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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: Guest em 12 de Dezembro de 2012, 23:37

Título: Rodagem
Enviado por: Guest em 12 de Dezembro de 2012, 23:37
Bem, é-me util também a mim :)

Abri este tópico para discussão de como fazer a rodagem num carro depois de rectificado o motor. Existem várias opiniões e artigos, mas não existe consenso...

Digam lá de vossa opinião  O0

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: castelar em 12 de Dezembro de 2012, 23:58
A minha modesta opinião:
 => Até aos primeiros 1.000Kms não levar a caixa ao máximo não abusar das velocidades tanto ao desenvolver como ao reduzir. Mudar o Óleo
 => Dos 1.000Kms até aos 5.000 já se deve levar mais longe um pouco a caixa e sem esforço pode-se levar a velocidades na ordem dos 130/140. Mudar o Óleo
 => Dos 5.000Kms para a frente deve-se levar a velocidade até ao limite do condutor ;)
Esta é a minha maneira de fazer rodagem quer em carros novos quer em reparados.
Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: svidinha em 13 de Dezembro de 2012, 09:41
Boas,

Só para que fique bem explicito eu não percebo nada de mecânica, por isso e com isto em mente aqui vai.

Antigamente a rodagem existia para que os vários componentes do motor pudessem "acamar" e com isso não provocar desgastes anormais, prematuros.

Isto tinha toda a razão de ser, antigamente, hoje já não é verdade, e porquê?

As máquinas evoluiram, e sim estou a falar dos tornos, fresadoras, centros de maquinagem, etc. Se repararem e forem ao torneiro do fim de rua já todos medem no mínimo a 0.001 mm, e isto apenas como exemplo.

No caso dos motores, e vamos falar dos cilindros e pistões como exemplo, não é apenas a distância de folga entre o cilindro e o pistão que conta, mas sim e muito a rugosidade do material. Aqui sim era verdadeiramente importante a antiga rodagem, na rugosidade, e isto porque se (vou dizer mal mas entende-se melhor) se demasiado rugoso o nível de fricção aumentava consideravelmente fazendo subir a temperatura o que originava as soldaduras a quentes, o chamado agarrar. Se por outro lado, essa rugosidade for baixa acabava por provocar o mesmo efeito mas por um efeito diferente que é o da aproximação inter-atómica.

Hoje em dia, e estamos a falar de peças de produção (não do zé da esquina) estes problemas já não se colocam pois estes parâmetros estão mais do que controlados, não estamos a incluir aqui aquelas peças forjadas que alguns entendidos colocam e que depois dá asneira e que nada teve a haver com rodagens.

No entanto, e para os mais teimosos, não faz mal nenhum em fazer as ditas rodagens, agora se faz algum bem é muito questionável.
Título: Re: Rodagem
Enviado por: castelar em 13 de Dezembro de 2012, 13:27
Pois tudo bem, mas ao fim dos primeiros quilómetros tirem (deve ser substituído) o filtro do óleo por via das dúvidas, pois uma ínfima limalha pode dar cabo de uma câmara.
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Nicodemus em 13 de Dezembro de 2012, 13:56
Concordo. Mas acho que só é valido para motores novos. Porque, por exemplo, um pistao novo num bloco usado eu recomendo rodagem, por causa da ovalização dos cilindros e da espessura extra dos segmentos.

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 13 de Dezembro de 2012, 15:00
Vidinha, não é bem assim...

ou... não é nem assim de todo :D

especialmente em motores reconstituidos...

vamos ter em conta o meu motor ou o do kamuma que já contam com alguns kilometros...

eles sairam de fabrica e andaram... desgastaram componentes... e foram abertos.

As peças de desgaste como bronzes e segmentos foram trocados.

O pistão NUNCA está em contacto com o bloco... portanto a teoria da rogusidade não é valida.

Em cada pistão temos 3 segmentos, esses sim, são elementos de desgaste e foram trocados.

Esses segmentos, assim como os bronzes, vão ter que ser "acamados" ao pistão e bloco já usados...

Sendo o trabalho bem feito, o bloco e cambota são sempre despolidos, contudo não é material novo.

Portanto... TUDO o que tiver fricção deve de ter uma rodagem...

A minha sugestão passa muito pela opinião do Castelar...

