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Mitos: Afinal onde coloco os pneus novos?

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amreal:
Afinal os pneus novos vão atrás, diz a Michelin.

Ao contrário do que diz a convenção comum entre automobilistas, mecânicos e outros entendidos na matéria, a Michelin vem agora defender que, quando se trocam apenas dois pneus, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro da viatura.

Independentemente do tipo de tracção do carro, dianteira, traseira ou 4x4, a marca recomenda a montagem dos pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.

Porquê montar os pneus novos ou menos gastos atrás ?

Testes recentes efectuados pela marca do boneco chamado Bibendum, demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro. Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.

Pneus novos montados na frente:

O comportamento do carro modifica-se, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.
O condutor, habituado a um carro com menos aderênccia na frente, será surpreeendido.
Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.
O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a reacelerar, o que amplificará o fenómeno de « peão ». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
Pneus novos montados atrás:
O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.
A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.
Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter: melhor aderência em curvas e uma maior segurança.

Fonte:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn @ 2005

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svidinha:
Olá Amreal,

Felizmente já conhecia isto a alguns anos e desde que vi esta explicação, na altura noutro site, passei a fazer exactamente isto, novos atrás e mais usados à frente.

Chamo já agora atenção que todos os pneus têm um grau de "dureza" da borracha que aumenta por ano, logo vai perdendo a capacidade de aderência ao solo na mesma proporção, e isto para dizer que não basta termos "piso" para termos um bom pneu.

castelar:
Pois mas o meu maior problema é o preço deles.
Infelizmente  estou mesmo necessitado de meter 4 no meu 95 e o melhor que por cá arranjo é cerca de 100€ cada.
Um roubo

teco:
só um comentário

eu se me distrair e não for trocando frente-trás, acabo com frente carecas e trás a mais de meio fio....

basta meter 2 à frente e chegam os 4 à pré-calvice +- a tempo de levar 4 novos (que é o que gosto)

digo eu

CASTELAR, de onde és?

svidinha:
Olá Castelar,

Depende mesmo do pneu em si, 100€ até pode ser um preço fantástico, e lembra-te que precisas de uma boa aderência no teu 9-5.

Eu gastei um pouquito mais por pneu, não muito, e meti os Goodyear Eagle F1 assimétricos, e só te posso dizer que é bom.

Quanto aos preços se quiseres, pergunta ao Lfteixeira que ele têm o número onde compramos os pneus e perguntas, não perdes nada por isso.

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