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Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: TesZero em 24 de Março de 2013, 06:35

Título: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 24 de Março de 2013, 06:35
Como todos sabemos, o óleo faz parte das manutenção mais vitais do motor. A sua qualidade e manutenção atempada previne muitos dos problemas graves do motor, como desgaste de material ou sujidade.

É de grande importância que se faça uma manutenção atempada e com óleo adequado.

Contudo, a informação sobre o óleo é por norma demasiado técnica o que provoca muitas das vezes confusão na escolha do melhor óleo para o nosso motor.

De seguida tento explicar o mais sucinto possível o que considero mais relevante sobre o óleo:

Qual o objectivo do óleo no motor:
O principal objectivo é lubrificar as partes moveis do motor, contudo este tem também características anti-corrosivas e detergentes mantendo o motor limpo internamente.

Porque razão o óleo fica preto e quando se deve mudar:
O simples facto do óleo estar preto não representa que este tenha que ser mudado. Estando preto representa que está a cumprir um dos seus propósitos, "carregar" a sujidade e impurezas não permitindo que estas adiram às paredes do motor. Deve de ser mudado após estar saturado, por norma ao fim do período definido pela qualidade do mesmo.

A viscosidade, a característica mais importante do óleo:
A viscosidade pode ser avaliada em 2 escalas:

- Grau único (Single grade) - Exemplo SAE 30 - A avaliação da viscosidade é avaliada somente a quente, com o óleo a 100º, temperatura perto do normal funcionamento de um motor de combustão.

- Grau múltiplo (multi grade) - Exemplo SAE 5w40 - A avaliação é feita em 2 temperaturas, o primeiro valor, neste exemplo "5w" representa a avaliação da viscosidade com temperatura de 0º, temperatura considerada já gélida, comparada à fusão da água. O segundo valor, tal como no Single grade, refere-se à avaliação a 100º.

O que representa as siglas SAE:
As siglas SAE representam Society of Automotive Engineers. A SAE é a entidade responsável por determinar a tabela de avaliação da qualidade do óleo desde 1911. A SAE testa e determina a viscosidade a duas temperaturas através de uma tabela denominada SAE J300.

Como são medidos os valores apresentados na viscosidade:
Para obter os valores apresentados nas viscosidades a SAE utiliza um teste que consiste em colocar óleo num tubo e cronometrar o tempo que o mesmo demora a percorrer de uma ponta à outra do mesmo, estando à temperatura de 100º. Esse valor em segundos corresponde ao valor de avaliação da viscosidade.
Exemplo. Um óleo SAE 40 demora 40 segundos a percorrer o tubo do teste. Os valores em segundos são aproximados para os valores conhecidos de "0,5,10,20,30,40, 50 e 60"

Em 1952, atendendo ao facto que o óleo sofre alterações de viscosidade mediante a temperatura e pressão foi implementada a especificação de grau múltiplo (multi grade) que permite a avaliação da viscosidade tanto com temperatura quente (100º) como a temperaturas gélidas(0º), sendo a sigla "W" abreviatura de winter(não para ser usado no frio, mas sim por ser testado no frio). Ou seja, um óleo SAE 50 tem exactamente a mesma viscosidade a 100º o que um óleo 5w50 ou 0w50.

Em suma, as viscosidades representam os resultados dos testes a diferentes temperaturas, não a recomendação para uma temperatura ambiente de Xº.
Estando num inverno da Suécia ou num verão do Dubai a temperatura óptima de funcionamento de um motor de combustão / explosão rondará sempre os 90º / 100º. Caso esteja em um país frio o motor demorará mais a aquecer, logo precisa de um óleo mais fino, caso se encontre num país quente aquecerá mais rápido, logo alcançara a viscosidade indicada mais cedo.
Podemos usar óleos frios em países quentes, pois interessa é lubrificar rápido o motor, mas nunca utilizar óleos grossos em países frios, porque se não aquecem, logo nãa lubrificam.

O que é óleo 100% sintético e porque razão é o mais recomendado?
Óleo sintético é um óleo baseado numa formula artificial em vez de derivados de petróleo. Este tipo de óleo permite maior qualidade de lubrificação e resistência a temperatura do que óleos minerais e semi-sintéticos. Por norma óleo sintéticos são comercializados apenas como óleos que garantam a sua viscosidade a baixo dos 0º, 0Wxx ou 5Wxx.
Os primeiros óleo 100% sintéticos começaram a ser comercializados em 1971 mas tinham como defeito produzirem anomalias nos vedantes e juntas do motor. Os o-rings encolhiam provocando fugas do lubrificante. Até os anos 80/90 foram sempre aperfeiçoados incluindo a reformulação que elimina o problema com os vedantes.
Até o ano 2000 o preço não era convidativo pelo que as marcas recomendavam ainda a utilização de óleo semi-sintético devido ao encarecimento da manutenção. Após 2000 / 2002 até hoje praticamente todas as marcas recomendam óleo sintético nos manuais dos seus automóveis.

A utilização de óleo sintéticos permitem melhor lubrificação e mais rápido, visto serem 0W e 5W permitem lubrificação com máximo desempenho no momento em que damos à chave devido à sua viscosidade testada e garantida a baixas temperaturas.

Uma das grandes vantagens deste tipo de óleo é o seu factor de limpeza, ajuda a prevenir o motor e Oil Sludge (lê aqui se não soberes o que é (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=446.0)) garantido assim a longevidade do motor.
Como desvantagem pode-se apontar também o mesmo factor em carros antigos e com motor desgastado. O "lixo" acumulado poderá já trabalhar como vedante e irá ser removido por este óleo provocando fugas. Obviamente a opção correcta é abrir o motor para trocar juntas e vedantes e... não simplesmente colocar um óleo mais grosso de qualidade inferior.

