Marco, aparece num encontro que o smap e outros estejam e passa uma horita na conversa... o que não vai mudar é uma coisa, 500 livros sobre alterações gerais não batem a experiencia acumulada nos forums especÃficos onde muitas vezes as coisas começaram exactamente por regras gerais mas houve um processo de aprendizagem prático e especifico sobre cada caso particular.
Sobre o resto que tem sido falado podia dar alguns comentários.
Sobre os motores entre b2*4 e b2*5 foram feitas alterações por ordem da GM. Parte para reduzir inercia mas tambêm para reduzir peso absoluto.
Sobre as barras, há varios aços ditos mola, cada um tem teores ligeiramente diferentes e resistencias diferentes.
Sobre caixa de ar já falei o que tinha a dizer noutro lado.
Sobre a cx de filtro de ar só te digo que com maior à rea de passagem só tens a ganhar.
Quanto às barras estabilizadoras, se lessem o livro how to make your car handle, talvez nao as escolhessem devido ao modo como os tirantes são ligados às mesmas, e nao montavam barras iguais nos dois eixos. A de trás costuma ter menor diametro por causa do menor peso no eixo traseiro.
Como disse, muita resistencia ao rolamento no eixo traseiro pode em certas condições fazer a traseira fugir, e à medida que a velocidade aumenta, a sobreviragem é cada vez menos possÃvel de corrigir.
Mas já sei vao dizer que nao tenho carta e tal.... Eu queria ver um teste de slalom numa pista com um 9000 stock e um com as modificações que vi por aqui, e também um teste de skidpad e mudança de faixa de emergencia (nesta situação muita resistencia ao rolamento no eixo traseiro pode provocar liftoff oversteer, comportamento muito perigoso e difÃcil de controlar, mesmo para um piloto).
Quanto à cx de filtro de ar, já as modifiquei em 3 carros. Foram um golf 2 gtd com intercooler, um golf 3 tdi de 90 cv e um golf 3 tdi de 110 cv. Que eu saiba, pouca gente nestes 3 carros se dá ao trabalho de tirar os snorkels ou modificar as cx de filtro de ar. Dizem que é suficiente e tal e que servem nos tdi para repros de mais de 150 cv...
O que nao dizem é que os carros ficam a limpar gasóleo com uma vontade...
Pois eu mudei sem ser preciso e só se notaram ganhos, e no caso do tdi de 110 cv, um pouco mais de barulho, pois abri o orificio de entrada. A resposta nos 3 carros melhorou, os consumos mantiveram-se e passaram a aguentar mudanças mais altas a velocidades baixas, e a fazer menos fuligem ao arrancar e noutras situações. quando o meu pai me ia ir buscar ao aeroporto, já depois da mdificação simples e barata, o carro fazia santa-cruz funchal sempre em quinta, pela via rápida, e antes era preciso nas partes mais ingremes, meter quarta e pé na tábua.
No fiesta mk6 da minha mae ainda nao fiz pois tenho pouca margem de manobra e a cx do filtro de ar fica em cima do motor, e se tirar o snorkel passo a ter ar quente do compartimento do motor. Mas já tá na calha adaptar um tubo com uma curva menos restrita e mais liso.
Aqui vocês tao a teimar sem saber. Já falei da eficiencia volumetrica, do caudal volumico de entrada e parece que nao deu pra perceber.
Há um teste simples, que é o que faço antes de modificar seja qual fôr a cx de filtro de ar. É tirar o snorkel e depois ir experimentar o carro, sem ser emtempo de muita à gua na estrada. Depois digam qualquer coisa.
Nos meus carros vou modificar os snorkels, é ter tempo, mas só vou poder falar do barulho.