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Autor Tópico: modificar discos de travão  (Lida 37811 vezes)

Offline TesZero

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Re: modificar discos de travão
« Responder #60 em: 17 de Junho de 2014, 22:56 »
ainda não o troquei desde que tenho o carro...
é das coisas que "ando para fazer"... nem sei o estado do mesmo...
sei que está ao nível...

Vou ver se troco mal possa.
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Offline Marco Gonçalves

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Re: modificar discos de travão
« Responder #61 em: 18 de Junho de 2014, 19:55 »
Mudar o oleo de travão a tempo é uma cena básica, e eu não devia saber isto pois nem tenho carta..... Tou a brincar pois já há alguns anos que mexo em carros.

O oleo de travão até ao DOT 4 deve-se mudar de dois em dois anos, ou é de 4 em 4, não sei bem, independentemente da quilometragem. Isto deve-se ao facto de absorver água.

O DOT 5.1, por ser sintético, acho que dura mais por absorver menos água.


Sobre um sistema de travagem que se sabe que está a 100%, quando o pedal fica duro deve-se ao calor excessivo (de uma travagem brusca ou descida muito longa) que faz as pastilhas terem menos atrito com o disco.
Para não voltar a acontecer deve-se colocar pastilhas com material de atrito melhor. E/ou melhorar o arrefecimento dos travões, trocar disco sólido por um ventilado, colocar condutas para canalizar ar, mas isto é mais complicado.

Quando o pedal fica esponjoso é devido ao óleo que atinge o ponto de ebulição. Pode ser por ter absorvido muita água (ou seja, não ter sido mudado a seguindo o intervalo recomendado), ou pelo sistema de travagem aquecer demasiado regularmente. Para resolver o primeiro caso, é mudar o oleo e colocar o recomendado, para o segundo, é colocar óleo com um ponto de ebulição superior, talvez um sintético, e melhorar o fluxo de ar para os travões, mas pode-se trocar o oleo de origem logo por um de melhor desempenho, desde que seja compatível com os componentes do sitema e com o oleo recomendado pelo fabricante

Se as soluções anteriores não resolverem os dois problemas é aumentar o tamanho dos discos e colocar bombites com mais pistons ou com pistão de maior diâmetro. Mas esta solução é a mais cara.

Há quem diga que as pastilhas são todas o mesmo mas não é verdade. Há umas mais moles e outras mais rijas. As moles aquecem mais e gastam menos o disco, e o pedal fica menos duro. As mais rijas provocam o oposto, mais ou menos.
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Re: modificar discos de travão
« Responder #62 em: 19 de Junho de 2014, 02:47 »
Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco
« Última modificação: 19 de Junho de 2014, 09:12 por kamuma »

Offline TesZero

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Re: modificar discos de travão
« Responder #63 em: 19 de Junho de 2014, 08:19 »
Sim, eu sei disso. :P

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Offline Marco Gonçalves

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Re: modificar discos de travão
« Responder #64 em: 20 de Junho de 2014, 22:16 »
Entao o Dot 4 muda-se de 2 em 2 ou de 4 em 4? Nao entendi...
Pastilhas mais duras ou mais moles? Interessa travar melhor, nao entendi quais recomendas...

Abraco

Eu só disse o que se sente no pedal quando a pastilha é dura ou mole. Recomendar, não recomendei, pois depende da utilização.
As pastilhas de competição são as melhores para altas temperaturas mas só travam quando estão quentes, e até nem são legais para a via pública. E não as recomendo para uso em estrada pois a frio travam mal, além de serem ilegais.
A recomendação deve ser pedida a quem vende ou ao fabricante.

A ferodo sei que tem umas pastilhas de baixa gama, e depois há ferodo premier, e acima há as DS qualquer coisa.
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Offline Aero74

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Re: modificar discos de travão
« Responder #65 em: 22 de Junho de 2014, 02:17 »
Sim, eu sei disso. :P

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Offline TesZero

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Re: modificar discos de travão
« Responder #66 em: 22 de Junho de 2014, 21:40 »
agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P
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Offline Marco Gonçalves

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Re: modificar discos de travão
« Responder #67 em: 23 de Junho de 2014, 18:39 »
agora tenho cão pah... :P

estou tramado :P

Treina-o para ir buscar ferramentas ou peças.

O cão pequeno que agora tá na casa da mãe do meu pai também faz de mecânico de vez em quando.

Uma vez o meu pai tava a mudar uns casquilhos da suspensão, pôs o casquilho velho no chão e nunca mais o viu...

O cão tirou-o do chão para fazer daquilo um osso para roer. Como a borracha é difícil de roer para o cão, ele deve ter feito da peça um míssil dispare e esqueça... O míssil deve ter ido parar à casa do vizinho ou evaporou pois nunca mais foi visto.

E depois o mais fácil foi ir comprar as peças novas sem a velha.
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Offline darioglv

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Re: modificar discos de travão
« Responder #68 em: 24 de Junho de 2014, 14:09 »
com um gato ja nao tinham esse problema!
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Offline TesZero

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Re: modificar discos de travão
« Responder #69 em: 24 de Junho de 2014, 18:07 »
o meu cão é mais pequeno que um casquilho :P

tem uma cabeça tão pequena que dificilmente conseguiria se lembrar das peças depois do treino :P

Abraço :P
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