- trocar óleo nos primeiros 1000 kms.. (eu troquei aos 500 e depois aos 1500)
- Andar com muita calma esses primeiros kms...
- Depois andar num ritmo normal (eu não passei dos 100)
- após os 5.000 kms começar a puxar progressivamente... com cuidado.

Não sou em nada a favor de "ser prego a fundo"... nem eu nem pelos vistos muitos rectificadores de blocos... quando fui despolir o meu bloco disseram-nos (a mim e à gaja) a mesma coisa...

Um troque que deves de seguir... e se procurares por "engine break in" no google praticamente todos o sugerem...

é usares óleo semi-sintético e não 100% sintético...

Para que exista o desgaste necessário à rodagem, pelo menos nas primeiroas 2 ou 3 mudas (dependendo quando fizeres a primeira muda)

Se usares óleo 100% sintético irás prolongar muito mais o tempo de rodagem devido ao desgaste reduzido das peças...

Não sei se tirei foto, mas posso procurar se ainda tenho no pc as limalhas que tirei do meu motor na primeira muda...

Abraço

Título: Re: Rodagem
Enviado por: svidinha em 13 de Dezembro de 2012, 16:02
O pistão NUNCA está em contacto com o bloco... portanto a teoria da rogusidade não é valida.

Devias de ler com mais cuidado antes de responderes, eu tive o cuidado de deixar em aberto as reconstruções (de motores entenda-se) porque quem as faz, nem sempre as fazem como deveria de ser, muitas vezes por uma questão de euros, outras nem interessa.

Tive o cuidado de falar em pistões e cilindros de propósito, porque como tu mesmo deves saber existem medidas específicas e bem definidas para a colocação de segmentos novos, e que se devem respeitar.

Quanto a questão que falei, desculpa mas o enganado aqui és tu, e quando se fala em rugosidade não têm propriamente que ser algo que se veja a olho nu. Já agora, só para rematar isto, diz-me qual é a rodagem feita nos carros de competição, só por curiosidade mesmo? E sim, deves saber que todos esses motores (e não estamos a falar dos F1, é um caso a parte) são abertos e reconstruidos com regularidade, e que de seguida fazem mais uma temporada (kms) no limite, e que se estas questões não fossem assim tratadas não fariam uma prova sequer até ao fim.

Mas, como eu disse, não faz mal nenhum fazer a rodagem, aliás e pelo que escreveste até convêm mesmo, e eu ainda não tinha dito nada contra isso, apressado  :)|.
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 13 de Dezembro de 2012, 16:18
A teoria da rugosidade entre o pistão e o bloco vidinha!!!! é essa a que digo que não é valida... porque existem os segmentos no meio.

ou seja... o desgaste é no segmento... aliás... é suposto ser lá :)

A atenção com que leio é o máximo que posso ter, estou a trabalhar e a responder ao mesmo tempo, sendo que é o único tempo que disponho para participar aqui.

Portanto, tenho alguma desculpa :D

Bom exemplo os carros de competição... ninguém quer que o seu motor dure tanto como um desses, certo?

motivo pelo qual deve de ter uma rodagem bem feita...

a única coisa que quis salientar é que não é pelos tempos terem evoluído que se deva de passar a rodagem... senão não teriam saído limalhas do meu carter :D

capiche?

:D

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: svidinha em 13 de Dezembro de 2012, 16:46
Hoje nem estou com paciência por isso remato aqui a conversa.
Título: Re: Rodagem
Enviado por: amreal em 13 de Dezembro de 2012, 23:06
Rodagem bem feita é, respeitar os limites de velocidade sempre ao melhor regime de binário!!
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 14 de Dezembro de 2012, 16:31
Vai... corre... REMATA!!!! e... GOlllloooooooo :)

:D

não quis contradizer... (sei que agora lendo a minha resposta até parece tal...mas não foi a intenção)

Obviamente a tecnologia de construção foi melhorada (embora falemos de carros com mais de 20 anos como se fossem recentes - 9000)

Contudo, embora blocos, cambotas, segmentos ou bronzes sejam feitas em tornos e fresas sem margem de erro... essas peças depois de montadas em materiais já usados vão ter que acamar ao desgaste do mesmo...
Portanto... precisará sempre de uma rodagem...

Em um carro novo, saído de fabrica, obviamente um bronze de cambota vai ficar 100% acamado à cambota novinha em folha e... mesmo assim... a rodagem é recomendada.

Relembro que a pergunta aqui depreende-se com motores reconstruidos.

O que quero dizer, enfim... é que não usei os melhores termos para expressar o que pretendia, peço desculpas por tal e que... no fundo penso que estamos a dizer a mesma coisa :)

Abraço

Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 14 de Dezembro de 2012, 23:03
Bem... Tópico esclarecedor... :)))

Eu penso que depende de muita coisa e não deve ser tão linear quanto isso... O que vou fazer, e já me decidi:
1º-1500km a conduzir sem excessos, trocar óleo e filtro;
2º-1500km a conduzir "normal", mas com uns "picozitos" de vez em quando, ver nivel de óleo e trocar dependendo do estado do óleo;
3º-andar normal, com picos, arranques, etc

Se faço bem ou não, só o tempo dirá... Mas é como digo, as opiniões dividem-se  :)

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 15 de Dezembro de 2012, 04:58
Rodagem fase 1.... Ter carro para rodar
Rodagem fase 2.... Ter carro que rode
Rodagem fasd 3... Ter carro fora da oficina
Rodagem fazê 4.... Levar o carro a apanhar ar sem se constipar
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 15 de Dezembro de 2012, 08:55
1- acho que a primeira muda aos 1500 km é poupares para poderes vir a gastar mais tarde... penso que os 1000 km já seja exagero... por esse mesmo motivo troquei o meu óleo aos 500 kms e voltei a trocar aos 1500...

2- 1500 kms acho muito pouco para ter os primeiros "picos"... e depende do que é o teu normal... especialmente após somente 1 muda de óleo...não é só importante a velocidade a que vais andar, mas sim também a velocidade a que lá chegas... ou seja... subidas de rotações rápidas é para estragar...

3 - não acho nada certo os primeiros "picos" acontecerem antes dos primeiros 5000 kms...

Contudo, tal como foi com a junta, tu é que sabes :D

Viste o que gastaste até agora...

Imagina voltar a fazer isto tudo de novo, mas alem disso poderes ter que necessitar também de:
- se riscares o bloco, alargares o mesmo e comprar novos pistões para a medida... mais alguns 500 ou 600€ alem do que já sabes..
- se riscares a cambota, rectificares a mesma e comprar novos bronzes para a nova medida... mais uns 200€... obviamente que vais fazer tudo o resto, porque se riscou a cambota pode também ter riscado o bloco... ou não... mais vale ver...

Depois de ponderar os prós e os contras... 5.000 kms a andar com calma e trocar 3 vezes de óleo penso que seja um preço baixo a pagar quando se fala em poupar mais de 1000€ e não ter o carro mais 3 meses parado...

Isto é o que faria (que estou a fazer).
E... com a caixa que eu tenho... não achas que me dá uma vontade do caraças de pisar a fundo quando vem um velho num bmw, porsche ou mercedes a dar-me sinal de luzes quando tenho mais que carro para lhe dar uma "lição"? Mesmo assim resisto...
E este não é o meu carro do dia a dia... e nem está a gpl...
O fosco custou e consegui, portanto este demora mais, mas também vou conseguir... já tenho alguns 4.000 kms feitos :)

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 15 de Dezembro de 2012, 12:47
Nao sei se consigo...  ::P Logo vejo... Mas quando digo picar nao é sempre. O que quero dizer é puxar gradualmente pelo carro.

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 15 de Dezembro de 2012, 14:05
Sim, é isso que deves fazer... depois dos 3.000 ou 5000... lol
não a partir dos 1500 :D

lol

A pressa é inimiga da perfeição, nunca ouviste?

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 15 de Dezembro de 2012, 14:15
Claro que já ouvi, mas também já ouvi dizer que os carros ficam "abafados" se andarem esses quilómetros todos em rodagem...  >:D

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 15 de Dezembro de 2012, 14:38
Ficam... vê-se pelo meu T16 o abafado que era.... :)

quem viu o meu T16 a andar, mesmo original pode-te dar a opinião de quanto abafado era :D :D :D

lol

Tas doido... fazes esses quilómetros em segurança e depois de puxares progressivamente puxas o que quiseres que ele solta-se...

Agora desgaste processe é completamente desnecessário...

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Nicodemus em 16 de Dezembro de 2012, 15:02
tanto quilómetro para rodagem Tes? eu não acho, demasiada rodagem mata a rodagem.

Eu faço rodagem por rotações, X km até 2000rmp, X km depois até 2500, patati patata...

Agora fazer muitos sempre em baixos é caca, porque os cilindros fazem muita compressão devida aos segmentos novos, e se o motor andar mesmo muito tempo em baixas vai começar a depositar muita calamina no ceu dos pistões e das câmaras de combustão, o que por sua vez vai fazer aumentar a compressão e aquecer a câmara de combustão (é o grande mal da calamina, retem o calor) e depois é só somar= exesso de temperatura + Exesso de compressão = Knock.

Resumindo, ir, conforme os quilómetros, a subir progressivamente de rotação, para que o motor aqueça mais e dilate mais, para poder fazer uma rodagem progressiva (ajudada pela progressiva dilatação do conjunto pistão/cilindro) para desgastar o exesso de metal decentemente.

Muito sinceramente, ao meu ver, 1500km é bom para uma rodagem de um motor que levou apenas segmentos, bronzes, sedes de válvulas e tatata, se o motor levar pistões novos, sim, 5000 km se o bloco não foi rectificado/realizado, e 1500 igual para um bloco refeito, juntamente com os kit pistões.

os pistões com o tempo ovalizam no sentido da cambota, os cilindros tem tendência a ovalizar por todo o curso.

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 16 de Dezembro de 2012, 15:26
E aqui se vêem as diversas opiniões em relação á rodagem, todas elas com a sua validade e lógica... Fico cada vez mais indeciso...  ???

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 19 de Dezembro de 2012, 16:20
o meu lpt a 100 kms vou perto das 2.700 rpms...

andei algum tempo sem passar dos 70 por causa disso...

o meu não tem calamina nenhuma porque isso é coisa de menina....

o teu é que tem calaminas e coisas do género... :D é o carro com calaminas e o dono com base...

no meu estou há algum tempo a fazer uma condução normal... mas sem puxar... ainda não passei das 3.000 rpms... 120 km/h no máximo :)

Tenho é que mudar novamente para óleo sintético mal tenha tempo... talvez só pro ano... ha muito que fazer agora com o jantar de natal na minha garagem... grrrr...

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 21 de Dezembro de 2012, 00:32
Pelos vistos o Aero Kamuma tem uma maneira muito própria de fazer a rodagem... 0km:20eur gasolina...100km:50eur gasolina...350km:20eur gasolina e uma embraiagem >:D...400km:20eur gasolina  :))) :))) :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 00:50
é mas é um AERO PAGAMUMA
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 21 de Dezembro de 2012, 00:55
PAGAMUMA quê?

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 00:58
PAGAMUMA quê?

Abraço

PAGAMUMA embraiagem

PAGAMUMA pintura

PAGAMUMA revisão ao motor

etc :p
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 21 de Dezembro de 2012, 01:13
Óóóhhh.... PAGAMUMA grade de mines  :D :D :D ;D

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 21 de Dezembro de 2012, 09:54
Ao mudares segmentos o motor vai ficar com muita compressão, é totalmente normal as médias andarem altas nos primeiros 1000 kms... após desgaste dos segmentos ela baixa drasticamente...

As minhas baixaram de 12 para 9.5...
isto no dia a dia, porque em estrada "viagem" faço 7.8 a 100 km/h

deves de fazer inferiores porque tens pneu menos largo, jante maior e caixa mais comprida...

(só uso SC98)..
Apanhei o 3º domingo do mês, na promoção da galp e como tinha mais 2 descontos decidi atestar o deposito... só deixei lá 103 EUROS por 65 litros de combustível...  :'(  :'(  :'(  :'(
Contudo, para quem tem colocado SC98 a 1,90€ foi de aproveitar... porque ficou por 1,58€

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 17:37
fazes 7,8 não só aos 100, mas principalmente A 100 km/h (ok, ok, a 120 se for certinho)

e quanto a desgaste de segmentos e atritos... temos aquela discussãozinha sobre os veios de equilibrio

de resto entre cidade de pé pesado e autoestrada 150+ ... aponta para 11.3 l/100

9,5 é quando o teu ornitorrinco empresta o carro à avó

p.s. a avó do meu preguiça fez uma vez no 2.2 tid pela estrada nacional alfena guimarães a 4,9 l/100
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Nicodemus em 21 de Dezembro de 2012, 18:06
Coimbra-Porto cruise a 150, média 8.6
Cidade pé pesado + stage, média 9--9.5
Auto estrada cruise 120, média 7.2

o máximo que fiz com o meu foi 11 e qq coisa, e acredita que foi um sábado de pata a fundo.
Jantes 17 pneu 225...

Por isso teco, os teus valores não batem com os meus. lol
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 19:05
Coimbra-Porto cruise a 150, média 8.6

130'sreais, esqueces que foste andando, acelerando e so depois colocaste o cruise quase a 150 (olhometro tem disso), menos uns kms de erro de velocimetro

mete o carro a 150 reais de GPS, faz reset ao computador e deve andar entre os 10 e os 11.

faz o teste e depois falamos (até queria saber se fica mais nos 10 ou nos 11)

Cidade pé pesado + stage, média 9--9.5

Fora engarrafamentos....

Auto estrada cruise 120, média 7.2

BATE A 100%, aliás eu disse que os 7,8 seriam 120 certinhos, ora cruise 120 é um cheirinho real menos


o máximo que fiz com o meu foi 11 e qq coisa, e acredita que foi um sábado de pata a fundo.
Jantes 17 pneu 225...

Por isso teco, os teus valores não batem com os meus. lol

e sim, 11 e picos dá-te para daquelas viagens em que andas entre os 140 e os 180 e aproveitas bem a rotação do motore fazes porto lisboa em  2 horas

lembra-te que é exponencial

bom teste (e tens carro para isso) autoestrada, plana ou com subidas e descidas equivalentes

colocas um bocado o carro a 200 gps... reset e depois dizes-me quanto desviou de 18 litros aos 100

agora está no veloso, mas depois tb faço uns testes por minha conta, gostava de afinar as estimativas
Título: Re: Rodagem
Enviado por: castelar em 21 de Dezembro de 2012, 19:55
Pois mas eu finalmente consegui uma boa média, vinha um dia destes na auto-estrada Braga-Guimarães e na zona da Morreira fiz resete e a cerca de 170 Kms Hora a média que me deu foi de 2,7 Litros (para quem não conhece é a descer) O:-)
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 21 de Dezembro de 2012, 19:57
Castelar... :))) :)))

Em termos de média, agora marca 16.9  >:D Deve ser esse o problema  :|@

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 20:31
pois... essa descida é tão boa que em vez de 57 cavalos (planos para 170 km/h) te bastam 4 cavalinhos (até um ksl dava isso lançada e desembraiada)

a contrapartida é que quando sobes a 170 em vez de 57 cavalos precisas de 57+53=110 cvs...

e bebes mais de 20 litros aos 100...


daí as médias do sr. castelar...

3 a descer + 21 a subir = 12

depois junta-se um engarrafamento ou uns picos de velocidade e ...
Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 21 de Dezembro de 2012, 23:24
teco... tu e as tuas contas fantásticas baseadas em formulas alienigenas...

o caso que o nicodemos confirmou foi pratico e não teórico de 120 kms feitos...

então... se ele te está a mencionar uma distância tão grande como porto-lisboa... mencionando ele que fez 8.6... ele que estava no carro...
como é que tu podes alegar que ele na realidade fez 10 - 11?

uma diferença de 2,4 litros em tanto quilómetro não seria erro a mais?
erro de velocímetro a 120 km/h em um saab 9000? :| :| :| :|
mas estamos a falar de que marca mesmo?

nunca daria tal erro!!!

Outra barbaridade alienigena das tuas contas... médias de 18 a 200???

agora dou-te uma informação pratica eu...

eu fiz lisboa - campo maior - lisboa...
São 500 km percorridos...

tanto na ida, como na volta não baixei dos 200 km/h, e já estou a ser generoso...
fui varias vezes aos 250...

agora... se é real ou não... não sei... mas que ia a mais de 200 km/h reais de gps ia...

para via das duvidas não fiz a viagem sozinho, logo tenho "comprovativo" da velocidade...

ora... se pelas tuas contas a 200 certos e constantes fazes 18 l/100... quanto farias nesta viagem que fiz????

pois... eu gastei... REAIS... 12 l/100

e reais como?

atestei o carro na Bp a cima do parque das nações e segui viagem, na volta acendeu-me a reserva em cima da ponte 25 de abril...
atestei na mesma bomba perfazendo 500(e tal, não me lembro ao certo) kms percorridos e coube 60 litros...

