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09 de Dezembro de 2024, 20:35

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Autor Tópico: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03  (Lida 43895 vezes)

Offline TesZero

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Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« em: 20 de Janeiro de 2013, 21:43 »
O que é?

Oil Sludge é o termo aplicado à degradação do óleo em que são criadas camadas de óleo ressequido ou pasta nas paredes do motor, cárter e condutas de óleo.

As principais causas normalmente atribuídas à formação de Oil Sluge estão directamente relacionadas com o tempo entre muda de óleo degradado e qualidade do mesmo.

O Oil Sludge afecta muitas marcas e motores no mundo automóvel, em Saabs é mais comum nos modelos de seguida especificados.

Nos dias de hoje a melhor maneira de prevenir que apareça Oil Sludge nos nossos motores é utilizar óleo 100% sintético com intervalos regulares entre mudas. Os óleos de hoje em dia são fabricados tendo em vista já a diminuição da probabilidade do mesmo acontecer.


Para começar, a melhor forma de prevenir a criação de oil sludge em qualquer motor é mesmo usar um bom óleo 100% sintético.

_____________________________________________________________

SAAB´s 9-3 (2000 - 2003 ) e SAAB´s 9-5 (1998 - 2003)

O motor B205 (2.0) e B235 (2.3) é bastante susceptível a este problema.
Desde a recirculação insuficiente do respiro do cárter até ao facto do catalisador passar mesmo por baixo do cárter fervendo o óleo, tudo contribui para a degradação prematura do óleo.


Nos motores anteriores (b202 e b201 por exemplo) o respiro do cárter era feito a partir do orifício da tampa de válvulas directamente para a admissão.
Desta forma os vapores do óleo eram direccionados para o turbo, comprimidos e queimados na admissão.

Como desvantagem este sistema enviava ar quente para a admissão, sujava todo o motor internamente e condensava os vapores na parte inferior do intercooler.

Desde 1998 nos motores b205 e mais tarde em 2000 nos b235 foi implementado o kit PCV (positive crankcase ventilation) nestes motores.

O objectivo deste kit é a condensação dos vapores de óleo em um compartimento por detrás do bloco e envio do óleo condensado de volta para o cárter. Desta forma o sistema de admissão não admite óleo juntamente com o ar vindo do respiro do cárter.

O problema nos motores b205 e b235 está directamente relacionado com:
- recomendação errada de óleo semi-sintético pela marca 10w40
- qualidade das tubagens do respiro de óleo e desenho da caixa de condensação.

_____________________________________________________________

Consequências do Oil Sludge?

Havendo Oil Sludge é formado no motor sujidade resultante das camadas criadas nas paredes do motor assim com bocados de borracha que se soltam das tubagens do kit de pcv original.

Essa sujidade irá obstruir a rede contida no tubo de pesca, caso sejam pequenas podem mesmo passar essa rede e obstruir pequenas condutas do motor.

A rede do tubo de óleo estando obstruída pode causar 2 problemas graves:
- Obstrução completa - não chegando óleo à bomba de óleo o motor gripa por falta de lubrificação.
- Obstrução parcial - com o tubo de pesca obstruído a bomba de óleo terá que fazer mais força para garantir a mesma pressão de óleo no motor. Ganhará folga e ficará danificada. Deixando de bombear óleo o motor gripa por falta de lubrificação.

Existindo obstrução completa do respiro do cárter a pressão existente no mesmo forçará os segmentos do motor criando folga nos mesmos. Esta folga resultará num problema grave de falta de compressão.

_____________________________________________________________

Como prevenir casos extremos de Oil Sludge nos SAAB´s 9-5 / 9-3?

1º - Limpeza completa do cárter eliminando toda a sujidade que o mesmo contenha.
2º - Instalação do ultimo upgrade do kit PCV para o motor
3º - Utilização de óleo 100% sintético.

Limpeza completa do cárter

Aspecto de cárter acabado de tirar com bastante oil sludge visível:



Cárter limpo antes de voltar a montar no motor:



Instalação do ultimo upgrade do kit PCV

O kit PVC vai actualmente na 6ª versão podendo ser adquirido:

Na Parts For Saabs:

SAAB 9-3:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

SAAB 9-5:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Tubo de ligação ao respiro na tampa de válvulas, ligação ao cárter e válvula anti-retorno:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Todas as tubagens do kit à unidade:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Na Neobrothers:

Kits complestos:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Manual de instalação do kit:

SAAB 9-3

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

SAAB 9-5

(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Para confirmarem se o vosso carro já possuir Kit PCV ou se é a ultima versão do mesmo podem confirmar o tópico criado pelo smap com explicação do mesmo:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Utilização de óleo 100% Sintético

É obrigatório nestes modelos a utilização de óleo 100% sintético e troca do mesmo nunca acima dos 10.000 kms percorridos. Convindo mesmo atempar a troca caso o carro seja utilizado bastante de forma citadina ou esteja muito tempo ao relanti.

