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Projecto 9000 Dhc

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Dhc:
Ora bem, colocar fotos... além da falta de paciência, junta-se uma dose de trenguisse, mas agora surge um problema maior... mais 10cm de carro... comprei um Cde que pelos vistos tem o motor ''agarrado'', isso não me põe qualquer problema, pois tenho de reserva a maior parte do material necessário para o arranjar, o problema mesmo é a falta de tempo, pois como alguns se terão dado conta não estou em Pt. Posto isto, e como tenho uma ideia antiga de ''construir'' um 9000 4x4, parece-me que esta nova aquisição será a vítima para o efeito, a saber, terá de ser algo com mais de 500cv e tracção total, no entanto, preciso de ideias e preços do material necessário para esta aventura, será um projecto que certamente levará um par de anos a realizar, quer devido aos custos quer à engenharia que será aplicada para que a máquina seja funcional e à falta de tempo, pois ou trabalho ou brinco aos mecânicos... assim, é com todo o gosto que peço as vossas opiniões acerca do tema. Tecnicamente e sempre que seja necessário construir ou fazer soldadura de peças isso não é problema, pois a minha profissão é mesmo essa (soldador), e tenho equipamento profissional para fazer todo o tipo de soldas em qualquer liga. A viatura em questão é um 9000 Cde de 1996 2.0 trionic 5.5 com 185cv. Agora venham lá essas ideias e preços...
desde já o meu obrigado pelas futuras opiniões/comentários.
Abr, Dhc

TesZero:
O único grande problema, quer a nivel de engenharia, quem a nível de custos....

será a transmissão...

De resto não vejo nada que ainda não tenha sido feito :)

Devias criar um posts para desenvolver este projecto na área da performance.

Ouço/ leio muito mal da transmissão equipada nos opeis calibra / vectra...
e muito bem da transmissão usada no audi quattro....

Sei que já houve a instalação desta ultima num saab 99, só não sei qual será o motor equipada e a compatibilidade da caixa...

Mas como dizes... não havendo problemas com a soldadura, a falange da caixa pode ser modificada....

Tracção trazeira seria óptimo usares a do bmw... é resistente e também já tem provas dadas em motores saab com muito binário...

A tracção do sierra cosworth também seria algo a ponderar, contudo a sua exclusividade eleva os preços....

Mais uma vez... penso que será a transmissão o maior desafio a nível de trabalho :P
(trabalho que terás que fazer para teres dinheiro para a comprar e alterar, he he he)

:P

Se poder mover este tópico para a secção de Performance avisa :)

Abraço

Dhc:
Podes mudar!  8)
A mim parece-me mais provável ter de mudar a posição do motor ou seja, deixa de ser transversal e passa a ser longitudinal, o 99 ''quatro'' tem essa disposição de motor de origem, o 9000 não :-[, mas como a minha paranóia são os 9000, tenho de arranjar solução!!
Já me ocorreu fazer (isto vai ser complicado de entender...) um furo na caixa, junto ao diferencial e colocar um pinhão de ataque no mesmo, assim poderia teoricamente passar transmissão para as rodas traseiras, o senão é que a caixa está descentrada do eixo do carro. Para o eixo traseiro, aplicar outro diferencial igual ao usado na caixa de velocidades para que a desmultiplicação seja igual, tendo ainda de levar um diferencial talvez do tipo viscoso a meio para evitar transmissões/caixas partidas, algo semelhante ao que era usado nos Lancia Delta.

TesZero:
Sim, penso que sejas mesmo obrigado a alterar a disposição do motor... mas não vejo isso como grande problema... podes facilmente fabricar um charriô...

Usares a caixa de origem está totalmente fora de questão... mesmo que a queiras manter com esse tipo de "invenção" precisarias do interior da caixa modificado da quaife que fica ao preço de todo o projecto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Por esse valor compras um carro 4x4 completo, tiras-lhe a caixa e restante transmissão e vendes as peças do mesmo para recuperares o dinheiro novamente e continuares o teu projecto...

Pelo menos na minha maneira de ver....

Depois, o que precisas?

- Tratamento do bloco (vais querer manter 2.3 ou alteras para pistões mais largos e 2.5?) - 200€?!?
- 4 pistões forjados 2.5 cm3 - 724€ + iva = 905€-   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- 4 bielas forjadas - 1250€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Escape completo em inox + colectores, mesmo a fazeres-lo tu, uns 400€
- Cams - 760€ -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Tratamento da colaça - 200€?!?!?
- Turbo... depende muito do que tiveres em mente... mas com paciência - 600€

Isto penso que seja o material mais caro...

Claro... depois tens que comprar velas, não te esqueças :P

Claro que podes ter 500cv e esperar que ele parta com os pistões de origem, mas pelo que te conheço... não é isso que queres :P

Abraço

SMAP:
Metendo o motor longitudional ou seja com a parte da caixa virada para o habitaculo podes usar a caixa de origem. um dos semi-eixos passa tracção para um diferencial traseiro, o outro para o diferencial frontal.

O 9000 4x4 que a SAAB a desenvolver mas a GM matou o projecto antes de sair era desta forma

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