O que é o API:
O API representa American Petroleum Institute. Os óleos têm como funções de lubrificação, limpeza ou até mesmo anti-corrosão pelo que têm que ser baseados em um destes factores e usar aditivos para compensar os restantes. Isto é, um óleo pode ter como base detergente e serem adicionados aditivos para melhor a lubrificação ou vice versa. O API do óleo é baseado em 5 grupos:

Grupo I e II - Óleos minerais
Grupo III - Normalmente óleos sintéticos excepto na Alemanha e Japão
Grupo IV - Óleos sintéticos
Grupo IV - Grupo diversificado

O API é ainda dividido em classes:
S - Classificado como óleo usados em carros movidos a gasolina
C - Classificado como óleo usados em carros movidos a gasóleo

A categoria mais antiga referente a motores a gasolina é o SN, todos os óleos anteriores são considerados como obsoletos, existem actualmente SN, SM, SL e SJ. Quanto mais recente for a categoria menos fosforo e zinco contem a mesma aumentando a longevidade dos catalisadores.

A nível de gasóleo podemos encontrar classificações como CF, CF-2, CH-4, CI-4 ou CJ-4 em que a ordem alfabética do segundo digito representa a ordem cronológica.

Por norma os óleo API CH-4 são compatíveis com motores gasolina acompanhados pelas siglas SL, SJ ou outra.

Convém sempre respeitar o valor do API recomendando visto haver incompatibilidade entre alguns vedantes de motor danificando os mesmos devido à concentração de químicos abrasivos.

Outras identidades que podem ser referidas nos rótulos:
Existem ainda a ILSAC - International Lubricant Standardization and Approval Committee, ACEA - Association des Constructeurs Européens d'Automobiles, JASO - Japanese Automotive Standards Organization ou a ASTM - American Society for Testing and Materials pelo que devem sempre de consultar as exigências do motor a nível de requisitos destas entidades.

Aditivos de óleo:
Nunca em caso algum se deve de colocar aditivos no óleo, estes iram diluir o óleo baixando a sua qualidade como podem entupir os finos canais no motor. É completamente desaconselhado pelas marcas e pela maioria dos fabricantes. Carrega aqui se quiseres ler mais sobre aditivos. (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=449.msg5583#msg5583)

Conselhos:
Mudar sempre o óleo atempadamente trocando o mesmo sempre por óleo 100% sintético de qualidade e de viscosidades testada e garantida a baixa temperatura.
Mudar sempre o filtro ao mudar o óleo. Carrega aqui se quiseres ler mais sobre a importância dos filtros de óleo. (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=445.0)

_____________________________________________

Este tópico foi escrito durante a madrugada...
Sintam-se livres de me corrigirem :)

Abraço

Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 24 de Março de 2013, 11:15
Tu não páras  ;) excelente post  O0
Tenho apenas uma duvida, existem aditivos que reduzem, ou se propõem a reduzir a quantidade de fumo emitida pelo escape. Nunca percebi como funcionam... Os outros sei que "engrossam" o óleo, logo diminuem as fugas, mas esses não sei qual o funcionamento.  ???

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: contribuinte em 24 de Março de 2013, 11:45
O que é que estavas a fazer ás 6 da manhã, para te lembrares de fazer um topico sobre ÓLEOS O:-)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 24 de Março de 2013, 13:26
Devia estar a trabalhar... eheh...

Abraco
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 25 de Março de 2013, 18:27
Kamuma, existem os aditivos já contidos no óleo, com os quais o óleo é "fabricado" e testado, depois ha os aditivo que devemos evitar tipo o "slick50" e outros do género.

Quanto ao que falas, para reduzir fumos, penso que te referes aos aditivos de combustível de limpeza de injectores... não?

Especialmente nos Diesel, o fumo preto é comum e reduzido por vezes com limpeza do sistema de injecção.
mas nada tem haver com o óleo.

Se o fumo for óleo... bem.. o caminho correcto é trocar vedantes e juntas e não por usar óleos mais grossos e aditivos...

Contribuinte, ainda me faltavam umas horas para poder ir dormir... :P optei por converter tempo "livre" em algo útil :)

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 25 de Março de 2013, 18:31
Não... Isso de limpeza de injectores é para a gasolina... É mesmo para o óleo
http://www.stp.com/products/oil-additives/smoke-treatment/ (http://www.stp.com/products/oil-additives/smoke-treatment/)

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 25 de Março de 2013, 18:36
nop... os de combustivel sei que são usados para tratar fumos nos diesel também... porque ja testei um...

quanto ao que falas... é exactamente como te disse em cima no ultimo post e no inicial...

"Oil burning and exhaust smoking occurs when motor oil enters the combustion chamber and is burned along with fuel."

Se esta estragado... troca vedantes e juntas... ou até segmentos... não aldrabem com óleos mais grossos ou aditivos...

Da mesma forma que o óleo mais grosso ou aditivos tapas essas fugas... também tapam canais de lubrificação...

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 25 de Março de 2013, 18:40
Ok... Dúvida tirada e esclarecidíssimo  O0

Basicamente, aditivos, não usar... Nem no óleo, nem no combustível...

Mas já que estamos nisto, e incrementadores de octanas? Aconselhas?

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 25 de Março de 2013, 18:49
carrega aqui - > Dejavú :P  (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=449.msg5583#msg5583)

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 25 de Março de 2013, 18:58
Sim, eu sei disso, por isso disse que aditivos nem no oleo nem no combustivel, mas o de octanas é diferente, não? É como por gasolina 98 ou 95... Digo eu...

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 11 de Setembro de 2013, 19:37
Já há algum tempo falei aqui pelo fórum de óleo Comma.

