Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 09:07

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

538 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Luz do Motor  (Lida 23897 vezes)

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Luz do Motor
« em: 27 de Abril de 2013, 13:02 »
Olá a todos
A luz do motor CHECK ENGINE acendeu.
Consultei o manual diz que "a luz acende quando surge uma falha no sistema de alimentação ou ignição. O automóvel deve ser conduzido com cuidado e com potência limitada".

A nível de potência não sinto perda.  :)))

"LIMP-HOME - O módulo de comando do motor tem uma função de auto-diagnóstico que, depois de desligar o motor verifica uma série de funções internas. Se diagnosticar no sensor da borboleta do acelerador, o módulo de comando fica no estado e limp home. Isso implica entre outras coisas que o motor funciona mal ao relenti, o Cruise Control não funciona, o compressor de A/C tem menor rendimento."

Estes sintomas tb não os sinto. Relenti parece um relógio, Cruise Control a funcionar perfeitamente e A/C a funcionar correctamente.

Decidi fazer um diagnóstico electrónico que inicialmente deram os seguintes erros:
P1312 - Sinal de ionização errado - velas sujas. - Já substitui velas - Resolvido até ver.
P1334 - Bobine de ignição - detecção grila. Este erro permanece.
P0340 - Circuito A sensor posição eixo excêntricos (Banco ou sensor único) - foi apagado até ver.
P1110 - Actuador de borboleta espiral / válvula solenoide do colector. Este erro permanece.

 :-[ O que poderá estar na origem da luz acesa e deste erros poderá ser:
1 - cassete DI a precisar de ser substituída?
2 - Trocar corpo da borboleta? Esta já a tenho é só preciso trocar.

Preciso da vossa ajuda para o correcto diagnóstico e a substituição da(s) peça(s) certas. :'(
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2013, 16:31 »
não sei a que válvula se refere este erro: "Actuador de borboleta espiral / válvula solenoide do colector"

mas pode ser algo só sujo ou de fácil troca..

A cassete Di era trocares com alguém perto de ti para saberes se realmente é daí o problema...
Mas cassetes pretas raramente dão problemas...

Quais são as velas que tinhas instaladas / instalaste?

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #2 em: 27 de Abril de 2013, 23:32 »
Os erros que coloquei são o que aparece na máquina.
As velas que troquei são NGK Platinium. As velas que tinha não sei quais eram pq não fui eu que troquei.
Com respeito aos erros será que posso andar à vontade com o carro? Este tipo de luz acesa dá-me arrepios ++P
A substituição da cassete DI será que eliminaria o erro da bobine de ignição?
Ab
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #3 em: 28 de Abril de 2013, 10:24 »
Por norma o erro associado à bobine é referente à cassete Di...
mas por norma... quando a cassete DI estraga... cheira a queimado e o carro deixa de funcionar..

Qual a referência das velas que colocaste?
se colocaste umas velas sem resistência, a cassete DI não detecta o knock do motor.
O sensor knock funciona na cassete DI.

As velas que colocaste devem de ser umas Ngk PFR6H-10.
Se foram outras... troca-as....

No teu perfil coloca o modelo, versão e ano do teu carro.
Agora para saber quais as velas indicadas tive que andar à procura da tua apresentação para saber que carro tinhas...
Não conseguimos decorar os carros de toda a gente :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #4 em: 28 de Abril de 2013, 10:26 »
outra coisa que podes fazer é chegar às fichas onde acusa o erro e limpar com spray de contactos..
atendendo ao ano do teu carro podes muito bem ter uma ficha isolada e causar esses erros.

Aproveita e coloca um pouco de WD40 dentro das bobines da DI.
A DI trabalha com massa dieléctrica, sendo uma das propriedades do wd40 para isolar da humidade.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #5 em: 28 de Abril de 2013, 12:48 »
outra coisa que podes fazer é chegar às fichas onde acusa o erro e limpar com spray de contactos..
A pergunta que faço é onde fica a ficha do sensor da borboleta para a limpar?

Aproveita e coloca um pouco de WD40 dentro das bobines da DI.
A DI trabalha com massa dieléctrica, sendo uma das propriedades do wd40 para isolar da humidade.
Isso é fácil fazer para alguém que não percebe de mecânica? :-[

As velas que colocaste devem de ser umas Ngk PFR6H-10.
Se foram outras... troca-as....
Vou verificar, mas desconfio que foram estas. Tenho que confirmar a referencia.

Por norma o erro associado à bobine é referente à cassete Di...
mas por norma... quando a cassete DI estraga... cheira a queimado e o carro deixa de funcionar..

Se o erro é associado à bobine, se não for "humidade ou sujidade" não quer dizer que poderá a estar a dar sinal de estoiro? :-X
Por fim e para não maçar com tantas perguntas, a minha pergunta mais importante - posso andar com o carro assim sem ter problemas de maior? É que o manual assusta qq um quando aparece esta luz. Parece que o carro está prestes a explodir!!! :>S

Ab
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #6 em: 28 de Abril de 2013, 14:59 »
Boas.

Passei a manhã à procura de informação para ti...

Como podes comprovar na net os erros P1312 e P1334 são normalmente resolvidos pela troca da cassete di / velas.

já trocaste as velas pela referência certa, penso que tenhas confirmado a folga da vela. ( 1 mm )
Deves agora de testar se tiveres hipotese com uma DI de outro carro para não gastares 200€ à toa...
É um aviso de cassete danificada... o mais chato que te pode acontecer é andares com o carro e ele parar-te na rua devido à cassete dar as ultimas.

Se fosse a ti fazia o seguinte antes de comprar uma nova, mesmo que apague os erros com teste de uma funcional:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Desapertas os parafusos nas setas azuis da imagem
Desligas a ficha na seta vermelha da imagem e puchas a cassete para fora.
Limpas bem a ficha com wd40 da seta vermelha da imagem
Colocas um pouco de wd40 em cada bobine da cassete nas setas verdes da imagem.

Os saabs de cassete DI não têm uma bobine, mas sim 4, uma para cada vela.

o erro P1312 refere-se a anomalia de combustão no cilindro 1 e 2
o erro P1334 refere-se a anomalia de combustão no cilindro 3 e 4

Portanto... penso que tudo aponte para o que te falei em cima.

___________________________________________

Erro P0340 - sensor de posição das árvores de cams.

O teu motor não tem um sensor próprio para isso, a posição é detectada pela cassete DI.

As velas correctas são, como mencionei as PFR6H, que são a versão de platina das normais BCPR7ES-11 e usam folga de 1 mm.

tendo tu este erro associado aos de cima... deves mesmo ter a DI nas ultimas e... pode-te facilmente deixar com o carro parado no meio da estrada...
______________________________________________________

Erro P1110 - troca da válvula de bypass.

podes começar por ver como tens os tubos de vácuo... é comum teres algum roto/desgastado/ressequido e nem dares fé disso pois por vezes só com pressão/vácuo abrem.
Como escrevi no   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Tubos de vácuo ressequidos são causadores da maior parte das anomalias, visto que a gestão electrónica comunica com vários elementos mecânicos por vácuo e pressão.

Podes também tirar fora a dump valve e testar a estanquecidade da mesma.
é comum a membrana interna da mesma romper e termos que trocar por outra...

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

ou seja... para apagar este erro... deves trocar os tubos de vácuo e, se necessário, trocar dump valve.

Aguardo feedback para melhor te ajudar :)

Abraço
« Última modificação: 28 de Abril de 2013, 16:13 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #7 em: 28 de Abril de 2013, 19:07 »


As velas correctas são, como mencionei as PFR6H, que são a versão de platina das normais BCPR7ES-11 e usam folga de 1 mm.

Está confirmado as velas são a referencia PFR6H-10.


Deves agora de testar se tiveres hipotese com uma DI de outro carro para não gastares 200€ à toa...


Pareces bruxo: acabei de pedir a cotação de uma DI usada no OLX e pediram-me exactamente 200€. :)))

Não conheço ninguém perto de mim com um SAAB que me possa "emprestar" uma DI para testar.
Na próxima 4ª Feira vou tira-la, limpar os contactos com spray de limpeza de contactos e colocar wd40 nas bobines.

Se resultar é possível a luz apagar por ela ou tenho que ira à máquina apaga-la?

Ab
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Luz do Motor
« Responder #8 em: 28 de Abril de 2013, 20:46 »
ia juntar uma coisa...

as velas de platina são apresentadas como mais duráveis... mas as de cobre faiscam melhor (cobre é melhor condutor).... nunca aconselharia platina em relação às normais de cobre

o único upgrade que aconselho em termos de velas seria iridium...mas os B2*4 não gostam e não acredito que os B2*5 gostem...

ultima coisa, smap corrige-me se neste caso não se aplicar, há sprays melhores que wd40 para limpar contactos (eu já duas vezes comprei, um deixei no tes e entretanto comprei outro), só custam meia duzia de euros e eu sugeria 1 passagem com esse e só DEPOIS aplicar wd40, mais pelo efeito de repelir àgua.

de resto ele agora que fui rever o cobalto já disse "Na próxima 4ª Feira vou tira-la, limpar os contactos com spray de limpeza de contactos e colocar wd40 nas bobines."

