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SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 17:15

Título: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 17:15
Desde que tive o problema com o bujão do radiador de água fiquei de olho na temperatura....

Vergonhosamente... já há cerca de 2 ou 3 anos que não uso o 9000 como carro diário, pelo que fico com dúvidas do que será normal... Conduzo tantos carros / motas que fica difícil...

O que eu tenho presenciado é que com frequência a minha temperatura passa do meio, especialmente se tiver com o carro parado... Isso no Fosco nunca me aconteceu, mas são sistemas de gestão electrónica diferentes...

Ora aqui deixo uma foto do que me refiro, em andamento ele mantém-se no meio, caso pare ou ande mais devagar o ponteiro chega até à seguinte posição e baixa para meio:

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Contudo podem ver que mal fiz a limpeza do meu motor e fiz os primeiros quilómetros com ele o resultado era o mesmo, isto quase há 2 anos atrás:

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Pelo que vejo o ciber007 tem exactamente a mesma dúvida.
Pelo que li no tópico dele acontece-lhe exactamente a mesma coisa.

E... tal como ele, partilho da mesma sensação... da-me a ideia que a ventuinha tenha 2 velocidades e que só ligue a segunda...

O que é verdade é que a ficha do sensor que vem do carro tem 3 fios de ligação e a ventuinha que tenho no carro tem apenas 2.
A ventuinha que tenho do carro é de um saab 9000 de 1993 com trionic 5.2, possivelmente pode estar aqui o meu problema...

Sei que o termostato está a funcionar em condições, pois quando coloquei novo liquido refrigerante, antes de meio ele abriu e "pediu" mais água, pois fez a mesma circular.
Isso acontece-me (o termostato abre) entre 1/3 da temperatura e 1/2 no manómetro.

Agora pergunto, a quem tenha um 9000 de 94 para cima....

 =>Depois de andarem com o carro e imobilizando o mesmo, trabalhando ao relanti... qual é o ponto máximo sobe a vossa temperatura?

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 17:21
E eu respondo-te... Fica abaixo de meio no meu... Mal tenha oportunidade e me lembre, tiro uma foto :)

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 17:24
mas isso é a temperatura normal de funcionamento... ou depois de andares e parares o carro?
NUNCA passa de meio?
parado ao relanti depois de teres dado uma volta?

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 17:28
Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...
Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento...
Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...

Esclarecido? Não sei se é normal, mas por mim, está bom assim. Agora o teu, parece o meu punto quando anda em Red Line, mas basta levantar um pouco o pé e baixa logo.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 18:15
tu não sabes muito bem o que é 1/4 e 1/3, pois não?

Sabes que 1/4 é uma parte de quando dividimos um total por 4, certo?
e que 1/3 é uma parte de quando dividimos um total por 3, right?
lolol

Ou então sou eu que não entendo o que tu me queres dizer....

Porque o que me dizes não tem lógica... ou seja...

Imaginando que isto é um manómetro bem desenhado... o que me disseste foi:

Em andamento fica algures entre 1/4 e 1/3...

ou seja, fica entre este:
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e este:
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Depois de o parar e ficar no ralenti uns minutos, sobe ligeiramente acima de 1/3 mas baixa logo de seguida para o valor em andamento

ligeiramente acima de 1/3... é o que tu consideras a temperatura de andamento... ou seja... entre 1/3 e 1/4....

Se puser no ralenti e deixar a trabalhar sobe até 1/4 e não sobe mais...

então fica sempre assim?:
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Nem a meio chega?
Sendo que a temperatura óptima de funcionamento de um motor é de 90º e que os 90º no manómetro do 9000 são marcados a meio... presumo que o teu carro nunca atinja a temperatura óptima de funcionamento...


O meu pode não estar normal... mas ao menos a temperatura normal de funcionamento é de 90º...
Se o que pretendes dizer é mesmo o que escreveste.... o teu afinal tá pior que o meu...

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 18:22
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Assim, depois de 5min a trabalhar depois de chegar ao palacio do gelo...

Abraco
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 18:23
O meu esta sempre pior que o teu... nao é teu  >:D

Abraco
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 18:34
Essa é a temperatura MÁXIMA (que foi isso que perguntei) a que chega o teu carro?

Se sim... troca o termostato....

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 19:12
Nop... sobe um pouco acima disso como ja te disse e depois fica estavel aqui... se o apertar sobe mais um bocadito mas normalmente anda por aqui. O termostato é novo. A ventoinha dispara normalmente um pouco acima do que se ve na imagem...

Abraco
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 19:21
Pois... a minha ventuinha só dispara onde marca as minhas fotos... grr....
é isso que acho estranho...

Não te lembras qual dos termostatos colocaste, pois não?
Acho a tua temperatura muito baixa...

O problema da temperatura de motor baixa é que o óleo não aquece como devia (90º) não ficando fluido como devia... ou seja, não lubrifica como deveria...

Abraço

Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 19:38
Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...

Abraco
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 19:40
Aqui está informação importante.
Realmente alguns 9000 têm 2 velocidades de ventoinha e o meu que tem 3 fios no sensor é um deles...

Deve de disparar a primeira velocidade aos 90º e a segunda velocidade aos 106º.

Aqui fica a informação:

Pdf - 9000 fan system (https://www.saabsportugal.com/forum/MGalleryItem.php?id=6258)

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 16 de Agosto de 2013, 19:44
Pois... mas ele sempre foi assim.Mesmo com o outro motor. Raramente chega a meio. Acho que os 9000 sao assim... o que te pode ter acontecido foi quando perdeste a agua, o anti congelante ter "mordido" os restos que tinhas do anterior e nao eatar como deve ser e entao provocar isso.
A mim aconteceu uma vez. Troquei o anti congelante e nunca mais aqueceu assim. Isto quando comprei o carro...

Abraco

lol
se ha coisa que está sempre a ser mudada no meu carro é o anti-congelante, lol
Desde que o tenho ainda não fiz 10.000 kms e já mudei 5 vezes o anti-congelante :D

Como vês no post inicial, ele aquecia igual desde o dia que veio para casa..
penso que seja mesmo da velocidade da ventoinha....

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 16 de Agosto de 2013, 19:51
Eu sei que mudas mais vezes o anticongelante que o oleo >:D >:D >:D
Apenas te dei uma das possiveis causas...

Abraco
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: ciber007 em 16 de Agosto de 2013, 22:04
O meu trabalha exactamente como o do Kamuna.

Sobe mais um bocado do que está na foto (praticamente a meio mas não chega) quando dispara o ventilador aos 104º e faz descer logo.

Pelo que vejo no Haynes é normal e as duas velocidades só funcionam nos que vêm com 2 ventiladores. Pelo menos foi o que interpretei quando li mas também não estive ao pormenor.

Abraço!
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: SMAP em 16 de Agosto de 2013, 23:18
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Perfeitamente normal nos 9000, o manometro não dá um percepção real da temperatura. Tnato o meu 9000 de 1996 como o 9000 dp meu Pai de 1998 são assim
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 17 de Agosto de 2013, 13:02
Então tenho mesmo que ver o que se passa no meu... talvez seja a válvula de temperatura no radiador então...
Porque a temperatura normal do meu carro é exactamente a meio... e sobe até onde mostrado nas minhas fotos, ligando a ventoinha e baixando para meio novamente...


Ciber, comentei o teu caso pelo o que escreveste no teu tópico:

Estou intrigado com uma coisa. O vosso ventilador dispara a que temperatura? Com um scanner OBD vejo que o meu anda nos 85º em andamento e quando para começa logo a subir disparando a ventoínha aos 105º. Não é muito? Devia disparar aos 90º e qualquer coisa, certo? Este 105º deveria ser uma segunda velocidade ou algo do género. Ele parado aquece muito e o ventilador está sempre a disparar mas também já reparei que é um bocado feitio destes motores agora os 105º é que me estão a dar que pensar.

Quando liga a tua ventoinha, aos tais 106º, qual a posição máxima de temperatura do teu carro?
Igual ao kamuma? um pouco a cima da foto dele? perto do meio?

Abraço e obrigado a todos pela informação prestada.

Abraço


Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 17 de Agosto de 2013, 16:04
Afinal, talvez, prefiras a temperatura como o meu :P

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 17 de Agosto de 2013, 17:17
preferia conforme tenho a temperatura normal, exactamente no meio...
tal como sempre tive no fosco :D
mas que não aquecesse como me está a aquecer até ligar a ventoinha... grrr

Tenho que ver o sensor...

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: ciber007 em 23 de Agosto de 2013, 11:41
Tes, o manómetro do carro nessa altura marca um pouco acima do sítio dele, ou seja, mesmo nos 105º não chega a meio da escala.

Posto isto, o teu para o ponteiro estar no sítio em que está, tem algum erro ou então deves ter isso a cozer bem  ???.

O ponteiro é muito filtrado e eu como scanner em tempo real ligado é que me apercebi disso. Há flutuações de temperatura dos 85º até aos 97º e o ponteiro não tem movimento perceptível. No entanto com o aparelho podemos ver claramente que a temperatura varia muito.

Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.

Abraço.
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: SMAP em 23 de Agosto de 2013, 11:44
Se realmente for à Feira de S. Mateus depois podes experimentar no teu carro para ver qual a temperatura a que ele se encontra quando o ponteiro esta nesse sítio.

Nenhum dos 9000 tem OBD pois são ambos anteriores a 1996, no entanto ele tem uma instalação electrica de um de 1996 para por no "fosco"
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 23 de Agosto de 2013, 20:42
Obrigado Ciber, mas já descobri o problema...

Eu coloquei no meu carro o radiador de um 9000 de 1993 e consequentemente uso a válvula do mesmo ano.

O kamuma tem em casa dele a válvula correcta que tiramos do "deskamumado" e vou trocar.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 24 de Agosto de 2013, 13:54
Então quer dizer que vens com o teu 9000 assim a "arder"? Não será perigoso? Só não entendo é como é que só agora deste com esse problema no carro... Ao tempo que andas com ele e nunca o tinhas visto a aquecer assim? Se calhar foi por isso que o bujão foi á vida, por aquecimento excessivo...

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 24 de Agosto de 2013, 13:58
sim, ele já esteve em Viseu assim, lol

Ele mantem no meio...
não está em excesso...

Eu tenho cuidado :P

se queimar eu trago o teu...
Senão, se tiveres carro muito tempo até estranhas...

Sempre que preciso do carro uso sem problemas.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 28 de Agosto de 2013, 18:30
Como ando pouco com o 9000, sempre que ando agora estou de olho na temperatura...

Em andamento, mesmo em dias quentes (no da foto estavam 38º), a temperatura fica nesta posição:

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Parando sobe para o local debatido neste tópico... grrrr

Tenho que ver num carro do mesmo ano que o meu...

O catavares diz que ambos os 2 2.3 de 1993 dele têm o mesmo comportamento...

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: ciber007 em 28 de Agosto de 2013, 23:50
Já mediste digitalmente a temperatura Tes quando o ponteiro está lá no alto?
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 29 de Agosto de 2013, 09:31
Não.
o meu carro não tem porta odb.
Vou ter que usar o canbus com o carpc.
Ainda não tive tempo para isso.
Tenho andado pouquíssimo com este carro :(

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: amreal em 29 de Agosto de 2013, 21:21
O meu 9000 tem / tinha o mesmo problema, mesmo depois de trocar o termostato e o liquido de refrigeração. O que fiz foi, alterar a válvula da ventoinha para ligar mais cedo.

Fiquei foi, com a ventoinha a ligar varias vezes!
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: TesZero em 29 de Agosto de 2013, 21:25
Deduzo que a minha não esteja muito boa...

Ou que as de 1993 (t5.2) sejam diferentes das de 1994 (t5.5) pois estou a usar o radiador do aero suíço que era novo face ao usado original que estava no carro.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: rodinhas em 18 de Novembro de 2014, 22:19
Venho desenterrar este topico para não abrir um novo.

O termostato do 9000 de 1995 é o que abre aos 88 graus ou 82 ? é que vou comprar um e aparecem estes 2.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 18 de Novembro de 2014, 22:46
Tanto um como o outro funcionam...  o de 88 penso que é utilizado Em países mais frios e o de 82 em países mais quentes. Por isso penso que seja o de 82.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: joseglv em 19 de Novembro de 2014, 00:13
A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

 8)
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: rodinhas em 19 de Novembro de 2014, 00:44
Ok  ;) obrigado.

O meu mantém o ponteiro ligeiramente a baixo do meio, vai ligando a ventoinha mas apenas mantém a posição.