Coomaoil webpage (http://www.pt.commaoil.com/products/international)

(não sei porque raio só aparece as recomendações para veículos, a página era mais completa, com dicas técnica e informação sobre a empresa, possivelmente estejam em remodelação do site)

Conheço a marca já há alguns anos, não só a nível de óleo mas sim também a nível de outros produtos.

Decidi pesquisar mais sobre a marca e descobri que é uma "marca branca" da mobil...
Aliás, usa exactamente as mesmas bases, é responsável pelo suporte da própria mobil e... pertencem ao mesmo grupo, grupo ESSO.

Trata-se de uma empresa Inglesa, motivo pelo qual podem ler bastante bem sobre a marca em fóruns SAAB ingleses.
Tem já bastante anos de experiência e muitos prémios acumulados.

Como podem comprovar pesquisando o óleo comma cumpre exactamente as mesma especificações que o óleo de topo da Móbil, até a nível de API e JASO.

Fornece mais de 50 países, é o óleo usado por exemplo pela Mercedes e Bmw assim como fornece várias equipas de F1 e outros desportos motorizados. Exemplo (http://www.carlin.co.uk/gp2-team-profile.htm)

Ou seja...
é um óleo a par do Móbil onde não se paga o rótulo...
Mas... se tivermos pena de deixar de usar móbil por causa de não darmos dinheiro para a móbil... esqueçam lá isso, o patrão é o mesmo, lol...

Alguns factos:

Fiz todaa minha rodagem com óleo Comma semi-sintético para desgaste dos segmentos, mudei para óleo sintético Mobil ha pouco tempo após terminar quase 10.000 kms de rodagem mudando de óleo 4 vezes.
E este é o aspecto do meu motor após tirar a tampa de válvulas:

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Podem comprovar o que escrevi em cima e conhecer um pouco a empresa vendo este video, o qual recomendo ver até ao fim:

Comma Oil Corporate Film (http://www.youtube.com/watch?v=x2tfpdflQgE#ws)

Penso que repararam quando falaram da Mobil e.. que tenham visto os óleos da móbil a serem enchidos na mesma fabrica :P

Como podem ler em sites ingleses... é o mesmo óleo, não podem é publicitar como tal directamente.

E a diferença de custos ainda é grande.
Como alguns de vcs sabem, costumo comprar o óleo no fornecedor da Móbil (foi la que conheci o óleo comma), motivo pelo qual arranjei algumas embalagens de Mobil 1 a 35€...
Vou perguntar lá qual a diferença do preço...
Posso já adiantar que o preço do óleo semi-sintético que usei na rodagem ficou-me em 14 ou 16 euros cada embalagem de 4 litros... :P (preço de revenda)

Após várias horas de pesquisa não encontrei ninguém pela internet que usasse este óleo e falasse mal do mesmo...
Claro, tal como sobre saab´s, há sempre "entendidos" que por não conhecerem o nome só sabem dizer "não presta porque não conheço"

Fica a dica :)
Estou seriamente a pensar em trocar o óleo para Comma na próxima muda.
vou me inteirar de preços.

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Kriticross em 27 de Março de 2014, 14:35
Resumindo e concluindo, que oleo aconselham? Sintetico ou semi? Estive a reparar e o carro anda com semi (10w40), mas esta na altura da muda e estava pensar ir para uma coisa mais fina (5w40/5w30) mas tenho medo que começe a comer oleo...

Estive a ver no manual do meu carro e por estranho que me pareca recomendam semi (10w40) apenas o uso do 5w40 se estiver numa zona de temperaturas baixas. Se calhar é por o manual já ter 16 anos :|

Encontrei algures on-line a especificação GM-LL-A-025, mas no manual nao vejo referencia a ela..., ando todo baralhado!
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 27 de Março de 2014, 14:41
Uso e recomendo 5w40...

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: TesZero em 10 de Abril de 2014, 11:44
LOLOLOL

Obviamente a recomendação é de 100% sintético!!!

Em cima referi a marca do óleo... só uso semi-sintético na rodagem do motor para acamar os segmentos mais rapidamente... depois SEMPRE 100% sintético...

ora lê o tópico de novo... mas com atenção...

E... claro... que o teu carro no manual recomenda 10w40... na altura que o manual foi feito o óleo sintético custava cerca de 200€ a embalagem...
Se fores ver 9-5s superiores a 2003...2004 já vem explicito a utilização de 100% sintético, sendo exatamente o mesmo motor com os mesmos componentes que o teu...


"O que é óleo 100% sintético e porque razão é o mais recomendado?
Óleo sintético é um óleo baseado numa formula artificial em vez de derivados de petróleo. Este tipo de óleo permite maior qualidade de lubrificação e resistência a temperatura do que óleos minerais e semi-sintéticos. Por norma óleo sintéticos são comercializados apenas como óleos que garantam a sua viscosidade a baixo dos 0º, 0Wxx ou 5Wxx.
Os primeiros óleo 100% sintéticos começaram a ser comercializados em 1971 mas tinham como defeito produzirem anomalias nos vedantes e juntas do motor. Os o-rings encolhiam provocando fugas do lubrificante. Até os anos 80/90 foram sempre aperfeiçoados incluindo a reformulação que elimina o problema com os vedantes.
Até o ano 2000 o preço não era convidativo pelo que as marcas recomendavam ainda a utilização de óleo semi-sintético devido ao encarecimento da manutenção. Após 2000 / 2002 até hoje praticamente todas as marcas recomendam óleo sintético nos manuais dos seus automóveis.

