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modificar discos de travão
Marco Gonçalves:
Tive a ver e o pessoal muitas vezes é induzido em erro e opta por furar os discos ou mesmo trocar os discos e as pinças por outras maiores.
O meu conselho é abrir rasgos, e não são precisos muitos, e também um rasgo no meio de cada pastilha, mas isto não recomendo, pois apesar de já ter feito, é preciso ter cuidado.
Explico melhor no seguinte esquema, feito por mim:
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Aprendi algumas cenas como modificar o sistema de travagem lendo um livro deixado na net por alguém... Se quiserem o título depois deixo, mas está escrito em inglês.
Fiz a experiência no fiesta da minha mãe, usando 4 rasgos em cada face do disco, e passou a travar melhor. Mas entretanto esse carro deixou de andar e por isso não sei muito acerca da durabilidade e eventuais problemas como o aparecimento de fissuras.
Marco Gonçalves:
O livro era fixe mas nada dizia sobre as dimensões e posição relativa dos rasgos, por isso recomendo profundidade máxima de 1mm pois esse é o limite de desgaste indicado pela maioria dos fabricantes, mas deve sempre ser igual ao desgaste máximo permitido para o disco, dividindo o valor por dois pois são sempre 2 faces.
Nos discos que modifiquei abri apenas os rasgos principais indicados na figura anterior, e o desenho que mostro é um melhoramento da ideia inicial.
Os rasgos devem ser inclinados para trás, em relação à rotação da roda, por varias razões, entre elas reduzir vibração (penso eu) e melhorar de forma mínima o arrefecimento.
TesZero:
este e é o sistema para o meu 9000 :P
novo vs original:
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:D
355mm :)
Abraço
joseglv:
Essa é a ideia base para a travagem do 9-3 Viggen...
Os discos de origem do Viggen tb são renhurados ( slotted em Inglês ) e tb prefiro os rasgos em vez dos perfurados....
Pela minha investigação, os perfurados têm tendência a partir...
E na minha opinião, o desenho do Marco Gonçalves só peca por uma coisa:
Tanto os rasgos ( como os furos ou ambos no caso do Teszero ), não devem chegar muiro perto do diâmetro exterior do disco...
Mais uma vez... vejam os discos do Viggen... É o melhor exemplo para peças Standart.
Não podemos comparar desenhos, especificações e materiais de competição e aplicar em peças Standart
Outra coisa...
Marco, Sabes o que os rasgos ( e os furos ou ambos ) fazem??
Porque é que a travagem é mais eficiente?
;)
TesZero:
Estes discos que tenho para o meu 9000 são do 9-3 Aero X.
:)
Abraço
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