Belo tópico mano.... Os meus parabéns!
Malucos, Loucos, Chanfrados ou mentalmente sãos?
Na minha opinião ( e vale o que vale )
somos todos esses em quantidade QB
Embora a SAAB tenha entrado na famÃlia por questões familiares, cada um entra na marca por uma decisão própria: começamos a gostar.
Seja pelo que seja:
- porque apreciamos os "quirks" da marca... aquelas coisas que fazem a diferença das outras...
- foi um carro barato com cavalos e algum luxo
- uma marca com reputação de etilÃsta
- uma marca que prima pela segurança e espÃrito inovativo
- entre outras
Começando pelo fim, sim, somos mentalmente sãos. Adquirir carros desta marca é um bom negócio de compra. Há poucas marcas que se compre tanto por tão pouco....
O problema é que a marca acabou... e aà já entramos na parte do "louco, chanfrado e maluco".
Temos todas as razões e mais alguma para despachar estes carros... começando no simples facto que a SAAB AUTOMOBILE AB já não existe...
Se a questão das peças é um semi-problema, não nos podemos esquecer que não temos apoio da Fábrica, não temos Garantias de produto, não temos actualizações de fábrica, não temos algumas peças novas... etc etc etc....
Os carros em caso de acidente não têm valor comercial nenhum...
E mesmo recorrendo a peças usadas, por causa da marca ser um "nicho" de mercado, não se encontram assim tantos carros nas sucatas para desmontar.... pelo menos cá em PT.
Mas sabem... Os carros não são compras racionais.... E o simples facto de nos transmitirem emoções tais como adrenalina, poder, controlo, alegrias e tristezas, faz com que haja uma ligação emocional. E tão forte que supera as tristezas que o carro "nos dá". Sim porque o carro não dá nada.... é um objecto inanimado... e se falha é por algum componente não está a trabalhar normalmente por estar em fim de vida...
Mas o carro dá emoções! LOL
Somos loucos por gostar tanto das "excentricidades" , somos malucos por gastarmos dinheiro nos carros... O carro ensina-nos a procurar alternativas, ensina-nos a aprender de mecânica, até há quem encontre paz e tranquilidade ao trabalhar no seu próprio carro: é terapêutico!
Mas chanfrados... não, isso não.
Damos valor a coisas que as massas não ligam... pensamos fora da "caixa" , não nos conformamos e procuramos alternativas e somos diferentes! E a Saab tb o é!
Inventado por pessoas que nem sequer carta tinham... insistiram durante muito tempo em motores pequenos quando a tendência era o oposto ( 2 tempos )... e quando não puderam continuar com essa ideia por força do avanço da tecnologia, tb não foram com a tendência de grandes cilindradas: desenvolveram a tecnologia TURBO, coisa que ninguém pegava com sucesso... Quando todos queriam reduzir peso pensando em consumos, a Saab primou pela segurança activa e passiva... sempre "fora da caixa"....
No fundo, encontramos similaridades.... o que nos atrai tb...
Acabamos por justificar e encontrar razões para ficarmos com os carros...
- A quantidade de extras que o Saab tem não é possivel obter num carro mais recente com pouco mais do valor da venda do Saab....
- A segurança que o Saab tem é superior a quase tudo rivalizando apenas- com topos de gama
- O valor comercial deste carro não justifica a venda dele e compra de um carro inferior onde temos que fazer toda a manutenção ( ninguém arranja um carro para vender ) logo mais vale utilizar o dinheiro para arranjar o Saab
- As peças não são tão caras assim... e se forem, mandamos vir de fora que é mais barato e encontra-se muito mais facilmente...
- Tou farto de ver carros todos iguais... Ter um Saab é diferente. Encontro o meu carro muito mais facilmente numa fila de estacionamento!
- Não é tão antigo assim... de facto, o Saab envelhece muito bem.... Um 9-5 de 2000 bem estimadinho não fica nada a dever em termos estéticos a carros com 15 anos mais novos!
Etc etc etc
E depois começamos a "mimar" o carro.... quando as peças se estragam, metemos peças melhores.... Umas jantes do Aero ficam mesmo a matar!!! O Spoiler, Um Lip...
Quanto a despesas com o carro, na minha experiência, safamo-nos sempre com muito mais facilidade se formos preventivos do que se estivermos "à espera do barulho" ou do desgaste, ou da peça se estragar... por 2 motivos principais:
- Há coisas que ao estragar, arrastam consigo mais estragos...
- Há coisas que se devem mudar a um certo tempo... e isso implica mexer em outras á volta que consequentemente têm de ser mudadas.... é chamada a prevenção secundária.
Como ex... uma das partes "fracas" do carro é a embraiagem. Muitos cv no motor e ao exigir mais da embraiagem a mesma desgasta-se. Se reforças a embraiagem a um ponto que ( teóricamente ) não se possa estragar, o que vai acontecer é partir transmissões ou a própria caixa de velocidades... ou partir/dobrar uma biela....
Isto para dizer que fazer uma "revisão grande " aos 200 mil é ser preventivo... pois ao abrir o motor para mudar umas quantas coisas, vais ter que mudar outras coisas associadas, que de contrário vão trazer problemas futuros...
Despesas todos os carros têm...
Há carros melhores.... claro que há! Somos ignorantes se afirmarmos o contrário...
Se tivesse muito dinheiro terÃamos outros... claro que sim....
Mas haveria sempre espaço para uns quantos Saab´s de certeza!