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Suspensão traseira - 9000 - 9-3ss

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SMAP:
Editado por TesZero:
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Ou simplesmente passes por uma lomba....

A SUSPENSÃO TRASEIRA DOS 9000 É UMA TRETA!!!!!

--- Fim de Citação ---

Treta são as molas que voçês la poem, posso carregar o meu a vontade e garanto-te que não bate.

TesZero:
Não é só por bater...

Até porque a maior influência que existe nesse problema é o et da jante e não as molas...

É uma treta porque mesmo de origem carregando o carro com uma ida normal ao supermercado os 9000 ficam com a traseira toda em baixo...

Motivo pelo qual inventaram a suspensão hidráulica para estes carros que... infelizmente, não vingou...

é uma treta que além de, mesmo de origem, acontecer isso com pouco peso...
ter um eixo rígido entre rodas...

De uma coisa posso te dar a certeza.....

curva melhor um 9-3ss vector (nem falo do aero) original com suspensão independente do que um 9000 com barras estabilizadoras de 25mm, amortecedores koni, molas kilen, pneus 235mm....

Até a porra do cabrio, que embora seja aero (bem mais duro e desconfortável que o vector) curva muito bem... se tiveres dentro do carro nem sabes que é um cabrio...

Se houve algo que a Opel fez bem nos 9-3ss....
Foi a suspensão traseira...

Atenção...

Estou a falar por experiência pratica...

tenho mais de:
- 70.000 kms feitos num 9000 T16 com este setup
- 15.000 kms feitos com um 9000 cs com este setup
- 10.000 kms entre vários 9-3ss´s diesel / gasolina / vector / aero

e....
Os 9000 T16´s curvam de longe bem melhor que os CS´s :P :P :P

Quem tem alguma experiência de condução nos 3 modelos vai te dizer exactamente o mesmo...

E... tal como tu... também não tenho orgulho nenhum em admitir isto...

Por mim também é e... sempre será o 9000 a ter lugar principal na garagem...
Mas cada vez mais penso mais num SS para secundário... :P

vergonha!!!!  :-[  :-[  :-[

Abraço

SMAP:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNão é só por bater...

Até porque a maior influência que existe nesse problema é o et da jante e não as molas...

É uma treta porque mesmo de origem carregando o carro com uma ida normal ao supermercado os 9000 ficam com a traseira toda em baixo...

Motivo pelo qual inventaram a suspensão hidráulica para estes carros que... infelizmente, não vingou...

é uma treta que além de, mesmo de origem, acontecer isso com pouco peso...
ter um eixo rígido entre rodas...
--- Fim de Citação ---

Concordo e discordo, suspensão independente é melhor que eixo rígido na teoria não quer dizer que o seja na pratica


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInDe uma coisa posso te dar a certeza.....

curva melhor um 9-3ss vector (nem falo do aero) original com suspensão independente do que um 9000 com barras estabilizadoras de 25mm, amortecedores koni, molas kilen, pneus 235mm....

Até a porra do cabrio, que embora seja aero (bem mais duro e desconfortável que o vector) curva muito bem... se tiveres dentro do carro nem sabes que é um cabrio...
--- Fim de Citação ---

Tas a comparar alhos com bugalhos ... são carros de segmentos diferentes com pesos e dimensões diferentes ...

Eu nunca na vida conseguirei fazer curvas apertadas com um com carro mais pesado e mais comprido da mesma forma que faço com um carro mais leve e mais curto.

E estas a comparar uma suspensão desenvolvida na década de 80 com uma da década 00 (novo século). Mas olha que o 9-5 de suspensão independente não curva melhor que o 9000 ...

um eixo rígido:
- evita que levantes rodas como acontece no 9-5
- garante que o pneu tem sempre o mesmo ângulo em relação a estrada

Já viste algum 9-5 carregado? parece que esta completamente arreado com as rodas todas inclinadas.


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInSe houve algo que a Opel fez bem nos 9-3ss....
Foi a suspensão traseira...

--- Fim de Citação ---

A Opel não fez nada bem, pois a SAAB alterou a suspensão toda do 9-3 ou achas que podes usar la componentes da suspensão de um astra/vectra no 9-3SS

TesZero:
Antes de mais....

por muito enervado que estejas... não precisamos de discutir isto por telefone... (antes que te lembres :P )
se bem que o lfteixeira possa estar interessado... :P :P :P
Eu cá prefiro continuar o off-topic no tópico do kamuma... :P :P :P

Quanto à teoria vs prática...

Sou da opinião... e parece que não sou o único pelo que leio... que na pratica ainda é pior que na teoria usar um eixo rígido...

os pesos em curva no chassis são diferentes, assim como a própria estrada...
e o eixo faz com que ambas as rodas tenham exactamente o mesmo comportamento... o que vem a ser prejudicial em condições diferente... diria até opostas...

Quanto à opel...

tinha ideia que a suspensão foi aproveitada do vectra...
nada como me lembrar de "olhar por baixo das saias do vidinha" :P :P :P :P

Quanto ás comparações entre anos não é justo fazermos-las somente para o que nos interessa...
Aiii... o meu carro é de 88 e já tem:
- cruise control
- barras estabilizadores frente e trás
- abs nas 4 rodas
- injecção electrónica
- estofos aquecidos
- computador de bordo
- e... melhor que tudo... estava tão à frente no seu tempo a nível de equipamento e disign que manteve o mesmo chassis durante 14 anos ( 85 - 98)

Continuo a achar que a suspensão do 9000...
para o carro que é... e para o avanço que teve no seu tempo... podia ter sido melhor desenvolvida...

Contudo... não existem carros perfeitos e... o 9000 está bem lá perto...

Se continuarmos com isto criamos um tópico na secção de suspensão e mudamos para lá os posts :P

Abraço

SMAP:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInQuanto à opel...

tinha ideia que a suspensão foi aproveitada do vectra...
nada como me lembrar de "olhar por baixo das saias do vidinha" :P :P :P :P

--- Fim de Citação ---


Se queres andar a por a tua "careca" debaixo "das saias do vidinha" tas a vontade. Mas eu sei a resposta :D

O 9-3 teve uma inovação (em veículos SAAB) no eixo traseiro

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2002: ReAxs System - SAAB 9-3 Sport Sedan was introduced with a chassis geometry system that ensures smooth interaction of the steering, front suspension and multi-link rear axle.  ReAxs enables the rear wheels to steer slightly when turning, helping the car move in the intended direction.  It provides crisp steering feedback and contributes to enhanced driving stability in curves.

Que para todos os efeitos não é do que "passive rear wheel steering design"

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Que só foi introduzido em mais 3 veículos de produção.

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Ou seja o 9-3 curva bem, mas a verdadeira razão é porque tem um eixo traseiro direccional e não porque tem suspensão independente.

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