Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 11:20

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

540 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Aditivos - Óleo e Gasolina  (Lida 13189 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Aditivos - Óleo e Gasolina
« em: 22 de Janeiro de 2013, 07:58 »
Aditivos Óleo

Existem muitos aditivos de óleo comercializados, podemos encontrar na Norauto ou até em superfícies comerciais tipo Continente e Jumbo.

O que estes aditivos dizem fazer é basicamente diminuírem o atrito aumentando a lubrificação e baixando o consumo. Com isto dizem diminuir o desgaste do motor.

Embora estes aditivos digam ser muito bons... porque é que as marcas não os recomendam?
alem disso... porque dizem nos próprios manuais para o evitarem?



Exemplo do manual do Saab 9-5 de 2005 (era o que tinha à mão)

O segredo destes aditivos é usarem como principal composto   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn(nem sei como se chamará em Português... lol) bem... chamemos-lhe Teflon... Teflon é uma das marcas desse mesmo produto.

Este produto é adicionado no aditivo e tem como função cobrir as peças de fricção do motor.

É comum encontrarmos este produto por exemplo em frigideiras anti-aderentes conforme podem ver no link que deixem 2 parágrafos acima.

Se o "teflon" cobrisse somente pistões por exemplo, peças que estão sobre stress mecânico seria óptimo... Contudo o produto circula por todo o sistema de óleo, incluindo micro condutas, touches hidráulicas, e paredes do motor... A probabilidade de ir tapando esses mesmos orifícios é grande, fazendo assim baixar a pressão de óleo... Obviamente isso não é bom para o motor... baixando a pressão do mesmo estamos a descurar a lubrificação do motor.

Li alguns testes sobre estes produtos, a maioria comprova que a publicidade não é enganosa... realmente a  ficção baixa, o consumo baixa e a cavalagem sobe... mas não dizem que o desgaste também aumenta... assim como baixa drasticamente a pressão do óleo... ou mesmo que a contaminação de ferro no óleo duplica...

Se "teflon ou Zinco fossem realmente necessários no óleo do nosso motor... porque é que marcas premium de óleos como a Mobil não colocariam logo de fabrica esses componentes nos seus óleos?

Em suma....

Usem um bom óleo de motor, 100% sintético...
Caso tenham fugas de óleo, folga de segmentos... abram o motor e coloquem o motor como deve de ser... nem sempre no poupar está o ganho... Um bom óleo irá prevenir que esse tipo de manutenção drástica aconteça muito, mas muito mais tarde do que se usarem um óleo mineral / semi-sintético ou de baixa qualidade...

Aditivos Gasolina

Por normal os aditivos de gasolina não passam de detergentes que permitem limpar as tubagens e injectores.
Fica mais barato comprar um desses aditivos do que retirar os injectores e mandar limpar... óbvio...
Mas se eles conseguem eliminar a sujidade, o que farão às tubagens de borracha e O-rings dos injectores?

Não é que não sejam eficientes, muitos deles funcionam bem, especialmente em carros diesel com remoção de fumos...

Contudo o barato, mais uma vez pode sair caro... caso tenham a tubagem de combustível ou o-rings resequidos, junta de colaça a precisar de ser trocada... imaginam a despesa que vão ter por causa do uso de um produto abrasivo?

Por vezes os carros custam a colocar a trabalhar de manha (ou depois de longos periudos de tempo), normalmente este problema está associado a válvulas anti-retorno com a membrana de borracha resequida/danificada. Assim como o-rings dos injectores ou qualquer outro componente que evite a entrada de ar no sistema de combustível baixando o a pressão existente no mesmo.

Ao colocarmos o carro a trabalhar o combustível tem que chegar da bomba até aos injectores. Se tiver ar ou falta de pressão teremos que dar mais vezes à chave até que chegue lá o combustível para ser queimado. Por vezes sem sucesso devido ao estado de degradação destes vedantes.

Pela lógica, se com o tempo o material já se desgasta, compensará ainda usar detergentes abrasivos no sistema de combustível?

A minha opinião é de que não... penso que esse dinheiro deva ser aplicado de longe a longe 50.000 - 50.000 ou até mais um pouco numa limpeza eficiente de injectores com troca de o-rings e filtros.
Desta forma têm garantias de que os injectores estão realmente limpos, com o débito uniforme entre todos e testados a nível de eficiência.

Podem para aumentar o tempo entre manutenção de injectores e limpeza de todo o sistema utilizar combustível de qualidade e evitar bombas "low-cost" onde a mudança de filtros não é regular ou existe probabilidade de contaminação, com água por exemplo.

__________________________________________________________________

esta é a minha opinião sobre aditivos de óleo e combustível, caso queiram acrescentar ou corrigir algo é favor de postar comentário :)

(não li antes de postar, saio daqui a 2 minutos... fui :P )

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #1 em: 22 de Janeiro de 2013, 08:07 »
Nessa perspectiva é de.fugir desses produtos....

Saindo
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2013, 10:42 »
Sim... é a minha opinião... a nao ser que o carro ja esteja tão mau que "seja o que deus quiser". Contudo reforço, é a minha opiniao, se divirgir de alguem pode sempre apresentar o seu ponto de vista
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2013, 12:07 »
na minha expeiencia os de teflon no óleo sentiam-se bem (pelo menos o slick 50) e usei regularmente no crx sem motivo de queixa e com agrado (e andei 8 anos com ele e estava impecavel quando foi)... talvez haja motores mais sensiveis a entupimento que outros e o risco deve existir..... talvez seja pior nos mais modernos, maior precisão, menos folgas, canais mais estreitos, enfim.

nos detergentes para combustível penso que não seja dificil encontrar detergentes que não prejudiquem as borrachas, abrasivo não deve ser, pode é reagir... repara que a BP coloca detergente em todos... que me digas para fugir de plodutos da loja chinesa ou mais violentos, sim, mas de marcas mais conhecidas não sei se o risco existe.

como disseste e bem ao kamuma ele ja tinha a junta lixada
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2013, 12:08 »
De todos os aditivos, apenas os incrementadores de octanas é que recomendo. Os outros funcionam mas so recomendo se amecânica do carro estiver toda a 100%.

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2013, 15:32 »
De todos os aditivos, apenas os incrementadores de octanas é que recomendo. Os outros funcionam mas so recomendo se amecânica do carro estiver toda a 100%.

Abraço

evidente que se o carvão estiver a funcionar como junta.... LOL

digamos que é um bom teste antes de comprar um carro, um passeio com limpa injectores e gasolina limpinha... se estourar foi por estar seguro por carvão

o chamado "teste kamuma"

aumentadores de octanas? minino, a maioria das vezes estás a falar de alcool metilico ou um primo qualquer... esses sim as borrachas odeiam, se me disseres que enches com mistura, vais bombar e depois drenas tudo e metes gasolina normal estou como diz o outro...(pouco tempo, pouco desgaste das borrachas) agora deitar no tanque e deixar dias a lixar tubagens?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2013, 17:44 »
Existe um incrementador de octanas da "NOS" que no meu corsa gsi funcionava na perfeição (estoiru-me 3 panelas centrais enquanto o utilizei), o carro andava que era uma maravilha :D
Era disto
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2013, 19:48 »
Existe um incrementador de octanas da "NOS" que no meu corsa gsi funcionava na perfeição (estoiru-me 3 panelas centrais enquanto o utilizei), o carro andava que era uma maravilha :D
Era disto
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço


contem entre outros nitrometano  e "Liquid nitromethane will attack some forms of plastics, rubber, and coatings "

  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2013, 20:20 »
Quando ulilizava isso, era ate ficar com o carro sem combustivel...durava umas 4 horas no maximo no deposito...eheheh

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #9 em: 22 de Janeiro de 2013, 21:56 »
Quando ulilizava isso, era ate ficar com o carro sem combustivel...durava umas 4 horas no maximo no deposito...eheheh

Abraço

exactamente o que eu sugeri como unica utilização aceitável ;)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #10 em: 22 de Janeiro de 2013, 21:59 »
Claro... nem tem logica outro genero de utilização. Penso que ninguem usa disso para andar no "para arranca". Aí é que seria um perfeito disparate...

Abraço

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #11 em: 22 de Janeiro de 2013, 23:04 »
e mesmo assim saibam que estão a reduzir significativamente a vida das borrachas (e possivelmente de outros componentes)
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline rater

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 136
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Schwäbisch Hall
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #12 em: 23 de Janeiro de 2013, 00:03 »
Em relação aos aditivos de óleo nunca usei (sempre utilizei óleos sintéticos) , mas para limpeza de injectores sim e restante sistema de alimentação de gasóleo. Mas reparei e fiz alguns testes com o BMW sortia mais efeito nas viagens mais longas, Mangualde - Faro pois neste aditivos recomenda-se senão me engano 30 minutos pelo menos as 3000 rpm´s. Logo aproveitava para limpar o sistema 1 vez por mês utilizando a A25, A23 e a A2, já que na Via do Infante e no IP2 não se consegue.
Sentia o a resposta do carro na vinda Faro - Mangualde.
  • VW Polo 2009 1.2

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #13 em: 27 de Março de 2013, 15:33 »
Sim, eu sei disso, por isso disse que aditivos nem no oleo nem no combustivel, mas o de octanas é diferente, não? É como por gasolina 98 ou 95... Digo eu...

Abraço

No tópico do óleo coloquei lá o link daqui... porque se estás a perguntar sobre aditivos de gasolina, existe este tópico para tal :P
o outro é sobre óleo :P

Não tenho opinião sobre os aditivos de octanas, já experimentei e nunca senti resultados.
Penso que dependa da composição e da agressividade para os vedantes e tubagens.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Aditivos - Óleo e Gasolina
« Responder #14 em: 27 de Março de 2013, 15:34 »
Tens razão... Pensei ter posto aqui...  :-X Sorry, my bad... O0
Então como justificas andar a gasolina 98 se a 95 é mais barata? ???

Abraço