smapesqueceste-te de mencionar as vantagens de um compressor...
se não houvessem, as marcas não os usavam
um compressor não tem Lag, essa é a vantagem face ao turbo.
A energia que tira ao carro pelo peso do rodar da cambota, compensa-a em pressão de ar, portanto compensa sempre...
Se o carro tem 100 cv e o compressor lhe é suporto dar 20... da mesmo 20, não dá 20 - perda de potência.
NicodemosMoras perto de uma pista...
e comparas motas de turismo com motas de pista?
estas a comparar uma Honda XX ou uma Hayabusa com uma R1??? lololol
Só se for em rectas, porque uma mota de turismo não tem METADE da ciclistica de uma mota de pista...
Se fizeres várias vezes percursos de 50... 100 km com motas de turismo acima dos 250 km/h vais ver que elas vêm sempre atrás das de pistas...
Sim... acredita... mete curvas e umas XX´s ou Hayabusa´s a curvar ao lado da minha 600cc e é ver-los a travar nas curvas de 270... 280... 290 km/h... a 250 km/h nas curvas vão a raspar os escapes e pousa pés no chão....
Alem disso... um carro com motor em L haveria de ser engraçado de ver
Ratero que adianta teres um motor com uma linha muito certa... se tem pouca potência???
O turbo só dá ao motor o que o motor não consegue puxar sozinho... ar...
No meu ponto de vista não adianta nada o motor ser linear... se for lentamente linear...
Para teres 400cv num motor atmosférico precisas de motores V8 atmosféricos para cima...
Os motores turbo podem não ser lineares, certo... mas têm muita mais potência em qualquer rotação...
potência não linear? talvez, mas é uma potência não linear que está acima da do atmosférico e a ser usada... tornando o motor muito melhor aproveitado...
Sempre considerei os motores da bmw muito bons... mas muito mal aproveitados...
Até que enfim abriram os olhos e começaram a usar turbos.
Quanto à minha opinião???
A minha opinião vai para algo com a filosofia de potência dos Saab´s...
motores "pequenos", resistentes e potentes...
mas falo de um motor 6 em linha de 2.600cc e bi-turbo
(só tem mais 300cc que o 2.3 aero
)
falo do moto R26DETT
Skyline obviamente
não só o motor... a estrutura do carro, tracção... tudo é feito para ser um carro à altura
mas... estamos a falar de motores
Abraço