Portanto diz se nas bobinas tb deve passar os dois ou só wd40  ;)

Normalmente um CEL que fixa pode ou não apagar (nos 9000 não apaga, mas nos 93 e 95 depende)

De qualquer maneira convém apagar para veres se aparece de novo

  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Luz do Motor
« Responder #9 em: 28 de Abril de 2013, 21:45 »
vendi uma K7 DI preta na 5f....por €100 :(
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Luz do Motor
« Responder #10 em: 29 de Abril de 2013, 08:58 »
Normalmente um CEL que fixa pode ou não apagar (nos 9000 não apaga, mas nos 93 e 95 depende)

Tudo se apaga bastando para tal desligar a bateria por um periodo superior a 10 minutos, mas se o problema ainda la estiver a luz volta a acender passado algum tempo.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Luz do Motor
« Responder #11 em: 29 de Abril de 2013, 09:07 »
Teco, quanto as velas, ninguém propôs alteração.
Simplesmente indiquei o que a marca recomenda. E é o que ele tem., caso use a folga correcta. (confirma Cobalto).

Quanto ao WD40... já vi resultar muito melhor do que muitos sprays de contactos.. Mas podes usar o que quiseres desde que fiquem limpos.

Quanto às bobines da DI, o objectivo não é limpar...
A Di funciona com massa dieléctrica   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn.
logo o objectivo não é limpar...
é mesmo lubrificar, visto que uma das vantagens do WD40 é ser dieléctrico.

Ia mencionar que tinhas aqui 2 cassetes pretas à venda por 100€ no fórum...
Mas já foram ambas vendidas :(

tens aqui uma no olx:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - Mas quase que aposto que era a do lfteixeira que já foi vendida.

Tens como opção comprar uma usada no ebay por menos de 100€:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou como te disse gastar aproximadamente 200€ numa NOVA, na NeoBrother por exemplo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou então tens as cassetes da ProParts, que até agora me tem surpreendido muito pela positiva, pena é que só conheço um comerciante nos EUA, embora a empresa seja sueca... talvez a partsforsaabs te forneça se pedires:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Esta é a tal cassete que vem com a massa dieléctrica à parte e tens que ser tu a adicionar.
Já li várias páginas comparativas e dizem ser melhor mesmo que as originais saab.

"his kit includes 4 OEM spark plugs for your vehicle by NGK and a tube of high quality Dielectric Grease from Henkel-Loctite."

Decide-te pelo melhor :)

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #12 em: 29 de Abril de 2013, 21:16 »
Teco, quanto as velas, ninguém propôs alteração.
Simplesmente indiquei o que a marca recomenda. E é o que ele tem., caso use a folga correcta. (confirma Cobalto).


Está confirmado e certinho.


Tens como opção comprar uma usada no ebay por menos de 100€:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn



O problema é que ninguém envia para fora do UK. Já mandei uns mails e estou à espera.

Ou então tens as cassetes da ProParts, que até agora me tem surpreendido muito pela positiva, pena é que só conheço um comerciante nos EUA, embora a empresa seja sueca... talvez a partsforsaabs te forneça se pedires:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


Comprar coisas fora da Europa nem pensar por causa da alfandega - é cá uma ripada :D
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Luz do Motor
« Responder #13 em: 29 de Abril de 2013, 22:00 »
 os comerciantes de peças enviam para fora do uk, experimenta o m5_saabcentre, mando vir mta coisa de lá sem problemas. A que vendi na 5f tinha mandado vir do UK para o anterior carro que tinha mas nunca cheguei a precisar por isso vendi-a.

a opção dos USA é viável DESDE que enviem com valor de factura baixo. Pede para meterem, tipo 10USD na factura e não deve haver problema.
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Cobalto

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 60
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Algueirão
Re: Luz do Motor
« Responder #14 em: 01 de Maio de 2013, 17:27 »
Olá a todos.
Hoje foi o dia de me armar em "Engenheiro mecânico" :)
Com as dicas do TES, desmontei a cassete.
Limpei os contactos com spray de contactos e coloquei WD40 dentro das bobines. 8)
Desliguei a bateria para limpar os erros, durante o período que estive a limpar os contactos.
Observando melhor a cassete reparai que ela apresenta rachadelas conforme fotos.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

"besuntei" a cassete com spray e re-apertei os parafuso de dentro.
Recoloquei tudo, liguei a bateria e fui experimentar o carro na IC19.
Fiz cerca de 10Km em que cheguei a ir aos 180 km/h, e a luz ainda não apareceu.
Quem desapareceram foram os carros da minha frente - deixem passar o acelera  :D

Até agora não apareceu a luz, mas se calhar deveria comprar uma cassete nova. O que acham?
Ab
  • Saab 9-5 Wagon 2.3 TS AERO, 12-2001 - GPL com selo
  • Rover 45 1.4 Connoisseur 01-2002- GPL com Tókolante