Forum > Entretenimento

Somos malucos , loucos , chanfrados ou os unicos sãos mentalmente?

(1/2) > >>

darioglv:

Boas a todos .
Resolvi lancar este tópico para falarmos da actualidade dos nossos Saab’s.
Isto é algo que tenho pensado e mesmo falado com alguns e tambem acho que seja um bom tópico de discussão aqui.
Acontece que os nossos saab’s estao quase todos a bater a marca dos 250.000 km e como tal muito deles estao a ser encostados precisamente por esse motivo , a reparação é cara e as pessoas acabam por vendê-los e seguem para outras marcas.
Quem os compra acaba por mudar o estritamente o necessário e quando param , é para serem desmantelados e as peças são ainda para colocar nos que estão a rodar nas estradas.
Vemos isso pelo preço que eles andam hoje em dia....arranjamos um 9-5 Aero por 4000 euros ou menos. Impensável na altura que sairam......
Depois , parece que quem os compra , não tem , tempo , dinheiro nem vontade para os manter bonitos ..... e em alguns casos......peças caras.... epá não!!! O Zé da Esquina têm o mesmo material , com menor qualidade , claro está ,  a 5 euros......
Depois temos os outros , chanfrados , (meu exemplo) que compra um 9-5 de 1998 por 1250 euros e  estoiram perto de 7000-8000 euros para o por como novo.......ou então faz o mesmo por um modelo de 88.
Porquê???
- Pela segurança 
- Pela estética
- Pela identidade
- Porque não me identifico com outra marca nem sigo massas
- Porque sei o que quero
- Porque estes carros enquanto estiveram no activo , sempre foram inovadores .
Pensando.........
Alguem dizia que acabaremos por ser um clube de automoveis antigos.......de certa maneira....na minha maneira de ser sinto-me mentalmente são pela escolha que tomei. Olho para os meus carros e vejo poucos ai a rodar, da mesma maneira que não gosto de sair a rua e ter alguem com a mesma camisa que eu fabricada aos milhares por primarks, mangos , hm’s e etc.....
Sinto que quando estacionado entre os milhares , está ali um que se sobressai.......gosto de ter um 9000 de 88 que quando passa muitos ainda pensam o que vai ali?
No que me toca , quero ter 40-50-70-80 anos e ter algo que me define enquanto condutor, ter um Saab certamente fará parte dos planos.
E voçes o que pensam?

Gdinis:
Revejo me totalmente neste texto. Quantos dos meus amigos não tem hondas ou cups ou mesmo bmws e ando eu de volvo e saab todo feliz da vida. Chamam me de velho ou acusam me de falta de gosto quando na verdade o meu gosto vem lá do tempo do Egipto, ainda me lembro no dia em que o meu pai comprou o 9000 que hoje é meu. Fomos buscar ao alto de Santa catarina era miúdo mas hoje lembro me perfeitamente do dia que o vi pela primeira vez. Se o vendia? Não.  É o meu projecto é parte de mim. Todos os dias lhe digo boa noite e bom dia!

albqueiros:
Também eu me revejo neste texto, pelo menos no essencial da sua mensagem. Com sessenta e três anos já fui possuidor de carros de muitas marcas - uns quantos citroën - Dyanne (2) DS20, ZX (2), uns quantos renault - 5, 4l (2), Laguna, Modus(actual), Peugeot (304, 504), Smart, Fiat Bravo, Ford (Fiesta e Orion Volkswagen (Carocha e Polo 1300).  Land Rover Dyscovery (actual) Rover 416 GTI, Saab (actual)...
Assim de repente são os que me lembro... é portanto uma já larga experiência de condução, embora com parquíssimos conhecimentos de mecânica.
O Saab é o meu carro actual do dia-a- dia. A GPL (brc) já lhe fiz cerca de 18000 km. Algumas viagens mais longas - Espanha (algumas), viagens de 250 km (várias entre Torres Novas e Braga) e voltas na ordem dos 20/30/50 km por dia. O carro custou-me 2 600 euros, gastei até hoje 1500 na adaptação GPL, cerca de 200 num radiador, outro tanto num sensor de massa de ar (o nome não será assim mas os experts compreendem-me) e 150  num tecto novo, para além dos gastos em óleos filtros e velas...
Viajo na comodidade, silêncio, e fiabilidade de um motor que já tem 260 K km... Interiores impecáveis, couro e madeira, e é um automóvel que ainda desperta o interesse dos passantes (aspecto que não me interessa por aí além).
 Considero pois que conduzo um óptimo automóvel, até agora talvez um dos que me tem sido economicamente mais vantajoso.  Será pois um carro para manter e conservar, que me dá imenso gozo!
Carros melhores? Há-os com certeza, mas não são a mesma coisa  :|@
Abraços

meteorologist:
Olá,

Obrigado pela criação deste tópico até porque dá para partilhar um pouco o que nos vai na alma no que toca a manter estes carros já com alguns anos.

Para mim este é um assunto sensível. O meu 9-5 tem neste momento 225 mil kms e tem levado uma boa vida com revisões a tempo e horas e feitas por quem está à vontade nestes carros. Não me tem dado dores de cabeça em parte porque acredito que o histórico dele todo na SAAB Porto tenha contribuído, com uma manutenção correta e óleos adequados para este motor. Quem me tem mexido no carro conhece bem a  marca, aliás é um ex mecânico da SAAB. Já fui informado diversas vezes da existência da "revisão grande" mas, embora nunca tenha faltado ou poupado em manutenção nos meus carros, não sei se gastaria 3000€ numa manutenção do meu 9-5. Também já tive quem me dissesse, também com experiência na marca, que se o motor está ok, não faz barulhos ou tenha sintomas estranhos que deixe o motor quietinho.
Adoro o carro mas também sei que é um carro velho e com um baixo valor comercial. Não quero que me aconteça como aconteceu ao Teszero onde facilmente, num "pequeno" acidente, devido ao preço do material e baixa cotação do carro, facilmente um carro onde teria gasto milhares de € iria "parar a uma prensa". Estes €  não servem para melhorar a segurança passíva mas tratam-se de uma profunda e dispendiosa intervenção mecânica ao motor. Se calhar não estou a pensar bem, se calhar não estou a ser um saabista puro, mas o dinheiro também me custa a ganhar e prefiro passar umas boas férias em família do que gastar uns milhares de euros numa reparação de um carro pelo qual dei sensivelmente o mesmo, mais a instalação do GPL, que já está mais do que paga, assim como o próprio valor que dei pelo carro.
Gostava de meter umas jantes SAAB de 17''? Claro que gostava mas por exemplo preferi meter o AC a funcionar já que o meu compressor tinha um problema. Preferi conforto à estética. Não é que felizmente não possa ter ambos mas simplesmente tenho dúvidas se é um bom investimento financeiro.   

Agora vou fugir e desculpem o desabafo  :)|, mas acreditem que fui sincero.
Será que estou a pensar mal? Também tenho esta posição porque não tenho conhecimentos de mecânica ou meios pelo que teria que pagar integralmente a uma oficina SAAB, ou de confiança, para fazer "revisão grande".

Abraço,
Tiago

lppainco:
Bom... eu serei um pouco atípico pois o meu já vai mais a caminho do tal clube de carros antigos. Tenho-o só porque gosto de saabs, gosto de estar entretido com ele e com a brico-arranja-e-estraga e em vez de gastar dinheiro em tabaco ou ir para o café este é o meu hobby. Além disso permite fazer menos uns km's com os carros que tenho e é para curtir ao fim de semana e quando os outros estão na oficina, ou quando tenho de emprestar o carro da empresa a alguém.

Eu serei maluco? De certeza !!!

Mas ter este carro desta marca, já me permitiu fazer algumas amizades e passar bons momentos. Fazer isso com um carro de 2004 (tipo Renault, Peugeot) não me parece muito fácil.

Meteorologista, a minha opinião acerca de gastar 3000€ é contrária pois se gastares 3000€ num Saab (e é fácil encontrar um 9-5 por esse valor mais ou menos estimado) e a seguir tiveres de gastar 3000€ no mesmo, é exactamente igual a fazer isso num Renault ou Ford.
A diferença para mim é que se gastares 3000€ no Saab tens carro para mais 20 anos e se gastares 3000€ num Ford tens carro para mais se calhar 10 anos (Além de que peças para os Ford's são mais difíceis de arranjar e mais caras do que para o meu Saab com 26 anos. Eu tenho um Ford de 2004 e já me vejo á rasca!)

Eu com 600€ mudo toda a suspensão do meu (casquilhos, amortecedores, molas, etc). Para o fazer na minha Ford gasto se calhar o dobro.

Além disso falaste de conforto e com 3000€ não encontras quase nenhum carro da mesma gama tão bem equipado (Só falta a escova de dentes) e com a potência de um SAAB !

"Se todos gostassem só do amarelo o que seria do verde?"

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa