Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 12:03

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

321 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01  (Lida 6828 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
[DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« em: 11 de Abril de 2013, 10:31 »
Serve o presente DIY para demonstrar como podemos trocar os calços traseiros de um 9-5 1ª geração.
Penso que o procedimento seja igual para a geração seguinte assim como para a 1ª geração dos 9-3, mas depois confirmo se tiver que mudar os calços também a um desses.

1- Como é óbvio, devemos aliviar as rodas, levantar o carro, colocar pelo menos 2 preguiças como segurança e retirar as rodas traseiras:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

2- Remover a mola(arame) metálica que impede as pastilhas de telintarem segurando as mesmas. Basta puxar com um alicate nas pontas ou fazer alavanca com uma chave de fendas:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)


3- Fazer recolher um pouco o pistão da maxila abrindo a mesma. Usar uma chaves de fendas fazendo alavanca forçando nas pastilhas velhas:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

4- Retirar as tampas plásticas da imagem, desapertar os parafusos com chave umbrako 7 e depois desapertar os parafusos maiores. É natural que os parafusos maiores precisem de alguma força pois são apertados com cola de parafusos. Precisamos da chave 16mm para os desapertar.
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

5- tendo em conta que já aliviamos o pistão da maxila e já desapertamos os parafusos é su puxar para fora a maxila que sairá facilmente:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

6- Como desapertamos os parafusos umbrako podemos retirar a parte de cima das maxilas para mais facilmente retirar as pastilhas gastas. Com esta peça montada conseguimos retirar as gastas, mas nunca conseguiremos colocar as novas:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

caso não desapertem os parafusos umbrako podem puxar a peça inteira com os parafusos após retirarem as pastilhas velhas, ela sairá facilmente, contudo vão ter na mesma que a desmontar para montar as pastilhas novas:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui as pastilhas já fora da maxila desmontada:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

7- Para colocar as novas pastilhas vamos ter que recolher o pistão da maxila, se não tiver sujidade interna e o óleo dos travões for mudado de forma periódica, deverá ser fácil recolher o mesmo. Podem empurrar-lo com qualquer ferramenta ou usar uma própria que encontram facilmente na Norauto ou outra loja auto:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

8- Devem de limpar a maxila o melhor que conseguirem sem usar produtos abrasivos nos vedantes do pistão. Passar uma lixa na zona onde correm as pastilhas para não haver atrito de lixo e poeiras. Fora dos vedantes podem usar liquido de limpeza de travões:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

9- Colocar as pastilhas novas, primeiro montar do lado do pistão com a mola da pastilha dentro do mesmo:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

e depois a outra pastilha ao lado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

10- Colocar cola de parafusos nos parafusos grandes antes de os apertar. É imperativo que estes parafusos fiquem bem seguros e não desapertem com as vibrações da travagem:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

11- Apertar tudo no sítio e... estão os calços trocados:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Como podem ver pelas imagens, era possível termos limpo melhor as maxilas fazendo um melhor serviço.. Mas na altura em que fizemos este DIY ficamos muito tempo na conversa e ficamos com pouco tempo....

Espero que venha a ajudar alguém.

Abraço




SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« Responder #1 em: 11 de Abril de 2013, 12:54 »
Bom (DIY) até parece fácil. O0 O0
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« Responder #2 em: 11 de Abril de 2013, 13:05 »
Ser fácil é...
suja-se é um pouco as mãos :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« Responder #3 em: 11 de Abril de 2013, 13:23 »
Sim, e se for o Tes0 e o Kamuma, na conversa e na treta, demoram 2 horas >:D >:D >:D

Abraço

Offline tuekSAABs95

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 166
  • Actividade:
    0%
Re: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2013, 10:16 »
Tez0 e kamuma a conversa e Tuek a iniciar-se no mundo dos saabistas   :D pelo menos as 2 horas

Realmente só faltou aí uma limpeza antes de fazer este serviço.

Bom DIY   O0
  • SAAB  95  2.0t  2XXcv - 1999
TuekSAABs

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: [DIY] 9-5 - Trocar calços traseiros 9-5 98-01
« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2013, 13:47 »
Faltou foi uma boa limpeza no final...
Mas o tempo que tivemos não nos permitiu isso...

Se poderes da-lhe é uma boa limpeza de chassis nas bombas...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL