SAABsPORTUGAL
Oficina => Direcção / Suspensão => Tópico iniciado por: neo2k4 em 09 de Novembro de 2012, 16:09
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Boa tarde,
Alguém tem conhecimento dos amortecedores Koni FSD. Supostamente são o melhor de 2 mundos, performance e conforto!
Um user do SaabCentral afirma que resulta: http://www.saabcentral.com/forums/showpost.php?p=1301550&postcount=12 (http://www.saabcentral.com/forums/showpost.php?p=1301550&postcount=12)
Opiniões ou sugestões
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já li bastante sobre eles.... mas custa-me acreditar nos dois mundos...
A ideia que me deixa é que pode ser 70 ou 80 por cento bom em ambos os "mundos"... mas eu procuro os 100%... nem que tenha que abdicar de metade da percentagem na parte do conforto :D
Já conheço ha algum tempo e também procuro opiniões sobre tal... tudo o que encontro é pessoal que os comprou ha pouco e... mesmo que sejam maus, não vão dizer porque foram caros... lol
Por enquanto o meu topo continua a ser o koni Sport Amarelos.
Para o 9-5 tens coil-overs
Abraço
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Coil-overs e o preço???
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Hummm.....
és capaz de arranjar bem mais barato... esbarrei-me nestes:
Coilovers da pfs para 9-5 (http://www.partsforsaabs.com/product_info.php?cPath=2_189_456&products_id=2541)
Abraço
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e esta GAJA é tótó:
"To Fit : Saab 9-5 Saloon & Estate 1997 to 2001"
mas os coil-over sao demasiada fruta para o que preciso/pret€ndo!
pelos comentarios pela net os FSD sao mesmo impecaveis, apenas acontece em alguns users demorar a entrar no modo conforto necessário para os paralelos, apos varios kms de autoestrada.
Alem da PFS e NEO alguem sabe um bom vendedor na tugalandia de Koni
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sorry, não vi para que ano eram...
Tens a koni mesmo em Matosinhos ou representante "Meira" na Areosa, mas algo me diz que serão mais caros do que mandares vir dos acima citados ou do ebay....
Abraço
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quando coloquei uns sport no meu o melhor preço foi na (salvo erro de nome/rua) garagem cental suspensões na av.rodrigues de freitas (porto)
já agora eses FDP, perdão FSD são recarregáveis?
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Olha... boa pergunta....
A grande vantagem dos Sport é também serem recarregáveis... por 50€ troca-se vedantes e recarrega-se os 4 e... ficam novos como acabados de comprar...
Abraço
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Olha... boa pergunta....
A grande vantagem dos Sport é também serem recarregáveis... por 50€ troca-se vedantes e recarrega-se os 4 e... ficam novos como acabados de comprar...
Abraço
50€ os 4?
acho que pago mais (mas tb me mandaram uma vez a outro sítio e ficou mau
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editei teu post anterior...
se a palavra está censurada é por alguma razão...e se podes usar outras palavras para descrever o que queres dizer... porque não as usar em vez de asneiras?
Eu conheço-te, e outros também... mas quem não nos conhece e entra aqui pela primeira vez é escusado ficar com uma ideia errada do forum.
ok? :D
Eu paguei 50€ pela manutenção dos 4 konis, troca de vedantes e recarga ha cerca de 4 anos atrás, salvo o erro.
Ficaram muito bons :D
foi no Meira Amortecedores, a chegares à Areosa, mesmo ao lado do viaduto.
Abraço
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Pelos relatos na net sim são recarregáveis.
Amanha tenho um amigo que disse que ia fazer uns contactos a ver o preço.
Tou mesmo tentado, é que em pequenas lombas sinto pancadas muito fortes no carro... E sinto muito mole no andamento geral.
Já li é que existiram alguns lotes que sofriam de desgaste prematuro de uma válvula (20.000kms)!!!!
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info util que são recarregáveis e melhor se vires preços
TES, obrigado pela info e se calhar de futuro tenho de pensar (se de facto fizeram bom serviço)
quanto ao resto... considera que o esquilo de vez em quando tem um diabrete que o faz ter coisas destas... mas ja vai mandar vir um cartão saab ;)
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Ora cá trago os updates:
Não são recarregáveis!!! Nem tudo o que para na net é verdade e então afinal quando avariam é lixo com eles.