A utilização de óleo sintéticos permitem melhor lubrificação e mais rápido, visto serem 0W e 5W permitem lubrificação com máximo desempenho no momento em que damos à chave devido à sua viscosidade testada e garantida a baixas temperaturas.

Uma das grandes vantagens deste tipo de óleo é o seu factor de limpeza, ajuda a prevenir o motor e Oil Sludge (lê aqui se não soberes o que é) garantido assim a longevidade do motor.
Como desvantagem pode-se apontar também o mesmo factor em carros antigos e com motor desgastado. O "lixo" acumulado poderá já trabalhar como vedante e irá ser removido por este óleo provocando fugas. Obviamente a opção correcta é abrir o motor para trocar juntas e vedantes e... não simplesmente colocar um óleo mais grosso de qualidade inferior."


Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: darioglv em 10 de Maio de 2014, 13:22
Bom como existe sempre duvidas que oleo escolher resolvi abrir este tópico.
Os oleos são avaliados por duas companhias / organizações o que queiram chamar.....

A Acea e a API.

Está em inglês , mas depois podem usar o google translator ou afins...
Eis a classificação da ACEA

ACEA categories

A / B / C / E – Petrol and diesel engine oils

(A = petrol engines, B = light duty diesel engines, C= catalyst compatible oils, E = heavy duty diesel engines)

A1 / B1

Oils intended for use in petrol and diesel car and light commercial vehicles specifically capable of using low friction, low viscosity oils with high temperature / high shear characteristics.

A3 / B3

For use in high performance petrol and diesel cars and light commercials where extended drain intervals are specified by the vehicle manufacturer and / or for year-round use of low viscosity oils and / or for use in severe operating conditions as defined by the vehicle manufacturer.

A3 / B4

For use in high performance petrol and direct injection diesel engines. Also suitable for applications described under B3.

A5 / B5

For use in high performance car and light commercial petrol and diesel engines designed for low viscosity oils where extended oil change intervals are specified by the vehicle manufacturer.

C - Catalyst compatible oils

C1, C2, C3 and C4

For use in high performance car and light commercial petrol and diesel engines, with diesel particulate filter, three-way catalyst and / or requiring low viscosity, low friction, catalyst-compatible oils.

E- Heavy duty diesel engine oils

E4

Recommended for highly rated diesel engines meeting Euro 1, 2, 3, 4 and 5 emission standards and running under very severe conditions (i.e. extended oil drain intervals as specified by the vehicle manufacturer) It is suitable for engines without particulate filters, and for some EGR (exhaust gas recirculation) engines and some engines fitted with SCR (selective catalyst reduction) NOx (oxides of nitrogen) reduction systems.

E6

Recommended for highly rated diesel engines meeting Euro 1, 2, 3, 4 and 5 emission standards and running under very severe conditions, (e.g. extended oil drain intervals as specified by the vehicle manufacturer) It is suitable for EGR (exhaust gas recirculation) engines with or without particulate filters, and for engines fitted with SCR (selective catalyst reduction) NOx (oxides of nitrogen) reduction systems. E6 is strongly recommended for engines fitted with particulate filters and is designed for use in combination with low sulphur diesel fuel.

E7

Recommended for highly rated diesel engines meeting Euro 1, 2, 3, 4 and 5 emission standards and running under severe conditions, (e.g. extended oil drain intervals as specified by the vehicle manufacturer) It is suitable for engines without particulate filters, and for most EGR (exhaust gas recirculation) engines and most engines fitted with SCR (selective catalyst reduction) NOx (oxides of nitrogen) reduction systems. It further provides excellent wear control, soot handling and lubricant stability, and effective control with respect to piston cleanliness and bore polishing.

E9

Recommended for highly rated diesel engines meeting Euro 1, 2, 3, 4 and 5 emission standards and running under severe conditions, (e.g. extended oil drain intervals as specified by the vehicle manufacturer) It is suitable for most EGR (exhaust gas recirculation) engines with or without particulate filters, and for most engines fitted with SCR (selective catalyst reduction) NOx (oxides of nitrogen) reduction systems. E9 is strongly recommended for engines fitted with particulate filters and is designed for use in combination with low sulphur diesel fuel. It further provides excellent wear control, soot handling and lubricant stability, and effective control with respect to piston cleanliness and bore polishing.

Eis a classificação da API.

SN
Introduced in October 2010 for 2011 and older vehicles, designed to provide improved high temperature deposit protection for pistons, more stringent sludge control, and seal compatibility. API SN with Resource
Conserving matches ILSAC GF-5 by combining API SN performance with improved fuel economy, turbocharger protection, emission control system compatibility, and protection of engines operating on ethanol-containing
fuels up to E85.

SM
For 2010 and older automotive engines.

SL
For 2004 and older automotive engines.

SJ
For 2001 and older automotive engines.

SH    
Obsolete    

SG    
Obsolete    

SF    
Obsolete    

SE    
Obsolete    
CAUTION - Not suitable for use in gasoline-powered automobile engines built after 1979.

SD    
Obsolete    
CAUTION - Not suitable for use in gasoline-powered automobile engines built after 1971. Use in more modern engines may cause unsatisfactory performance or equipment harm.

SC    
Obsolete    
CAUTION - Not suitable for use in gasoline-powered automobile engines built after 1967. Use in more modern engines may cause unsatisfactory performance or equipment harm.

SB    
Obsolete    
CAUTION - Not suitable for use in gasoline-powered automobile engines built after 1951. Use in more modern engines may cause unsatisfactory performance or equipment harm.

SA    
Obsolete    
CAUTION - Not suitable for use in gasoline-powered automobile engines built after 1930. Use in more modern engines may cause unsatisfactory performance or equipment harm.

