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28 de Abril de 2024, 04:54

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Autor Tópico: pequenas alterações no motor do 9000 pra reduzir consumos e aumentar potencia  (Lida 84350 vezes)

Offline SMAP

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Olha por exemplo o smap nao quer mudar os parafusos das bielas mas geralmente um kit da ARP anda por volta dos 100€, e vale a pena o upgrade.

Explica-me o que sabes tu do meu motor e do que lá foi feito ... achas mesmo que eu tenho a potencia toda que tenho sem ter feito uma revisão completa ao meu motor?

Já viste alguém com os travões que tem o meu 9000 ou o 9000 do meu Pai? tens noção de quanto custaram aqueles kits? o kit que está no 9000 do meu Pai esteve originalmente no meu 9000 quando ele tinha potencia de origem pois melhorei muita coisa antes de lhe começar a por potência ... quando lhe pus potência a sério pus o kit de travões que tenho actualmente no meu 9000 e o outro foi para o 9000 do meu Pai ... achas mesmo que deixo as coisas ao acaso ... e explica-me lá por que carga de agua ia eu por um kit de parafusos de bielas no meu motor de uma marca que não há feedback em motores SAAB? se é que tem um kit especifico para o meu motor ...

Eu não faço Xuning e muito menos me ando a picar na estrada com quem quer que seja, simplemente gosto de ter um carro que responda melhor do que de origem ... não faço drag racing ou mesmos burnouts só pelo prazer de gastar pneu, gasolina e dar cabo do carro ...

Offline Marco Gonçalves

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Bem ao menos isto agora tá num tom amigável, e é assim que deve ser.

Smap, isso de ter sido a gm a obrigar a saab a mudar componentes nos motores do 9-5 e 900 ng e 9-3 não é bem toda a história.

Esses motores têm na tampa de valvulas escrito ecopower, certo?

Pelo que li esses motores são baseados no bloco do motor do 9000 mas foram modificados para poluirem menos. E isto nao se consegue mudando apenas os mapas da ECU, tem-se que diminuir atrito e inercia no motor, montando bielas e pistoes mais leves, valvulas e molas mais fracas, e usando revestimentos anti-atrito.

Isto é bem plausivel de ter sido assim pois a ford também deixou de produzir o escort cosworth em 1996, por causa de emissoes mais restritas, e como disse antes, a cambota e bielas sao muito resistentes, mas têm o senão de serem relativamente pesadas.

Li também num site de saabs estrangeiro que a saab produzia o 9000 e 900 OG sem ter muito lucro, e parece que até perdiam dinheiro.

Eu não acho que a GM tenha destruido a saab, bem pelo contrario. Agora a GM/Ford/Chrysler é que são atacadas pelos jornalistas sem razão de ser.

Quando a saab lançou um suv baseado num gm, a imprensa veio logo dizer que era um gm com emblema saab, eu acho isto um golpe baixo e rasca pra destruir a imagem de um carro.

Muitos fabricantes europeus partilham plataformas e não são atacados desta forma.

Se eu disser num forum de alfa-romeos que o 156 é baseado na plataforma do fiat tipo vão dizer que eu ando a imaginar cenas, mas a verdade é que é baseado pois já o li numa revista.

E quando digo baseado nao digo igual.

E nunca viram um jornalista na altura dizer que nao queria experimentar o alfa romeo "tipo".

Smap depois respondo melhor.
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Offline SMAP

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Bem ao menos isto agora tá num tom amigável, e é assim que deve ser.

Smap, isso de ter sido a gm a obrigar a saab a mudar componentes nos motores do 9-5 e 900 ng e 9-3 não é bem toda a história.

Esses motores têm na tampa de valvulas escrito ecopower, certo?

Pelo que li esses motores são baseados no bloco do motor do 9000 mas foram modificados para poluirem menos. E isto nao se consegue mudando apenas os mapas da ECU, tem-se que diminuir atrito e inercia no motor, montando bielas e pistoes mais leves, valvulas e molas mais fracas, e usando revestimentos anti-atrito.

Isto é bem plausivel de ter sido assim pois a ford também deixou de produzir o escort cosworth em 1996, por causa de emissoes mais restritas, e como disse antes, a cambota e bielas sao muito resistentes, mas têm o senão de serem relativamente pesadas.

É verdade até algum ponto ... a bomba de Oleo é uma **Asneira** nos B2x5x ... e não é por umas gramas que se poupam que se poe todo o motor em risco.

Eles meterem materiais mais leves sim, tambem na cabeça o fizeram e os B235R passam a vida a partir valvulas a conta de materiais mais fracos usados nas mesmas ...

Offline SMAP

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Eu não acho que a GM tenha destruido a saab, bem pelo contrario. Agora a GM/Ford/Chrysler é que são atacadas pelos jornalistas sem razão de ser.

Quando a saab lançou um suv baseado num gm, a imprensa veio logo dizer que era um gm com emblema saab, eu acho isto um golpe baixo e rasca pra destruir a imagem de um carro.


Diz-me lá o que pensas do SAAB 9-2X -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - isso é estragar uma marca premium num dos mercados onde mais vende ... foi uma brilhante ideia da GM

Ou então do SAAB 9-7X -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - mais uma brilhante idiotice da GM

O SAAB 9-4X -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - embora use uma plataforma GM foi muito modificado pelos engenheiros SAAB e não é igual ao GM original só com os logotipos mudados como acontece no 9-2x e no 9-7x. E o 9-4X foi uma ideia que partiu da SAAB não o contrario como nos outros 2 onde a GM aquelas ideias idiotas ...

Offline teco

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Marco, aparece num encontro que o smap e outros estejam e passa uma horita na conversa... o que não vai mudar é uma coisa, 500 livros sobre alterações gerais não batem a experiencia acumulada nos forums específicos onde muitas vezes as coisas começaram exactamente por regras gerais mas houve um processo de aprendizagem prático e especifico sobre cada caso particular.

Sobre o resto que tem sido falado podia dar alguns comentários.

Sobre os motores entre b2*4 e b2*5 foram feitas alterações por ordem da GM. Parte para reduzir inercia mas tambêm para reduzir peso absoluto.

Sobre as barras, há varios aços ditos mola, cada um tem teores ligeiramente diferentes e resistencias diferentes.

Sobre caixa de ar já falei o que tinha a dizer noutro lado.
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Offline Marco Gonçalves

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Bem ao menos isto agora tá num tom amigável, e é assim que deve ser.

Smap, isso de ter sido a gm a obrigar a saab a mudar componentes nos motores do 9-5 e 900 ng e 9-3 não é bem toda a história.

Esses motores têm na tampa de valvulas escrito ecopower, certo?

Pelo que li esses motores são baseados no bloco do motor do 9000 mas foram modificados para poluirem menos. E isto nao se consegue mudando apenas os mapas da ECU, tem-se que diminuir atrito e inercia no motor, montando bielas e pistoes mais leves, valvulas e molas mais fracas, e usando revestimentos anti-atrito.

Isto é bem plausivel de ter sido assim pois a ford também deixou de produzir o escort cosworth em 1996, por causa de emissoes mais restritas, e como disse antes, a cambota e bielas sao muito resistentes, mas têm o senão de serem relativamente pesadas.

É verdade até algum ponto ... a bomba de Oleo é uma **Asneira** nos B2x5x ... e não é por umas gramas que se poupam que se poe todo o motor em risco.

Eles meterem materiais mais leves sim, tambem na cabeça o fizeram e os B235R passam a vida a partir valvulas a conta de materiais mais fracos usados nas mesmas ...

O problema da bomba de oleo é comum a outras marcas. Acho que o mitsubishi evo faz o mesmo, o ford zetec blacktop tambem parte a bomba devido a modificações e o motor volvo de 5 cilindros acho que também sofre do mesmo mal.

Quando ao 9-2 foi mesmo mal desenhado o exterior, infelizmente. Quanto ao 9-7 e 9-4, já não os acho tao mal. Mas todos estes saab's foram baseados em plataformas relativamente recentes na altura e com bons níveis de segurança.

A mercedes fez parecido com o maybach, que não era mais que um classe S com mais luxo.

E mais recentemente a seat lançou o exeo (baseado numa geração mais antiga do audio A4), e vi uma reportagem na sic em que disseram em que até era uma boa opção pra quem queria qualidade audi a um preço mais barato... Pois...
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Marco, aparece num encontro que o smap e outros estejam e passa uma horita na conversa... o que não vai mudar é uma coisa, 500 livros sobre alterações gerais não batem a experiencia acumulada nos forums específicos onde muitas vezes as coisas começaram exactamente por regras gerais mas houve um processo de aprendizagem prático e especifico sobre cada caso particular.

Sobre o resto que tem sido falado podia dar alguns comentários.

Sobre os motores entre b2*4 e b2*5 foram feitas alterações por ordem da GM. Parte para reduzir inercia mas tambêm para reduzir peso absoluto.

Sobre as barras, há varios aços ditos mola, cada um tem teores ligeiramente diferentes e resistencias diferentes.

Sobre caixa de ar já falei o que tinha a dizer noutro lado.

Sobre a cx de filtro de ar só te digo que com maior àrea de passagem só tens a ganhar.

Quanto às barras estabilizadoras, se lessem o livro how to make your car handle, talvez nao as escolhessem devido ao modo como os tirantes são ligados às mesmas, e nao montavam barras iguais nos dois eixos. A de trás costuma ter menor diametro por causa do menor peso no eixo traseiro.

Como disse, muita resistencia ao rolamento no eixo traseiro pode em certas condições fazer a traseira fugir, e à medida que a velocidade aumenta, a sobreviragem é cada vez menos possível de corrigir.

Mas já sei vao dizer que nao tenho carta e tal.... Eu queria ver um teste de slalom numa pista com um 9000 stock e um com as modificações que vi por aqui, e também um teste de skidpad e mudança de faixa de emergencia (nesta situação muita resistencia ao rolamento no eixo traseiro pode provocar liftoff oversteer, comportamento muito perigoso e difícil de controlar, mesmo para um piloto).

Quanto à cx de filtro de ar, já as modifiquei em 3 carros. Foram um golf 2 gtd com intercooler, um golf 3 tdi de 90 cv e um golf 3 tdi de 110 cv. Que eu saiba, pouca gente nestes 3 carros se dá ao trabalho de tirar os snorkels ou modificar as cx de filtro de ar. Dizem que é suficiente e tal e que servem nos tdi para repros de mais de 150 cv...

O que nao dizem é que os carros ficam a limpar gasóleo com uma vontade...

Pois eu mudei sem ser preciso e só se notaram ganhos, e no caso do tdi de 110 cv, um pouco mais de barulho, pois abri o orificio de entrada. A resposta nos 3 carros melhorou, os consumos mantiveram-se e passaram a aguentar mudanças mais altas a velocidades baixas, e a fazer menos fuligem ao arrancar e noutras situações. quando o meu pai me ia ir buscar ao aeroporto, já depois da mdificação simples e barata, o carro fazia santa-cruz funchal sempre em quinta, pela via rápida, e antes era preciso nas partes mais ingremes, meter quarta e pé na tábua.

No fiesta mk6 da minha mae ainda nao fiz pois tenho pouca margem de manobra e a cx do filtro de ar fica em cima do motor, e se tirar o snorkel passo a ter ar quente do compartimento do motor. Mas já tá na calha adaptar um tubo com uma curva menos restrita e mais liso.

Aqui vocês tao a teimar sem saber. Já falei da eficiencia volumetrica, do caudal volumico de entrada e parece que nao deu pra perceber.

Há um teste simples, que é o que faço antes de modificar seja qual fôr a cx de filtro de ar. É tirar o snorkel e depois ir experimentar o carro, sem ser emtempo de muita àgua na estrada. Depois digam qualquer coisa.

Nos meus carros vou modificar os snorkels, é ter tempo, mas só vou poder falar do barulho.
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Eu queria ver um teste de slalom numa pista com um 9000 stock e um com as modificações que vi por aqui, e também um teste de skidpad e mudança de faixa de emergencia (nesta situação muita resistencia ao rolamento no eixo traseiro pode provocar liftoff oversteer, comportamento muito perigoso e difícil de controlar, mesmo para um piloto).

de qualquer maneira obrigava a que fosse tudo igual ou ias ter de ver o que era de que componente (e há sempre um trade-off).

repara que até o facto de os amortecedores serem mais duros agarra mais.... excepto que ao agarrar mais podem as rodas traseiras deslizar.... a menos que tenhas posto pneus mais largos e que agarrem melhor...

enfim, por isso concordo inteiramente contigo sobre a questão de experimentar o que se fez e "sentir" o carro.


Quanto à cx de filtro de ar, já as modifiquei em 3 carros. ....

Há um teste simples, que é o que faço antes de modificar seja qual fôr a cx de filtro de ar. É tirar o snorkel e depois ir experimentar o carro, sem ser emtempo de muita àgua na estrada. Depois digam qualquer coisa.



disseste bem, sem muita agua na estrada, mas alguma, nada como uma chuvinha antes para saberes que o ar esta razoavelmente livre de poeiras  ;)

e mais uma vez te digo (especialmente porque estás bem ciente de todos os riscos) TESTA e POSTA

se tiveres resultados, quer interessantes quer não, aprende-se sempre

posso aproveitar para sugerir um tema TEU?

"Marcos Históricos"

Descreves o que decidiste tentar, apresentas o raciocinio que te levou aquela escolha (e uma explicação sumária e com links para quem queira aprofundar a parte teorica), e o resultado do teste em causa.

EU LIA!
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Sobre o ler, já deixei as sugestões, incluindo as modificações feitas pelo pessoal da autospeed.

E nao precisas de ter a estrada limpa pois o filtro vai continuar no sítio dele.


Modificar vou, mas até ter o saab na estrada vai demorar.

Mas vou medir o vácuo logo depois do snorkel, e depois vou medir no mesmo sitio sem ele, e tenho a certeza que vai diminuir.
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E os testes dinamicos que falei podem ser entre carros diferentes, a distancia entre os cones e o diametro do skidpad é que têm de ser os mesmos.

estes testes servem pra conheceres o carro que tens, e têm de ser feitos num circuito fechado, pra nao pores nimguem em risco e teres espaço suficiente pra corrigir e/ou parar.
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Teco, é o que já disse, seja na suspensão ou no motor, deve-se fazer/testar uma modificação de cada vez.

Só amortecedores mais rijos duvido muito que passes a ter oversteer. Molas e barras estabilizadoras têm um efeito muito maior, pois o amortecedor não prende numa posição, cede sempre, e tem sempre de comprimir/expandir ou senão não tinhas suspensão, ou passavas a ter um carro em que nao conseguias tar dentro ao conduzir em pisos mais degradados.
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Vais me dizer que um ferrari faz um teste de slalom mais rapido do que um qualquer carro de suspensão mais mole? São objectivos diferentes.

Claro que o meu carro não tem o mesmo comportamente que de origem, mas eu quero o mesmo assim. Suspensão mole para fazer slalom não me permite fazer curvas a velocidades altas com a mesma confiança ... E garanto-te que de Origem a suspensão do 9000 é demasiado mole pois privilegia o conforto e não a performance. Como já te disse demasiadas vezes anda com o teu 9000 e depois vem ca dar opiniões práticas, até lá são só teorias ...

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Vais me dizer que um ferrari faz um teste de slalom mais rapido do que um qualquer carro de suspensão mais mole? São objectivos diferentes.

Claro que o meu carro não tem o mesmo comportamente que de origem, mas eu quero o mesmo assim. Suspensão mole para fazer slalom não me permite fazer curvas a velocidades altas com a mesma confiança ... E garanto-te que de Origem a suspensão do 9000 é demasiado mole pois privilegia o conforto e não a performance. Como já te disse demasiadas vezes anda com o teu 9000 e depois vem ca dar opiniões práticas, até lá são só teorias ...


Olha que é capaz. Carros de elevado desempenho fazem o slalom (de 600 ft) a 60-70 Mph, se não fôr mais, já os normais têm dificuldade em chegar a 60 Mph. No slalom o rolamento da carroceria importa bastante, mas num carro normal, se aumentares muito a resistencia ao rolamento, perdes aderencia no eixo traseiro.

