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Autor Tópico: Linha de escape de 3"  (Lida 14907 vezes)

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Linha de escape de 3"
« em: 22 de Maio de 2013, 18:55 »
Ora bem, o intuito deste tópico é dissipar as dúvidas sobre a instalação de linhas de escape de 3" em Saabs Turbo.
Na minha opinião e experiência que tive, faz com que o turbo abra mais cedo, consiga fazer pressão superior e se aguente em rotações mais altas. Isto por si só não prejudica em nada o motor, pois faz com que os gases sejam mais facilmente libertados para o exterior. Não influencia também os segmentos nem nada do género, pois depois de os gases serem expulsos do motor, têm de passar pelo turbo. Em particular nos Saab 9000, só o facto de se fazer o "cotovelo" a seguir ao turbo numa curvatura mais ampla, tem grande vantagem.

Os entendidos que se pronunciem, pois tenho visto por aí algumas duvidas em relação a este assunto.

Abraço

Offline Gdinis

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #1 em: 22 de Maio de 2013, 19:04 »
Ora bem, o intuito deste tópico é dissipar as dúvidas sobre a instalação de linhas de escape de 3" em Saabs Turbo.
Na minha opinião e experiência que tive, faz com que o turbo abra mais cedo, consiga fazer pressão superior e se aguente em rotações mais altas. Isto por si só não prejudica em nada o motor, pois faz com que os gases sejam mais facilmente libertados para o exterior. Não influencia também os segmentos nem nada do género, pois depois de os gases serem expulsos do motor, têm de passar pelo turbo. Em particular nos SAAB 9000, só o facto de se fazer o "cotovelo" a seguir ao turbo numa curvatura mais ampla, tem grande vantagem.

Os entendidos que se pronunciem, pois tenho visto por aí algumas duvidas em relação a este assunto.

Abraço

Hihi este tópico vem mesmo a calhar! agora quem tem linha de 3'' que se acuse para eu tirar as duvidas todinhas!  8))
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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #2 em: 22 de Maio de 2013, 19:15 »
já agora pergunta parva eu sei mas... Qual o tamanho da Linha original do 9000? 60mm? O:-)
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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2013, 20:19 »
kamuma... o escape de maior diâmetro não te dá mais pressão de turbo...
A pressão de turbo é medida e imposta electronicamente...

A válvula apc controla a pressão de turbo recolhendo valores da ecu.
No teu caso a ecu lê a pressão em tempo real através do sensor Map (Mass air Pressor)...

Portanto, caso não tenhas invenções como "torneirinhas" e coisas do género... o motor controlará sempre a pressão do turbo através da valvula de apc...

Contudo o resto é verdade...

Imaginem um escape de um carro TURBO como uma chaminé...

Quanto menos restritiva esta for... melhor os gases são expelidos...
A consequência menos acumulação de gases...

e o que faz rodar o turbo?
exactamente, os gases de escape...

quanto mais rapidamente os gases forem ecoados... mais rapidamente novos gases podem ser expelidos de dentro do motor, passando pelo turbo, fazendo o mesmo rodar...

Ora... se existe menos acumulação de gases no escape... o turbo vai funcionar com muito menos esforço / resistência...

O turbo fazendo muito menos esforço vamos ganhar:
- pressão do turbo atingida mais cedo
- Duração de pressão máxima de turbo maior
- menos lag
- mais tempo de vida para o turbo

Outro aspecto importante é o material em que vamos fazer / comprar a nova linha...
Se vamos colocar uma nova linha de escape, obviamente que recomendo em inox.

O inox, alem das propriedades conhecidas de anti-oxidação, consegue reter melhor e durante mais tempo o calor, ajudando desta forma a expelir os gases ainda mais rapidamente, obtendo assim os resultados acima mencionados com mais eficiência.
Se estamos a montar um escape novo e tencionamos manter o carro durante muitos anos, devemos pensar a longo prazo. Investindo num sistema anti-oxidável sabemos que nunca mais vamos ter que trocar nada relativo ao escape.

Abraço
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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2013, 20:24 »
kamuma... o escape de maior diâmetro não te dá mais pressão de turbo...
A pressão de turbo é medida e imposta electronicamente...

A válvula apc controla a pressão de turbo recolhendo valores da ecu.
No teu caso a ecu lê a pressão em tempo real através do sensor Map (Mass air Pressor)...

Portanto, caso não tenhas invenções como "torneirinhas" e coisas do género... o motor controlará sempre a pressão do turbo através da valvula de apc...

Contudo o resto é verdade...

Imaginem um escape de um carro TURBO como uma chaminé...

Quanto menos restritiva esta for... melhor os gases são expelidos...
A consequência menos acumulação de gases...

e o que faz rodar o turbo?
exactamente, os gases de escape...

quanto mais rapidamente os gases forem ecoados... mais rapidamente novos gases podem ser expelidos de dentro do motor, passando pelo turbo, fazendo o mesmo rodar...

Ora... se existe menos acumulação de gases no escape... o turbo vai funcionar com muito menos esforço / resistência...

