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Autor Tópico: O que fazer após compra de um SAAB usado  (Lida 10553 vezes)

Offline TesZero

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O que fazer após compra de um SAAB usado
« em: 09 de Março de 2013, 16:41 »
Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.

E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
Isto independentemente de o ter feito ou não...

Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.

o que convém trocar / ter atenção:

Filtros
- Trocar filtro de combustível
- Trocar filtro de ar
- Trocar filtro de habitáculo
- Trocar filtro de óleo

Fluídos
- Trocar óleo
- Trocar liquido refrigerante
- Trocar óleo de travões
- Trocar óleo de direcção assistida

Outros
- Trocar velas nos carros a gasolina
- Ver e trocar se necessário discos e calços
- Troca de todos os tubos de vácuo

Alguns comentários sobre as operações acima descritas:

- Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
Especialmente os filtros de óleo e combustível.
Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

- Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.

- Na troca do liquido refrigerados NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.

- Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.

No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7

Sendo estes modelos em concreto susceptíveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.

Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Nestes modelos, alem da lista descrita devemos:
- Retirar o cárter e limpar todos os resíduos no mesmo.
- Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
- Avaliar e trocar se necessário o kit PCV ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Trocar bomba de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

___________________________________________________________

Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.

Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
Actualizarei este post sempre que necessário.

Abraço
« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 16:15 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2013, 23:15 »
manda ver casquilhos e apoios de motor...

e esqueceste de referir anos e/ou kms para pensarem em ver junta e corrente
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Offline TesZero

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #2 em: 28 de Maio de 2013, 23:05 »
Tens Razão...
a ver se amanhã acrescento...
agora estou com muito sono :P

Bem lembrado...
especialmente os casquilhos dos amortecedores...
e a corrente é bastante importante também.

Obrigado pelo contributo.

Abraço
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Offline teco

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #3 em: 28 de Maio de 2013, 23:23 »
eu tento que pelo menos uma percentagem seja útil...mesmo
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Offline guedesrj

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #4 em: 08 de Março de 2014, 04:45 »
Eu acabei de comprar um Saab de 98 2.2 Tid 115cv sem ter em conta todas estas questões, e meus amigos.... :'( estou mais que aziado, neste momento até tenho medo do que o meu mecânico venha a ver mais.....para já, tive que comprar uma bomba de embraiagem (para o pedal) visto que as mudanças não me estão a entrar após 400km´s na minha mão, entretanto já comprei tb os filtros de ar, óleo e gasóleo mais o óleo recomendados. Estou a ter mais 2 problemas (que poderão ser apenas um). A luz de check engine está a acender várias vezes (após um pouco acaba por apagar) e sinto que o carro está com muito pouco "power" ou seja, chegando a mudanças altas, o carro não desenvolve. Em reta com o pé todo a fundo não me está a passar os 140 km´s/h (tenho receio que seja o sistema turbo, e que tenha que gastar uma pipa). Alguns conselhos para a minha situação?
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Offline Lfteixeira

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #5 em: 08 de Março de 2014, 08:41 »
A manutenção global do motor vai-te colocar no bom caminho (óleos, filtros, etc).

A questão da performance começa por verificar:
 - Tubagens de ar
 - Tubagens de vácuo
 - Estado/funcionamento da EGR

Estes motor (diesel) acumulam imensa fuligem no colector de escape. Uma limpeza também ajudaria à melhor saída de gases e em consequência, melhor funcionamento do turbo.
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Um abraço.

Offline guedesrj

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #6 em: 09 de Março de 2014, 00:07 »
O estado da EGR já está agendada, as tubagem de ar de vácuo e do colector de escape vou fazê-las na mesma altura....espero. Estou à espera da bomba para montar, já a mandei vir.
LfTeixeira o meu obrigado, este fórum tem-me sido muito útil, a salvação daquele carro está nos vossos conselhos   O0

Abraço
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Offline TesZero

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #7 em: 14 de Março de 2014, 09:34 »
Quase... quase... quase de certeza... será da egr, mas nada melhor que ler o erro!

Abraço
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Offline JCanelas

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #8 em: 12 de Julho de 2015, 00:39 »
Boas ppl... Comprei um 9-3 2.0T 150cv cabrio, parece-me estar td ok, mas vou fazer o que referiram neste topico e verificar óleos, filtros, velas e td o mais.
A direcção é que me parece um pouco pesada e algo incerta. O que me aconselham?
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Offline joseglv

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #9 em: 12 de Julho de 2015, 12:11 »
Pressão dos Pneus??
Pneus que já deviam ter sido trocados?? ( ver a data de fabrico )
Óleo de Direcção a nível??
Folgas nos casquilhos da caixa de direcão?

Deve ser por aí....
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Offline JCanelas

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Re: O que fazer após compra de um SAAB usado
« Responder #10 em: 12 de Julho de 2015, 12:19 »
Ok, obrigado joseglv. Os pneus e a pressão tão ok, vou verificar óleo de Direcção e pedir para verificarem os casquilhos da caixa de direcção.
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