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Saab 93 ss . Ponteiro da temperatura . Comportamento errático

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CCMendes:
Viva,

JCPBatista, a bateria é nova pelo que creio que não seja essa a causa se bem que a marca não seja premium tipo Varta ou Bosch. A marca foi sugerida por serviço Euro Repair.

Tweety, também já pensei na solução de um "botão extra" mas custa-me estar a ir por uma adaptação ao carro.

Celso, "atacar" directamente ao ponteiro creio que não irá resolver pois o que acontece é que o mecanismo que o faz mexer não apresenta problema aquando da rotação no sentido dos ponteiros do relógio mas sim na rotação anti-horária quando desligo o carro (não roda) o que me faz pensar que se mudar a posição física do ponteiro, o problema persistirá com a agravante de que ao retirar o fusível, o ponteiro não retornará à posição de "descanso" correcta mas sim à induzida por mim.

Para já vou tendo paciência e vou tirando o fusível 4 de quando em vez para "zerar" o ponteiro.

jcpbatista:
Confirma se os pontos de massa estão limpos e sem oxidação. Penso que se encontram junto à  bateria e no sentido oposto

CCMendes:
Viva JCPBatista,

Eu limpei e apliquei limpa contactos na massa existente atrás do quadrante e também aquela que fica no compartimento motor entre a caixa de fusiveis/relés e a embaladeira do lado do condutor. Pela tua dica parece-me que me está a escapar outra ligação de massa ao chassis. Consegues descrever-me com mais detalhe esse ponto a que te referes?

schmith:
Já vis-te o sensor de temperatura que está no corpo do termoestato? e o sensor de temperatura da rua está a dar valores certos??

o carro tem 4 sensores de temperatura
1 a frente no parachoeque
1 no tecto do carro ao  pé do espelho
1 nos circuitos de circulação de ar  condicionado do carro
1 no corpo do termoestato 

Ao ligar a maquina ao carro e ler a temperatura do motor este vai ter a temperatura certa dos 90ºC
o que voce pode fazer é comprar um termoestato novo (caro) ou comprar um sensor de temperatura (barato) mas para saber qual é vocÊ tem de ter o carro quente e ler com uma maquina de diagnostico.

Depois de ter a maquina ligada vai ao motor e desliga uma ficha até perder o valor da temperatura do motor e ai descobre .

Por experiencia propria no corsa 1.5 Td  o sensor ou interruptor que fica agarrado ao radiador perdeu propriedades ou seja qdo era novo fazia trabalhar a ventoinha aos 90ºC mas com o passar dos anos a qualidade do material no interior do sensor foi-se perdendo e este já so fazia ligar a ventoinha aos 100ºC

por isso é provável que o sensor esteja a dar informação errada a centralina.

Qdo voce retira o fusível voce faz um reset e ela vai buscar o valor padrão que está na EEPROM gravada inicialmente depois começa a comparar com os valores que vem do sensor.

verifique também se nao tem fios trilhados ou descarnados na ficha dos sensores de temperatura.(da frente e do termoestato)

se voce usar uma maquina de diagnostico vai dizer que o sinal tem a tensão elevada ou a tensão baixa.

o que isto quer dizer é que o fio que dá o sinal está em contacto com a chapa e o sinal é baixo
ou o fio está trilhado descarnado com o outro fio dentro da manga tubo de plastico e o sinal é alto.

siga a ficha puxe os fios para fora e veja o estado deles se precisar de manga reticulada é só passar numa casa de eletricidade que eles tem igual.

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CCMendes:
Obrigado Schmith,

A cablagem que verifiquei não pareceu danificada e os valores dos sensores de temperatura não parecem errados. Parece mesmo que o problema está no motor do ponteiro, que por algum motivo não executa o movimento para o "zero" quando desligo o carro. Ainda não sei bem como resolver este ponto dado que os electricistas a que fui na zona de Lisboa, nenhum mexe nestes quadrantes Saab...
:/

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