O turbo fazendo muito menos esforço vamos ganhar:
- pressão do turbo atingida mais cedo
- Duração de pressão máxima de turbo maior
- menos lag
- mais tempo de vida para o turbo

Outro aspecto importante é o material em que vamos fazer / comprar a nova linha...
Se vamos colocar uma nova linha de escape, obviamente que recomendo em inox.

O inox, alem das propriedades conhecidas de anti-oxidação, consegue reter melhor e durante mais tempo o calor, ajudando desta forma a expelir os gases ainda mais rapidamente, obtendo assim os resultados acima mencionados com mais eficiência.
Se estamos a montar um escape novo e tencionamos manter o carro durante muitos anos, devemos pensar a longo prazo. Investindo num sistema anti-oxidável sabemos que nunca mais vamos ter que trocar nada relativo ao escape.

Abraço

Portanto Repro e filto J&R com Linha de 3'' quantos cv conseguimos obter do motor? consumos?
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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2013, 20:35 »
O que eu falei foi da minha experiência... Quando instalei linha de 3", sem repro, a pressão do turbo subiu. Antes não entrava no vermelho e depois passou a entrar. E sem torneira pah...

Abraço

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2013, 20:43 »
Não tem lógica isso acontecer...

e no meu T5.5, que como sabes agora tem linha directa em inox... Não acontece isso.
Tens uma imaginação fértil demais :D :D :D
Acabas por ver coisas que não existem :P

Abraço
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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #7 em: 22 de Maio de 2013, 20:54 »
Ok... é o que tu dizes... Antes de meter ficava a meio do amarelo, depois ficou no vermelho. Que queres que te diga?

Abraço

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #8 em: 22 de Maio de 2013, 20:58 »
Não tem lógica isso acontecer...

e no meu T5.5, que como sabes agora tem linha directa em inox... Não acontece isso.
Tens uma imaginação fértil demais :D :D :D
Acabas por ver coisas que não existem :P

Abraço

Onde tu não vês logica não quer dizer que não exista ...

Se ele meteu a linha de 3" sem catalizador isto pode fazer com que o turbo possa produzir mais pressao, pois ele podia ter catalizador entupido limitava a actuação do turbo pois nao permitia a correcta libertação de gases

Offline TesZero

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #9 em: 22 de Maio de 2013, 21:12 »
Permitindo entrar no vermelho???
fazendo mais pressão que o mapa original?

se não vejo lógica... mostra-ma sff como é que a ecu deixaria...

Abraço
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Offline SMAP

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #10 em: 22 de Maio de 2013, 21:15 »
Permitindo entrar no vermelho???
fazendo mais pressão que o mapa original?

se não vejo lógica... mostra-ma sff como é que a ecu deixaria...

conheces aquele parametro chamado de "overboost" que é defenido por um periodo de tempo que a centralina deixa que a admissão tenha mais pressão do que o limite maximo ou queres que te faça um desenho  :)))

Offline TesZero

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #11 em: 22 de Maio de 2013, 21:29 »
Sim...

e o que vai fazer com que ele tenha overboost ao alterar a linha de escape?

Se ele tinha o catalisador entupido... passou a ter tudo livre...
A centralina nunca iria deixar entrar em overboost se a wastegate não foi mexida...

Se temos 2 carro com a mesma gestão electrónica...
se um faz isso e o outro não o que podemos concluir então?

Que sempre que alguém coloque escape directo irá ter mais pressão de turbo?
ou que mantém a pressão regulada pela gestão electrónica?

Abraço


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Offline SMAP

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #12 em: 22 de Maio de 2013, 21:43 »
A tua logica é "quadrada" carro nenhum é igual ao outro, e o SAAB 9000 do kamuma não foi sempre dele pelo que não sabes se a wastegate tera sido ou não mexida.

Eu sei que o kamuma pode ter sofrido de efeito "placebo", mas tambem pode ter razao

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #13 em: 22 de Maio de 2013, 21:56 »
Smap... é  tão simples quanto isto....

O kamuma AFIRMA que ao colocar linha de 3'' aumenta a pressão de turbo...
eu digo que não, justificando porquê...

em que ficas?
aumenta a pressão?

se todos os carros são diferentes, então não é suposto esperarmos nada de alteração nenhuma, porque o que aprendemos até hoje por experiência não é valido pelo motivo que invocas...
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Offline Nicodemus

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Re: Linha de escape de 3"
« Responder #14 em: 22 de Maio de 2013, 22:03 »
A wastegate do Kamuma já estava com desgaste a mais, lembro-me no encontro de alfena ela deixar o turbo fazer pressões aleatórias. O que deve ter acontecido é que como o escape de 3'' deixa passar mais caudal de ar com menos arrastamento, o turbo conseguia rodar mais, mesmo tendo a mesma abertura de wastegate.

O meu 9000 original cortava-me por exesso de pressão de turbo, mesmo depois de reprogramar, hibridar, "escapificar" e apc7-ificar não melhorou, apenas ficou bem quando meti a válvula de wastegate da forge.

Voltando ao tópico, eu tinha linha de 3'', e voltei a meter a original, e o carro parece um arrastão, não faz barulho, mas porra que aquilo não anda. (chega para muitos mesmo assim  >:D )

a título de exemplo, pico de pressão 400 rpm mais tarde, e menos baixas (conseguia 0.2bar a 1200 rpm, agora, nada).

Abraço
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