Depois deixo uns scans que encontrei na net.

Um ferrari costuma ter pneus largos, e ajudas aerodinamicas e grande rigidez estrutural, pelo menos os mais modernos. pra não dizer que é largo e baixo, pra ter um centro de gravidade baixo, o que permite ter uma suspensão menos rija para o mesmo adornar da carroceria, mas o ferrari costuma ser pensado pra elevada performance, mas nao quer dizer que nao possas melhorar um saab 900 ng ou 9000, ou mesmo o 900 og.

Tinha um video de um 900 og preparado, e é vê-lo a se agarrar nas curvas, mas tenho de encontrar o video primeiro.

Smap, se leres o livro how to make your car handle, vais ver que aprendes muito. Lá diz que podes melhorar o comportamento de um carro que adorna em demasia apenas mudando as barras estabilizadoras. E podes fazer mais, mas tens de ser uma modificação de cada vez e tens de testar cada uma de cada vez.

Mas tens de te lembrar que tens um carro com distribuição de peso a 60/40, e nao uma perto da ideal de 50/50.

Primeiro tens de ler um livro que sirva de guia pra a modificação que pretendes, e depois adaptas/aplicas ao carro que tens, mas tens de seguir sempre os principios basicos, que se aplicam a qualquer carro.

E o que me refiro que tens talvez pior com as alterações feitas é a previsibilidade e comportamento no limite longe do neutro.

Deixei o artigo da autospeed sobre s barras estabilizadoras e dizem que num fwd depois podes ter oversteer, mais do que tinhas antes, e que isso é   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn perigoso.

Em carros de rally o que deve fazer a traseira descolar é aplicar muito acelerador (caso rwd) ou travão de mão.

Ninguém vai querer ou conseguir controlar um carro que descola a traseira sem aviso e quando lhe dá na telha. O carro deve fazer o que o condutor quer, e nao o contrario.

« Última modificação: 19 de Março de 2015, 20:46 por Marco Gonçalves »
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Smap, se leres o livro how to make your car handle, vais ver que aprendes muito. Lá diz que podes melhorar o comportamento de um carro que adorna em demasia apenas mudando as barras estabilizadoras. E podes fazer mais, mas tens de ser uma modificação de cada vez e tens de testar cada uma de cada vez.

Mas tens de te lembrar que tens um carro com distribuição de peso a 60/40, e nao uma perto da ideal de 50/50.

Primeiro tens de ler um livro que sirva de guia pra a modificação que pretendes, e depois adaptas/aplicas ao carro que tens, mas tens de seguir sempre os principios basicos, que se aplicam a qualquer carro.

E o que me refiro que tens talvez pior com as alterações feitas é a previsibilidade e comportamento no limite longe do neutro.

Deixei o artigo da autospeed sobre s barras estabilizadoras e dizem que num fwd depois podes ter oversteer, mais do que tinhas antes, e que isso é   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn perigoso.

Em carros de rally o que deve fazer a traseira descolar é aplicar muito acelerador (caso rwd) ou travão de mão.

Ninguém vai querer ou conseguir controlar um carro que descola a traseira sem aviso e quando lhe dá na telha. O carro deve fazer o que o condutor quer, e nao o contrario.


Porra, que tu és chato com a treta dos livros ...

Só existe uma empresa que fabrica barras estabilizadoras para o 9000 mais largas, eu comprei essas meti no carro e depois ajustei a carga dos amortecedores. Porque raio ia eu perder tempo a ler um livro. Se as barras que pus não me dessem o resultado esperado voltava a por as de origem.

Os meus amortecedores são ajustáveis em carga, pelo que só tive que os ajustar.   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn quando andaste comigo no meu 9000 no jantar de natal sentiste o meu carro a fugir, ou mesmo descontrolado quando puxei por ele para tu veres o diferencial autoblocante em acção? escreve aqui o teu feedback que o Marco acha que eu so digo parvoices e o meu 9000 anda todo desgovernado :D

Se ao veres este video onde tens uma parte em que os 9000 fazem slalom me vieres dizer que a suspensão não é muito mole de origem vou-te mandar dar uma curva ... de SAAB 9000  :)))