilas 406 num disco de 320mm, nem que tenhas 7mm que não vai ver calço, qual é o problema? o que queres é que os calços andem por fora o máximo possível, e mesmo assim duvido que tenhas 7mm de disco a mais. Tenta encontrar a medida dos discos.

O calço que comprares, será para a maxila que vais comprar. não podes usar outros calços do que aqueles específicos daquela maxila. há é muita marca e modelo de calço (para os meus a escolha é limitada e cara)

http://bragacity.olx.pt/maxilas-alfa-166-de-4-embolos-iid-432817695 (http://bragacity.olx.pt/maxilas-alfa-166-de-4-embolos-iid-432817695)

http://almada.olx.pt/pincas-brembo-porsche-996-ideais-para-grupo-vag-iid-329368584 (http://almada.olx.pt/pincas-brembo-porsche-996-ideais-para-grupo-vag-iid-329368584)

http://barcelos-braga.olx.pt/pincas-brembo-maxilas-bombas-iid-190523097 (http://barcelos-braga.olx.pt/pincas-brembo-maxilas-bombas-iid-190523097)

http://faro-faro.olx.pt/pincas-travao-mitsubishi-evo8-com-pastilhas-iid-381729054 (http://faro-faro.olx.pt/pincas-travao-mitsubishi-evo8-com-pastilhas-iid-381729054)

http://bragacity.olx.pt/travoes-ap-pincas-e-discos-competicao-iid-264856516 (http://bragacity.olx.pt/travoes-ap-pincas-e-discos-competicao-iid-264856516)

Agora procua no ebay, que decerto vais encontrar a felicidade.

Depois pensas nos discos.
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 29 de Abril de 2013, 14:54
Bem... desenterrando este tópico...

para quem quiser usar maxilas do porsche gt3 / 996 Turbo 4 / 996 turbo 4s

o grande problema que vão ter para encontrar discos é o ET do mesmo...
Quanto mais ET tiver, mais próximo fica o disco do sensor de Abs e da rotula da suspensão...


ou seja... carros potentes que usam discos grandes de travão... são por norma carros de tracção a trás ou às 4...

E... carros com tracção a trás têm ET gigante à frente... como no nosso caso, temos-lo grande atrás...
Ou seja, no eixo onde tem tracção, o et é sempre mais pequeno por causa da transmissão entrar no rolamento.

então, as hipóteses encontradas até agora por mim e pelo nicodemos são as seguintes:

Aqui temos as medidas dos nossos travões originais:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver tem 45 mm de ET, na verdade até é 44... 24mm de espessura de disco + 20 mm do "hat" - "chapéu"

A solução encontrada pelo nicodemos e ideal para jante 17 é usarmos os discos do mitsubishi evolution 5,6,7,8 ou 9.

Com as medidas:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

como podem ver ainda tem menos ET do que o original... é bom...
as espessura é optima, 32 mm
mas... a banda de passagem é "à justa" demais para o meu gosto...
ou seja... aquele rebordo que vêm em todos os discos, dentro e fora, desgaste no disco feito pelo calço... não existe...
no caso do nicodemos até tem que corrigir, porque o calço fica fora do disco...
estando mais gasto, com as vibrações... devemos ver os calços a partirem :P

Andei à procura durante muito tempo por discos 330... mas sem sucesso... é tudo para carros com tracção traseira...
Depois encontrei os discos 345 x 30 dos audi s3 / A5 / VW Rs32 etc...
Mas o ET era de 50 mm... embora o mais proximo que tinha encontrado... é muito grande...

Agora... o que eu pondero colocar... e por isso coloquei jante 18:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

os discos do Saab 9-3 turbo X...

A parte boa é que tem o mesmo ET que o disco do 9000 original :)

A parte menos boa... embora nada que chateie... é que não é de 32 mm de espessura como o do mitsubishi :(

Mas de resto... em principio são estes que mando vir...

Dependendo das maxilas, estes discos podem ser montados em jantes 17...
mas como as maxilas da porsche são muito, mas muito altas mesmo... preciso já de jante 18...

Os discos 320mm são mesmo o maximo a montar em jante 17 com as maxilas da porsche.

Quando poder deixo fotos e medidas dos adaptadores necessarios e tudo o que é preciso.

por enquanto, ando atrás de discos e calços...

Encontrei discos bastante porreiros da STOPTECH, mas nos estados unidos :(
e como são coisas bastante pesadas... nem compensa pensar em mandar vir...

A ventilação do disco não era vertical, como conhecemos, mas sim orientada...
pelo que não se podem trocar os discos do lado esquerdo para o direito

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Alem de que o preço rondava os 100€ por cada disco... o que está "na media" para o tamanho...

Estou a ponderar comprar o da EBC da neobrothers...

Discos Turbo X NeoBrothers (http://www.ebay.co.uk/itm/SAAB-9-3-03-EBC-GROOVE-345MM-FRONT-BRAKE-DISCS-PAIR-GD1460-TURBO-X-/230693118111?pt=LH_DefaultDomain_3&hash=item35b661a09f)

mas EBC nunca me suou bem...

Alem disso o Vidinha comprou em tempos discos novos ebc e vinham empenados... grrr

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: Nicodemus em 29 de Abril de 2013, 18:31
Vais meter discos com 29.8mm com umas maxilas que foram pensadas para apertar 34mm??? porquê? só porque é ligeiramente maior? pondera e pensa bem, no teu caso não faria isso, os discos do evo são de 32mm, e mesmo assim não está ao meu gosto, quanto mais 29 e tal...

mas de resto, muito bem, mais uma vez ctrl+c... e taaaaal  :D loooooool

Abraço
Título: Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 29 de Abril de 2013, 22:30
gaja...

Os pistões são feitos para apertar em discos de 34 mm...
tu tens de 32 mm

e qual é a diferença se eu colocar de 30 mm?

São 2 mm para cada lado e diferença para os originais do porsche...
1 mm de cada lado do disco de diferença para os teus do evolution...

Se te chatear muito... posso trocar os calços mais cedo :P
mas só se te chatear muito...

Atendendo a que os pistões não saiem fora mesmo com o disco de 30mm completamente gasto...
Não vejo problema algum...

São 5 mm de upgrade face à espessura do disco original..

quanto aos 28.8...
todos os sites apontam para 30 mm...
Coloquei essas imagens para ficar mais "pipi" e mais certinho...

ao menos os meus calços vão estar dentro da banda de passagem do meu disco :P

lol

:P