Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

26 de Abril de 2024, 08:10

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

490 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: 9-5 Aero falha ás 4500rpm  (Lida 14727 vezes)

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
9-5 Aero falha ás 4500rpm
« em: 01 de Julho de 2014, 20:27 »
Boas
O meu 9-5 Aero Auto de 2006 quando piso o acelerador mais de meio, ao chegar ás 4500rpm o motor falha, deixa de puxar e a luz de motor começa a piscar, levantando o pé a luz deixa de piscar e volta ao normal. Já verifiquei e aparecem os erros P1312, P1334 e P0340, também já troquei as velas, mas continua igual.
O motor funciona normalmente a baixo das 4500 mesmo carregando o acelerador a fundo, excepto que a pressão de turbo só atinge os 0.8 bar quando antes entrava no vermelho e atingia 1 bar.
Agradeço se alguém me puder ajudar.

Obrigado NunoC.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #1 em: 01 de Julho de 2014, 20:55 »
Exprimenta outra K7 DI, ou outro sensor de posição da cambota. Uma destas 2 coisas sera de certeza

P0340 - Camshaft Position Sensor Circuit Malfunction

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Mas estou mais inclinado para a K7. Existe forma de ver se o sensor esta bom, lendo com um multimetro, mas sinceramente não sei os valores.

Já agora que velas puseste? tem as folgas correctas?

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #2 em: 01 de Julho de 2014, 22:36 »
Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #3 em: 01 de Julho de 2014, 23:14 »
Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.

Tudo correcto, portanto como disse inicialmente tenta testar com outra k7 DI.

O problema do sensor de cambota nos motores B2x5x, é que depois de teres o motor quente se o desligares só consegues por o motor a trabalhar quando o sensor arrefecer.

Offline castelar

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 2649
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Guimarães
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #4 em: 01 de Julho de 2014, 23:19 »
Já testei o sensor, segundo o WIS o valor devera ser 860+/- 50 ohm o meu tem 900, as velas são NGK PFR6H-10 com a folga de origem 1mm.

Tudo correcto, portanto como disse inicialmente tenta testar com outra k7 DI.

O problema do sensor de cambota nos motores B2x5x, é que depois de teres o motor quente se o desligares só consegues por o motor a trabalhar quando o sensor arrefecer.

Confirmo totalmente, isso já me aconteceu e é uma maçada dos diabos, pois por vezes tinha que esperar quase uma hora para ele pegar novamente e era o sensor da cambota.
  • Saab 95 - 2,3T Aero - 2000
  • Saab 900 S - 2,0 Cabriolet-1994
  • SAABsPORTUGAL.com - O melhor sítio sobre SAAB em PORTUGAL
:9-5: saabsportugal.com :NG900Cabrio: Fórum Saab em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #5 em: 01 de Julho de 2014, 23:58 »
Não sei o estado dos tubos de vacuo, mas não perdes nada em verificar o estado dos mesmos. Ou mesmo se estão todos ligados, existe um que se costuma desligar do corpo da admissão.

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #6 em: 02 de Julho de 2014, 21:13 »
Já verifiquei todos os tubos e válvulas anti-retorno, troquei os tubos de vácuo por tubo de silicone, vou tentar encontrar uma K7 para testar se não encontrar estou a pensar mandar vir uma nova da Alemanha da Polar Parts, Já alguém usou desta marca?
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2014, 21:18 »
Já verifiquei todos os tubos e válvulas anti-retorno, troquei os tubos de vácuo por tubo de silicone, vou tentar encontrar uma K7 para testar se não encontrar estou a pensar mandar vir uma nova da Alemanha da Polar Parts, Já alguém usou desta marca?

O Cobalto como podes ver neste tópico -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn mas tenta ver se alguem tem uma usada que te possa emprestar para testares. A unica que tenho esta aqui comigo em Munique, acho que não queres ca vir para testar :D

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2014, 21:49 »
Eu tenho em casa, posso te emprestar para testares.

és de onde? (coloca no teu perfil, assim poderemos ajudar-te mais facilmente sem termos que ir propositadamente ler a tua apresentação)

Eu testaria a k7 e o sensor de posição de cambota... pode ter a resistência certa e não oscilar como deve...

Quase, quase, quase de certeza que será o sensor...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2014, 00:10 »
Eu tenho em casa, posso te emprestar para testares.

és de onde? (coloca no teu perfil, assim poderemos ajudar-te mais facilmente sem termos que ir propositadamente ler a tua apresentação)

Eu testaria a k7 e o sensor de posição de cambota... pode ter a resistência certa e não oscilar como deve...