 

Copyright 2012 Petroleum Quality Institute of America, LLC. All rights reserved

        
Por exemplo o oleo que uso no 9000 é este , podem ver as legendas em cima.
(http://i87.photobucket.com/albums/k157/darioglv/7167FFFE-8AD4-4962-B7C0-D1AE58E3F1BC-4750-00000B2B7E80B642_zps6fec3609.jpg) (http://s87.photobucket.com/user/darioglv/media/7167FFFE-8AD4-4962-B7C0-D1AE58E3F1BC-4750-00000B2B7E80B642_zps6fec3609.jpg.html)

Segundo a Acea quanto maior é o nivel de classificação melhor é o oleo. A classificação da API é feita de outra maneira.
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: MoLoToF em 20 de Dezembro de 2014, 12:37
Boas
Necessito de fazer a revisão dos 180 mil, mas ando com alguns dilemas...
Visto que o representante aqui na minha zona deixou de fazer a manutenção aos saab, recorri a outras duas casas aqui perto norauto e Euromaster.
Em 1º na Norauto tive muitos problemas e atrasos na obtenção de informação sobre qual o oleo especifico para o meu modelo visto ser o 9.3 de 150 Cv tem um óleo todo "XPTO"... lá fui ao manual e tinha (SAAB óleo long life 5W40, Mobil 1 0W40 ou óleo shell), recomendaram-me o castrol 0W40 sintético + filtro de óleo + filtro de ar (175€).
No 2º Euromaster, estão-me a recomendar o shell helix ultra extra 5W30 + filtro de óleo + filtro de ar e pedem mais coisas do qual não sei a necessidade de mudar que é valvulina 75W80 e óleo de travão... (260€)
Visto que andamos de carteira fechada :P a minha pergunta é qual o óleo que aconselham e se é necessário a mudança de valvulina e óleo de travão como me pedem na 2ª opção.

Aproveito para deixar este que está em promoção na notauto: Óleo shell helix ultra 5w40.

Gratos pela atenção
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: SMAP em 21 de Dezembro de 2014, 01:43
Tenho pouco tempo para te responder em detalhe, visto que amanha temos o encontro de natal. Da-me 2 dias e respondo-te em detalhe sobre o que deves fazer.
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: SMAP em 21 de Dezembro de 2014, 01:45
Já agora só para ter mesmo a certeza é um 9-3 1.9 TiD de 150 CV, pois não dizes qual a motorização em concrecto dizendo unicamente que é de 150 CV
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 21 de Dezembro de 2014, 01:52
Sendo o teu 9-3 de 2006 segundo dizes na tua apresentaçao, tens aqui o que precisas:
http://www.neobrothers.co.uk/service-saab-sport-diesel-p-1873.html (http://www.neobrothers.co.uk/service-saab-sport-diesel-p-1873.html)

Deves acrescentar o oleo de travoes a lista. Do que mais gosto é o Ferodo em relação qualidade/preço. Dot 4.1... deve ser o que tens lá.

O óleo da caixa de velocidades não sei qual leva  :(

Abraço

Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: MoLoToF em 21 de Dezembro de 2014, 02:02
Tens toda a razão SMAP, é realmente um Tid.

Abraço

PS- Obrigado kamuma
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: SMAP em 27 de Dezembro de 2014, 11:38
Boas
Necessito de fazer a revisão dos 180 mil, mas ando com alguns dilemas...
Visto que o representante aqui na minha zona deixou de fazer a manutenção aos SAAB, recorri a outras duas casas aqui perto norauto e Euromaster.
Em 1º na Norauto tive muitos problemas e atrasos na obtenção de informação sobre qual o oleo especifico para o meu modelo visto ser o 9.3 de 150 Cv tem um óleo todo "XPTO"... lá fui ao manual e tinha (SAAB óleo long life 5W40, Mobil 1 0W40 ou óleo shell), recomendaram-me o castrol 0W40 sintético + filtro de óleo + filtro de ar (175€).
No 2º Euromaster, estão-me a recomendar o shell helix ultra extra 5W30 + filtro de óleo + filtro de ar e pedem mais coisas do qual não sei a necessidade de mudar que é valvulina 75W80 e óleo de travão... (260€)
Visto que andamos de carteira fechada :P a minha pergunta é qual o óleo que aconselham e se é necessário a mudança de valvulina e óleo de travão como me pedem na 2ª opção.

Aproveito para deixar este que está em promoção na notauto: Óleo shell helix ultra 5w40.

Gratos pela atenção

Desculpa a resposta mais tardia do que expectavel, mas só hoje tive oportunidade. Pelo que vi no WIS (Workshop Information System) só existem valores definidos para revisões até aos 120.000 km como podes ver no anexo

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: MoLoToF em 29 de Dezembro de 2014, 17:47
obrigado na mesma pela atenção, mas acabei por fazer a revisão do Euromaster. Sempre me parece mais completa.
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: joseglv em 29 de Dezembro de 2014, 22:31
De maneira a ajudar a todos os que andam no nosso fórum, decidi compartilhar algo que ( acho que foi o Ramess ) apareceu no fórum SCPC

Quem deseja encomendar óleo, POR FAVOR reconsidere o uso deste site onde enviam para todo o país:

www.texoleo.com (http://www.texoleo.com)

Para terem uma ideia... Hoje ás 16 horas fui ao Continente ver o preço do BP Visco 7000c 5W40 100% sintético ( emb de 4 Lts ) = 72.49 Eur
O mesmo óleo no site acima = 25.00 Eur

Nem que seja só por ser mais uma alternativa, acho que é uma informação importante.
 ;)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: SMAP em 30 de Dezembro de 2014, 00:00
De maneira a ajudar a todos os que andam no nosso fórum, decidi compartilhar algo que ( acho que foi o Ramess ) apareceu no fórum SCPC

Quem deseja encomendar óleo, POR FAVOR reconsidere o uso deste site onde enviam para todo o país:

[url=http://www.texoleo.com]www.texoleo.com[/url] ([url]http://www.texoleo.com[/url])

Para terem uma ideia... Hoje ás 16 horas fui ao Continente ver o preço do BP Visco 7000c 5W40 100% sintético ( emb de 4 Lts ) = 72.49 Eur
O mesmo óleo no site acima = 25.00 Eur

Nem que seja só por ser mais uma alternativa, acho que é uma informação importante.
 ;)


Não vou dizer mal do site em si pois não andei a comparar preços por ai além, só vou mesmo mostrar este exemplo do quanto roubam em PORTUGAL.

Mobil 1 New Life 0W-40

Ebay - 5 L - 32€ (6,40€/litro) - 6,95€ de entrega aqui na Alemanha - 24,50€ entrega em PORTUGAL
http://www.ebay.de/itm/Mobil-1-New-Life-0W-40-Motorol-5-Liter-VW-502-00-505-00-Saab-Fiat-GM-LL-B-025-/390902159605 (http://www.ebay.de/itm/Mobil-1-New-Life-0W-40-Motorol-5-Liter-VW-502-00-505-00-Saab-Fiat-GM-LL-B-025-/390902159605)

Texoleo - 5 L - 49,90€ (9,98€/litro) - entrega gratis em PORTUGAL pois passa dos 34,90€
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OM1NL0W405 (http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OM1NL0W405)

Ou seja para um Alemão qualquer que ganha por norma mais que um Português o Preço de 5L de Oleo (+ portes) é cerca de 11€ mais barato, do que num site que tem preços baixos comparado com os outros preços em PORTUGAL :(
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 02 de Janeiro de 2015, 16:27
Olá

Queria só informar que hoje vi no Continente todo o oleo da GALP com desconto imeditato de 50%.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: castelar em 02 de Janeiro de 2015, 17:00
Olá

Queria só informar que hoje vi no Continente todo o oleo da GALP com desconto imeditato de 50%.

Abraço,
Tiago

Obrigado pela dica, mas na minha opinião o óleo Galp  V:
Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 02 de Janeiro de 2015, 18:24
Olá

Queria só informar que hoje vi no Continente todo o oleo da GALP com desconto imeditato de 50%.

Abraço,
Tiago

Obrigado pela dica, mas na minha opinião o óleo Galp  V:
Abraço


Pois, quanto à qualidade do oleo não sei. Reparei apenas por causa do grande expositor.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Kriticross em 07 de Janeiro de 2015, 12:14
Já comprei na Texoleo (óleo para a mota, bateria para a mota e mais umas coisitas) e correu muito bem, alem dos preços, claro

Recomendo
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 28 de Janeiro de 2015, 22:36
Olá,

O que acham do óleo 5w30 GM dexos2 para o motor b205e?

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: SMAP em 29 de Janeiro de 2015, 08:09
O que acham do óleo 5w30 GM dexos2 para o motor b205e?

Não conheço, mas sendo sintético e recomendado para SAABs não vejo problema. Eu só ponho Mobil 1, mas isso tambem porque o arranjo sempre barato.
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Moz em 31 de Janeiro de 2015, 03:21
Tenho uma dúvida:

Comprei este:

http://texoleo.com/product/castrol-edge-fst-td-5w-40-5l-2 (http://texoleo.com/product/castrol-edge-fst-td-5w-40-5l-2)

Há ainda este:

http://texoleo.com/product/castrol-edge-fst-td-5w-40-4l (http://texoleo.com/product/castrol-edge-fst-td-5w-40-4l)


O que comprei, não faz nenhuma referência à GM (Dexos), ao contrário do que está no segundo link, que é certificado para GM. Aparentemente, a "olho nú", terá mudado apenas o tamanho e o aspecto da embalagem (e as certificações). Há ainda o facto de no livro de manutenção vir recomendado B3/B4. O que comprei é C3. Será o que comprei incompatível com o motor 2.2 TiD?  :-\

Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: castelar em 06 de Fevereiro de 2015, 16:10
Achei muito útil esta publicação sobre óleos
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 06 de Fevereiro de 2015, 16:24
Gostei de ler..  O0

Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: joseglv em 04 de Julho de 2015, 14:51
Bem, Sr castelar, deixo aqui os meus 2 cêntimos sobre este tópico...
Vamos lá dessenterrar esté tópico e falar sobre uma das coisas mais importantes de um motor: O Óleo.

Vamos começar pelo princípio:
" Qual o óleo que devo colocar no meu motor? "

A resposta mais correcta é: O óleo recomendado actualmente pela fábrica.
Esta resposta só por si já diz muita coisa... Comecemos então.
Quando um motor é desenvolvido pela fábrica de motores, é entregue um Caderno de Encargos ao fabricante do óleo de modo a que o produto não estrague o motor.
Isto porque o crude é sistematicamente refinado até atingir os valores pretendidos para o óleo base que é igual para todas as marcas de óleo.

" Se é todo igual, porque é que existem tantos óleos diferentes? "

Não entrando em partes comerciais ( marcas que compram marcas mantendo os rótulos antigos ), a diferença para o consumidor está nos aditivos que cada marca utiliza no seu produto. Essa fórmula super secreta que cada marca possui, é o que dá a característica final ao óleo... e só para terem uma ideia, cada marca utiliza cerca de  40 aditivos diferentes para um determinado óleo.

" E para que servem esses aditivos? "

Geralmente falando o óleo com os seus 40 aditivos tem 5 funções principais:
 - Lubrificante das partes móveis do motor ( minimizando a fricção e o desgaste )
 - Resistente à pressão ( não se esqueçam que por ex a cambota flutua no óleo por causa das pressões que os pistões exercem sobre a cambota )
 - Vedante ( por design, há sempre óleo excedentário entre a camisa e o cilindro permitindo aos segmentos que fiquem vedados conta a câmera e combustão )
 - Controle da temperatura do motor e supressor de ruído do motor
 - Agente de limpeza ( detergente )
E é este último a base deste post...
Esta função ( agente de limpeza ) é das mais importantes do óleo.
Todos sabem que se há Filtros de Óleo, é porque o óleo precisa de ser purificado das impurezas que encontra no interior do motor que podem ser encontradas nas paredes do motor, na combustão ( por isso é que os cilindros ficam com camadas de sujidade ), etc... até aì tudo bem.
Para os fabricantes do óleo, os óleos não são classificados apenas pelos valores conhecidos como 0W40; 10W30; 5W40 ou SAE... um dos detalhes principais é mesmo o seu valor de TBN ou em termos mais leigos, a basicidade de acidez do óleo.
Os aditivos responsáveis têm duas funções principais:
 - Detergente ( limpeza de sujidade principalmente nas partes quentes como pistões, rolamentos, etc...)
 - Regulador de Acidez do Óleo

" Porque é que o óleo precisa de um regulador de acidez? "

Durante o funcionamento do motor, o ar contido no cárter e os gases ácidos provenientes da combustão aceleram o envelhecimento do óleo, ou seja, sua oxidação. Os aditivos antioxidantes dissolvem o ácido no óleo... ao mesmo tempo temos a função de detergente que faz com que a sujidade encontrada seja removida e fique em suspensão no óleo ( agente dispersante ). Todo o óleo concentra-se depois no fundo do cárter, à espera de ser filtrado pelo filtro de óleo, sendo purificado e impedindo o entupimento dos canais de lubrificação e regiões de elevada pressão.

Quem já mexeu em mais motores que os Saab, certamente que já encontrou por ex. uma árvore de cames completamente "picadinha". Isso não é nada mais nada menos que óleo de baixa qualidade/óleo demasiado envelhecido/óleo errado para o motor.
Isto porquê...
O motor quando é desenvolvido, é desenvolvido juntamente com o fabricante de óleos e para um determinado óleo que será recomendado de fábrica.
Não sei se alguém já reparou nisso mas o automóvel quando é despachado para os concessionários, vem com o autocolante do óleo que é recomendado... alguns concessionários como têm outras parcerias com óleo de outra marca, retiram esses autocolantes.
Ou então, os donos das viaturas colocam outros óleos que são mais convenientes...

" Qual é o problema nisso? "

O problema são os carros que vão envelhecendo... e ao utilizar óleos com TBN diferente do que é recomendado de origem, pode estar a acelerar o desgaste natural do motor.
Já repararam que em um simples componente do motor ( o óleo ) pode estar a diferença entre um motor que faz 180 mil km e precisa da revisão grande e outro motor que fez 800 mil sem folgas ( experiência presenciada por mim num 9000CC  ainda no meu tempo da Cimpomotor )?

Por isso devem sempre seguir as especificações de fábrica. Eles é que têm as especificações dos motores e o óleo indicado. Óleo mais recente nem sempre indica o melhor óleo para o carro. Sigam sempre o último TSB da fábrica ( Technical Service Bulletin ) como por ex. para o kit PCV. O kit pcv original não lidou bem com o problema da pressão/ventilação dos gases da cambota muito bem e tal originou a que o óleo envelhecesse muito mais depressa que o normal. Tal também levou que os tubos de ventilação do sistema PCV se desfizessem por dentro causando o famoso "oil sludge" ou entupimento do chupador de óleo, responsável por tantos motores gripados e alguma má fama dos novos motores da Saab ( os T7 de 1998> ).

Isto para o óleo... se começarmos a pensar no filtro de Ár ou no Filtro de Óleo, começamos a entender que se calhar prefiro pagar mais por alguns componentes originais que foram estudados e têm de cumprir um Caderno de Encargos da Fábrica com determinadas especificações...
Mas isso pode ficar para outros posts... este já vai muito longo.
Espero que tenham gostado do testamento...
 8)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: castelar em 04 de Julho de 2015, 15:58
Obrigado amigo José Galvão, sempre a aprender e quando se aprende com os melhores é sempre uma mais valia.  O0 O0
Abraço
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: joseglv em 04 de Julho de 2015, 23:24
Gracias Castelar!
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , se calhar tb dava uma boa leitura... ??
:)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Guest em 05 de Julho de 2015, 00:11
Tambem ja li e gostei :)

Abraço

Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Johnny em 13 de Outubro de 2015, 11:38
 TesZero , vou seguir a tua recomendação e vou mudar para óleo Comma .
 
  Estou prestes a fazer a encomenda :

  6 Lts Comma Syner - G 5W - 40  - Preço já com Iva = 34 €

   Podem fazer a encomenda através do site ou loja física eu Lousada :
   geral@karterlub.com