Basicamente se avariarem precocemente são enviados para a fábrica e analisados (2 meses em media) e depois ou nos devolvem o guito por ser defeito de fabrico ou lixo com eles.
Valores que consegui obter:
KONI FSD: 685.29€ OS 4 AMORTECEDORES COM IVA INCLUÍDO
Obtive também o valor para os SPORT:
KONI SPORT: 483.02€ OS 4 AMORTECEDORES COM IVA INCLUÍDO
Valores sem montagem.
Estou indeciso, queria conforto "extra" sem descurar a dureza necessária, mas não posso investir e daqui a meia duzia de kms estar a por as mãos a cabeça com avarias e afins.
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Ora cá vai os meus 3cent de ajuda. Lol.
Bom bom mesmo" sem manutenção e com uma duração de vida enorme, Bilstein B6. Os b4 são para molas stock, os 6 são até 30mms.
Os koni perdem eficácia a curto prazo.
Os fsd não sei logo não falo.
Coil overs... Tenho má experiência.. Duros como tudo e com rebound muito rápido e seco. Os que falo vieram de braga, e foram feitos a medida. Tenho o mesmo feedback de pessoas que metem disso em ibizas e afins. Deve ser viável sê for de marca" e não aquela porcaria da "raceland".
Eu só tenho molas eibach e estou mesmo muito feliz com o compromisso...
Abraço
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neo24k, a neobrothers teve há tempos um kit para o saab 9-3 (amortecedores + molas por menos de 200£... é um questão de ires vendo, mesmo com reparação é um preço em conta.
os FSD seriam engraçados, o melhor dos dois mundos, lol
Não esquecer que os koni sport são ajustáveis... são "meio coilovers"... se considerares muito duros, afinas para mais mole... é tão simples como rodar um parafuso...
Também é de salientar que os coilovers não se ajustam automaticamente... a grande vantagem dos coilovers é que ajustas a altura do carro e dureza da suspensão... portanto... se tiveres as molas à tua medida... uns koni sport já fazem o serviço.
Tal como o do nicodemus, tenho ouvido muitos bons relatos sobre os Bilstein B6... dizem ser confortáveis na medida dos possíveis e bem seguros..
Não sei se são reparaveis e de manutenção...
O que realmente me agrada mais nos koni sport... é o facto de não ter que me preocupar mais com amortecedores para o resto a vida... só se tiver um acidente e partir um... porque troco vedantes, encho e está feito...
Quanto ao facto do nicodemus dizer que eles vão perdendo eficácia ao longo do tempo... não estou de acordo... tenho mais de 140.000 kms feitos com os meus e apenas fiz manutenção uma vez...
1º porque na altura desconhecia que eles tinham manutenção
2º porque não tinha queixas dos amortecedores, nem nas inspecções se queixavam e já andava com eles ha quae 100.000 kms...
3º fiz a manutenção por descargo de consciência porque via toda a gente a trocar de amortecedores e pensei também trocar pois já eram muitos quilómetros, foi aí que ao pesquisar soube que eram de manutenção e comprometi-me comigo próprio a passar a fazer a manutenção a cada 50.000 kms percorridos.
- Comprei o carros com 195.000 kms já com os koni instalados e molas de origem
- por volta dos 250.000 coloquei molas kilen
- por volta dos 300.000 fiz a tal manutenção
- aos 340.000 parei o fosco pelos motivos que sabes e passei a suspensão completa para o lpt no qual já fiz quase 10.000 kms.
Esta é a minha experiência com os koni amarelos sport :D
espero que te sirva de dados na escolha.
um extra... se colocares os amortecedores tão duros à frente como atrás... o carro vai te fugir muito de traseira em piso molhado (pelo menos acontece com o meu que usa veio e não suspensão independente).
A actual configuração que uso é dureza ao máximo na frente e meia nos de trás.
Tenho essa configuração com jante 17 e pneu 40 de altura e... mesmo assim tenho andado em carros bem mais desconfortáveis que o meu...
abraço
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boa dica para os amarelos (regulação mais mole atras) tenho de tentar
mas penso que konis amarelos se arranjares a 300 ja é muito bom (quem souber melhor chibe-se)
abraços