Abraço
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Dhc em 19 de Novembro de 2014, 21:55
A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

 8)



Não é vontade de contrariar, mas... está tudo mal, eu explico, os 9000 não trionic marcam a temperatura de forma mais próxima do valor real, nos trionic é um pouco camuflada a temperatura real, era um pseudo-problema típico nos 1ºs 9000 (B202) que levava muitos proprietários à oficina para verificar se algo estava mal, não estava, no entanto as oficinas/agentes oficiais SAAB começaram a colocar termostatos a abrir mais cedo (e isso não foi só em PT, era prática comum em vários países), no entanto todos cometiam o mesmo erro, eventualmente por falta de informação, a medida correcta a tomar quando se muda o termostato para temperatura inferior deve-se fazer o mesmo com o sensor de temperatura colocado por baixo do colector de admissão, e porquê? porque tanto o sensor bem como o termostato funcionam à mesma temperatura. Quando não se trocam as 2 peças ao mesmo tempo o que normalmente resulta é a ventoinha disparar mais vezes sem por isso reflectir o abaixamento da temperatura na admissão, logo, origina consumos mais elevados, porque a centralina vai assumir mapa de motor frio (sem ser realmente o que está a acontecer) fazendo os injectores meter mais gasolina no motor, que por sua vez a sonda lambda vai detectar mistura incorrecta e aparece por vezes o aviso ''check engine'' que pode também causar falha/dano na(o) maf/sensor map, este é depois um dos problemas recorrentes em viaturas reprogramadas!! Aquando do lançamento da tecnologia trionic, a SAAB optou por ''mascarar'' um pouco essa situação, fazendo leitura de temperatura de outro modo e de forma pré-programada o ponteiro indicador da mesma nunca apresentar valores reais mas por estimativa. Ocorre por vezes o termostato ''colar'' em posição fechado o que faz o ponteiro subir quase até ao vermelho, abrindo depois por pressão exagerada nos tubos/radiador (quando estes aguentam  :D :D), quando não, algo rebenta. Esse foi um problema que recentemente aconteceu num dos meus meninos, daí ter estudado a fundo este assunto!
Eu, faz muuuuiiiito tempo ''passei'' por lá ( :(|| :(|| :(||), na altura foi colocado um termostato não original de temperatura mais baixa, aguentou tudo um par de anos, recentemente rebentou um tubo, uns meses depois fundiu um fusível de 40Amp (que fica na caixa de fusíveis pequena no habitáculo do motor), que por sua vez originou literalmente a explosão do radiador (e cerca de 200€ a menos no meu bolso, anticongelante todo no chão, radiador novo, e mais anticongelante novo ) e para finalizar a falha do dito sensor de temperatura que fica por baixo do colector de admissão, aliado aos consumos ''altíssimos'' para o que é habitual no carro, normalmente em viagem pouco passa dos 5.5l/100 para uns ''assustadores'' 10 a 12l/100!!
Moral da história: deve chegar/chegou ao Veloso um conjunto de sensor + termostato original para o meu ''menino'' esta semana!!  O0 O0
Ps. O Veloso está em completa sintonia de opinião comigo, ou seja, acho que nem vale a pena discordar do que escrevi  >:D >:D >:D :)| :)|
Comentários e brincadeiras à parte, por vezes fazemos coisas que achamos estar a agir correctamente e afinal estamos é a fazer asneiras!!
P.s 2 Seja qual for a versão/ano, em PT as ventoinhas só tem uma velocidade, podendo-se no entanto fazer a adaptação/alteração para uma de 2 velocidades.

Espero ter sido esclarecedor, mas se houver mais dúvidas... estudem o assunto  :))) :))) :))) :))) :))) como eu fiz!! ... se puder ajudar em algo mais, disponham!!  :D :D :D
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: joseglv em 20 de Novembro de 2014, 10:31
A minha experiência com os 9000 diz-me que está na altura de mudares o sensor de temperatura que está montado no radiador... 
Eu tive que comprar um radiador à pala de demorar a diagnosticar o porquê da temperatura alta do meu 9000! Quem te avisa....  ;)

E em relação aos termostactos, o ideal é o de 82º  Abrir mais tarde.... é só para os países nordicos mesmo.

Acerca das ventoinhas... as 1as gerações só tinham uma velocidade... Penso que a partir dos modelos CS já tinham 2 velocidades... mas posso estar enganado.

 8)



Não é vontade de contrariar, mas... está tudo mal....


Impressionante.... ++P
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: rodinhas em 20 de Novembro de 2014, 12:56
 :P agora já mandei vir o de 82 graus.
Título: Re: Temperatura de funcionamento - SAAB 9000
Enviado por: Guest em 20 de Novembro de 2014, 13:30
Mas é o de 82 graus que deves por...

Abraço