obrigada a todos pelas dicas
ja resolvi o problema.O motor 1900 tid 8v de 120cv a entrada do coletor de ademicao tem uma so borboleta para todos os cilindros.entao essa borboleta tem um corpo eletronico atencao a esse corpo desmontar e limpar sençores que tao dentro. eles nao estando a funcionar correctatamente dao infomaçoes erradas a centralina fazendo entrar mais ar ou mais combustivel a centralina e obrigada a fazer essas compençassoes e fica todo maluca fazendo o motor seluçar
Isto só vem aumentar os valores estatÃsticos dos problemas dos motores Diesel, mais de 50% dos problemas ficam resolvidos se verificarem/limparem o colector de admissão e/ou EGR
No caso dos 1.9 16 valvulas, que tem 4 borboletas muitas vezes tem que ser substituÃdos os suportes plásticos e até já há quem venda uns suportes metalicos para os substituir
Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas que muitas vezes partem podes substitui-las por umas de metal
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNo teu caso a borboleta que falas, pelo que percebi é o "corpo do acelerador", pelo menos foi a única borboleta que encontrei no EPC para o modelo 8 valvulas como podes ver neste PDF
(Sorry, but you are not allowed to access the gallery)