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Como avaliar um SAAB na altura da compra

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TesZero:
Atendendo à descida de preços sobre veículos, especialmente a gasolina, muitas pessoas optam agora por adquirir SAABs.
Alem de carros elegantes, potentes, robustos e seguros são por norma conduzidos por pessoas que os estimam, contudo listarei alguns aspectos que poderão ajudar a fazer uma boa compra.

Tentarei ser o mais detalhado possível devendo partir de cada um o que realmente importa avaliar dependendo do local a comprar, do vendedor e do veiculo em questão.

As verificações apresentadas não invalidam a compra de uma viatura mas ajudam na negociação da mesma. Por norma as reparações são fácil e baratas de se fazer à excepção das relacionadas com juntas e falta de compressão.

Todos podem participar na colecta de ideias / sugestões para tornar este tópico mais completo.
Actualizarei sempre a listagem neste primeiro post.

Geral - comum a todos os modelos

- Estado geral de desgaste do veiculo

Sendo a SAAB um nicho do mercado não é nada usual que sejam modificados os quilómetros das viaturas, motivo pelo qual ser normal vermos muitos carros com mais de 300.000 kms à venda.
Contudo podemos sempre avaliar o desgaste do carro por:
- desgaste do volante
- desgaste dos pedais
- desgaste na pala do sol
- desgaste dos bancos, especialmente o do condutor
- estado geral do veiculo
- avaliação da frente do carro quanto a pintura, sendo um carro de autoestrada estará mais "picado" do que um carro citadino. Um carro citadino poderá ter mais desgaste geral contudo um carro de autoestrada poderá ter sofrido maior desgaste a nível de motor se muito puxado.

- Compartimento do motor

- Um motor lavado por norma representa um motor com problemas ocultados, se estiver sujo mas não babado será menos suspeitável do que um motor lavado possivelmente para eliminar fugas de óleo.
- Existe uma rela na cabeça do motor que por norma ao fim de alguns km´s deixa de vedar bem e perde óleo, não é nada de preocupante basta trocarem o vedante da mesma ou aplicar um selante.
- Verificar tubos de vácuo. É normal ressequírem e desfazerem-se ao passar os dedos. Os tubos de vácuo em mau estado são responsáveis por várias anomalias de fácil resolução.
- Verificar se estão fixos todos os pernos do colector de escape e turbo. Caso falte algum é possível que o motor tenha um som invulgar e exista algum fumo no arranque a frio no compartimento do motor

- Avaliação da junta da colaça

- Se o carro esteve parado muito tempo o mais provável é que tenha a junta apodrecida.
- Se o carro estiver com água em vez de anticongelante como liquido refrigerante é também muito provável que não só a junta, mas também outros componentes tenham sofrido oxidação e apodrecido.
- Verificar se encontra água no óleo (na vareta do óleo poderá ver uma pasta branca/acastanhada)
- Verificar se encontra óleo na água (manchas brancas ou gordurosa no anticongelante)
Caso exista água no óleo ou óleo na água representa que a junta da colaça está a dar passagem entre os mesmos e deve de ser trocada.
- Com o carro a trabalhar abrir vaso de expansão do liquido refrigerante, se borbulhar representa que está a passar compressão da câmara de combustão para o sistema de refrigeração.

- Antes e depois do motor aquecer

- verificar nível de óleo com o carro frio. se não estiver no indicado pode representar consumo excessivo de óleo.
- Verificar barulhos a quente e a frio no motor, desde bater de válvulas até rolamentos das correias.
- Quando o motor aquecer, verificar se a ventoinha de refrigeração arranca assim que o ponteiro de temperatura atinge um pouco mais de meio.
- Tentar perceber se o carro faz barulho de corrente de distribuição (motores a gasolina de corrente). Caso o motor tenha mais de 200.000 já a deverá ter trocado.

- Na condução

- Carregar nos amortecedores antes de conduzir, se demorar muito tempo a voltar ao sítio ou estiverem muito moles podem necessitar de ser trocados
- conduzir em paralelo especialmente com curvas para detectar barulhos parasitas e barulhos de suspensão, especialmente de casquilhos gastos ou apoios desapertados.
- Conduzir a velocidade constante de 100 km/h ou superior (em autoestrada ou boa estrada) para ouvir barulhos aerodinâmicos (portas desalinhadas e borrachas fora do sítio) e barulhos de rolamentos de caixa e rodas.
- Curvar em estrada boa para mais uma vez testar suspensão e detectar barulhos de rolamentos das rodas.
- Usar bem a caixa para detectar anomalias
- Se a embraiagem pegar muito em cima provavelmente necessita de ser trocada.

- Travões

- Verificar desgaste nos discos. Caso não apresentem desgaste, verificar a espessura dos mesmos, podem ter sido rectificados.
- Verificar estado e espessura das pastilhas.

- Com o carro parado a trabalhar

- verificar se sai fumo
- acelerar um pouco (3000 rpms durante uns segundos) e verificar novamente
- avaliar possíveis fugas de escape
- verificar estado visual dos amortecedores, se forem hidráulicos podem não reter o óleo.
- verificar se não tem fugas exageradas de óleo, especialmente entre o motor e caixa de velocidades, pode representar falta de vedação no retentor de cambota.

- Avaliação de fumos de escape

Fumos Azuis - representa que se encontra a ser queimado óleo, pode derivar de folga no turbo, falha de estanquecidade nos vedantes de válvulas, passagens de respiro de óleo entupidas ou segmentos de motor com falha de compressão
Fumos preto - Excesso de combustível, possível anomalia na regulação do mesmo ou problemas na sonda lambda
Fumo branco - água no escape devido a condensação ou possível passagem da mesma para câmara de combustão

- Parte eléctrica

- Verificar funcionamento das luzes
- interruptores do interior
- Gps - caso tenha instalado
- Acc e suas funções (saber se está carregado e em pleno funcionamento)
- Verificar funcionamento dos motores dos vidros.
- Verificar funcionamento dos motores dos espelhos retrovisores.
- verificar aquecimento de bancos / ventilação / ajuste se disponível.
- Nos saabs que tenham a função disponível no E.d.u., verificar voltagem de carregamento da bateria, se inferior a 14v poderá representar alternador danificado / desgastado.

- Carros Turbo

- Em condução verificar se o turbo actua passando da zona verde para a amarela e parando no inicio da vermelha.
- Caso seja possível, com o carro frio, retirar o tubo de admissão de ar que liga ao turbo e verificar se existe folga vertical, horizontal e axial superior a 1mm.
- Nos td04 existe sempre uma folga normal superior a outros turbos.
- É normal encontrar turbos Garrett GT17 (SAAB 9-3 e 9-5 não aero) "colados" quando o veiculo está parado muito tempo.
- Em aceleração tentar ouvir o turbo, caso se consiga ouvir um assobio do mesmo... representa que se encontra com folga e necessita ser reparado.
- Verificar saída de fumo após aceleração em carga (em andamento pelo retrovisor ou acompanhar o carro seguindo-o)

Especifico de cada modelo:

SAAB 9-3 / 9-5 1998 - 2002 - Motor b205 e b235

Visto que estes veículos vinham equipados com motores B2x5x existe o perigo de oil sludge, podem consultar informação sobre este tema aqui -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

O problema de oil sludge foi resolvido pela SAAB com a aplicação de um KIT PCV melhorado, podem consultar informação sobre este tema aqui -    Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Verifiquem se o kit já possui o novo kit ou não (tem fotos no tópico referido anteriormente), caso não tenha convém instalarem (cerca de 100€)   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn. Caso não tenha o kit não quer dizer que o motor tenha problemas de oil sludge, mas também não é bom.

- Por trás, canto superior esquerdo quando olhando de frente para o motor, é usual ao fim de alguns quilómetros verter óleo. Acontece em alguns veículos com este motor e não chega trocar a junta, é necessário fazer uma rectificação da colaça para resolver o problema.

Por norma o SID (System Information Display) tem alguns pixels que não acendem, existem 3 formas de resolver a situação
- Comprar novo (demasiado caro)
- Mandar reparar (cerca de 70€ a 100€ depende de quem reparar)
- Repararmos nós mesmos (aqui tem o um tópico com explicação como o fazer -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn )

Sempre que possível, especialmente em stands, tentem exigir / negociar uma garantia.

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Caso tenham hipótese de se deslocarem a um representante devem:
- pedir para fazer uma medição da compressão do motor. Este será o teste mais fiel ao real estado do motor.
- pedir para fazer uma leitura de erros através do Tech II ou Isat.

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Caso não percebam a funcionalidade de algum órgão mecânico citado é favor consultar o link:
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Abraço

Guest:
Que grande post  :o :o :o

Muito bom... E útil O0

Abraço

rater:
Sem duvida Kamuma, excelente e muito útil.

teco:
por último avaliar quem o conduziu... se tiver sido um bruto de pé pesado olhem se o intercooler não está rebentado....

fora de tangas... se puderem ler a ECU e ver se foi alterada sempre vos diz se foi.

pode ser bom, pode ser mau

ver tb estado dos couros e barulhos

já agora, vejam se a ventoinha obedece ao comando de a mandar parar

castelar:
Não esquecer que com tantos "ver" aqui fica mais um ver se ainda está dentro da garantia. :))) :))) :))) :))) :))) :))) :)))

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