Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 16:07

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

300 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo  (Lida 7875 vezes)

Offline Rockas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« em: 01 de Agosto de 2014, 02:23 »
Meus caros... sou um completo nabo em relação a carros (e a muitas coisas mais mas neste contexto fico-me pelos carros... talvez um dia se possa falar aqui em mulheres  ;D) e como tal ando aqui na corda bamba da escolha entre um SAAB 900 de 1995 com motor atmosférico... e um 9000 de 1996 CSE turbo.
Ora... minha intenção é por uns tempos ver que consumos farei e só depois decidir se opto por GPL ou não.
Partindo do princípio que até um nabo como eu entende que o 9000 turbo será um carro superior, quais as minhas dúvidas, perguntam vocês.
Bom... o meu maior problema é que de facto gosto mais do modelo do 900 e o 9000 é mais caro um pouco.
Porque não um 900 turbo? porque os que vou encontrando são caros demais para, por um lado, o meu momento económico, e porque minha intenção é daqui por uns tempos, porque a vida assim me irá permitir (se correr tudo razoavelmente bem) ir à pesca de um 900 turbo, sim mas descapotável  :D

Portanto... quero um SAAB, não diria para andar todos os dias, mas quase (embora viagens curtas... talvez uns 700 a 800km por mês... no inverno) que seja fiável e, claro, económico. Não tenciono nunca me ver livre do carro (mesmo após ter o descapotável) mas mante-lo como carro de colecção.

Gostaria então que me dessem as vossas opiniões acerca de prós e contras e que consumos terei à minha espera.
Os percursos que farei não serão citadinos, serão percursos onde a velocidade média deverá ser sempre por volta de uns 60km/H, visto viver numa aldeia... e claro... alguma Autoestrada em deslocações, Paços-de-Ferreira / Porto.

Portanto... sendo eu completamente inexperiente no mundo SAAB, gostaria acima de tudo "ouvir" as vossas considerações acerca dos modelos em questão, conselhos e afins... tudo o que a vossa paciência vos permitir.

Muito obrigado de antemão

Ah! Já agora, uma terceira opção... Um Opel 95 2.0 Turbo... Ainda mais caro mas se compensar... Talvez faça o "esforço" :-)

« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, 02:35 por Rockas »

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #1 em: 01 de Agosto de 2014, 08:23 »
A minha opinião é que qualquer que seja o modelo (900, 9000, 9-5) ficaras sempre melhor com um motor turbo.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #2 em: 01 de Agosto de 2014, 09:26 »
Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.

A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...

Talvez inferior mesmo...

Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...

Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber  mais a cilindrada e versao do motor:
B204E - LPT - 150CV
B204L - FTP - 185CV
B234E - LPT - 170CV
B234L - FTP - 200 CV
B234R - AERO - 225CV

204 - 2000 CM3
234 - 2300 CM3

LPT - Low pressure turbo
Ftp - Full pressure turbo
Aero - versao topo
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Rockas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #3 em: 01 de Agosto de 2014, 09:40 »
Turbo... Obviamente... Melhores consumos e mais potencia e binario.

A essa velocidade podes contar com medias de aprox 8 num carro turbo...

Talvez inferior mesmo...

Em auto estrada fiz muitos e muitos quilometros no meu com media de 6.1 . ha fotos aqui no forum com mais de 300 kms feitos e essa media... Mas... Em auto estrada e cruise control nos 100...

Quanto ao titulo do topico... Como te disse, o cse refere se a carroçaria e equipamento. Interessa nos saber  mais a cilindrada e versao do motor:
B204E - LPT - 150CV
B204L - FTP - 185CV
B234E - LPT - 170CV
B234L - FTP - 200 CV
B234R - AERO - 225CV

204 - 2000 CM3
234 - 2300 CM3

LPT - Low pressure turbo
Ftp - Full pressure turbo
Aero - versao topo

Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV".

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #4 em: 01 de Agosto de 2014, 09:42 »
Pelo que dizem.. .tem 150vc 2.0... será portanto o tal "B204E - LPT - 150CV".

Se é LPT tem turbo, os 2.0 sem turbo tem 130 CV

Offline Rockas

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #5 em: 01 de Agosto de 2014, 09:52 »
Pelo que vou investigando... entre a versão turbo e a versão atmosférica nos 900... a diferença de consumo médio não chega a um litro.
A versão atmosférica tb dá para alterar a potência?

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #6 em: 11 de Agosto de 2014, 12:20 »
dar... dá... usa gestão electrónica Motronic... mas nunca nos viramos para isso... nunca tivemos interesse em tal...

Para isso terás que recorrer a uma empresa e deixares lá uma pipa de massa :)

Rockas... tu não tens noção da diferença de andamento entre carros... acredita... É ENORME!!!!!
MESMO MUITO GRANDE....

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2014, 15:44 »
Já que todos defendem o Turbo (tambem eu) deixem-me colocar as possiveis vantagens do atmosferico. Conheço quem tenha. Corrigam-me quem achar diferente

- Menos componentes logo menos possiveia avarias. A electronica do SAAB e muitas peças debaixo do capot de um SAAB estao viradas para a gestao do turbo. Num atmosferico isso naturalmente desaparece

- O motor é menos sobrecarregado e por isso dura uma vida. Claro que ambos bem tratados, ambos podem durar uma vida, mas um atmosferico devido à sua simplecidade e nao ser sobrealimentado funciona com menos desgaste.

- Em cidade é possivel que um atmosferico beba menos. Salvo erro nas rotacoes ate ao turbo entrar, o atmosferico leva vantagem e é mais despachado em terreno citadino. Ate às 2000rpm mais ou menos os consumos num atmosferico sao salvo erro melhores. A partir daqui o turbinado leva vantagem... Nunca conduzi um mas tem quem tenha e diga que em certos ambientes como cidade sao despachados.

- O 900 deve ser mais leve que o 9000 (menos peso tornando ainda mais pratico em cidade). As linhas do 900 sao muito proximas às do 9-3 dando um look talvez mais moderno (subjectivo).

- Um 9000 turbo tem uma enorme probabilidade de ao comprar teres de gastar algum dinheiro nos componentes que vao avariando (acontece com todos) . Carro com mais electronica. No 900 atmosferico deve ser como qq carro mais basico. Ao comprares ter ideia que no 9000 À partida vais ter de gastar mais um tanto ate ficar a trabalhar direito (depende do carro naturalmente)

O meu 9-5 turbo tem de média 7.8   . Em autoestrada ou nacionais a 90 ou 100km/h faço perfeitamente medias proximas dos 6. A partir dessa velocidade começa a subir... Nao acho que beba muito para o peso do carro
« Última modificação: 28 de Outubro de 2014, 15:49 por Ramess »
  • saab 9-5

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2014, 16:33 »
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

Ver foto


  :))) :))) :))) :))) :)))

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #9 em: 28 de Outubro de 2014, 17:03 »
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

Ver foto


  :))) :))) :))) :))) :)))

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Lolololololol... :D

Abraço

Offline Ramess

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 268
  • Actividade:
    0%
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #10 em: 28 de Outubro de 2014, 20:25 »
Tem um pormenor muito importante que é nos turbos quando avariam servem sempre para algo com utilidade o que nos atmosféricos não acontece:

Ver foto


  :))) :))) :))) :))) :)))

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Quando é q arranjas papel higienico com logotipo da SAAB.
Oun melhor. ... Da GM. Adorava limpar o rabo ao logotipo dos gajos.
  • saab 9-5

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: 900 atmosférico vs. 9000 cse Turbo
« Responder #11 em: 28 de Outubro de 2014, 21:00 »
Temos também esta utilidade que me parece muito interessante   ^-^ ^-^ :D :D

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Abraço
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL