SAABsPORTUGAL

Oficina => SAABs a Gpl => Tópico iniciado por: joaofrm em 27 de Março de 2014, 12:04

Título: Saab 93 2001 GPL
Enviado por: joaofrm em 27 de Março de 2014, 12:04
Boas pessoal,

O objectivo que gostava de atingir com este tópico seria encontrar qual o melhor equilíbrio entre consumo/potência.

Quando coloquei o kit GPL no carro andava com um mapa de 150 cv (original) e os consumos até nem eram maus.
Com o upgrade para 210 cv os consumos melhoraram, assim como o desempenho do carro, isto admitindo que a minha condução mantém-se.
Neste momento com 270 cv com 40litros de GPL apenas consigo percorrer 300km em cidade. Obviamente que não se pode querer o céu e a terra.

Tenho notado que vários users utilizam bastante o mapa de 185 cv quando querem bons consumos.
Qual seria o mapa mais indicado para condução em cidade?
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: Lfteixeira em 27 de Março de 2014, 12:22
Não é assim tão linear.

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: joaofrm em 27 de Março de 2014, 12:29

Falta-te mencionar que quando fizeste o ugprade de 210 para 270, alteraste turbo (e escape) certo?

Sim turbo para TD04-15T e o escape de 3' até meio do carro.

Assim sendo, mesmo em condução calma tens "menos turbo", pois o regime de funcionamento dos TD04 é mais alto (acima das 2200RPM), enquanto no GT17 já funciona bem na ordem das 1500RPM.

Mas sinto mais binário em baixas neste momento, admito que o escape e o filtro KN tenha ajudado.

Estou a pensar em fazer um downgrade para os 185 quando tiver necessidade de fazer bons consumos.
Será que é uma boa politica?
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: Lfteixeira em 27 de Março de 2014, 16:45
O filtro KN não faz nada.
O escape ajuda o turbo a expelir melhor os gases de escape, subindo assim mais rapidamente de rotação.

Mas continuaste sem perceber, a área ideal dos 2 turbos é diferente.
Até podes por o TD04 com 100cv, que vai continuar a consumir o mesmo (assumindo que todas as outras variáveis permanecem iguais.)
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: TesZero em 10 de Abril de 2014, 11:00
td04 com 100 cv... :D :D :D :D :D

isso é que era....

era dar porrada nos puntos TD70 sem dó :) :) :) :)

João, se quiseres podemos fazer um stage 2 para comparares consumos...
mas tal como o lfteixeira te explicou, estará diretamente relacionado com a entrega do binário, massa de ar entregue e quantidade da mesma...

Tenho outra T7 em casa e gravo-te u stage 2 para tirares conclusões.

Abraço
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: joaofrm em 10 de Abril de 2014, 14:06
O que noto é que em cidade os consumos aumentaram.

Em auto estrada fiz uma viagem Porto-Braga a 120 com uma média de 7,6l que é muito bom, mas a minha vida neste momento é andar em cidade.
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: TesZero em 11 de Abril de 2014, 09:02
Tal como o lfteixeira te explicou e eu confirmei...
Tens uma entrega de ar inferior a baixas rotações...
logo... tens o carro "atmosférico" numa gama de rotações baixas...
gastas mais...

Abraço
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: joaofrm em 11 de Abril de 2014, 09:11
Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: TesZero em 11 de Abril de 2014, 09:13
LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: SMAP em 11 de Abril de 2014, 09:26
Se juntar isto

Isso é tudo tanga não acredito em nada disso, tenho a certeza que se apertar a dumpValve o turbo entra logo as 1500.

com isto

LOLOLOLOL fala com o césar sobre o assunto que ele explica-te já isso :D

deduzo que isto foi uma daquelas pérolas ditas pelo Cesar em algum encontro
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: joaofrm em 11 de Abril de 2014, 09:29
Oh Smap estragas tudo, em termos de DumpVlave é o melhor especialista do mundo.
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: Guest em 11 de Abril de 2014, 09:49
Mas queres apertar a Dump Valve ou a haste da Wastegate?  :))) :))) :)))

Abraço
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: TesZero em 11 de Abril de 2014, 10:17
Nop... é só colocar a dump valve apertadiiiiiiiiiiinha :)

Abraço
Título: Re: SAAB 93 2001 GPL
Enviado por: Guest em 11 de Abril de 2014, 10:19
Lolololol... Pena o césar andar desaparecido e não se poder defender... Por isso, espero que ele apareça e argumente :D

Abraço