Convém utilizar uma boa marca de óleo, com qualidade reconhecida e comprovada, deixo a minha a opinião pessoal de duas marcas/modelos:

Bp Visco 7000: Óleo muito bom, excelente lubrificante e com a melhor relação qualidade preço que encontrei até à data. Encontramos muitas promoções deste óleo por volta dos 30€ - 40€. Após desmontar motor com mais de 300.000 kms e grande tempo de utilização deste óleo apercebemos-nos que o desgaste é praticamente nulo. Contudo é possível denotar a criação de algumas camadas nas paredes do motor ao fim de muitos quilómetros de utilização.

Mobil 1: Nada a apontar, muito bom lubrificante e motor extremamente limpo após desmontagem com elevada quilometragem.

Como podem confirmar, a titulo de exemplo, a prórpia marca no manual de utilizador de um SAAB 9-5 de 2005 já só utiliza óleo 100% sintético 0wXX e 5wXX, nunca o semi-sintético 10w40.



Desde 2003 que a SAAB não recomenda óleo que não seja 0wXX 5wXX.

Quanto ao filtro de óleo ter também especial atenção, deve de ser SEMPRE trocado a cada muda de óleo.

Mais informação neste tópico:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Troca de Bomba de Óleo

Se detectado Oil Sludge no cárter convém ser trocada a bomba de óleo.
Não é caro e faz parte da manutenção recomendada.


Caso o tubo de pesca esteja sujo, o mais provável é que a bomba tenha estado em esforço e que exista folga nas rodas dentadas que provocam a pressão do óleo.
Num curto prazo de tempo a pressão de óleo será insuficiente para a correcta lubrificação do motor.

_____________________________________________________________

Qualquer dúvida, correcção ou informação a acrescentar é favor comentar.

Abraço
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 09:07 por TesZero »
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Offline teco

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2013, 00:47 »

Bp Visco 7000: Óleo muito bom, excelente lubrificante e com a melhor relação qualidade preço que encontrei até à data. Encontramos muitas promoções deste óleo por volta dos 30€ - 40€. Após desmontar motor com mais de 300.000 kms e grande tempo de utilização deste óleo apercebemos-nos que o desgaste é praticamente nulo. Contudo é possível denotar a criação de algumas camadas nas paredes do motor ao fim de muitos quilómetros de utilização.



já agora... nos diesel como come óleo que dirias de colocar liquid molly (digamos de 200 em 200 mil kms) antes de mudar o óleo, fazer umas centenas de kms e trocar outra vez por visco 7000 (em vez dia de mudar tb filtros)?

abraços

p.s. ja não me lembro quem falou que comprou... onde o arranjou?

removeria as ditas impurezas e ficava equivalente?
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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2013, 08:59 »
Os 9-3 / 9-5 1ª geração bebem óleo de origem :D

não é alarmante, é mesmo assim o funcionamento, salvo o erro pelo sistema de válvulas...

Grande parte deles tem mesmo ainda no bocal do combustível um autocolante a dizer "check oil level".

O facto de gastar óleo não tem nada haver com limpeza ou necessidade de aditivos.

Sendo este tópico sobre Oil Sludge e não sobre óleos ou sobre SAAB´s diesel que não sofrem de Oil Sluge... vou te deixar a minha opinião, contudo, caso persistam duvidas cria um novo tópico sobre a tua dúvida não desvirtualizando o tema deste.

Não sou apologista da utilização de aditivos no óleo, muito menos de limpeza de elevado nível de corrosão.

Depois criarei um tópico sobre aditivos.

Se são corrosivos ao ponto de limpar sujidade encrostada no motor... o que fará aos plásticos das guias, à junta da colaça, aos vários o-rings e aos retentores do motor?

Prefiro abrir de (muito) longe a longe e limpar tudo como deve de ser.

Usas o Bp visco e fazes muito bem, quando comparado com qualquer óleo é fenomenal... o motor onde já vi crostas com Bp visco tinham bem mais de 300.000 kms....

Quem usou esse aditivo de limpeza foi o Kamuma.

Peço que deixem este tópico unicamente para comentários referentes a Oil Sludge.

Adicionada informação sobre a periodicidade da muda de filtro de óleo ao tópico. Obrigado.

Abraço
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2013, 09:11 por TesZero »
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Offline teco

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2013, 16:39 »
Os 9-3 / 9-5 1ª geração bebem óleo de origem :D

não é alarmante, é mesmo assim o funcionamento, salvo o erro pelo sistema de válvulas...


Sendo este tópico sobre Oil Sludge e não sobre óleos ou sobre SAAB´s diesel que não sofrem de Oil Sluge...


Se são corrosivos ao ponto de limpar sujidade encrostada no motor... o que fará aos plásticos das guias, à junta da colaça, aos vários o-rings e aos retentores do motor?



já sabia que era normal beber oleo e daí ter perguntado se isso não dava boa ocasião para limpar sem deixar muito tempo (eu expliquei, esperar que fosse altura de mudar oleo, deitar o produto, rodar um bocado e ir mudar por novo, eliminando o velho e detergente)

não sabia que oil sludge não acontecia em diesel (a ignorância que tenho é como a de todos, infinita, e se calha de acertar em coisas que tu sabes, eu aprendo)

e no de aditivos vamos falar sobre os detergentes e as diferenças quimicas entre borrachas e "carvão", um pode ser limpo sem atacar o outro (julgo eu)

respondi só para entenderes que eram perguntas e comentários para aprender

abraços
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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2013, 18:27 »
O oil Sludge ocorre em todos os motores. (não disse o contrario)

basta misturares um pouco de água com óleo e já tens Oil Sludge.

Quando usas óleos de má qualidade... ganhas oil sludge.

Portanto, todos os motores lubrificados têm probabilidade de ganhar oil sludge....

O grande problema destes 2 motores é o respiro do carter e maor probabilidade de sofrer deste mal.

Todas as restantes perguntas sabes que tenho o prazer de te responder... nas secções próprias.

Abraço

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Offline Luigi

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #5 em: 23 de Junho de 2013, 11:22 »
Boas Malta, tou com uma duvida.
Se o oil sludge é devido em parte ao catalisador... Se o retirarmos nao é uma boa mod?

Cumps

Offline SMAP

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #6 em: 23 de Junho de 2013, 12:34 »
Boas Malta, tou com uma duvida.
Se o oil sludge é devido em parte ao catalisador... Se o retirarmos nao é uma boa mod?

Exitem Inspeções ao nivel de gases no Dubai? se não é uma decisão unica e exclusiva tua. Vai melhorar em consumos, desempenho do motor, mas vai emitir mais gases poluentes para a atmosfera

Offline Luigi

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #7 em: 23 de Junho de 2013, 19:22 »
Hmmm é capaz de se ver na IPO.
mais que não seja tiro-o e depois ponho para a IPO :)
embora la deva ficar com um erro no SID, relacionado com a leitura de gases...
thanks SMAP!

Offline SMAP

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #8 em: 23 de Junho de 2013, 19:39 »
embora la deva ficar com um erro no SID, relacionado com a leitura de gases...
thanks SMAP!

Não fica com erro nenhum, a sonda lambda é antes do catalizador

Offline TesZero

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #9 em: 04 de Julho de 2013, 05:49 »
nã se se é em todos... mas ia jurar que os carros com Trionic 7 têm segunda sonda lambda depois do catalisador...

não?

se sim... pode ser desligada electronicamente...
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Offline SMAP

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #10 em: 04 de Julho de 2013, 08:50 »
nã se se é em todos... mas ia jurar que os carros com Trionic 7 têm segunda sonda lambda depois do catalisador...

não?

se sim... pode ser desligada electronicamente...

Tens razão, nem tinha sentido ter 2ª sonda lambda se não fosse para estar depois do catalizador.

O que me induziu em erro foi o 9-3 da minha mulher que aquilo esta realmente antes do catalizador, mas os 9-3 tem um pre-catalizador logo a seguir a 1ª sonda lambda.

Repara na foto do escape do 9-3 do lfteixeira onde vês que claramente as duas sondas lambdas estão antes do catalizador propriamente dito, mas uma esta depois do pre-catalizador


(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Portanto tirar o catalizador em si não é problematico nos 9-3 desde que se deixe o pre-catalizador, mas sinceramente aquilo é tudo uma peça unica que tera que ser cortada a parte do catalizador e introduzir um tubo ali no meio

Offline Rcgomes84

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #11 em: 06 de Dezembro de 2013, 16:13 »
boa tarde,para variar estou com uma duvida! em cima refere os motores de 98-2003 com problema oil slugde, mas por baixo já diz que os de +2000 já nao sofrem? se comprar um de 2002 não tem esse problema mesmo? hoje fui a um mecanico volvo o mesmo disse para não comprar SAAB GM, comprar apenas os modelos antigos!! os GM tem de limpar motor ai de 2 em duas mudas!!???  ::P

se comprar um de 2002 então não sera preciso desmontar carter? é mudar logo oleo, utilizar aditivo oil flush para sacar o carvao todo fora nao sera boa ideia? e passado ai 2mil mudar outra vez oleo,e passar então a mudar em 8mil assim ja estara limpo não?

de qualquer forma se sofrer de oil sludge, a bomba de oleo se estiver intupida a temperatura não ira subir muito no motor? ou cheiro a queimado em aceleração?

eu com oleos sou muito cuidadoso,sempre atento ao nivel e como faço curtos trajetos ate desligar carro +-3 klm mudo em entrevalos de 8k e utilizo sintetico 5w50 em vez de 10w40. Esse motor tambem pode utilizar o mesmo indice de VISC?

 O0



« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 16:29 por Rcgomes84 »

Offline SMAP

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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #12 em: 06 de Dezembro de 2013, 16:30 »
Todos os motors B2x5x (9-5 de 1998 a 2009 e 9-3 de 2000 a 2002) são proprensos a oil sludge devido as tubagens do KIT PCV que tens aqui a explicação

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Se usares um bom oleo e a ultima versão de tubagens do KIT PCV não precisas de limpar o carter a cada 3 mudas. A questão principal é que essas pessoas que vão ao mecânico Volvo provavelmente usam oleos da treta para poupar.

Nem todos os motores B2x5x precisam de trocar de KIT PCV, pois a SAAB corrigiu este defeito nos motores mais recentes. Eu não tenho a certeza mais acho que apartir de 2004 já traziam as novas tubagens.
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2013, 16:32 por SMAP »
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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #13 em: 06 de Dezembro de 2013, 22:38 »
Tal como o smap referiu e muito bem... os modelos mais recentes já estão actualizados. Ou seja o modelo de 250cv, saab 9-5 mk2 - 2002 / 2003 já vêm equipados com o respiro de cárter SAAB OE part 55561200

Tal como já te mandei o link, os kits são vendidos para equiparem os motores b205 e b235 entre 1998 e 2003.

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A saab recolheu muitos destes motores 1998 - 2003 sendo que a segunda versão do 9-5 vinha já com o problema resolvido de fabrica.

O mecânico da Volvo que te disse isso deve de ser um óptimos mecânico... de volvos, claro!!!

Um bom óleo sintético deve de ser usado em todos os motores, não só em blocos GM.

Achas que se abrires um motor volvo com 200.000 kms não vais encontrar oil sluge? aposto que sim...
Em todos os motores esse facto deve-se ao cuidado de manutenção que o antigo dono teve... e que óleo usou...

5w40 100% sintético será óptimo para esse motor.

Abraço
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Re: Oil Sludge (b2x5x) - 9-5 98-02 / 9-3 00- 03
« Responder #14 em: 06 de Dezembro de 2013, 22:56 »
boa tarde,para variar estou com uma duvida! em cima refere os motores de 98-2003 com problema oil slugde, mas por baixo já diz que os de +2000 já nao sofrem?

Não tens escrito em lado nenhum que acima de 2000 não sofrem :)
Ora lê melhor o paragrafo anterior aonde viste isso :)

Os kits pvc começaram a ser usados em 1998 nos motores b205 e em 2000 nos motores b235 que se mostraram insuficientes.
Nos motores antes de essa data a ventilação do cárter era feita directamente para a admissão. ( b2x2 e b2x4 )

Quanto ao cárter e aditivos, podes tirar o cárter e limpar, não por causa de ser um SAAB, ou por ser um b235... mas por ser um motor com mais de 10 anos e com 200.000 kms....
Não se sabe que óleo os antigo donos colocaram ha 8 anos atrás por exemplo.

Quanto a aditivos não aconselho nenhum... nem os próprios fabricantes de óleos o aconselham:
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Alem de estar bem especifico este comentário no manual do carro em questão:
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Abraço
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