SAABsPORTUGAL

Geral => Geral => Tópico iniciado por: guerreiro em 26 de Outubro de 2013, 23:49

Título: Saab 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 26 de Outubro de 2013, 23:49
Olá a todos,
conforme disse na minha apresentação estou a pensar em adquirir um carro no inicio do ano de 2014. Pretendo que seja uma viatura descapotável de 4 lugares, fiável e com uma manutenção não muito dispendiosa.
Estou a pensar na possibilidade de um Saab 900 2.0t de 1996 com 185cv ou no 2.3i do mesmo ano com 150cv.
À partida o 2.0t parece-me bastante mais interessante, uma vez que ambos têm o mesmo equipamento, são do mesmo ano e quase com os mesmo km, na casa dos 120000km e preços também muito semelhantes. O 2.0t no papel tem umas performances muito mais interessantes e com consumos semelhantes, médias na casa dos 8,7l/100km.
As minhas dúvidas prendem-se com a fiabilidade. Embora o 2.0t seja mais interessante penso que o 2.3 será muito mais fiável, estou correcto?
Gostaria também que me indicassem se estes motores são de corrente ou correia de distribuição? No caso de ser de correia de quantos em quantos kms deve ser mudada?
Quais os cuidados a ter com a compra destes modelos, para além dos cuidados habituais em qualquer carro usado? Quais os pontos fracos e onde deverei ter mais atenção, quer a nível de motor que a nível de carroçaria?
Obrigado desde já às vossas respostas
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 27 de Outubro de 2013, 08:09
Olá guerreiro.

Obviamente a opção certa é o 2.0 T :D

quanto à resistência, sendo que os pistões são das mesmas dimensões, a SAAB joga com a cilindrada a nível de curso dos mesmos. Logo a diferença entre ambos a nível de cilindrada é o tamanho das bielas.
Dita a lógica que quanto mais curtas forem, mais resistentes se tornam.
isto na teoria, porque na prática não vejo diferenças de resistência entre 2.0 e 2.3...
São ambos muito resistentes, posso te dizer que com elementos internos originais aguentam cerca de 450cv...
portanto para andares com 185cv irá durar anos sem fim :P

Esses motores usam corrente de distribuição, devem de ser mudadas na casa dos 250.000 a 300.000. Vai contar muito a qualidade do óleo usada até à data. Quanto melhor for o óleo, mais tudo dura... corrente, segmentos, turbo...

Se comprares a versão Turbo... que espero vivamente que o faças, vê o estado do mesmo. Deves de ver a forga vertical, horizontal e longitodinal do veio do mesmo.
Mas isso deves de ver em todos os carros turbo.

Esse carro usa o motor b204, um dos motores mais resistentes que a SAAB já construiu...
Não tens nenhum ponto em especifico, deves avaliar o carro como um outro carro usado qualquer.
Se servir de ajuda, podes ler este tópico:
Como avaliar um SAAB na altura da compra (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=546.0)


 e este ajudará no futuro próximo :) :

O que fazer após compra de um SAAB usado (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=546.0)

Quanto aos motores em si...

certamente já conduziste carros atmosféricos e carros turbos...
A qualidade de condução é completamente diferente.
As médias nos atmosféricos são superiores e a gestão electrónica da versão Turbo muito melhor e personalizar.
Aliás... somente por causa da gestão electrónica já vale a pena a compra da versão turbo.

O 900 cabrio é um carro lindíssimo, podes ver os diários de bordo dos nossos amigos Quimavr e Castelar pois eles também têm um.

Podes encontrar-los através do índice de todos os diários de bordo:
Índice de Diários de Bordo (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=937.0)

Espero ter esclarecido as tuas duvidas.

Grande abraço e boa compra.

Qualquer coisa dispõem :D

Abraço

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 27 de Outubro de 2013, 18:26
Antes do mais obrigado Teszero pela extensiva explicação.
Após ter lido alguns posts penso que o turbo que vi é o mesmo que o user Limas andou a ver há uns tempos:
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=910.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=910.0)

Sendo a fiabilidade identica sem dúvida que penso ir para o 2.0T, a minha questão tinha a ver pelo facto de no geral sempre ter ouvido falar em menor fiabilidade dos turbos em relação a atmosféricos. Não tenho por objectivos grandes potencias e penso em ficar com o carro por muitos anos pensando na questão de clássico (uma vez que é um carro que não se vê muito a circular) e como tal pretendo manter o mais original possível.
Como se podem avaliar essas folgas do turbo e o que será considerado normal?

Uma outra questão tem a ver com o facto da fábrica ter falido... é fácil arranjar peças originais para mecânica e carroçaria? Penso que estes motores ainda são de origem Saab, sei que nos de origem GM as peças são fáceis de encontrar e baratas porque na maioria são Opel... agora nestes modelos mais antigos como funciona?

Obrigado mais uma vez TesZero pelas tuas explicações. :)

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 27 de Outubro de 2013, 19:15
Uma outra questão tem a ver com o facto da fábrica ter falido... é fácil arranjar peças originais para mecânica e carroçaria? Penso que estes motores ainda são de origem SAAB, sei que nos de origem GM as peças são fáceis de encontrar e baratas porque na maioria são Opel... agora nestes modelos mais antigos como funciona?


A divisão de peças da SAAB nunca chegou a falir, e continuam a produzir peças que podes encontrar a venda facilmente.

Por exemplo no nosso parceiro - http://www.neobrothers.co.uk/ (http://www.neobrothers.co.uk/)

Ou noutros sites

http://partsforsaabs.co.uk/ (http://partsforsaabs.co.uk/)
http://skandix.de/en/ (http://skandix.de/en/)

Ou mesmo no EBAY

A parte da SAAB que abriu falência (nomeadamente a fabrica e outros departamentos) foi comprada pela NEVS (National Electric Vehicle Sweden) e ja começou a produzir novamente SAABs em modo pre-produção. Na tardará muito para que novos SAABs voltem a ser produzidos e vendidos.

Aqui tens o site da NEVS - http://saabcars.com/ (http://saabcars.com/)
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 27 de Outubro de 2013, 23:32
As peças já o smap te informou correctamente.

Quanto à questão da fiabilidade de que falas... é que um carro turbo tem mais um elemento susceptível a falhas... o  turbo...
é mais um elemento que temos que manter.

Agora... se vale a pena... claro que sim...

Um turbo dura bastante, especialmente se usares sempre bom óleo...

E esses motores são muito resistentes mesmo :D

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 28 de Outubro de 2013, 00:22
E como poderei ver essas folgas que falaste? Só em oficina?
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 28 de Outubro de 2013, 09:40
Não, podes ver na hora...
basta levares uma chaves de fendas...

Desapertas a abraçadeira metálica que prende o tubo de admissão ao turbo e desengatas o mesmo.

Depois vais ver as pás do turbo e o veio.

Esse veio não pode ter folga horizontal, vertical ou longitudinal.

Tendo tempo faço um DIY disto.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 28 de Outubro de 2013, 14:41
Obrigado mais uma vez...
Imagino é o stress do dono ao ver a desmontar-lhe o carro!!! LOLOL
Pelo menos eu que pouco percebo destas coisas se estivesse a vender o meu e visse um gajo a desmotar... entrava em paranoia!!  :||

Talvez seja aconselhavel pagar 50€ e ir a uma oficina Bosch... acham que vale apena ou pouco veem?
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 28 de Outubro de 2013, 15:52
Não te devem de pedir 50€ para ver isso.. lolol

Mas se chegares lá e pedires, vão ver, claro.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 28 de Outubro de 2013, 19:06
Não é pagar 50€ para ver isso... é para fazerem a inspecção dos 100 pontos ou que é para ver se o carro esté em condições!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 28 de Outubro de 2013, 22:59
Ligas-lhes e perguntas :D

O turbo é um elemento de manutenção.

Existem outros elementos também caros que os atmosféricos também têm...

embraiagem ronda os 300€... distribuição ronda também os 300€...
Reparar o turbo também ronda esses valores...

portanto... vê o carro num todo e não só o turbo...
Esses carros aguentam muito... já por isso só trocam a distribuição perto dos 300.000 kms...

Um bom óleo de motor e ainda podem durar mais...
e o turbo nem precisar de ser reparado tão cedo...

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 30 de Outubro de 2013, 15:54
Continuando com as minhas dúvidas existenciais...
ando de olho em 3 possíveis candidatos, gostaria que me indicassem as vossas opiniões, claro que são sempre muito relativas uma vez que só vêem fotos... mas às vezes pode ser que algum deles seja de algum membro do fórum... o que por si já poderia ser uma garantia:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7665297/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7665297/)
(parece-me muito bem... estofos um pouco gretados mas em principio nada que um detalhe não resolva...)

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7480234/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7480234/)
(estive muito inclinado para este excepto pela questão de não ser turbo... parece-me muito bom e bem tratado, excepto uns pormenores na pele do volante e o banco do condutor... 90000km à partida não é nada, mas tendo em atenção a idade do carro da para desconfiar um pouco... ou mto tempo parado ou kms mexidos!!)

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7470512/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7470512/)
(este foi o que foi falado no tópico do Lamas, também me parece bom, mas há a questão de ser importado... mais dificil de confirmar os kms)

Ainda não experimentei nenhum, nem sequer os fui ver ao vivo... mas para ser sincero estou mais inclinado para começar a ver pelo primeiro... turbo, parece bem tratado...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 30 de Outubro de 2013, 16:06
Se queres um saab... nao ligues muito a quilometros... mas sim ao estado geral do carro...

é muito dificil dar cabo de um carro desses... especialmente o motor...

para mim o atmosferico estaria fora de questao completamente... mas é a minha opiniao pessoal...

o cabrio importado deves de ver quando foi importado por causa do pagamento do selo...

O primeiro parece estar muito bom e devido a quantidade de fotos e promenores nao pareca que o dono tenha algo a esconder...

Abraco
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 30 de Outubro de 2013, 16:45
Nos meus poucos conhecimentos sobre carros também concordo contigo... o primeiro foi o que me chamou mais a atenção...
No importado, segundo o post do lamas acho que foi importado em 1998...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 30 de Outubro de 2013, 17:38
O que me parece estar mais original é sem dúvida o primeiro, quanto ao importado a meu ver não o quereria pois tem muitos problemas, o outro preto o que deu para ver foi que a pintura não é de origem assim como as jantes, e a falta do turbo não ajuda nestes carros.
Boa sorte na escolha
Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 30 de Outubro de 2013, 17:52
Castelar como viste que a pintura não é de origem no preto?
Eu sou rookie... mas estou curioso :)
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 30 de Outubro de 2013, 19:07
Ponto 1 a SAAB no preto nunca usa estofos pretos usa cinza claro ou beje
Ponto 2 na tampa da mala falta-lhe as letras SAAB e do lado direito 900 e não se vê a marca de terem estado coladas.
Ponto 3 a grelha da frente foi pintada de preto deveria ser cromada.
Isto é o que eu acho por fotografias claro que não afirmo.
Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 30 de Outubro de 2013, 19:38
Olho clínico... e não é uma ironia é mesmo um elogio... eu nunca ia lá chegar!!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 31 de Outubro de 2013, 15:23
Ponto 1 a SAAB no preto nunca usa estofos pretos usa cinza claro ou beje

Tens a certeza? tenho um SAAB 9000 preto com estofos de pele pretos de origem
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 31 de Outubro de 2013, 15:33
Ponto 1 a SAAB no preto nunca usa estofos pretos usa cinza claro ou beje

Tens a certeza? tenho um SAAB 9000 preto com estofos de pele pretos de origem
Foi-me dito por alguém já não me lembro ao certo quem foi mas acho que foi o meu mecânico de Guimarães e a verdade é que no meu 900 cabrio quando o levei para ver se estava tudo ok ele levantou o estofo da mala e lá estava o vermelho original, depois fui descobrindo vários pontos que não tinham levado tinta preta, ou seja no meu caso não foi desmontado para pintar.
Mas claro temos sempre a placa onde se pode ver o nr. da cor (acho)
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 31 de Outubro de 2013, 15:42
Foi-me dito por alguém já não me lembro ao certo quem foi mas acho que foi o meu mecânico de Guimarães e a verdade é que no meu 900 cabrio quando o levei para ver se estava tudo ok ele levantou o estofo da mala e lá estava o vermelho original, depois fui descobrindo vários pontos que não tinham levado tinta preta, ou seja no meu caso não foi desmontado para pintar.
Mas claro temos sempre a placa onde se pode ver o nr. da cor (acho)

O meu sempre foi preto e nunca foi mudado nada, quando comprei o meu 9000 ele estava compeltamente de origem em tudo. O meu 9000 foi comprado na cimpomotor e só teve 1 dono antes de mim. E foi sempre assistido na cimpomotor.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 03 de Novembro de 2013, 00:44
Quanto aos estofos pretos em Saab pretos também tenho visto vários à venda assim... dúvido que tenham todos mudado de cor!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 08 de Novembro de 2013, 21:54
binário, binário, o 2.3 tem antes do turbo entrar
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 08 de Novembro de 2013, 21:56
Teco...

porque raio nunca lês o tópico antes de responderes?!?

e se o tópico tem 2 páginas... são duas páginas que deves de ler...

Neste caso tem bem mais binário o 2.0 do que o 2.3....

se reparares estamos a discutir entre um 2.0 TURBO e um 2.3 ATMOSFÉRICO... :P

MAZANZA!!!!

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 08 de Novembro de 2013, 22:00
oops, eu como tenho 2.3 TURBO e sei que so a partir de 2.000 rpm é que começas a ter o turbo a sentir-se disse 2.3

e então gaja, que contas?
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 08 de Novembro de 2013, 22:23
e se o tópico tem 2 páginas... são duas páginas que deves de ler...

Neste caso tem bem mais binário o 2.0 do que o 2.3....

se reparares estamos a discutir entre um 2.0 TURBO e um 2.3 ATMOSFÉRICO... :P

Ler as 2 paginas? isso dá muito trabalho, bastava ler o titulo do topico :D
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 08 de Novembro de 2013, 22:27


se reparares estamos a discutir entre um 2.0 TURBO e um 2.3
ATMOSFÉRICO... :P
e se o tópico tem 2 páginas... são duas páginas que deves de ler...

Neste caso tem bem mais binário o 2.0 do que o 2.3....



Ler as 2 paginas? isso dá muito trabalho, bastava ler o titulo do topico :D




mauzinho, piquinhas...

sim, há um t minúsculo no 2.0 e um i no 2.3

mas como tenho o melhor dos mundos não reparei
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 09 de Novembro de 2013, 00:07
sim, se lesses a primeira página (neste e em outros tópicos) chegavas à conclusão do que está a ser debatido :D

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 09 de Novembro de 2013, 01:15
sim, se lesses a primeira página (neste e em outros tópicos) chegavas à conclusão do que está a ser debatido :D

Abraço

caramelos?
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: Guest em 09 de Novembro de 2013, 11:04
Por mim 2.0 turbo e uns oculos de aumento para o teco...

Abraco
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 18 de Novembro de 2013, 12:51
Carissimos companheiros de forum,
volto aqui à carga uma vez que me surgiu uma 3ª hipótese....
Tenho um Saab 93 de 1999 com 98000km, em que me fazem um preço bastante agradável, com isto quero dizer cerca de 2000€ acima dos que eu falei anteriormente. Tem o motor 2000cc, aspirado, de 150cv.
Agora tendo em consideração os vossos conhecimentos acerca dos carros e dos motores, que me aconselham? Investir no 900 turbo, mais potente mas com o dobro dos kms e com mais uns anos ou este será uma melhor opção visto que é mais recente e menos kilometrado?
Este motor 2000 de 150cv também é bastante fiável? Também tem corrente de distribuição que deve ser mudada pelos 300000km? Ou já é de correia e tem de ser mudada com mais frequencia?
Obrigado desde já.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 18 de Novembro de 2013, 13:10
Tem o motor 2000cc, aspirado, de 150cv.

Isso não existe

2.0i 130 CV
2.3i 150 CV

2.0t 150 CV (LPT - Low Power Turbo)
2.0T 185 CV (FPT - Full Power Turbo)
2.0 Aero 200 CV
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 18 de Novembro de 2013, 13:13
A melhor forma de saber a cilindrada, potencia e a referencia do motor é usando o Descodificador de VINs (https://www.saabsportugal.com/vin.php) com o numero de serie do livrete
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 18 de Novembro de 2013, 13:25
Este motor 2000 de 150cv também é bastante fiável? Também tem corrente de distribuição que deve ser mudada pelos 300000km? Ou já é de correia e tem de ser mudada com mais frequencia?
Obrigado desde já.

Todos os motores a gasolina de 900NG/9-3 tem corrente de distribuição, a troca da mesma depende do estado da mesma não tanto por km. Mas algures entre so 250.000 e 300.000 é a altura indicada para a troca da mesma.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 18 de Novembro de 2013, 14:15
Quanto à corrente, guias, tensor depende muito do andamento do carro e da qualidade da manutenção que foi dada... Esses carros devem de trocar o óleo a cada 10.000 kms e só devem de usar óleo 100% sintético.
O óleo é "cozido" no cárter por causa do catalisador...
Nada problemático se forem feitas as manutenções quanto necessário.

Quanto a motores atmosféricos... são fiáveis, sim... mas nunca ninguém te irá recomendar um por aqui, posso apostar dinheiro :P

Muito menos potência, maior consumo...

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 18 de Novembro de 2013, 14:34
O carro em questão é este:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/9-3-Cabriolet/P7467038/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/9-3-Cabriolet/P7467038/)

Pela explicação assumo que seja o 2.0LPT com os 150cv. Os 2.0 de 130cv chegaram a ser vendidos cá em PORTUGAL? É que segundo a informação do vendedor (que eu ainda nao vi o carro pessoalmente) é nacional e com revisões feitas na marca!
Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 18 de Novembro de 2013, 14:40
É so uma questão de perguntar ao vendedor se tem turbo ou não. Ele não precisa de perceber nada de SAABs, basta abrir o capot e ver se tem um tubo a seuir ao colector de escape que sai da cabeça do motor
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 18 de Novembro de 2013, 16:50
Se fosse a ti poupava trabalho a t e ao vendedor com futuras perguntas...

pedia-lhe o nr de chassis que está bem visível no vidro do carro e usava o nosso Vin Decoder no site principal.

Já ficas a saber se tem turbo ou não assim como a potência real do carro.

:)

Acho que está caro para o preço....
especialmente pelo ano e por não ser aero...
penso que encontres melhor por menos dinheiro...

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 18 de Novembro de 2013, 17:36
TesZero,
o preço que ele me faria não são os 7900€ seriam 6500€ e penso que a coisa bem conversada tlv chegue aos 6000€... mesmo assim estaria caro?
Tenho de lhe pedir o Vin... parece que é mesmo o mais fácil!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 18 de Novembro de 2013, 22:12
É uma questão de ires procurando...
Já vi cabrios Aeros à venda por 6.000€...

O mercado de saabs anda escaço... ninguém os vende e cada vez se vê menos e mais caros...
ha que ser paciente...
Apontar para um modelo em especifico e esperar pelo melhor negocio.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 20 de Novembro de 2013, 12:23
Quanto ao último que postei aqui, realmente é o 2.0 atmosférico de 130cv... o vendedor "por engano" colocou no anúncio 150cv! Se 6500€ era caro pelo turbo então pelo atmosferico ainda pior!!! Portanto acabou por ficar posto de parte!
Ando a ver 2 turbos, um nacional e um importado, parece-me ambos em bom estado... são ambos de 1995 e tem km próximos dos 180000km, só que o nacional é cerca de 1000€ mais caro que o importado!
Neste momento estou mais inclinado para o importado, uma vez que 1000€ dão para fazer muitas reparações caso sejam necessárias!!
Uma questão que me "aflige" é o facto de serem motores turbo com 180000km. Já me informaram aqui que são motores resistentes, mesmo os turbos... mas um motor a gasolina com esta km, mesmo que bem tratado, não estará a precisar de ser reconstruído brevemente? Ou realmente aguenta sem grandes problemas os cerca de 300000km...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 20 de Novembro de 2013, 12:35
Um motor saab com 300.000 à partida já trocou a corrente de distribuição....

Se não trocou estará mesmo a precisar...

é a manutenção mais cara e chata de se fazer...

Ao trocares a corrente tens obrigatoriamente de retirar a cabeça do motor para trocar guias e tensores, logo, leva um junta de colaça nova...

Se tudo for bem feito... virtualmente tens um motor novo para mais 300.000 kms :D

Não me assusta NADA comprar saabs com muitos quilómetros...

Esses 1.000€ de diferença dá praticamente para trocares tudo no motor pondo-o novo a sair de fábrica :P

Eu, pessoalmente, preferia trocar em minhas mãos a corrente e junta...
Nunca me acredito em quem me vende carros, por muito  boas referências que tenha...
A menos que exista uma factura que indique que seja desse carro e com o material trocado...

Um kit de juntas ronda os 100€...
um Kit de distribuição ronda os 200€...
Isto mais mão de obra, que te fique por 500€... (que é muito)

E tens o motor novo e direito...

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 20 de Novembro de 2013, 12:38
Pedro
Os carros só têm cerca de 180.000 para 300.000 ainda faltam alguns Kms.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 20 de Novembro de 2013, 12:41
Fiz confusão com os 300.000 da ultima frase.

mas tudo se aplica na mesma...

Uma distribuição dura entre 200.0000 a 300.000 dependendo do óleo e manutenção que obteve...

pode comprar um Saab com 180.000 já prestes a precisar de uma distribuição... como comprar um saab com 180.000 e estar a meio uso :)

Eu prefiro trocar sempre em minha mão...

Contudo é notório quando começa a precisar, o som é bem audível.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 20 de Novembro de 2013, 12:47
Qual o som de uma corrente estragada? Um som metálico que aumentará com a aceleração? Uma chiadeira?
Se adquirir um destes exemplares e levar a um mecânico Saab ou a uma Bosch car service saberão informar-me se necessitarei de mudar a corrente... ou o melhor é mesmo comprar e mudar tudo de uma vez?
Obrigado mais uma vez... e desculpem estas perguntas provavelmente um bocado parvas!

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 20 de Novembro de 2013, 12:52
Não tens que te desculpar de nada....

O som vem do lado esquedo da tampa de válvulas e é tipo um "raspar metálico"

consegues ver mesmo sem qualquer conhecimento que é um som anormal...

CONTUDO... atenção que isto é uma opinião pessoal....
Ao comprares um carro não sabes o seu historial...
eu abro sempre os motores que compro e troco a junta...
evito surpresas futuras e sobreaquecimentos...
não sabes quanto tempo o carro esteve parado, se esteve ou que liquido de refrigeração usou...
Se usou àgua, a junta está podre de certeza :P

Mas... isto sou eu... basta veres os meus diários de bordo...

Posso ter o carro sujo, riscado ou com os interiores a precisarem de trabalho...
mas os meus motores estão novos :P

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 20 de Novembro de 2013, 12:59
Qual o som de uma corrente estragada? Um som metálico que aumentará com a aceleração? Uma chiadeira?
Se adquirir um destes exemplares e levar a um mecânico SAAB ou a uma Bosch car service saberão informar-me se necessitarei de mudar a corrente... ou o melhor é mesmo comprar e mudar tudo de uma vez?
Obrigado mais uma vez... e desculpem estas perguntas provavelmente um bocado parvas!

Mecânico SAAB experiente saberá com certeza se precisa de corrente ou não

Bosch car service evita, lembro-me do user wisemax que tinha um 9-3 Aero cabrio com motor B2x5x e cassete de ignição preta ter ido uma vez a um Bosch car service com problemas. Na Bosch disseram-lhe que tinha um problema na cassete de ignição e que precisava de uma nova. Foram comprar a nova a SAAB, mas compraram uma vermelha que não da nos motores B2x5x so nos motores B2x4x. E cobraram-lhe mais de 500€ por este disparate, com a cassete de ignição incluída que é cara, mas não deixaram de prestar um péssimo serviço.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 20 de Novembro de 2013, 13:03
Ao DHC cobraram-lhe o dobro do que era necessário para a troca de um turbo...
partiram-lhe os pernos e ainda o fizeram pagar o erro deles...

é pena estarem a usar um bom nome, de uma boa marca, com tão pouca formação...
nem sei como raio é permitido isso pela marca...

Como estas histórias, existem muitas mais....
velas trocadas, não indicadas, etc,etc,etc

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 20 de Novembro de 2013, 14:13
Obrigado a todos pelas vossas respostas :)
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 21 de Novembro de 2013, 15:06
Boas,
fui há pouco ver o meu primeiro Saab 900 Cabrio:
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7480234/ (http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Saab/900-Cabrio/P7480234/)

É o menos interessante por parte companheiros foristas, mas não queria deixar de postar aqui o meu humilde testemunho, bem como colocar algumas questões para saber se são defeitos ou feitios dos 900.

O motor é um 2300 atmosférico, de cassete preta (não sei se isso quer dizer alguma coisa), o óleo e o liquido refrigerante apresentam-se visualmente em bom estado, não há fugas aparentes, o motor não estava lavado. Exteriormente a pintura está em bom estado, sem pontos de ferrugem visiveis, apenas alguns riscos nos para-choques, nada de anormal. A grelha frontal foi pintada... e parece que à mão!!! ??? Marca 90000km, confirmados pelas várias folhas de IPO.
A capota e vidros funcionam normalmente, a pele dos estofos tem algumas gretas, mas penso que seja normal num carro com quase 20 anos! O carro foi importado da Alemanha, pelos papeis das IPO anda cerca de 100km por ano! Motor tem um trabalhar suave e puxa, penso que normal.

Defeitos/feitios que encontrei:
- Jantes de 17'' não registadas no DUA, indicam problemas nas IPOs...
- O pedal da embraiagem um bocado duro e com um curso mto pequeno (pode ser feitio e eu estar habituado ao pedal do Citroen que parece que pisamos algodão), pega em em posição normal.
- Travões... na minha opinião onde está o principal problema... a 50km/h estou habituado, no meu Citroen, se travar a fundo sinto o ABS a funcionar e sinto o carro a agarrar-se... neste caso trava mas parece-me que não com a "fúria" do meu C3... e não sinto sequer o ABS a funcionar... segundo o dono é devido ao carro estar parado mto tempo e os discos ganharem ferrugem  ???!!
- Outra questão que me deixou com pulga atrás das orelhas... o carro em piso bom a 50km/h vibra um bocado, nada de mto acentuado mas não tem a suavidade de outros carros que tenho tido, sei que por ser descapotável vibram mais e o 900 Cabrio não é nenhum exemplo de rigidez estrutural... não experimentei a velocidades mais altas, porque sinceramente estas duas situações me fizeram perder um bocado o interesse no carro... segundo o dono é por estar mto tempo parado os pneus ovalizam... sei que isso é verdade mas já conduzi carros que estiveram parados durante 1 ano e nunca senti esse tipo de vibrações!!

Agora irei experimentar outros, os turbos... e assim sempre terei uma linha de comparação.. gostei bastante do carro, mas a questão dos travões e as vibrações deixaram-me um pouco de pé atrás.

Agradeço desde já os vossos comentários
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 21 de Novembro de 2013, 15:58
A parte das jantes 17" é relativamente facil de resolver

Homologação de Jantes e Pneumáticos (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=65.0)

E pedes um desconto no valor do carro sobre o valor de legalizar as jantes que devia ser um trabalho do actual dono e não teu
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 25 de Novembro de 2013, 13:39
A parte das jantes 17" é relativamente facil de resolver

Homologação de Jantes e Pneumáticos (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=65.0)

E pedes um desconto no valor do carro sobre o valor de legalizar as jantes que devia ser um trabalho do actual dono e não teu

e pede à mãe/avó com mais de 65 ou amigo advogado para ir tratar disso, senão perde um dia ou mais...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 25 de Novembro de 2013, 13:53
LOLOLOLOLOLOL

Também serve se for um gajo giro e charmoso...
Só assim explico o facto de nunca ter perdido uma manhã ou tarde a tratar disso :P

lololol

Sempre fui à loja do cidadão e sempre tive 4 ou 5 pessoas à minha frente...
Nada do outro mundo...

Agora se fores mesmo ao IMTT em que, alem de serem uma sede, tratam também do registo automóvel... acredito :P

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 25 de Novembro de 2013, 17:20
Aquelas vibrações na carroçaria não me admira nada que fossem derivadas a umas jantes dessas com pneus de perfil 50.... aquilo quase nao tinha pneu!!
É é normal que a travar a fundo a 50km/h não ligue o abs?

Já agora, há alguém no forum que conheça esta "voiture" em Vila Nova de Famalicão... ou que viva na respectiva cidade e faça o favor de a visitar e testar este carro e depois passar-me a informação de como esta?
http://www.custojusto.pt/10138297.htm (http://www.custojusto.pt/10138297.htm)

Parece-me muito interessante e o o vendedor está disposto a levar a uma Bosch para fazer o teste usado OK ou lá como se chama e enviar-me o relatório uma vez que eu não me vou deslocar a VNF para ver o carro!

Sei que estou a abusar da boa vontade, mas se alguém da zona fizer o favor de dar uma vistinha de olhos, especialmente capota, interior e exterior, porque o motor seria vestoriado pela oficina... sem qualquer compromisso claro!!!

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 25 de Novembro de 2013, 18:14
Aquelas vibrações na carroçaria não me admira nada que fossem derivadas a umas jantes dessas com pneus de perfil 50.... aquilo quase nao tinha pneu!!

perfil 50 até é bastante alto para jantes 17, o normal para jante 17" é perfil 45 com pneus 215 ou 225

É é normal que a travar a fundo a 50km/h não ligue o abs?

Depende do nível de aderência dos pneus. Mas se a suspensão estiver boa e os pneus bons o peso do veiculo faz o resto para estar colado a estrada. Um 900 é bastante mais pesado do que um C2. O meu 9000 tem uns discos de 336 mm e bombas de 6 pistons e para o fazer perder a aderência num pneu por forma a que o ABS entre em acção não é fácil. E por exemplo com tubagens de travão em borracha eu lembro-me que quando o abs entrava em acção sentia o pedal a subir e a descer. isto acontecia porque as tubagens de borracha expandiam com a pressão. Desde que mudei as tubagens para malha de aço os tubos não expandem nada e o pedal fica sempre constante.

Sei que estou a abusar da boa vontade, mas se alguém da zona fizer o favor de dar uma vistinha de olhos, especialmente capota, interior e exterior, porque o motor seria vestoriado pela oficina... sem qualquer compromisso claro!!!

Não é a primeira vez que um user do SAABsPORTUGAL vai ver um veiculo para outro user, mas eu não conheço e vivo muito longe ... em Munique.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 25 de Novembro de 2013, 18:17
Obrigado pelas tuas respostas SMAP... pois acho que tens toda a razão... um carro com jante 17 e pesado nao tem nada a ver com o peso pluma de um C3...

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 25 de Novembro de 2013, 19:49
um dia que vejas um carro pesado destes a andar a sério :P esqueces logo o peso pluma :P
tenha jantes 17 ou mesmo 18 :P

Eu uso 40 de perfil, mas há menos :P

Não tenho ido para Famalicão, mas se for lá perto dou uma vista de olhos.

Parece ser um bom 900 :)
Mas não conheço o carro.

Tudo o que eu tenho visto da bosh car service me faz fugir de lá...
um relatório deles para mim valia zero...
Especialmente se viesse sem problemas :P


Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: Guest em 25 de Novembro de 2013, 20:07
Sim... Eu tenho 245/40 17 e não me queixo :)

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 25 de Novembro de 2013, 22:17
Obrigado desde já Teszero pela tua disponibilidade... se um dia passares por lá e deres uma vista de olhos ficava-te muito agradecido!
Segundo o vendedor (parece-me que é vendido por um stand) o carro está novo, todo de origem e apenas cerca de 80000km... para mim era perfeito... exactamente o que procuro, agora não tenho disponibilidade de tempo para ir um dia para Famalicão! O vendedor disponibilizou-se a trazer-me o carro a Lisboa, mas apenas se o negócio for concretizado...
Há alguma outra marca de oficinas (tipo Precision, Midas, etc) que faça esse tipo de exames e que seja mais fiável que a Bosch?
Eu até poderia arranjar um dia para lá ir dar uma vista de olhos... mas percebo tanto de mecanica como de crochet... daí preferir uma inspecção de uma entidade supostamente idónea!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 25 de Novembro de 2013, 22:31
Famalicão fica a 20 km de Braga....

Se o vendedor poder levar o carro ao Veloso eu posso falar com ele para ele dar uma vista de olhos no carro.

Penso que melhor é impossível.

Hoje estive para ir a Famalicão com o Ciber007.

Se tivesses postado isto antes ele tinha-te visto hoje o carro, teve que lá ir tratar do GPL.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 25 de Novembro de 2013, 22:34
Não sei se ele estará disponível para fazer a deslocação... mas eu também só irei adquirir o carro la para meados de Dezembro... ainda faltam umas 3 semanas... se der óptimo, senão ainda tiro um dia destes para ir passear a Famalidog  ;D
De qualquer forma obrigado pela vossa boa vontade
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 25 de Novembro de 2013, 22:37
Em 3 semanas devo de poder passar lá...

Se não poder... vou contigo se quiseres...

podendo ajudo sem problemas.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 25 de Novembro de 2013, 22:40
Obrigado mais uma vez Teszero... se puderes lá passar fixe... se entretanto decidir ir até lá vou-te chagar  >:D
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 25 de Novembro de 2013, 22:48
Dispõem :)

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 01 de Dezembro de 2013, 20:42
Amanhã tenho que ir a Famalicão de manhã.

Ainda tens interesse em que dê uma vista de olhos ao 900?

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 01 de Dezembro de 2013, 22:05
Olá Teszero...
Se puderes agradecia-te muito que desses uma vista de olhos e se possível até experimentar. O vendedor é o sr. João Soares, se quiseres podes dizer que vais da parte do António Marques (que tem mantido contacto para a compra do carro)... eu entretanto, pedi ao vendedor para levar o carro à Bosch para fazer o exame de usados e teste de compressão do motor... será para fazer de qualquer forma... mas se puderes dar uma vista de olhos e até experimentar o carro.. era óptimo!
Fico a aguardar noticias.
Abraço.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2013, 12:10
Não fui hoje :(

Vou amanhã, ligo hoje de tarde a tentar saber disponibilidade do Sr.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 02 de Dezembro de 2013, 12:16
Sem problemas... ele já me mandou os resultados dos testes... agora só preciso de um mecanico para me analizar o mapa da compressão! Vou postar aqui daqui a pouco!
Vou mandar PM!
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 02 de Dezembro de 2013, 14:33
Aqui estão os resultados enviados pela oficina....
(http://i4.photobucket.com/albums/y140/tf_power/resultadosdostestedoSAAB.jpg) (http://s4.photobucket.com/user/tf_power/media/resultadosdostestedoSAAB.jpg.html)

Pelo que percebo os defeitos são alguma ovalização dos pneus anterior dto e traseiros esq, a eficácia dos travões está aquém do esperado...
Quanto ao teste de compressão os 4 cilindros estão mais ou menos equivalentes a nível de compressão... agora não sei é se estão dentro dos valores de fábrica ou abaixo...

Alguém com bons conhecimentos de mecânica que me dê umas luzes...

Obrigado.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 02 de Dezembro de 2013, 20:58
Todos os testes de motores SAAB que vi até hoje andam por volta dos 10 e 11, por isso o teu estará dentro dos valores.

O cilindro 2 e 3 é que podiam estar mais a par do 1 e 4.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 10 de Dezembro de 2013, 01:49
Todos os testes de motores SAAB que vi até hoje andam por volta dos 10 e 11, por isso o teu estará dentro dos valores.

O cilindro 2 e 3 é que podiam estar mais a par do 1 e 4.

Abraço

olha que no meu 9000 o pior andava nos 12's 13's, e só o 4 neste é que está nos 12

para dizerem que o carro tem 80.000 kms... não acredito, o meu tinha 150.000 ... ou então há cabeças rachadas ou a lubrificação foi de fugir para os segmentos ja estarem lixados

mas isso é a minha opinião, vale o que vale...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: SMAP em 10 de Dezembro de 2013, 08:28
olha que no meu 9000 o pior andava nos 12's 13's, e só o 4 neste é que está nos 12

para dizerem que o carro tem 80.000 kms... não acredito, o meu tinha 150.000 ... ou então há cabeças rachadas ou a lubrificação foi de fugir para os segmentos ja estarem lixados

mas isso é a minha opinião, vale o que vale...

Não sei ate que ponto se aplica, mas o teu 9000 tem motor 2.3 e taxas de compressao diferentes do motor 2.0 de origem acho eu
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 10 de Dezembro de 2013, 11:06
Não vou estar a concordar ou a discordar uma vez que não tenho conhecimentos para isso... Ontem e hoje de manhã já dei umas voltas com o carro em estrada nacional e auto-estrada e a verdade é que esta puxar muito bem. Estive a ver com atenção o óleo na vareta e o anticongelante e não aparentam ter qualquer aspecto estranho.
Agora foi para o instalador de gpl... logo veremos como vai correr no futuro...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 10 de Dezembro de 2013, 14:51
olha que no meu 9000 o pior andava nos 12's 13's, e só o 4 neste é que está nos 12

para dizerem que o carro tem 80.000 kms... não acredito, o meu tinha 150.000 ... ou então há cabeças rachadas ou a lubrificação foi de fugir para os segmentos ja estarem lixados

mas isso é a minha opinião, vale o que vale...

Não sei ate que ponto se aplica, mas o teu 9000 tem motor 2.3 e taxas de compressao diferentes do motor 2.0 de origem acho eu

Bom, é. Pena que não tenham feito o segundo teste deitando óleo, assim podiam saber se eram segmentos...

Mas a variabilidade é superior a 10% e 2 dos maus são contíguos... Eu via a junta...
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 10 de Dezembro de 2013, 15:06
Mas nenhum está abaixo de 10,5 bar... Pode não ser nada, a anomalia de 12 no último cilindro pode ter sido um pouco mais de oleo

Ah, smap,  a coisa não varia de motor para motor (pelo que vi)

Mas o tes vai concordar que quando puderes muda a junta
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 10 de Dezembro de 2013, 20:30
Não discordo com o teco no que toca à junta.

obviamente estamos a falar com um carro com mais de 15 anos...
e com 70.000 de certeza que a junta é original...

Não digo para a trocares por causa do teste de compressão... digo para trocares pelo tempo que ela tem...
Antigamente ninguém usava anti-congelantes... infelizmente...

Quanto ao teste de compressão não vejo necessidade de preocupação...
o do teco é que está entupido de cebo e faz 12 bars....

:D :D :D

Se tivesses a cabeça rachada ou um segmento estragado terias bem mais baixo....
e não era em todos ao mesmo tempo... terias um... no maximo dois... com uma grande discrepância.

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 10 de Dezembro de 2013, 23:30
Não quero estar aqui a argumentar acerca do teste de compressão... tanto que mecânica não é a minha área... sou apenas um curioso. Mas após uma pesquisa na net li alguns artigos sobre o assunto e pelo que me parece os valores estão dentro do que será considerado normal e as diferenças entre os cilindros também... aqui está o artigo que considero mais simples e completo:
http://www.gregsengine.com/cylinder-compression-testing.html (http://www.gregsengine.com/cylinder-compression-testing.html)

Quanto à junta da cabeça... vou ser sincero, não penso mudar para já... o óleo está normal, sem aquela pasta creme habitual quando há fugas, ainda hoje antes de entregar o carro estive a ver o anticongelante, é do verde e sem sinais de gordura, o motor puxa bem, não faz fumo... vai aguentar mais uns tempinhos, vai tudo ser verificado com frequencia e quando surgir o primeiro sinal vai logo de urgencia :)

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: TesZero em 11 de Dezembro de 2013, 01:07
Sim, vai verificando com frequência :)

Não deverás ter problema.

É so por ser tempo de mais e a somar a isso, nos anos 90 não se usava muito anti-congelante...

era isso e óleo sintético :P

Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: teco em 11 de Dezembro de 2013, 02:06
Não discordo com o teco no que toca à junta.

obviamente estamos a falar com um carro com mais de 15 anos...
e com 70.000 de certeza que a junta é original...

Não digo para a trocares por causa do teste de compressão... digo para trocares pelo tempo que ela tem...
Antigamente ninguém usava anti-congelantes... infelizmente...

Quanto ao teste de compressão não vejo necessidade de preocupação...
o do teco é que está entupido de cebo e faz 12 bars....

:D :D :D

Se tivesses a cabeça rachada ou um segmento estragado terias bem mais baixo....
e não era em todos ao mesmo tempo... terias um... no maximo dois... com uma grande discrepância.

Abraço


Bom, só referi a suspeita da junta porque há quem diga 10% entre os cilindros (e 10 bar é comprovadamente qualquer coisa... O pior dele é 10.5, escapa) e os do meio estão res ves

Ir olhando

Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: Koyai em 03 de Abril de 2014, 11:45
O que me parece estar mais original é sem dúvida o primeiro, quanto ao importado a meu ver não o quereria pois tem muitos problemas, o outro preto o que deu para ver foi que a pintura não é de origem assim como as jantes, e a falta do turbo não ajuda nestes carros.
Boa sorte na escolha
Abraço

Bom dia,

Estou a pensar seriamente em comprar um saab.

Com o dinheiro disponivel e mais uma condicionante, apenas chego ao belissimo SAAB 900 2.0T SE.

E tinha um bem de baixo de olho, até ler o comentario do castelar.

Castelar, em que te baseias para dizer que o carro tem imensos problemas?
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 03 de Abril de 2014, 12:23
Na altura que andei a ver os Saab também considerei esse como opção (penso que é um cinzento prata?)
Acabei por nem sequer o ir ver porque um user (já não lembro o nome) disse que o tinha ido ver e que o carro tinha falta de potência... não parecia ter os 185cv disponíveis... para fechar a capota tinha um segundo botão colocado em jeito de bricolage para fechar a tampa da capota e que tinha uns problemas da embraiagem pegar mto em baixo.... não sei o teu orçamento nem a disponibilidade para te deslocares... mas um que considero que está em bom estado e poucos km é este:
http://bragacity.olx.pt/saab-900-cabrio-iid-436613359 (http://bragacity.olx.pt/saab-900-cabrio-iid-436613359)

Sou sincero.. só não avancei com esse porque o dono não vinha entregar em Lisboa e não se mostrou mto disponível para ir fazer os testes que tinha pedido.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 03 de Abril de 2014, 12:37
O que me parece estar mais original é sem dúvida o primeiro, quanto ao importado a meu ver não o quereria pois tem muitos problemas, o outro preto o que deu para ver foi que a pintura não é de origem assim como as jantes, e a falta do turbo não ajuda nestes carros.
Boa sorte na escolha
Abraço

Bom dia,

Estou a pensar seriamente em comprar um SAAB.

Com o dinheiro disponivel e mais uma condicionante, apenas chego ao belissimo SAAB 900 2.0T SE.

E tinha um bem de baixo de olho, até ler o comentario do castelar.

Castelar, em que te baseias para dizer que o carro tem imensos problemas?

Bom dia
O melhor será ler todo o tópico e assim talvez compreenda o meu comentário, que é ou seja foi,na base de uma opinião muito pessoal, e a mesma foi suficientemente debatida no inicio do tópico.
Abraço
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: Koyai em 03 de Abril de 2014, 17:19
Boa tarde,

Foi o user Limas quem descreveu os problemas todos. Tal como o Limas este stand também aceita a retoma da minha mota. Sou sincero, eu de mecanica não percebo nada de nada, não é mesmo nada dificil enganarem-me. E a ideia será sempre dar a mota como retoma, porque só assim é que a minha Maria me deixa fazer o negocio, fui papá á pouquissimo tempo, e como tal ela fica contente se eu me livrar da mota, mas chateada se depois andar a gastar dinheiro num carro velho  (mas com muito estilo, diga-se). E uma bebe dá muitas alegrias, mas também muitas despesas, logo estou com o pé atrás em relação ao grande achado que eu pensava ter descoberto  :(

 
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: guerreiro em 03 de Abril de 2014, 18:20
Falo por experiência própria e pelo que ouço de outro pessoal que comprou carros antigos ou clássicos... no teu orçamento guarda sempre 1000 a 1500€ para reparações diversas... porque compres o carro que comprares na casa dos 20 anos vai ter sempre alguma coisa para avariar... eu no caso do meu, que julgo ser dos melhores que vi e dos menos kilometrados, e já tive de reparar um motor da capota, substituir uma cassete de ignição e meter 4 pneus porque os que vinham com ele tinham mto rasto mas estavam todos ressequidos por o carro estar parado há algum tempo.
Este é o meu conselho... guarda sempre algum dinheiro porque vais precisar de reparar algo de certeza... se não percebes nada de mecânica tenta levar contigo algum mecânico ou pede para ires tu, o vendedor e o carro a uma oficina ver o estado do mesmo. No meu caso como o carro estava muito longe pedi para ser visto numa Bosch Car Service e não estou desapontado, paguei 70€ pelo exame geral mais teste de compressão do motor.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 03 de Abril de 2014, 20:48
O problema é de facto a retoma da mota, pois eu poderia vender o meu 900 cabrio da 2ª geração ver aqui (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=648.msg8606#msg8606) pois queria comprar um 900 Cabrio da 1ª geração
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: Koyai em 06 de Abril de 2014, 23:12
Boa noite,

Estive a ver o post que colocou acerca do seu carro, e realmente veio a confirmar o que eu suspeitei, uma pessoa que tem imenso cuidado com o seu carro, logo, para mim seria o ideal comprar o seu carro, dado que o mesmo deve estar em excelente estado. Vou colocar a minha mota a venda, e pode ser que a consiga vender e nessa altura quem sabe podemos fazer negocio.
Título: Re: SAAB 2.0t ou 2.3i
Enviado por: castelar em 07 de Abril de 2014, 13:34
Sem stress,  O0 O0