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Autor Tópico: Dump Valve - Como funciona e como testar  (Lida 22313 vezes)

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Dump Valve - Como funciona e como testar
« em: 05 de Maio de 2013, 11:45 »
Dump Valve

O que é, para que serve:

A dump Valve ou Bypass valve serve para fazer um escoamento da pressão do turbo quando essa pressão não é necessária.

Está localizada no tubo de admissão de ar entre o colector de admissão e o turbo.

Quando estamos em aceleração, o turbo comprime o ar do exterior enviando o mesmo para a admissão.
Quando retiramos o pé do acelerador a borboleta da admissão fecha, caso a pressão feita pelo turbo não tenha por onde sair, irá danificar o turbo.
Existindo a dump valve, o ar é expelido novamente para a admissão do ar exterior do turbo.

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(sem querer gravei como jpg perdendo qualidade nas letras :( mas como ficou perceptível, mantive)

Como funciona:

A dump Valve é actuada por vácuo.

O estado normal da dump valve é fechado. para se manter fechada existe uma membrana de borracha comprimida por uma mola.
A sua única função é abrir para aliviar a pressão dentro do sistema de admissão. Para cumprir essa função está ligada por um tubo de vácuo ao colector de admissão.

Ou seja, o colector de admissão estando sobre a pressão do turbo, o tubo de vácuo envia pressão para a dump valve ajudando a mesma a estar fechada sobre pressão.
A borboleta do acelerador fechando, é criado vácuo na admissão pelo ar puxado pelos cilindros admitindo ar para a combustão.

Por imagens:

Dump valve:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Dump Valve desmontada:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Dump valve fechada ou com turbo sobre pressão:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Dump valve aberta, com vácuo criado pela desaceleração:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Problemas comuns com a dump valve:

Com o passar do tempo a dump valve pode deixar de cumprir a sua função, podendo não deixar o ar ser expelido para o exterior.

Por norma o mau funcionamento pode ser originado em dois locais:

- Ligação do tubo de vácuo com defeito:
É normal os tubos de vácuo originais rasgarem ou furarem. O calor dentro do cofre do motor faz com que fiquem ressequidos. Muitas vezes a olho nu parecem bons, mas perdem vácuo e pressão devido à sua degradação. Não estando em perfeitas condições, não permitem que seja feito vácuo abrindo a dump valve.

- Membrana da borracha rota ou desgastada: 
Com o passar dos anos e com o calor no cofre do motor é também normal que a esta membrana apresente anomalias. Estando furada, a admissão ao fazer vácuo sobre a mesma, não produz qualquer efeito, não abrindo.

Como testar a dump valve:

Para testar a dump valve podemos:

- Com o dedo empurrar a membrana para dentro para verificar a força da mola.
- Através da ligação do tubo de vácuo, sugar o ar (com a boca ou com pistola de vácuo) para testar se a mesma apresenta resistência ao ar. Deve-se sentir resistência até a membrana forçar a mola a abrir, caso contrário a membrana encontra-se furada.

Opções à dump valve original (upgrade) :

Existem dump valves melhoradas pelas quais podemos trocar as nossas originais de membrana.
Por norma estas dump valves de upgrade são composta por corpo metálico e não de plástico como a original. Funcionam também com um ou dois pequenos pistões o que garante maior resistência e fiabilidade com pressões de turbo mais elevadas.

Existem dump valves que expelem o ar de novo para o colector do turbo, assim mantendo o mesmo funcionamento que as originais, por norma mais silenciosas:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Ou então dump valves que expelem o ar directamente para o exterior. A única vantagem destas válvulas é não fazerem recircular o ar já comprimido e consequentemente aquecido. A desvantagem é o som de "PTSSSSSSSS" que se ouve na descarga da mesma sempre que o turbo faz pressão e existe uma desaceleração:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


_______________________________________

Qualquer dúvida referente a esta válvula por favor apresentam neste tópico.

Abraço




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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2013, 16:02 »
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2013, 16:10 »
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2013, 16:13 »
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2013, 16:27 »
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\

Não leves a mal isto GDINIZ, mas não me lembro nunca de ter lido que o teu 9000 trabalhasse em condições. Há pelo menos cerca de 2 anos a tentar resolve-los e so agora muito recentemente trocaste os tubos -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Isso devia ter sido feito logo, provavelmente se trocasses a dump valve agora nao terias problema algum


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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2013, 16:34 »
como sabemos a dump valve ideal para o carro? eu tive uma da Forge que fazia o PSSSSS :))) :))) e o carro não me ficou lá muito bom com ela!

Isso foi antes ou depois de teres trocado os tubos de vacuo?

foi antes, na altura o carro ainda circulava e estava minimamente bom :-\

Não leves a mal isto GDINIZ, mas não me lembro nunca de ter lido que o teu 9000 trabalhasse em condições. Há pelo menos cerca de 2 anos a tentar resolve-los e so agora muito recentemente trocaste os tubos -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Isso devia ter sido feito logo, provavelmente se trocasses a dump valve agora nao terias problema algum

isto foi antes do carro ser oficialmente meu foi mais ou menos 5/6 anos atrás a dump valve vinha vindo num Smart fortwo e o meu irmao quis experimentar e o carro nao ficava a funcionar assim muito bem com aquela dump! segundo tive a ver existem varias dump valves com varias medidas poderá ter sido isso!
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2013, 16:57 »
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2013, 17:01 »
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço

E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P

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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2013, 22:18 »
Podia ser a dureza da mola que era errada, se não fizer a força devida a pressão do turbo faz abrir a membrana e a válvula descarrega o ar quando não é suposto acontecer.

é o que eu penso =)

Abraço

E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P

SAAB tem T3? pensei que fosse um Garrett 25 :O (sempre pensei que T3 fosse turbo de Golf!)
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2013, 22:20 »
E provavlemente tens razao porque um T3 faz mais pressao do que qualquer turbo que um smart fortwo tenha  :P

SAAB tem T3? pensei que fosse um Garrett 25 :O

O teu tem T3 os mais recentes ja tem T25

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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2013, 22:26 »
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2013, 23:04 »
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!

Dizes que o teu 9000 é de 1991 aqui, na tua apresentação dizes que é de 1990. Eu achava que era de 1989 :D

Poe o ano de fabrico no modelo do teu 9000 que tens na tua assinatura/perfil para nao termso sempre que andar a procura quando te queremos ajudar

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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2013, 23:11 »
o T25 nao vem no YearModel 1991? é que o meu é o yearmodel de 1991 pensei que o T3 fosse o de 89 para baixo!

Dizes que o teu 9000 é de 1991 aqui, na tua apresentação dizes que é de 1990. Eu achava que era de 1989 :D

Poe o ano de fabrico no modelo do teu 9000 que tens na tua assinatura/perfil para não termos sempre que andar a procura quando te queremos ajudar

Feitissimo caro amigo!
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #13 em: 05 de Maio de 2013, 23:39 »
As dump valves melhoradas têm por norma regulação da pressão da mola...

Ou através de anilhas que diminuem o curso da mola fazendo-a ter mais força... ou então por parafuso (como a minha).

A tua (se era problema da dump valve e não de qualquer outro componente) deveria de estar a deixar sair ar quando estava fechada...

se colocares a de um saab num smart... se calhar nem abre :P lol

quando colocaste a dump valve tapaste o tubo que vai para o turbo? por onde o ar é expelido?
Se não o fizeres, o carro vai a baixo...

Abraço
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Re: Dump Valve - Como funciona e como testar
« Responder #14 em: 05 de Maio de 2013, 23:41 »
As dump valves melhoradas têm por norma regulação da pressão da mola...

Ou através de anilhas que diminuem o curso da mola fazendo-a ter mais força... ou então por parafuso (como a minha).

A tua (se era problema da dump valve e não de qualquer outro componente) deveria de estar a deixar sair ar quando estava fechada...

se colocares a de um SAAB num smart... se calhar nem abre :P lol

quando colocaste a dump valve tapaste o tubo que vai para o turbo? por onde o ar é expelido?
Se não o fizeres, o carro vai a baixo...

Abraço
já não tem essa dump o barulho irritava-me! e já a vendi foi para uma A4 1.8T vendi-a!
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