Quase, quase, quase de certeza que será o sensor...

Abraço
Sou de Leiria, vou trocar o sensor e testar.

Obrigado
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #10 em: 06 de Julho de 2014, 22:53 »
Boas
Ainda não troquei o sensor,mas julgo que o problema pode estar relacionado com a falta de pressão de turbo, este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar. Assim que tenha tempo vou retirar a linha de escape para verificar se existe alguma obstrução nos catalisadores ou nas panelas.
Já alguém teve um problema idêntico?   
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #11 em: 07 de Julho de 2014, 06:54 »
este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar.

Verificaste as pás da turbina e da compressora, mas verificaste se o turbo não apresentava folga? Ou seja, se não tinha folga vertical ou horizontal? segurando na compressora vias se ela mexia para cima ou para baixo (vertical), ou para dentro e para fora (horizontal).

Com verificaste que a wastegate estava a 0,3 bar e como a afinaste para a 0,45 bar?

Verificaste se não tens nenhuma tubagem do sistema do turbo/intercooler com com fuga?

Em relação a "dump valve" não perdes nada em trocar por uma de piston, pois funcionam sempre melhor quando comparadas com as de diafragma (ainda mais tendo tu um Aero).

Em minha opinião acho difícil que seja um problema do turbo, acho mais que é a centralina que esta a cortar isso aos 0,8 bar por algum erro que detecte.

Offline onunc

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Leiria
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #12 em: 07 de Julho de 2014, 20:14 »
este fim de semana tentei descobrir qual a razão da falta de pressão e verifiquei que mesmo com o tubo do actuador da wastegate tirado o meu turbo só dá 0.8bar, verifiquei a "dump valve" que me parece bem não tem a membrana furada, desmontei a entrada e a saída do turbo para verificar as turbinas e a wastegate que não apresentão qualquer anormalidade, voltei a montar tudo, afinei o actuador da Wastegate para 0.45bar estava a actuar com 0.3bar, fui testar e estava igual o turbo não passa de 0.8bar.

Verificaste as pás da turbina e da compressora, mas verificaste se o turbo não apresentava folga? Ou seja, se não tinha folga vertical ou horizontal? segurando na compressora vias se ela mexia para cima ou para baixo (vertical), ou para dentro e para fora (horizontal).

Com verificaste que a wastegate estava a 0,3 bar e como a afinaste para a 0,45 bar?

Verificaste se não tens nenhuma tubagem do sistema do turbo/intercooler com com fuga?

Em relação a "dump valve" não perdes nada em trocar por uma de piston, pois funcionam sempre melhor quando comparadas com as de diafragma (ainda mais tendo tu um Aero).

Em minha opinião acho difícil que seja um problema do turbo, acho mais que é a centralina que esta a cortar isso aos 0,8 bar por algum erro que detecte.

Verifiquei ambas não têm folga, rodam livremente o turbo não me parece ter qualquer problema.
Já verifiquei todos os tubos não encontro nenhuma fuga.
Em relação ao turbo como para testar desliguei o tubo que vai da válvula de controle ao actuador da wastegate a centralina não tem como controlar a pressão do turbo porque a wastegate fica sempre fechada, eu penso que pode ser um dos catalisadores ou os dois tapados que dificulta a passagem dos gases não deixam-do o turbo subir a pressão.

Verifiquei a wastegate com um manómetro e uma bomba, fui dando pressão até o tirante do actuador mexer e verifiquei os 0.3bar, para afinar tirei a ponta do actuador do braço da válvula e enrosquei a ponta para que a mola fique com maior pré-tensão e testei, repeti  até o tirante mexer a +/-0.45bar.
  • SAAB 9-5 AERO Auto - 2006 -GPL
  • ROVER 820TI - 1997 - GPL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #13 em: 07 de Julho de 2014, 20:23 »
Verifiquei a wastegate com um manómetro e uma bomba, fui dando pressão até o tirante do actuador mexer e verifiquei os 0.3bar, para afinar tirei a ponta do actuador do braço da válvula e enrosquei a ponta para que a mola fique com maior pré-tensão e testei, repeti  até o tirante mexer a +/-0.45bar.


Muito bem. Se tiveres uma bomba de vacuo -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - exprimenta tambem a "dump valve".

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: 9-5 Aero falha ás 4500rpm
« Responder #14 em: 07 de Julho de 2014, 20:24 »
E com esse teste que fizeste, a wastegate conseguiu manter o vácuo sem fugas?
tem que se aguentar 1 minuto...

Pode também ser a comporta da wastegate partida / rachada, nesse caso, mesmo fechada não fará pressão...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL