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O que fazer após compra de um SAAB usado

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TesZero:
Ao comprarmos um SAAB usado, tal como outro qualquer automóvel, devemos fazer uma boa revisão ao veiculo.

E... obviamente que o vendedor vos vai afirmar que fez a revisão completa ontem... Com óleo caro e filtros ainda melhores que o da marca...
Isto independentemente de o ter feito ou não...

Portanto... após terem feito o investimento da compra, convém salvaguardarem esse investimento e fazerem vocês a revisão para terem certezas de que não correm riscos.

o que convém trocar / ter atenção:

Filtros
- Trocar filtro de combustível
- Trocar filtro de ar
- Trocar filtro de habitáculo
- Trocar filtro de óleo

Fluídos
- Trocar óleo
- Trocar liquido refrigerante
- Trocar óleo de travões
- Trocar óleo de direcção assistida

Outros
- Trocar velas nos carros a gasolina
- Ver e trocar se necessário discos e calços
- Troca de todos os tubos de vácuo

Alguns comentários sobre as operações acima descritas:

- Os filtros devem de ser da marca ou qualidade equivalente, Man ou Bosch por exemplo.
Especialmente os filtros de óleo e combustível.
Aqui alguma informação sobre o filtro de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

- Na troca de óleo utilizar sempre óleo 100% sintético. As garantias de qualidade e de longevidade de vida útil do motor estão mais que provadas aquando a utilização de óleo com qualidade. Sem dúvida alguma vale a pena o investimento.

- Na troca do liquido refrigerados NUNCA utilizar água. Deve-se usar sempre um bom liquido anti-congelante de forma a prevenirmos a oxidação do motor e garantir a lubrificação da bomba de água. A utilização de água como liquido refrigerante é dos procedimentos que mais prejudicam o bom funcionamento do motor.

- Ter atenção ao óleo dos travões, é da manutenção a que se dá menos importância. Este óleo deverá ser trocado a cada 4 anos, sendo recomendado fazer-lo a cada 2 anos.
Em grande parte dos saabs este óleo é responsável pelo sistema hidráulico dos travões e embraiagem.

No caso de SAAB´s 9-3 e 9-5 de 1998 - 2003 - Trionic 7

Sendo estes modelos em concreto susceptíveis a criarem Oil Sludge, é imperativo fazer uma revisão mais profunda garantindo que o motor não sofreu consequências de má utilização dos donos anteriores.

Em primeiro lugar, o que é o Oil Sludge? ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Nestes modelos, alem da lista descrita devemos:
- Retirar o cárter e limpar todos os resíduos no mesmo.
- Retirar a tampa de válvulas e desentupir todos os tubos de respiro
- Avaliar e trocar se necessário o kit PCV ->   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
- Trocar bomba de óleo:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

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Após esta primeira manutenção será muito mais seguro circularem com o vosso novo SAAB sem receios e com garantias de maior longevidade do motor.

Qualquer item que achem importante rectificar / acrescentar é favor de postarem comentário.
Actualizarei este post sempre que necessário.

Abraço

teco:
manda ver casquilhos e apoios de motor...

e esqueceste de referir anos e/ou kms para pensarem em ver junta e corrente

TesZero:
Tens Razão...
a ver se amanhã acrescento...
agora estou com muito sono :P

Bem lembrado...
especialmente os casquilhos dos amortecedores...
e a corrente é bastante importante também.

Obrigado pelo contributo.

Abraço

teco:
eu tento que pelo menos uma percentagem seja útil...mesmo

guedesrj:
Eu acabei de comprar um Saab de 98 2.2 Tid 115cv sem ter em conta todas estas questões, e meus amigos.... :'( estou mais que aziado, neste momento até tenho medo do que o meu mecânico venha a ver mais.....para já, tive que comprar uma bomba de embraiagem (para o pedal) visto que as mudanças não me estão a entrar após 400km´s na minha mão, entretanto já comprei tb os filtros de ar, óleo e gasóleo mais o óleo recomendados. Estou a ter mais 2 problemas (que poderão ser apenas um). A luz de check engine está a acender várias vezes (após um pouco acaba por apagar) e sinto que o carro está com muito pouco "power" ou seja, chegando a mudanças altas, o carro não desenvolve. Em reta com o pé todo a fundo não me está a passar os 140 km´s/h (tenho receio que seja o sistema turbo, e que tenha que gastar uma pipa). Alguns conselhos para a minha situação?

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