Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 08:42

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

532 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Linha de escape de 3"  (Lida 14907 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #15 em: 22 de Maio de 2013, 22:05 »
Epa tu as vezes tens mesmo problemas em entender as coisas :D

escape 3"

O turbo entra mais cedo e consegue realmente rodar ate rotações (de turbo) mais altas. consequencia produz mais ar.

Sim tens razao a centralina tem um limite maximo de pressao, mas se tiveres o overboost defenido a pressão vai passar esse limite.

Se o catalizador esta entupido, entao a centralina ajusta-se (sim porque a centralina tem adaptação) e o carro anda menos. Mudando o escape para 3" e sem catalizador a centralina volta a fazer adaptação e sim pode chegar ao vermelho em overboost sem problema ou tu nao sabes que o manometro de pressao de turbo dos 9000 não é a coisa mais exacta ao cimo da terra.

Não aches que por tu nao sentires diferença os outros não sentem. É o mesmo que a barra Anti-Aproximação tu dizes que não faz diferença nenhuma, eu garanto-te que faz

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #16 em: 22 de Maio de 2013, 22:11 »
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?

Eu tinha a panela central partida, estava quase tapada... ajuda?
e... não tive/não tenho aumento na pressão de turbo...
a minha apc / wastegate parece que está a trabalhar como deve de ser :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #17 em: 22 de Maio de 2013, 22:12 »
Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca!  ::P
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #18 em: 22 de Maio de 2013, 22:14 »
Portanto Linha de 3'' (76mm) SIM Original NAO! ta certo começar a juntar os trocos para fazer a troca!  ::P

já agora offtopic... quando vamos em aceleração é normal o Turbo Cortar? domingo sentir um "corte" de turbo tanto que se ouvia um "troo"   :(
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #19 em: 22 de Maio de 2013, 22:18 »
smap... se alguém te perguntar: "se eu colocar linha directa vou ter mais pressão de turbo?" o que respondes?

Respondo depende de varios factores, não é expectavel, mas sim pode acontecer

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #20 em: 22 de Maio de 2013, 22:41 »
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.

se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5
  • Saab 9000 CSE 1995

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #21 em: 22 de Maio de 2013, 22:44 »
Nicodemus, colocando a linha original, ficaste a fazer menos pressão?

infelizmente sim, ainda não me deu para ajustar a wastegate. mas o mais chocante é que passando as 4000rpm a pressão cai drasticamente.

se o corte for total, tipo como se tirasses o pé do acelerador e voltasses a carregar a fundo, é por excesso de pressão do turbo (acima de ) isso pelo menos no trionic 5

o que pode provocar essa pressão a mais? se calhar é melhor falar disto no meu topico :>S
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline Nicodemus

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 360
  • Actividade:
    0%
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #22 em: 23 de Maio de 2013, 09:32 »
Tens 3 hipóteses, ecu, muito improvável, apc avariada, ou válvula de wastegate  desgastada ou furada. Tens que testar para ver onde está o erro :-)
  • Saab 9000 CSE 1995

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #23 em: 23 de Maio de 2013, 11:42 »
Gdinios, Peço-te que faças aqui perguntas unicamente haver com a linha de 3'', se queres perguntar sobre o turbo faz-lo no teu tópico ou num novo tópico (já respondi no teu).

smap, então... estamos a falar a mesma coisa, não é?

Concordamos então que o Kamuma ao iniciar este tópico informando que se discute resultados obtidos após instalar uma linha de 3''... não é certo dizer que se aumenta a pressão de turbo ao instalar o escape... certo?

(Se um carro não tiver a wastegate a funcionar, nem uma repro terá resultados... tudo depende do bom funcionamento dos restantes componentes... óbvio...)

Nicodemus, Perguntei-te se perdeste pressão de pico... obviamente que vais ter pressão mais tarde e durante menos tempo...
No caso que o kamuma aponta é que colocando escape de 3'' se ganha pressão de turbo, entrando no vermelho.

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Reaper

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 608
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #24 em: 23 de Maio de 2013, 11:46 »
eu já só queria um downpipe  de 3" :'( ...para já claro ;)
  • Saab 9-5 2.0T SW 2000 GPL - B205R - (Sold)
  • Saab 9-5 2.0T 1999 (sold)
  • Saab 93 SS  2.0t Vector 2003 (sold)
  • Saab 93 2.0T Aero Cabrio 2004

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #25 em: 23 de Maio de 2013, 11:49 »
Então quer dizer que tinha a wastegate do 9000 avariada... Mas então também tenho a do Punto, pois quando andei com linha directa, sem mexer em mais nada, ele fazia mais 0,1bar de pressao >:D
Provavelmente o carro estava "preso", tinha outros factores que influenciaram a situação, até porque como sabem passado uns tempos foi mesmo a junta á vida, apodrecida. Portanto não quero dizer que isso aconteça. Ganhar pressão, aconteceu comigo, não foi "efeito placebo".
A questão aqui é saber as vantagens da linha de 3", e o que interessa é que só se vê vantagens em fazê-lo  O0 (quer ganhem pressão, quer não) :P

Abraço

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #26 em: 23 de Maio de 2013, 12:16 »
O sistema electrónico do Saab eu sei como funciona.
Do punto não.

O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..

Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Gdinis

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 460
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Valejas-Barcarena
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #27 em: 23 de Maio de 2013, 14:33 »
O sistema electrónico do SAAB eu sei como funciona.
Do punto não.

O que quero dizer com isto tudo é que se vier alguém aqui, como o Gdinis, perguntar se ganha pressão se instalar uma linha de 3''... sabendo nós que a ecu lê os valores da map regulando a apc... a resposta é não..

Agora se tem torneirinhas, ou a wastegate presa, tubos rotos... isso são factores que nada estão ligados à linha de escape...

Abraço

hihi este tópico é bom não só pela linha mas pela opinião de todos e de facto tirei as duvidas que tinha aqui! melhor impossível!  8))
  • Saab 9000 Turbo B202 L 1990
  • Honda CBR 929 Fireblade
  • Honda Civic EJ9 1996 Project
  • Volvo S40 1.6 1999
  • EX Renault Clio 1.9D Mk1 1994
  • EX Ford Focus 1.8TDCI 115cv + repro 2003
  • EX Jeep Grand Cherokee 3.1 2000
  • EX Volvo V40 1.9TD 1996
  • EX Citroen Saxo Cup 2001
Saab 9000 Turbo B202L Model Year: 1991 (20/11/1990)
Civic ej9 Swap B16A2 :O

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Linha de escape de 3"
« Responder #28 em: 25 de Maio de 2013, 23:52 »
ora bem...

o tópico está QUENTE e é por aí que vou começar....

o tes deixou implicito, mas explicitanto, downpipe e linha de 3 permite ecoar melhor o calor e o turbo agradece

agora no cerne da contenda... adaptação.... vou convidar o TES a rever a parte PID da programação T5... sim ajusta, mas não é instantáneo e com uma centralina a 16 mhz pode bem não conseguir controlar a tempo... isso e uma wastegate presa ou apertada tb deve ajudar.

SMAP, que dizes?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16