O que é?Oil Sludge é o termo aplicado à degradação do óleo em que são criadas camadas de óleo ressequido ou pasta nas paredes do motor, cárter e condutas de óleo.
As principais causas normalmente atribuÃdas à formação de Oil Sluge estão directamente relacionadas com o tempo entre muda de óleo degradado e qualidade do mesmo.
O Oil Sludge afecta muitas marcas e motores no mundo automóvel, em Saabs é mais comum nos modelos de seguida especificados.
Nos dias de hoje a melhor maneira de prevenir que apareça Oil Sludge nos nossos motores é utilizar óleo 100% sintético com intervalos regulares entre mudas. Os óleos de hoje em dia são fabricados tendo em vista já a diminuição da probabilidade do mesmo acontecer.
Para começar, a melhor forma de prevenir a criação de oil sludge em qualquer motor é mesmo usar um bom óleo 100% sintético.
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SAAB´s 9-3 (2000 - 2003 ) e SAAB´s 9-5 (1998 - 2003)O motor B205 (2.0) e B235 (2.3) é bastante susceptÃvel a este problema.
Desde a recirculação insuficiente do respiro do cárter até ao facto do catalisador passar mesmo por baixo do cárter fervendo o óleo, tudo contribui para a degradação prematura do óleo.
Nos motores anteriores (b202 e b201 por exemplo) o respiro do cárter era feito a partir do orifÃcio da tampa de válvulas directamente para a admissão.
Desta forma os vapores do óleo eram direccionados para o turbo, comprimidos e queimados na admissão.
Como desvantagem este sistema enviava ar quente para a admissão, sujava todo o motor internamente e condensava os vapores na parte inferior do intercooler.
Desde 1998 nos motores b205 e mais tarde em 2000 nos b235 foi implementado o kit PCV (positive crankcase ventilation) nestes motores.
O objectivo deste kit é a condensação dos vapores de óleo em um compartimento por detrás do bloco e envio do óleo condensado de volta para o cárter. Desta forma o sistema de admissão não admite óleo juntamente com o ar vindo do respiro do cárter.
O problema nos motores b205 e b235 está directamente relacionado com:
- recomendação errada de óleo semi-sintético pela marca 10w40
- qualidade das tubagens do respiro de óleo e desenho da caixa de condensação.
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Consequências do Oil Sludge?Havendo Oil Sludge é formado no motor sujidade resultante das camadas criadas nas paredes do motor assim com bocados de borracha que se soltam das tubagens do kit de pcv original.
Essa sujidade irá obstruir a rede contida no tubo de pesca, caso sejam pequenas podem mesmo passar essa rede e obstruir pequenas condutas do motor.
A rede do tubo de óleo estando obstruÃda pode causar 2 problemas graves:
-
Obstrução completa - não chegando óleo à bomba de óleo
o motor gripa por falta de lubrificação.-
Obstrução parcial - com o tubo de pesca obstruÃdo a bomba de óleo terá que fazer mais força para garantir a mesma pressão de óleo no motor. Ganhará folga e ficará danificada. Deixando de bombear óleo
o motor gripa por falta de lubrificação.Existindo obstrução completa do respiro do cárter a pressão existente no mesmo forçará os segmentos do motor criando folga nos mesmos. Esta folga resultará num problema grave de falta de compressão.
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Como prevenir casos extremos de Oil Sludge nos SAAB´s 9-5 / 9-3?1º - Limpeza completa do cárter eliminando toda a sujidade que o mesmo contenha.
2º - Instalação do ultimo upgrade do kit PCV para o motor
3º - Utilização de óleo 100% sintético.
Limpeza completa do cárterAspecto de cárter acabado de tirar com bastante oil sludge visÃvel:
Cárter limpo antes de voltar a montar no motor:
Instalação do ultimo upgrade do kit PCVO kit PVC vai actualmente na 6ª versão podendo ser adquirido:
Na Parts For Saabs:SAAB 9-3:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInSAAB 9-5:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInTubo de ligação ao respiro na tampa de válvulas, ligação ao cárter e válvula anti-retorno:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInTodas as tubagens do kit à unidade:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInNa Neobrothers:Kits complestos:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInManual de instalação do kit:SAAB 9-3
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
SAAB 9-5
(
Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
Para confirmarem se o vosso carro já possuir Kit PCV ou se é a ultima versão do mesmo podem confirmar o tópico criado pelo
smap com explicação do mesmo:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInUtilização de óleo 100% SintéticoÉ obrigatório nestes modelos a utilização de óleo 100% sintético e troca do mesmo nunca acima dos 10.000 kms percorridos. Convindo mesmo atempar a troca caso o carro seja utilizado bastante de forma citadina ou esteja muito tempo ao relanti.
Convém utilizar uma boa marca de óleo, com qualidade reconhecida e comprovada, deixo a minha a opinião pessoal de duas marcas/modelos:
Bp Visco 7000: Óleo muito bom, excelente lubrificante e com a melhor relação qualidade preço que encontrei até à data. Encontramos muitas promoções deste óleo por volta dos 30€ - 40€. Após desmontar motor com mais de 300.000 kms e grande tempo de utilização deste óleo apercebemos-nos que o desgaste é praticamente nulo. Contudo é possÃvel denotar a criação de algumas camadas nas paredes do motor ao fim de muitos quilómetros de utilização.
Mobil 1: Nada a apontar, muito bom lubrificante e motor extremamente limpo após desmontagem com elevada quilometragem.
Como podem confirmar, a titulo de exemplo, a prórpia marca no manual de utilizador de um SAAB 9-5 de 2005 já só utiliza óleo 100% sintético 0wXX e 5wXX, nunca o semi-sintético 10w40.
Desde 2003 que a SAAB não recomenda óleo que não seja 0wXX 5wXX.
Quanto ao filtro de óleo ter também especial atenção, deve de ser
SEMPRE trocado a cada muda de óleo.
Mais informação neste tópico:
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInTroca de Bomba de ÓleoSe detectado Oil Sludge no cárter convém ser trocada a bomba de óleo.
Não é caro e faz parte da manutenção recomendada.
Caso o tubo de pesca esteja sujo, o mais provável é que a bomba tenha estado em esforço e que exista folga nas rodas dentadas que provocam a pressão do óleo.
Num curto prazo de tempo a pressão de óleo será insuficiente para a correcta lubrificação do motor.
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Qualquer dúvida, correcção ou informação a acrescentar é favor comentar.
Abraço