Aditivos ÓleoExistem muitos aditivos de óleo comercializados, podemos encontrar na Norauto ou até em superfÃcies comerciais tipo Continente e Jumbo.
O que estes aditivos dizem fazer é basicamente diminuÃrem o atrito aumentando a lubrificação e baixando o consumo. Com isto dizem diminuir o desgaste do motor.
Embora estes aditivos digam ser muito bons... porque é que as marcas não os recomendam?
alem disso... porque dizem nos próprios manuais para o evitarem?
Exemplo do manual do Saab 9-5 de 2005 (era o que tinha à mão)
O segredo destes aditivos é usarem como principal composto
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn(nem sei como se chamará em Português... lol) bem... chamemos-lhe Teflon... Teflon é uma das marcas desse mesmo produto.
Este produto é adicionado no aditivo e tem como função cobrir as peças de fricção do motor.
É comum encontrarmos este produto por exemplo em frigideiras anti-aderentes conforme podem ver no link que deixem 2 parágrafos acima.
Se o "teflon" cobrisse somente pistões por exemplo, peças que estão sobre stress mecânico seria óptimo... Contudo o produto circula por todo o sistema de óleo, incluindo micro condutas, touches hidráulicas, e paredes do motor... A probabilidade de ir tapando esses mesmos orifÃcios é grande, fazendo assim baixar a pressão de óleo... Obviamente isso não é bom para o motor... baixando a pressão do mesmo estamos a descurar a lubrificação do motor.
Li alguns testes sobre estes produtos, a maioria comprova que a publicidade não é enganosa... realmente a ficção baixa, o consumo baixa e a cavalagem sobe... mas não dizem que o desgaste também aumenta... assim como baixa drasticamente a pressão do óleo... ou mesmo que a contaminação de ferro no óleo duplica...
Se "teflon ou Zinco fossem realmente necessários no óleo do nosso motor... porque é que marcas premium de óleos como a Mobil não colocariam logo de fabrica esses componentes nos seus óleos?
Em suma....
Usem um bom óleo de motor, 100% sintético...
Caso tenham fugas de óleo, folga de segmentos... abram o motor e coloquem o motor como deve de ser... nem sempre no poupar está o ganho... Um bom óleo irá prevenir que esse tipo de manutenção drástica aconteça muito, mas muito mais tarde do que se usarem um óleo mineral / semi-sintético ou de baixa qualidade...
Aditivos GasolinaPor normal os aditivos de gasolina não passam de detergentes que permitem limpar as tubagens e injectores.
Fica mais barato comprar um desses aditivos do que retirar os injectores e mandar limpar... óbvio...
Mas se eles conseguem eliminar a sujidade, o que farão às tubagens de borracha e O-rings dos injectores?
Não é que não sejam eficientes, muitos deles funcionam bem, especialmente em carros diesel com remoção de fumos...
Contudo o barato, mais uma vez pode sair caro... caso tenham a tubagem de combustÃvel ou o-rings resequidos, junta de colaça a precisar de ser trocada... imaginam a despesa que vão ter por causa do uso de um produto abrasivo?
Por vezes os carros custam a colocar a trabalhar de manha (ou depois de longos periudos de tempo), normalmente este problema está associado a válvulas anti-retorno com a membrana de borracha resequida/danificada. Assim como o-rings dos injectores ou qualquer outro componente que evite a entrada de ar no sistema de combustÃvel baixando o a pressão existente no mesmo.
Ao colocarmos o carro a trabalhar o combustÃvel tem que chegar da bomba até aos injectores. Se tiver ar ou falta de pressão teremos que dar mais vezes à chave até que chegue lá o combustÃvel para ser queimado. Por vezes sem sucesso devido ao estado de degradação destes vedantes.
Pela lógica, se com o tempo o material já se desgasta, compensará ainda usar detergentes abrasivos no sistema de combustÃvel?
A minha opinião é de que não... penso que esse dinheiro deva ser aplicado de longe a longe 50.000 - 50.000 ou até mais um pouco numa limpeza eficiente de injectores com troca de o-rings e filtros.
Desta forma têm garantias de que os injectores estão realmente limpos, com o débito uniforme entre todos e testados a nÃvel de eficiência.
Podem para aumentar o tempo entre manutenção de injectores e limpeza de todo o sistema utilizar combustÃvel de qualidade e evitar bombas "low-cost" onde a mudança de filtros não é regular ou existe probabilidade de contaminação, com água por exemplo.
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esta é a minha opinião sobre aditivos de óleo e combustÃvel, caso queiram acrescentar ou corrigir algo é favor de postar comentário
(não li antes de postar, saio daqui a 2 minutos... fui
)
Abraço