Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 13:31

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

536 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Comutador da Chave  (Lida 6768 vezes)

Offline PJGF

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 21
  • Actividade:
    0%
Comutador da Chave
« em: 25 de Janeiro de 2016, 10:58 »
Bom dia

Tenho um problema com o comutador da chave de um Saab 93 1.9 TID 150 CV de 2005. O comutador está a ficar preso e está a ser dificil rodar a chave. Pesquisei aqui no forum, sobre a possibilidade de colocar um usado, de outro saab compatível, mas não encontrei muita informação, até porque fiquei na dúvida se é preciso programar também o comutador. A chave funciona bem, mas o comutador não sei se tem que ler o código da chave.

Alguém me consegue responder a esta dúvida?

Obrigado
PJGF
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Comutador da Chave
« Responder #1 em: 25 de Janeiro de 2016, 11:32 »
Pode ser uma solucao bem mais facil.....mudares so o canhao da fechadura, ou entao pode ser o encaixe de plastico onde entra o canhao , qualquer uma delas nao incolve codificacao das chaves , mas sem desmontares, nao se sabe ao certo do que é...
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline PJGF

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 21
  • Actividade:
    0%
Re: Comutador da Chave
« Responder #2 em: 25 de Janeiro de 2016, 11:59 »
Obrigado Darioglv

Mas como se muda só o canhão da fechadura, ou o encaixe de plástico? Tenho que o desmontar, mas e as peças, para substituir alguma danificada?

Presumo que pelo que dizes, ao colocar o comutador completo de outro saab, tenho que fazer uma reprogramação, é isso?

PJGF
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

Offline darioglv

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 3029
  • Actividade:
    0%
  • Saab 9000 CD - Saab 9000 Aero - Saab 95
  • Localização:
    Sintra
Re: Comutador da Chave
« Responder #3 em: 25 de Janeiro de 2016, 13:00 »
Nao sei se o sistema de desmontagem do 93 e igual ao do 95.
Precisa-se de algum tempo cuidado e pericia , ja que tem muita coisa a desmontar ate chegar ao sitio....., mas como tinha dito sem desmontar nao se consegue saber.....pode ser dentro do canhao , alguns linguetes ou molas ou entao o corpo do canhao de ignicao tem uma patilha de plastico que encaixa em outro casquilho de plastico.
Alem de que precisas de alguma farramenta especial....
  • Ex-Renault 11 GTS 1.4 (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa A mk1/2 1.5 D (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (envenenado)
  • Ex-Opel Corsa B 1.4 SI (sem veneno)
  • Ex-Fiat Uno 45s 1.0 (sem veneno)
  • Saab 9000 CD 2.0T Airflow (envenenado)
  • Saab 9000 Aero 2.3T (em restauro)
  • Saab 95 2.3t (envenenado)
:9000CD: :9000CS: :9-5:  :SsP:

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Comutador da Chave
« Responder #4 em: 25 de Janeiro de 2016, 14:54 »
Já agora...
 => O que é que entendes por "comutador da chave" ?
É só para saber se estamos a pensar na mm peça...
 => Qual é a zona que estamos a falar? Ignição, Portas ou Mala?
 => Se está preso, já experimentaste lubrificar 1º ?
Um bocado de WD40 para dentro o canhão não faz mal nenhum... ( se for o da ignição, colocar pouca coisa )
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Comutador da Chave
« Responder #5 em: 25 de Janeiro de 2016, 15:05 »
Tenho ideia de já ter lido em algures que a troca do ISM (chave de ignição) não necessita de reprogramação, tendo em consideração que o descodificador da chave se encontra no CIM (modulo eletrónico instalado na coluna de direção). Agora é uma questão de fazer umas pesquisas com estes termos (vd link com a localização dos módulos)

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline PJGF

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 21
  • Actividade:
    0%
Re: Comutador da Chave
« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2016, 15:14 »
Pessoal, eu chamo comutador, aquilo é um canhão basicamente electrónico, mas com partes mecânicas. Eu não tenho problemas com a chave, ela entra e desbloqueia o carro normalmente. Conforme vou rodando a chave, o mecanismo vai emperrando, ao ponto de prender quando dou à chave. Aqui tenho que dar um toque para ela voltar para trás. Daí eu falar que o erro está no tal modulo, mas nas partes mecânicas. Neste link tem fotos.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

Offline joseglv

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1396
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Loures
Re: Comutador da Chave
« Responder #7 em: 25 de Janeiro de 2016, 15:58 »
Ahhhh o ISM....
Bem, basicamente o melhor é seguir as indicações do site e desmontar aquilo para ver se tem alguma peça partida a fazer prisão no interior....
Caso precise, aquilo são 110 euros na Skandix ou na PFS...
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Ou cerca de 72 euros USADO na Neobrothers
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

ATT todos os preços + portes

Desmontar verificar e montar é de borla.....
 ;)
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
:SsP:
Ex-Ford Escort 1.3L               Ex-Opel Corsa B 1.4Si
Ex-Renault 19 1.4                 Ex-Saab 9000 B202L ´92
Ex-Suzuki Swift 1.3 GTi         Ex-Fiat Cinquecento
Ex-Fiat Uno 45S                    Ex-Saab 9000 B202R ´93

Offline PJGF

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 21
  • Actividade:
    0%
Re: Comutador da Chave
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2016, 17:35 »
Então não necessita de actualização de código, para a minha chave, no caso de substituição?
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005

Offline jcpbatista

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 281
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Lisboa
Re: Comutador da Chave
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2016, 20:30 »
No forum da Saabcentral referem que não e preciso reprogramar, funciona como plug and play. A prisão ao rodar pode dever-se a chave, experimenta testar a chave suplente
  • SAAB 93ss 2.2 TiD - 2003
  • Mini One D

Offline PJGF

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 21
  • Actividade:
    0%
Re: Comutador da Chave
« Responder #10 em: 26 de Janeiro de 2016, 14:37 »
Boas

Já experimentei com a suplente e dá no mesmo. Continua difícil de rodar. Vou colocar outro e depois digo alguma coisa. Obrigado.
  • SAAB - 93 TID - 2005
  • MITSUBISHI - COLT CZ3 - 2005