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Conselhos para uma possível compra de SAAB 9-5 2.0T SW ou 2.3T aero SW a GPL

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LA7:
Caríssimos,

Estou a equacionar adquirir uma carrinha a GPL e gostaria de ter o vosso precioso contributo.

A viatura em vista é um SAAB 9-5 2.0T SW (2000-2005), ou 2.3T Aero (embora seja mais gastadora  >:D), para posteriormente colocar a GPL. Estou a fazer em média cerca de 30000 km por ano, 60% auto-estrada, 30% estradas nacionais e 10% em cidade.

Actualmente circulo com uma Volvo V50 1.6 Drive (2010), da qual sou o segundo proprietário e sem grandes razões de queixa, pois tem cumprido com o seu propósito. Mas ainda assim, por mais cuidadoso que seja, estou sempre com o receio de ter os problemas crónicos (€€€€€€ ++P) deste tipo de motorização e respetivos componentes. Embora tenha pesquisado muito, quando a comprei não tinha grande noção do que implicava este tipo de motorização, apenas sabia que era poupado e estava bem estimado, foi este os motivos, a par de adorar o seu design, que me levaram a optar por este modelo e motor.

Pontos positivos:
- médias sempre na casa dos 5 lt/100km, o que é excelente!;
- conforto dos bancos;
- excelente design, tudo no seu lugar;

Pontos menos positivos:
- carrinha com uma mala com espaço pouco amplo;
- motor com pouca força;
- sonoridade própria de motor diesel de baixa cilindrada;
- insonorização do habitáculo;
- vibrações do motor;
- alguns materiais de fraca qualidade;
- alguns ruídos parasitas que teimam em não sair... entre outras pequenas coisas que vão aparecendo.

Na altura em que a comprei a V50 ainda procurei uma com motorização a gasolina 1.8 ou 1.6, mas a missão revelou-se impossível, só importando... a V70 era a segunda hipótese, mas não encontrei nenhuma em bom estado e na altura parecia-me exagerada...

Neste momento, ponho na equação a vender/troca da V50 (que conta com 181.000 km e ainda tem algum valor de mercado) pela 9-5 SW (pouco valorizadas). Depois de feitas as contas, como convém sempre, após instalar o sistema de GPL, o custo por km é muito similar. Para além das revisões do GPL, a manutenção periódica será por conta de mecânico de confiança.

Dúvidas:
- faz sentido a troca V50 1.6d (2010) > 9-5 2.0T SW (2001-2005)?
- caixa automática neste modelo, sim ou não? (eu tenho um 9-3 2.0T cabrio com caixa automática e funciona perfeitamente, super suave e sem qualquer reparo a fazer).
- compensa colocar na equação a motorização 2.3T Aero (250 cv)  :D
- partindo do pressuposto que o motor da carrinha a adquirir está bem estimado e que será muito bem estimado, é resistente o suficiente para fazer muitos kms (±500.000) sem grandes problemas?
- quais os problemas mais comuns neste modelos?
- que valor € consideram justo para uma 9-5 2.0T Sw de 2002 com cerca de 200.000km?
- a marca dos 200.000 km no motor ainda justifica a transformação do GPL? sendo que o kit seria amortizado em cerca de 1 ano e meio?
- faz sentido reprogramar a potência de 150 cv para 180 cv?

Assim sendo, gostaria de saber a vossa opinião, conselhos, feedback... o que considerarem relevante e que me possa ajudar nesta indecisão. Como já referi, a ideia é fazer muitos kms (percursos mistos de auto-estrada e estradas nacionais) e ficar com a carrinha por muuuiiiiiiiiittooo tempo.

Obrigado pela atenção!


meteorologist:
Hmm, vires a um forum da Saab perguntar se comprar um Saab faz sentido   :)))... claro que faz  O:-)

O 9-5 é um carro com mais anos que a tua V50 mas não há comparação possível, é outro segmento outro conforto que só poderás ter como comparação o S80/V70 P2.

No entanto comprar um carro tem sempre riscos. Tu sabes como está a tua V50 e como a tens mantido, valerá o risco de trocares por um carro que podes não saber a história?

Os motores Saab são resistentes mas claro têm alguns  problemas que é preciso estar atento na altura de pesquisar. O mais comum é o sistema PCV que convém verificar e certificar que o carro fez as revisões recomendadas (a cada 10 mil kms) com oleo 100% sintético (5w30 ou 5w40) de boa qualidade.

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Os modelos após 2004 já têm o problema do oil sludge resolvido de fábrica.

Eu tenho um 9-5 a GPL com o motor 2.0T de 150 cv. Comprei-o com 159 mil kms e mandei fazer a instalação a GPL. Hoje conta com 330 mil km sem grandes problemas e durante muito tempo fiz 40 mil kms ao ano. No meu caso, com muita autoestrada a 110/120 km/h conseguia com um deposito de GPL fazer 560 km (~50l o que dá +/- 26€).

A minha sugestão é procurares um modelo sem o GPL instalado. Isto porque o GPL adiciona alguma complexidade e se algo não estiver bem pode ser dificil de encontrar o problema, se é do carro ou do GPL, além de que é preciso verificar se o sistema GPL tem recebido a devida atenção e manutenção.

Entre o 2.0T ou o 2.3T do Aero, venha o Aero, é outro animal  C:-)

 

LA7:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInHmm, vires a um forum da Saab perguntar se comprar um Saab faz sentido   :)))... claro que faz  O:-)

O 9-5 é um carro com mais anos que a tua V50 mas não há comparação possível, é outro segmento outro conforto que só poderás ter como comparação o S80/V70 P2.

No entanto comprar um carro tem sempre riscos. Tu sabes como está a tua V50 e como a tens mantido, valerá o risco de trocares por um carro que podes não saber a história?

Os motores Saab são resistentes mas claro têm alguns  problemas que é preciso estar atento na altura de pesquisar. O mais comum é o sistema PCV que convém verificar e certificar que o carro fez as revisões recomendadas (a cada 10 mil kms) com oleo 100% sintético (5w30 ou 5w40) de boa qualidade.

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Os modelos após 2004 já têm o problema do oil sludge resolvido de fábrica.

Eu tenho um 9-5 a GPL com o motor 2.0T de 150 cv. Comprei-o com 159 mil kms e mandei fazer a instalação a GPL. Hoje conta com 330 mil km sem grandes problemas e durante muito tempo fiz 40 mil kms ao ano. No meu caso, com muita autoestrada a 110/120 km/h conseguia com um deposito de GPL fazer 560 km (~50l o que dá +/- 26€).

A minha sugestão é procurares um modelo sem o GPL instalado. Isto porque o GPL adiciona alguma complexidade e se algo não estiver bem pode ser dificil de encontrar o problema, se é do carro ou do GPL, além de que é preciso verificar se o sistema GPL tem recebido a devida atenção e manutenção.

Entre o 2.0T ou o 2.3T do Aero, venha o Aero, é outro animal  C:-)

 

--- Fim de Citação ---

Meteorologist, agradeço a partilha da tua experiência com a máquina.
Ando com imensas dúvidas sobre esta possível troca e as opiniões/relatos da experiências pessoais sobre o 9-5  é o melhor feedback para tomar uma decisão.
Sei que são viaturas de escalões e épocas diferentes, mas o que procuro é um carro resistente, confortável, intemporal, fiável, com consumo q.b. e que resista ao passar dos anos... quem sabe um futuro clássico... Não procuro o carro da moda  :D

Bem sei que todos os carros têm os seus pontos fracos, e eu já vou conhecendo os da V50... por muito que goste da carrinha, o motor é um tanto sensível...
Vou ter em consideração todas as dicas. A questão do oil sludge já tive oportunidade de ler e a reler todos os tópicos, não fazia ideia da dimensão do problema, mas se o kit PVC e um bom óleo (MOBIL 1) resolvem, perfeito. Também não sabia era que a mudança do óleo do 9-5 era de 10 em 10 mil kms. Na V50 é indicado fazer de 20 em 20 mil kms, mas por prevenção também faço de 10 em 10 mil kms, assim como, mudo sempre o respetivo filtro.
Relativamente ao registo das revisões numa viatura usada, provavelmente com mais de 2 proprietários, é preciso ter sorte ...

A média do teu 9-5 2.0t é excelente, é o único ponto que me leva a por de lado o 2.3T Aero, por muito que deseje ter a meu comando os seus 250 cv! >:D

A ideia e mesmo essa, procurar uma SW em bom estado para transformar a GPL. Como vivo na área de Lisboa, e do feedback que tenho, a instalação do kit na Front Fuels parece ser um boa opção, mas se considerarem que existe outra empresa com boa cotação e que devo consultar, agradeço as sugestões.

Vou começar a procurar. Se por acaso souberem de alguma 9-5 que aparente ser um bom negócio, por favor avisem.

Obrigado! 

meteorologist:
Nós estamos aqui para ajudar  O0

Boa sorte na procura, as carrinhas 9-5 a gasolina não abundam e as 9-3 (>2003)... é como encontrar as V50 com o 1.6 e 1.8 a gasolina...  :-[

Verifica se tem o kit PCV6 instalado. Temos um tópico onde se explica como identificas o PCV6. Relembro que os modelos após 2004 já têm o problema resolvido de fabrica.

Senão tiver o kit PCV6 recomenda-se que se instale e que se limpe o carter e todo o lixo que possa ter. Foi o que eu fiz com meu mas felizmente como tinha as revisões todas na Saab o carter estava limpinho porque levou sempre bom óleo e revisões a tempo e horas.

LA7:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNós estamos aqui para ajudar  O0

Boa sorte na procura, as carrinhas 9-5 a gasolina não abundam e as 9-3 (>2003)... é como encontrar as V50 com o 1.6 e 1.8 a gasolina...  :-[

Verifica se tem o kit PCV6 instalado. Temos um tópico onde se explica como identificas o PCV6. Relembro que os modelos após 2004 já têm o problema resolvido de fabrica.

Senão tiver o kit PCV6 recomenda-se que se instale e que se limpe o carter e todo o lixo que possa ter. Foi o que eu fiz com meu mas felizmente como tinha as revisões todas na Saab o carter estava limpinho porque levou sempre bom óleo e revisões a tempo e horas.



--- Fim de Citação ---

Meteorologist, obrigado pelas dicas  O0
Pois é... as SAAB 9-3 (>2003) a gasolina não abundam e eu há cerca de 1 ano perdi a oportunidade de adquirir uma toda quitada, V6 Hirsch...  :(|| enfim... mas a nível do interior, design e do conforto, creio que gosto mais da 9-5 (1999>2005)... tudo depende da oportunidade!
Relativamente ao kit PVC6, vou tentar ler esse tópico de que falas para identificar se tem ou não.
Por sinal, hoje fui fazer um test drive: 9-5 2.0t SW (Arc) de Setembro de 2003, com caixa automática/manual com comandos no volante, no entanto, não sei se já tem o PVC6, aqui fica o link para as vossas opiniões:

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Gostei muito do feeling da carrinha, mas não tem a força (nem o peso) do meu 9-3... ainda assim o comportamento de modo geral é suave e quando é preciso mexe-se muito bem... C:-)...
Podia era estar mais bem estimada... a atual proprietária é o segundo dono e o anterior é uma pessoa amiga (ou seja, conhece o historial da viatura), que nunca olhou a custos na sua manutenção... mas neste momento está a precisar de muito carinho.

Exterior
De chapa e de pintura estava muito razoável, apenas uns riscos de coleção nos pára-choques e creio que com uma boa polidela fica logo com outro encanto ;) 

Motor
O compartimento do motor estava sujo q.b., o que permitiu verificar estava tudo no seu lugar sem nenhuma batida escondida... também tinha alguns pontos a verter óleo... pelo que deve necessitar de trocar todos os retentores e afins... mas creio que não deve ser nada de crítico.
A sua sonoridade pareceu-me bem e regular.

Interior
No interior estava tudo minimamente bem estimado:
- estofos sem qualquer mazela;
- tapetes originais Saab e tapeçarias a precisarem de uma boa lavagem;
- cortina da caixa automática partida, precisa de ser substituída (problema que parece ser crónico da idade nestas caixas, o meu também vinha com ela partida);
- o ar condicionado não fazia frio, tinha força mas de frio nada (espero que tenha apenas de ser carregado);
- no geral precisa de uma boa limpeza, principalmente a bagageira;
- os écrans estão bons, sem qualquer anomalia (o que costuma ser raro);
- só tem uma chave, a outra não sei a história do seu desaparecimento....


Em suma, para um exemplar de 09/2003 o valor não parece muito fora, comparado com o que se vê por aí... mas bem negociado poderia pensar... mas nunca sem antes fazer um checkup numa oficina credível, onde fosse possível testar a compressão dos cilindros. Relativamente à caixa automática pareceu estar tudo operacional, mas como não tive tempo para ver o livro de revisões e toda a documentação... só mesmo na oficina.  Quando a liguei, as únicas notas do CB era a indicar pouca água no depósito do limpa párabrisas e pilha do comando fraca.
Achei apenas estranho o facto de ser a versão ARC e não ter Cruise Control... mas também não faço muita questão... importo-me mais com o bom estado geral da viatura.

É claro que, seja qual for a viatura que adquirir vai ter de ir para o mecânico para a revisão da praxe... e vou dar especial atenção à limpeza do cárter.

Abraços!


 

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