SAABsPORTUGAL
Oficina => Motor / Escape / Admissão => Tópico iniciado por: aarriscado em 28 de Novembro de 2013, 11:22
-
Caros membros
Venho mais uma vez colocar uma questão e ver se alguém me pode esclarecer:
Como alguns sabem tenho um Saab 93 SE TID Coupe de 1999, comprei-o novo ao "falecido" Concessionário Saab Cimpomovel.
Este automóvel conta com 270.000 Km's.
Mas voltando ao assunto a questão é a seguinte:
Necessitei de mudar o apoio inferior do motor. O apoio é este:
PFS903066 9-3 98'-02' Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - na PFS
Este apoio do motor "é da concorrencia" o original tem esta referência:
4961330 9-3 98'-02' Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - Genuine Saab - na PFS
Desde que o mudei noto que ao ralenti o motor vibra mais e claro essa maior vibração causa desconforto.
Noto também que ao ralenti o motor encontra-se por volta das 800 rpm mas se eu acelerar um bocado e o colocar por volta das 1000 rpm a vibração deixa de existir.
À medida que o motor vai aquecendo esta vibração ao ralenti vai atenuando mas nunca se elimina completamente.
Será pelo facto do apoio ser "da concorrência" que isto me acontece, (justificação mais simples) ou haverá alguma hipótese de se "mexer" no ralenti de forma a colocar as rotações por volta das 1000 rpm e assim a vibração deixar de existir?
Parece-me que a gestão do ralenti é automática mas não haverá hipótese de intervir para colocá-lo nas 1000 rpm, rotação mais "normal" do ralenti?
Será que alguém me pode ajudar?
Obrigado desde já a quem se disponibilizar a fazê-lo.
Cumprimentos
-
haverá alguma hipótese de se "mexer" no ralenti de forma a colocar as rotações por volta das 1000 rpm e assim a vibração deixar de existir?
Parece-me que a gestão do ralenti é automática mas não haverá hipótese de intervir para colocá-lo nas 1000 rpm, rotação mais "normal" do ralenti?
Isso no meu entender não sse deverá fazer nunca.
Eu passava pela oficina que pôs o apoio ou por outra oficina para ter a certeza que o apoio está bem colocado e bem apertado.
-
todos os apoios do meu carro são da concorrência... e não vibra :)
Mas não tenho um 2.2, também não sei qual a rotação a que deverá estar ao relanti...
Contudo esses carros sofrem bastante da sujidade da admissão devido à EGR.
A admissão e válvula egr devem de ser abertas e limpas de longe a longe.... pelo menos a cada 50.000...
poderá ser essa a causa do relanti baixo e vibração a frio.
Abraço
-
Caros membros TesZero e SMAP
Obrigado pelas respostas.
Vou verificar e tentar limpar a admissão e valvula EGR.
Cumprimentos
-
três hipóteses
1. quando trocaste o apoio mais caro (o hidraulico) viste se o de cima (de borraçha) não estará lixado?
2. quando montaram o motor podem ter solto qualquer coisa... eventualmente na admissão?
3. fizeste a asneira de meter diesel nalguma bomba low cost? a mim quase me matou o carro um único abastecimento... cuidado que o diesel barato sai caro, andou com um ralenti de m***a mesmo depois de acabar de encher o deposito com BP (e pode ter sido na garagem onde te montaram o apoio)
se tiver dito asneiras... deixa lá, pelo menos tentei
-
A do combustível também é bem pensado...
já vi dois SAABs sem pegarem após terem colocado combustíveis do eleclerc...
Só depois de irmos à galp buscar gasolina é que pegou...
Grande teco.... :P
(vês... não te bato sempre.... )
Abraço
-
Caros membros
Em relação ao combustível não deve ser porque meto sempre na mesma bomba de combustível em mais que um carro, embora seja uma bomba low-cost (Jumbo), e até agora nunca tive problemas, em nenhum deles.
Há já alguns anos metia sempre bp ultimate e isso não impediu que a bomba de gasóleo avariasse.
Neste momento ainda não me foi possível limpar a válvula EGR e a admissão mas mal possa vou fazê-lo porque o carro além de vibrar também está a desenvolver mal e chega a uma determinada velocidade por volta dos 140 já não desenvolve mais.
O medidor da massa de ar não deve ser porque acabei de colocar um novo que já tinha em casa de reserva.
Mal consiga limpar a admissão e a vávula EGR dou feedback.
Abraço
-
se nunca limpou, deve de ser limpa pelo menos a cada 50.000 kms.
O medidor de massa de ar é a referência correcta de certeza, certo?
porque se for parecido... pode funcionar, mas funcionar mal dando valores errados a centralina injectando consequentemente misturas erradas.
Abraço
-
Realmente em 270.000 km's nunca fiz uma limpeza à admissão e válvula EGR por isso vou tratar de a fazer porque parece-me a opção mais correcta para resolver o problema.
Quanto ao medidor de massa de ar só o mudei por "descargo de consciência" porque desde que coloquei o novo não notei diferença nenhuma.
O "problema" é que o meu mecânico "não gosta" de fazer estas limpezas mas, já se convenceu que temos de a fazer.
Obrigado a todos pela ajuda
Depois de fazer a limpeza dou feedback.
Abraço
-
Agradeço feedback, julgo q o meu carro está exactamente c/ os mesmos sintomas e só tem 170 000Km :|@
Abraço.
-
No peugeot tinha 140.000 sem limpar egr e o carro alem de trabalhar mal já fazia mais barulho :|
Como vocês aguentam conduzir com mais de 150.000 sem a limpar?
pior... como conseguem conduzir com isso activo?!? :P
lol
Ok, aguardamos feedback da limpeza :)
Abraço
-
Caros membros
Escrevo este post para dar feedback em relação à limpeza da EGR e admissão. Na realidade a EGR e a admissão estavam bastantes sujas e após limpeza nota-se que o carro está a andar melhor.
Quanto à vibração continua a fazer a mesma vibração em frio mas quando o motor atinge temperaturas normais deixa de fazer tanta vibração passando a ser muito menor mas ainda vibra.
Eu, neste momento, desconfio que seja o apoio de motor da "concorrência" que coloquei porque o motor dos diesel vibra mais que os motores a gasolina e o apoio original é de gel o que amortece muito mais as vibrações.
Resumindo o carro já precisava desta limpeza EGR/Admissão mas, continua a fazer a vibração como expliquei e desconfio que só consigo resolver o assunto colocando o apoio original.
Vou deixar andar mais algum tempo e entretanto vou ver se encontro um apoio de origem para testar.
Abraço
-
Obrigado pelo feedback :)
Se passou a fazer após troca do apoio... poderá ser do mesmo...
é uma questão de experimentar com um original nem que seja usado... isto para ter certezas.
Abraço
-
TesZero
Obrigado pela resposta.
Em relação ao ao apoio do motor não saberás por acaso onde é que posso encontrar um usado ou não saberás de alguém que me possa ajudar a encontrá-lo.
Como dizes para ter a certeza só experimentando e como o original na PFS custa a módica quantia de 284,80 € + transportes (não consultei a NEOBROTHERS) fica um pouco caro para fazer a experiência
Já agora o Part Number do apoio original é : 4961330
e a descrição é : 9-3 98-02 Diesel Models - Hydraulic Engine Mount - Genuine Saab
Obrigado pela ajuda
Abraço
-
A bomba injectora do 2.2 avaria cronicamente, não tem muito a ver com o gasóleo que se usa. Claro que um combustível de melhor qualidade ajuda bastante o material a durar mais mas ias acabar por ter o mesmo problema mais tarde ou mais cedo. Já me disseram que nas bombas injectoras até é melhor usar um gasóleo de qualidade normal pois lubrifica melhor as partes internas ao contrário do premium que é muito mais "seco".
Quanto à vibração, que óleo utilizas e qual a graduação?
Abraço.
-
Ciber007
Obrigado pela resposta.
O óleo que sempre utilizei neste carro é o BP 7000. Costumava ser o 7000 Turbo Diesel 0w40, mas, como esse óleo acabou agora uso o 7000C 5w40.
Como sempre utilizei este óleo e só agora é que faz maior vibração acho que não é do óleo, continuo inclinado para o facto do apoio do motor ser da "concorrência".
Por acaso não saberás de algum usado para eu comprar e testar, a referência é a que já postei acima.
Obrigado
1 Abraço
-
Também tenho andado à procura... mas só tem aparecido a gasolina :(
Abraço
-
TesZero
Obrigado pela disponibilidade se por acaso souberes de algum apoio em 2ª mão diz pf.
Entretanto eu vou também continuando a procurar.
Abraço
-
Se eu também souber aviso.
Não sei já li aqui isso ou não mas já tentaste nas sucatas ali para os lados do Picoto, em Espinho?
Penso que esse apoio é comum aos Opel, certo? Mais fácil deve ser de encontrar.
-
Caros membros
Venho com este post dar feedback dos ultimos desenvolvimentos em relação a este assunto.
Encontrei em Jan/2014 esta peça usada na NEOBROTHERS e comprei-a. Já agora a titulo de curiosidade o transporte ficou mais caro que a peça.
Farto já das vibrações excessivas do motor principalmente quando estava frio mandei ontem trocar a peça. A partir do momento que a peça foi trocada noto uma melhoria substancial (só troquei o apoio inferior e não os laterais).
O motor vibra muito menos tanto frio como quando está quente.
Envio pois este post porque algum membro pode vir a ter um problema como este e o que aconselho é que neste caso coloque a peça original que pode ser nova ou então usada (atenção cuidado com o estado da peça uma vez que é uma peça de "desgaste")
Espero que esta minha experiência sirva para ajudar alguém
Cumprimentos
-
obrigado pelo feedback :)
Temos desconto na NeoBrothers, fizeste uso do mesmo?
Abraço
-
TesZero
Não fiz uso do desconto, realmente não me lembrei, o valor também não era grande 25€ pelo apoio + transportes (cerca de 60 €).
Mas, na próxima compra vou-me lembrar de o usar.
Obrigado
-
60€ pelo transporto? :|
nunca paguei tanto :|
bolas...
com que falas-te?
Abraço
-
TesZero
Peço desculpa foi um mal entendido.
O que eu queria dizer é que foi 60€ no total Apoio do Motor 25€ + transporte no total cerca de 60€
Abraço
-
Ha... ok... o preço normal anda nas 27£ pela encomenda...
Consegue-se bem mais barato em encomendas conjuntas.
Abraço