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consumo óleo motor b204l

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valerios:
Boa tarde,

fiz a uns meses a troca da junta da cabeça, com rectificação de cabeça, troca vedantes válvulas, rodar as válvulas, enfim o que de deve fazer aquando da troca da junta da cabeça.

Costumo ver o óleo, mas como a vareta não é muito fácil de perceber, nem sempre percebo o nível de óleo. Umas das vezes em que andei com o carro, o mesmo em algumas curvas, dava o sinal sonoro de perigo, e acendia a luz do triângulo no quadrante, mas mais nenhuma... Até que a luz do óleo também acendeu.
Ver nível de óleo, e estava baixo. Desde ai que ando mais atento, e já levou cerca de 2 litros.
Na passada segunda feira fiz cerca de 1000 kms, e consumiu um litro.
Estive no feriado entretido a limpar o motor, tinha óleo recente na zona da junta do cárter, que fui avisado a 2 semanas aquando da troca do retentor da combota e o-ring da bomba de óleo.

Para a semana levo o carro para a troca da junta do cárter, e disseram-me que o consumo de óleo é normal nestes motores. Em 10000 kms levou 2 litros de óleo, parte dele perdeu-se por vedante do sensor de combota, e retentor da mesma.

É normal o consumo de óleo ?  Poderá ser o turbo a deixar passar óleo ?

Com 222000 kms esta na altura de fazer uma manutenção preventiva ao turbo ? Onde e quanto me custaria ?

Obrigado

TechDrift:
Boa noite. Por acaso desconhecia que acendia o triângulo quando está com falta de óleo... O meu ainda não chegou a esse ponto (ainda bem!) mas também faço poucos KMs embora tenho andado com ele todos os dias...

Se ele deitar fumo branco a dar uma aceleradela, apontava para o turbo estar a passar óleo... Há várias oficinas que lidam com turbos em específico, não sei ao certo quanto fica... É um bocado mas sempre é menos que um turbo novo... Um amigo meu teve que fazer manutenção ao turbo da carrinha dele. Eu até perguntava onde ele fez mas eu estou cá para cima

joseglv:
"Manutenção preventiva" ao Turbo é na volta dos 300 a 400 euros...
Se tratar disso tarde demais pode ser mais caro.

Consumo de óleo normal é 1/4 litro ou 1/2 litro em cada revisão... e num motor gasto.
2 litros em 10000km é anormal, mas como foi em coisas que entretanto já forma reparadas, troque a "junta" do carter e mantenha-se atento.
Nota: "junta" ? Não é só silicone? Como não sei qual dos 900 está a falar... ;)

Quanto ao óleo...
Não sei que tipo de trabalho foi feito ao carro... nem quais as condicionantes do trabalho... ou a qualidade de quem fez o serviço...
Mas pode ser o Turbo, tb pode ser segmentos...

Pode ver uma coisa ( se quizer sujar as mãos )... Com o carro frio, tire o tubo de admissão do turbo e com a ponta dos dedos, agarre a compressora do turbo e veja se tem folga transversal e longitudinal ( ou lateral e axial ).
A folga máxima antes de ser catastrófica é de 1.0mm no plano axial, e nesse caso é melhor mesmo desmontar. Folga lateral a existir tem de ser mínima.

Para não existir dúvidas...
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;)

TechDrift:
B204L portanto trata-se de um 900 NG

valerios:
Boa tarde,

obrigado por a ajuda !

O carro é o 900 ng, turbo, tenho-o na apresentação.
A troca da junta da cabeça foi feita no gasparauto, tenho-os como bastantes profissionais, e não pedi contenção de gasto, tudo o que precisasse naquela zona levou novo. Aquando da troca foi-me dito que o motor parece estar bastante bom, e por a falta do barulho da corrente, creio que se confirma !

Não tenho bem certeza do gasto de óleo, pois perdeu por várias zonas, vedante da tampa do óleo, sensor de combota, e retentor da combota. Levou vedantes novos.
Sim, a junta é de silicone.

Quando tive por baixo do carro a lavar a zona do cárter vi óleo fresco ao pé de um tubo que creio que sai do turbo ao motor, será sinal de algo no motor ?

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn sou a favor da manutenção preventiva, já que se tem que fazer, que se faça antes de mais gastos !

Irei averiguar em quando fica a manutenção do turbo, se andar por volta desses valores será sempre inferior a deixar o turbo chegar a um ponto em que estragues mais coisas !

Em 5 meses fiz 10000 kms, calha bem agora a troca do cárter pois assim faz-se logo a troca do óleo.

Quando tiver novidades darei.

Cumprimentos

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