  Abraço a todos

 
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: JSequeira em 10 de Novembro de 2015, 16:05
Muito bom tópico!
Um bem haja aos conhecedores da matéria  O0
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: karter em 16 de Fevereiro de 2017, 14:33
Excelente tópico, li com muita atenção e testamentos com o do JoseGLV nunca são demais de ler, não é tempo perdido.
Bem agora no meu saab, depois de ler o forum para o óleo, optei pelo BP visco 7000 e surgiu-me uma duvida, sabem a diferença entre o visco 7000 e o visco 7000C?
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: karter em 26 de Março de 2017, 15:23
Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 26 de Março de 2017, 22:43
Vou actualizar o meu diário do carro, na minha revisão a 250km atrás mudei entre várias coisa o óleo e respectivo filtro. Ia meter o visco mas acabei por meter o valvoline maxlife 10w40, é carito mas disseram-me que era muito bom, que dizem? tem feedback? acham bom?
Gracias, apesar de ter andado mais a ler do que participar esta é uma grande comunidade e estou mortinho por vos encontrar num próximo encontro, há datas? :)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,
Os 9-5 2.0/2.3 devem levar óleo 100% sintético (5w30 ou 5w40). Com um 10W40  vais danificar o motor! Na saab costumam usar o bp visco 7000 5w40 dexos2. No meu tenho usado o bp mas também o GM DEXOS2 5W30.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: darioglv em 27 de Março de 2017, 08:34
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 27 de Março de 2017, 09:25
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  se for 100% sintetico nao e o recomendado mas tb nao estraga o motor.....esta no limite....agora se for mineral....ui.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn ,
Mesmo assim o 10w40 não deverá lubrificar conveniente a frio, mas menos mal se for sintético,  sim.  Ainda assim eu não arriscava e mudava o óleo para um adequado.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: darioglv em 27 de Março de 2017, 09:28
100% de acordo com tudo o que disseste , e tb so referi isso , como disse , no limite , porque a saab para os 9000 admitia essa possibilidade...
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 27 de Março de 2017, 09:39
Sim, mas os motores do 9000 são de guerra  :D

Ainda vou arranjar um brinquedo desses mas tinha que ser com um turbo à antiga, ou tudo ou nada  ;D

Lembro-me de referires, penso que no teu DB, que o óleo teria que lubrificar zonas do motor que um óleo mais espesso não consegue.



Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: darioglv em 27 de Março de 2017, 09:41
ya , alguns deles , buracos de agulhas.....
Se conseguires agarrar um 9000 com um turbo t3.......passas-te.....  >:D ^-^ O0 :))
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Dhc em 01 de Abril de 2017, 15:17
Tem um para venda aqui em Espinho, de um conhecido meu, está um bocado maltratado mas nada que tempo e uns trocos não resolva!  ;)
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: karter em 03 de Abril de 2017, 11:10
Eu percebo o vosso ponto e tenho-o em grande consideração. Também não era o óleo que queria, acontece que o carro foi para fazer uma revisão de manutenção ao GPL e a pequenas coisas do motor, aproveitei e pedi para mudar o óleo (podia-o ter feito em casa mas já que ia pedi para o fazerem) e eles meterem-me este quando tinha pedido outro, na altura reclamei e agora estou a "absorver" mais informação para lhe passar e acautelar caso aja algum problema eles estarem avisados. Tenho de actualizar o meu diário.

A justificação dele é como o carro tem mais de 300.000km que este ligeiramente mais grosso ajudava e compensava algum desgaste e que foi ao manual, talvez algum software de marcas e disse que este era o que dizia lá.

Concordam com este óleo mais grosso na ajuda face aos km do carro?
Não tanto pelo gasto mas pela ajuda na vedação dos segmentos....
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Rui em 03 de Abril de 2017, 12:44
Pessoalmente, prefiro que gaste e chegue onde é preciso! Se tiver de repor óleo ao fim de 4 ou 5 mil, não acho nenhum drama...

RR
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: meteorologist em 03 de Abril de 2017, 17:18
Eu percebo o vosso ponto e tenho-o em grande consideração. Também não era o óleo que queria, acontece que o carro foi para fazer uma revisão de manutenção ao GPL e a pequenas coisas do motor, aproveitei e pedi para mudar o óleo (podia-o ter feito em casa mas já que ia pedi para o fazerem) e eles meterem-me este quando tinha pedido outro, na altura reclamei e agora estou a "absorver" mais informação para lhe passar e acautelar caso aja algum problema eles estarem avisados. Tenho de actualizar o meu diário.

A justificação dele é como o carro tem mais de 300.000km que este ligeiramente mais grosso ajudava e compensava algum desgaste e que foi ao manual, talvez algum software de marcas e disse que este era o que dizia lá.

Concordam com este óleo mais grosso na ajuda face aos km do carro?
Não tanto pelo gasto mas pela ajuda na vedação dos segmentos....

Viva ,

Honestamente só estás a piorar a situação! Recomendo-te que tires o óleo que te meteram e metas um óleo adequado ao carro. Ao meteres um óleo mais grosso "remedeias" o facto de estar a consumir óleo (indicador que algo necessita de ser revisto no motor), por um óleo que por ser mais espesso não vai lubrificar convenientemente e vai até acelerar na degradação do motor. Honestamente após uma recomendação dessas de uma oficina eu teria sérias dúvidas em lá voltar.

Partilho da opinião do   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn.  É preferível andar a repor óleo (óleo adequado) do que usar um óleo não adequado e que só vai acelerar a degradação do motor.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: Safrane em 22 de Janeiro de 2019, 08:48
Bom dia, grande assunto. Obrigado
Título: Re: Óleo do Motor - O que devemos saber!
Enviado por: ruivaz em 23 de Maio de 2020, 20:45
Malta,

Preciso da vossa ajuda preciosa! Comprei recentemente um SAAB 9-3 cabrio de 1998 com o bloco b204i, atmosférico com 130 cv ( diário de bordo já criado aqui). Acontece que estou com dúvidas no óleo que meteram agora quando fiz a revisão. Mesmo para este bloco, convém levar o 5w40? É que reparei hoje que colocaram um 10w40. Podem pf indicar-me se este motor pode andar com este ou se é necessário trocar? Caso seja, e apesar de só ter andado cerca de 50 kms, quero tratar o quanto antes.

Obrigado