100 x 60 / 500 = 12 litros aos 100

e sim... é real... não me apareceu gasolina no depósito para fazer os 500 kms sem parar em uma bomba...

e... esta foi a média mais alta que alguma vez fiz no meu carro...

circuito misto era raro passar dos 8.5... (apanhava todos os dias transito de manha na saída da A3 para o hospital... que há 3 e 4 anos atrás eram 3x mais carros...)

a andar rápido nunca mais que 11...

agora... contas teóricas... esquece lá os 18 l/100 a 200....

isto são casos práticos e não calculados em simuladores de aerodinâmica...

testa, tira foto e depois diz qualquer coisa...

mas... o carro tem 5ª velocidade... se fores sempre em 3ª talvez chegues aos 18 l/100, mas também não passas dos 180 km/h :P

Abraço




Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 21 de Dezembro de 2012, 23:57
MIC!

 :-[
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Nicodemus em 22 de Dezembro de 2012, 01:11
a 120 o 9000 dá uma margem de 3kmh, por isso duvido que a differença de consumo não se justifique.

Sair de Braga, pegar na auto e ir a casa do pedro, parando nas portagens, semáforos e estacionar (quem já lá foi sabe que as vezes requer algumas voltas) o carro dava-me 7.8. E isso porque os primeiros quilómetros de AE são sempre a subir.

Ficava-me ao mesmo preço  ir de para a Lousada de Saab como de C3 1.4 HDI sempre a 120 os dois. E mais uma vez, para quem já lá foi, aquilo é sempre sempre a subir.

O pior do pior foi Porto-Braga onde a média subiu para 12 ou algo assim, mas tinha o cruisa a 210 e nunca chegou a activar... estava sempre acima para não deixar passar um rx8  :-X mas quando parei na portagem e fui ver os colectores... ui... em pleno dia eles reluziam  :P

Teco, quando tiveres o teu carro de volta confirma, e vais ver que para fazer 11 em Auto estrada é preciso um par de guisos valentes e não ter suspensão/pneus de origem, senão não vais longe

Abraço O0
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 22 de Dezembro de 2012, 02:02
Estas a falar com quem conduzia um crx sem amortecedores a 180-190 e fazia curvas a 160 na autoestrada com os pneus em linha recta a acelerar a fundo depois de guinar e por o cu a fugir....

mas com a idade os guizos mingam, quando levei o 9000 ao veloso acho que nem encostei aos 190... a A3 é um bocadinho manhosa

p.s. olha que a suspensão e pneus de origem aguentam bem os 190 sem sustos nenhuns

Título: Re: Rodagem
Enviado por: TesZero em 22 de Dezembro de 2012, 02:08
como é que se chama o outro gajo que ganha dinheiro com essas tretas?

sebastião qualquer coisa....
sebastião leão...

aiii... é  Sebastian Loeb...
e não tem um saab :D

olha se tivesse :D

lol
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 22 de Dezembro de 2012, 02:12
como é que se chama o outro gajo que ganha dinheiro com essas tretas?

sebastião qualquer coisa....
sebastião leão...

aiii... é  Sebastian Loeb...
e não tem um SAAB :D

olha se tivesse :D

lol

miudo... esse ainda devia andar de bicicletae ja eu me candidatava a uma entrevista antecipada com o criador....
Título: Re: Rodagem
Enviado por: Guest em 22 de Dezembro de 2012, 02:46
como é que se chama o outro gajo que ganha dinheiro com essas tretas?

sebastião qualquer coisa....
sebastião leão...

aiii... é  Sebastian Loeb...
e não tem um SAAB :D

olha se tivesse :D

lol

miudo... esse ainda devia andar de bicicletae ja eu me candidatava a uma entrevista antecipada com o criador....

Ainda bem que não passaste da entrevista... lol

Abraço
Título: Re: Rodagem
Enviado por: teco em 22 de Dezembro de 2012, 03:14
é, felizmente não me chamaram para entrevista

inicio de anos 90... crise