Boas a todos.
Há algum tempo que não vinha ao forum, mas hoje decidi vir para apresentar uma solução para um problema que me apareceu no meu Saab 900 (II) Turbo gasolina/gpl e que me queimou a paciência por uns bons tempos. Espero que possa ajudar a alguém!
Sintomas - quando acelerava a fundo, especialmente em 3ª ou 4ª, e o manometro do turbo chegava ao vermelho, o carro começava a soluçar e tinha de aliviar o pé, por vezes eram soluços tão fortes que parecia que carregava no travão! Normalmente isso acontecia por volta das 2600-3000rpm... antes disso ou a partir daà o motor desenvolvia de forma normal.
Tentativas - Mudei a cassete de ignição e velas, durante uns dias pareceu normal, mas voltou ao mesmo... tirei as velas limpei-as (com cor normal, sem sinais de anomalia na queima) e tive o cuidado de colocar as folgas a 0,8mm (indicado para carros a gpl)... continuou na mesma... depois de algum tempo, paciência e pesquisa, encontrei num forum a falar da BCP Valve (Boost control pressure valve) e que dava sintomas muito parecidos com falha de injectores ou de ignição.
Teste da válvula - Desligar a ficha da válvula e andar com o carro assim. Nessa situação a pressão do turbo não passa do meio do risco amarelo no manómetro. Se houver falhas no motor, em aceleração a fundo, indica que provavelmente a causa não será a tal válvula, se o motor andar bem então há uma alta probabilidade de ser ela mesmo.
A válvula no caso do NG900 é esta:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInEstá por detrás do farol direito, quase encostada ao radiador.
Solução - Comprar uma válvula nova, que no caso dos NG900 Trionic 5 custa cerca de 250€! Ou tentar fazer uma limpeza da mesma, opção que eu para já tomei e por enquanto está a resultar.
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInComo Limpar - Retirar a válvula, removendo a ficha, desaparafusando os dois parafusos que a prendem ao chassis e retirar os três tubos. Aconselho a marcar os tubos porque não se pode trocar a posição deles!
Apliquei pelos vários orifÃcios spray de limpeza de carburadores, incialmente saiu um liquido negro, visivelmente sujo de detritos e continuei a aplicar até o liquido sair transparente. De seguida, com ar à pressão (como não tenho compressor usei uma lata de ar comprimido que se compra em qualquer Worten ou Fnac para limpeza de computadores) removi todo o resto do limpa carburador do interior. Por último, apliquei uma boa dose de WD40 em todos os orifÃcios e voltei a remover o excesso com o tal ar comprimido. Montei a válvula e até agora (uns dias depois) mantém-se a funcionar perfeitamente, sem cortes em aceleração a fundo.
A explicação que li, é que com a sujidade a válvula cola e deixa de abrir quando a pressão do turbo aumenta demasiado, então a centralina corta a gasolina para evitar danificar o motor, daà os tais soluços que sentia quando acelerava a fundo.
Espero que esta publicação ajude e possa evitar que no futuro alguém queime tanto a paciência como eu queimei até descobrir o que se passava