Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 de Abril de 2024, 00:14

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

528 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Velas de aquecimento  (Lida 5771 vezes)

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Velas de aquecimento
« em: 25 de Novembro de 2015, 23:22 »
Boa noite
Tenho um Saab 9-3 motor 2.2 TID de 2002, a luz das velas de incandescência deixou de aparecer, já troquei a valvula de temperatura e o modulo de rele das velas, e continua na mesma, mas se desligara ficha da valvula de temperatura já acende, alguem me sabe dizer o que possa ser?

Obrigado
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline derekoliveira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 59
  • Actividade:
    0%
Re: Velas de aquecimento
« Responder #1 em: 26 de Novembro de 2015, 20:33 »
Boa noite, tens que ver o valor de temperatura no tech2 e a cablagem!
  • opel astra H 2005
  • opel zafira B 2005

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Re: Velas de aquecimento
« Responder #2 em: 26 de Novembro de 2015, 20:49 »
Obrigado pela sua atenção, penso que a cablagem não pode ser, a valvula é nova e já foi feita uma experiencia com a valvula fora foi colocado spray de gelo e assim já a luz acende, pois o gelo faz a temperatura baixar bastante e ai já acende.
 
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline derekoliveira

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 59
  • Actividade:
    0%
Re: Velas de aquecimento
« Responder #3 em: 26 de Novembro de 2015, 21:17 »
Pois pode nem ser da cablagem mas a luz das velas mesmo com as temperaturas mais altas deve acender!!!
Mas se o motor pega bem não te deves preocupar muito com isso.
  • opel astra H 2005
  • opel zafira B 2005

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Re: Velas de aquecimento
« Responder #4 em: 26 de Novembro de 2015, 21:44 »
Boas o motor pega bem mas assim nunca chega corrente nas velas, e se desligar a ficha da referida valvula de temperatura já tem corrente nas velas.
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Velas de aquecimento
« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2015, 17:31 »
Eu também tive essa dúvida quando adquiri recentemente um SAAB 93ss 2.2 tid, e fiquei preocupado com facto da luz de pré-aquecimento das velas não acender, até tomar conhecimento, aqui no forum, que as velas só atuam em tempretaturas inferiores a 12/10º!. Agora o modelo do meu carro é de 2003 (93ss), por isso não sei se esta situação se aplica para o modelo anterior, apesar de partilhar a mesma motorização.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 00:13 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Re: Velas de aquecimento
« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2015, 20:24 »
Boa noite
Muito obrigado pela sua atenção e informação prestada, talvez seja realmente o caso.

Cumprimentos
Vitor Neto
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Re: Velas de aquecimento
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2016, 19:17 »
Boa noite para todos
Já confirmei e as velas mesmo com temperatura de 9º não acendem, alguem me pode ajudar nesta situação?
Obrigado a todos
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Velas de aquecimento
« Responder #8 em: 20 de Janeiro de 2016, 23:28 »
Boas,
Desde que adquiri o meu saab, 07/2015, também nunca vi a luz das velas acesa, e tenho ideia que cheguei a confirmar esta situação com temperaturas na ordem dos 9º.
Entretanto, já fiz um teste às velas e estão todas ok (como não têm uso é difícil queimarem). Estes carros possuem um sistema de aquecimento de gasóleo no filtro de combustível, por isso, é provável que não necessitem de pré-aquecimento das velas em temperaturas na ordem dos 9º. Temos que testar o seu funcionamento na serra da estrela :D
Verdade se lhe diga, também não noto dificuldade em pegar. Só de manhã, é que pode levar entre 2/3 s,, quando está parado mais do que um dia, mas isto é normal, porque estes motores 2.2TID não têm uma bomba auxiliar no depósito. Agora se notar que o carro custa a pegar, podem ser os vedantes dos injetores que estão a perder gasóleo, ou então, os vedantes antiretorno da bomba injetora estão danificados e deixam passar gasóleo para o depósito. Qualquer uma das situações pode ocasionar ar no sistema de combustível, daí a dificuldade em pegar. Este é um problema recorrente nos 2.2TID.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 23:37 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline Vitor Neto

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 10
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Alverca
Re: Velas de aquecimento
« Responder #9 em: 20 de Janeiro de 2016, 23:43 »
Obrigado pela sua atenção e explicação.
A viatura até pega bem mesmo estando parado varios dias, o que realmente noto é que se ficar estacionado em descida para trás já tem dificuldade em pegar, mas não vejo fugas de gasoleo em nenhum lado.
  • Saab 9-3 SE 2.2 TID de 2002

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Velas de aquecimento
« Responder #10 em: 21 de Janeiro de 2016, 22:29 »
Aí está , pelo que já foi referido aqui no forum, isso, a partida, sao sintomas de que os vedantes antiretorno da bomba injetora estão danificados, o que origina retorno de gasóleo para o depósito. As fugas de gasóleo são internas, porem, vão provocar ar nas tubagens, dando origem a um esforço adicional da bomba para repor o fluxo de combustivel. Deve evitar deixar o carro muito inclinado de forma a favorecer o retorno de gasoleo para o deposito. Ao contrário penso que já não tem problema, e uma questão de testar
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2016, 22:37 por jcpbatista »
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D