SAABsPORTUGAL

Geral => Legislação => Tópico iniciado por: Guest em 26 de Outubro de 2012, 03:50

Título: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: Guest em 26 de Outubro de 2012, 03:50
Para quem quiser legalizar jantes ou pneumáticos no seu Saab, aqui fica o contacto da empresa junto da qual o podem fazer:

T.D.S. - Engenharia e Gestão Automóvel, Lda.
Rua Julieta Ferrão, 12 - Escritório 806
1600 - 131 Lisboa
PORTUGAL
Tel: +351 217 993 522
Fax: +351 217 993 523
Mail: geral@tdsauto.pt

Quando fiz a legalização das jantes de 18" no meu 9000 o processo foi o seguinte:
1º Enviei mail com proposta de medida pretendida (Jante e Pneu)
2º Recebi resposta afirmativa
3º Pedi o certificado e paguei 55€ por TB
4º Enviei comprovativo e morada
5º No dia seguinte já tinha a declaração em casa por CTT
6º Homologação no livrete com apresentação da declaração no IMTT com pagamento de 30€

Espero ter sido claro e útil :)

Abraço
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: amreal em 28 de Outubro de 2012, 14:50
Um bom e útil tópico!!

 ;)

Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: Guest em 28 de Outubro de 2012, 15:23
Se fores mudar o tamanho das tuas jantes ou pneus, e quiseres saber qual o tamanho que poderás averbar, podes sempre perguntar-lhes primeiro ;)

Abraço
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: castelar em 28 de Outubro de 2012, 22:05
Muito útil  :D :D
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: pjplopes em 04 de Novembro de 2012, 09:43
Tb fiz a homologação das minhas jante 17'' com eles e foram impecáveis.  :D
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: TesZero em 07 de Novembro de 2012, 09:17
Acho que este tópico tem importância e organização que revele merecer estar inamovível :D

Abraço
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: lppainco em 27 de Fevereiro de 2014, 17:37
Grande tópico... Parabéns Kamuma, vou ter de fazer isso no meu...
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: meteorologist em 30 de Março de 2016, 17:43
Olá,

No meu 9-5 tenho umas jantes de 15'' alu42 e no livrete tenho homolgação para jante de 16''.

Se trocar pelas alu36 ou alu46 de 17'', que deverão requerer homolgação, deverei ter alguma atenção relativamente ao erro do velocimetro?

Obrigado  O0

Abraço,
Tiago
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 30 de Março de 2016, 17:52
Nos 9-5 deveria corrigir-se o erro do velocímetro com o tech 2
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: meteorologist em 31 de Março de 2016, 09:53
Nos 9-5 deveria corrigir-se o erro do velocímetro com o tech 2

Olá,

Obrigado! Eu também achei que sim mas queria ter a certeza. Se for preciso 1 tech2 também não haverá problema pois tenho acesso a 1.
Acho que não será necessário porque segundo este site:

https://tiresize.com/comparison/

Os pneus que tenho 195/65 R15 têm o mesmo diametro que 225/45 R17 logo penso que não será necessário corrigir o velocimetro.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 31 de Março de 2016, 18:00
Não é só isso que conta... mas no problem.
Depois de teres isso feito, fazes uma viagem com o GPS
No meu caso deu 5 km de diferença entre o lido e o real.
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: meteorologist em 31 de Março de 2016, 18:14
Não é só isso que conta... mas no problem.
Depois de teres isso feito, fazes uma viagem com o GPS
No meu caso deu 5 km de diferença entre o lido e o real.

Olá,
Obrigado pela resposta!  O0
O que mais tenho que ter em consideração?

Abraço,
Tiago
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: albqueiros em 31 de Março de 2016, 19:01
muito útil!!
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 01 de Abril de 2016, 00:19

O que mais tenho que ter em consideração?

Abraço,
Tiago

Tas a assumir que com os 195/65R15 não tenhas erro de velocímetro... o que não é verdade: Tens SEMPRE erro.
Logo apenas consegues aproximar o valor da realidade... nunca o consegues igualar.

Mesmo com o Tech2 a calibrar para as jantes novas, acaba sempre por existir erro...  ::)
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: meteorologist em 01 de Abril de 2016, 08:43

O que mais tenho que ter em consideração?

Abraço,
Tiago

Tas a assumir que com os 195/65R15 não tenhas erro de velocímetro... o que não é verdade: Tens SEMPRE erro.
Logo apenas consegues aproximar o valor da realidade... nunca o consegues igualar.

Mesmo com o Tech2 a calibrar para as jantes novas, acaba sempre por existir erro...  ::)

Ahhh sim!
Pensei que havia mais um parametro a ter em consideração na especificação dos pneus.  O0

Lá vem os meus tempos universitários e o princípio de incerteza de Heisenberg  :(||

Incerteza existe sempre, de facto, até se pode dar o caso de ela diminuir.

Pelo menos parece-me que a incerteza do velocimetro é a mesma quer com os 195/65 r15 e os 225/45 r17, pelo facto de o diametro é o mesmo. Estou a pensar bem?


Obrigado!

Abraço,
Tiago
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 01 de Abril de 2016, 18:18
Vai depender de cada velocímetro e a sua calibração original vs parâmetros actuais.... Mas normalmente nunca superior a 5Km/h de diferença.
Título: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: sapoverdeclaro em 12 de Setembro de 2017, 14:31
Boas, saudações!

Alguém sabe informar se em termos de IPO posso usar no meu 2.2 tid 2 jantes 17" originais do lado esquerdo (em cinco braços) do 93 aero (ET 41) e duas do lado direito 17" em tridente viking (ET 49) originais do 2.3 aero?
Com 4 pneus mesma marca, modelo, indice de carga e velocidade, e medida 225 45 17.
Pode haver diferença de peso entre os dois modelos!

Agradecido, cumprimentos, Carlos Lourenço.
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 12 de Setembro de 2017, 15:16
Para não implicarem ctg, o que a lei diz é que os pneumáticos têm de ser iguais no mesmo eixo.
Se os 4 pneus são iguais, não deverias ter problema algum.... mas para não implicarem contigo, metes jantes iguais no mesmo eixo. Assim mesmo que haja diferenças no peso, nunca vais ter desiquilíbrio logo nem tens problema no IPO.

Agora nos centros apanhas com cada um... ui ui ui

Mas se fizeres como digo não tens problema.... supostamente... ;)
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: sapoverdeclaro em 12 de Setembro de 2017, 16:40
Caro JOSEGLV,

Obrigado por responder. Otimo mas era essa precisamente a questão que queria evitar. Como só tenho 2 jantes tridente viking se puser as duas à frente estéticamente o carro fica estranho porque fica com jantes diferentes de cada lado. O objetivo era colocá-las do lado direito e assim evitar o desfasamento estético, caso não comprometa a segurança, como é evidente.

Mais uma vez saudações, sapoverdeclaro.
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 12 de Setembro de 2017, 17:44
sapo...
Nem que seja só para a IPO... mas como os pneumáticos são os mesmos... se implicarem, defenda-se... em lado nenhum está escrito que deve andar com jantes iguais... pode ter uma jante de cada nação... desde que os pneus sejam iguais...

Agora se quer evitar chatices... se fizer como disse em cima eles não implicam!
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: jcpbatista em 12 de Setembro de 2017, 23:32
Tal como está, não devem reparar que o carro tem jantes diferentes😉
Se questionarem, diga que é uma questao de look!🚘🚖
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: Rui em 05 de Setembro de 2019, 22:04
Boas,

Só um update ao post: o meu SAAB, sempre rodou com pneus 205/50RE16, que é uma das 3 medidas que consta do DUA. Mas nos últimos anos está cada vez mais difícil arranjar pneus desta medida, porque muitas marcas os descontinuaram devido a haver pouco utilizadores. Isso faz também com que sejam mais caros do que outras medidas mais vulgares. Por exemplo na terça feira, na casa onde mudei pneus só havia Mabor e BFGoodrich, e não gosto de nenhum dos 2.

Portanto, recorri à TDS para poder homologar 205/55R16, que tem imensa oferta e mais baratos. Já tenho comigo a declaração emitida pelo importador oficial SAAB (SEMASA) para apresentar no IMTT, o que farei na próxima semana. O custo foi de 61,50 euros e passados 3 dias de ter pago tinha a declaração no correio.
E portanto já rolam uns Primacy4 205/55R16 :)

Rui Ribeiro
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: joseglv em 06 de Setembro de 2019, 09:43
Podias ter aproveitado para ver se os 215/55R16 eram mais baratos/acessiveis no mercado e alteravas o DUA....
Mas se está resolvido....   FIXE!
Título: Re: Homologação de Jantes e Pneumáticos
Enviado por: Rui em 06 de Setembro de 2019, 15:50
Achei que os 215/55 já seriam muito altos; esteticamente gosto dos pneus o mais baixo possível; para a utilização que o carro tem, não vejo grande vantagem em aumentar de 205 para 215, e a altura do pneu seria um ponto contra a mudança.
Ainda creio que tomei a melhor opção, dentro das condicionantes que tinha...

Rui