Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Abril de 2024, 00:20

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

541 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: valvula egr  (Lida 9801 vezes)

Offline Diasel

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Abrantes
valvula egr
« em: 29 de Outubro de 2014, 19:21 »
Boa tarde, a valvula egr sendo desligada electronicamente de maneira a que a luz de erro não apareça afeta ou não a performance do carro? Ou seja ela só existe nos carros a diesel por motivos ambientalistas? Isto pq o levei o carro a um mecânico que me mexeu no motor o tapou a dita,( de forma artesanal) agora a luz não para de acender! Pergunto, o porquê do mecânico me tapar a dita valvula? E tb, visto se ela pode ser desligada electronicamente o pq de ele o fazer? obrigada
  • Saab 93 y 2006
  • Vw golf 2013
  • Toyota Landcruiser 1997

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: valvula egr
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2014, 21:10 »
Boa tarde, a valvula egr sendo desligada electronicamente de maneira a que a luz de erro não apareça afeta ou não a performance do carro? Ou seja ela só existe nos carros a diesel por motivos ambientalistas? Isto pq o levei o carro a um mecânico que me mexeu no motor o tapou a dita,( de forma artesanal) agora a luz não para de acender! Pergunto, o porquê do mecânico me tapar a dita valvula? E tb, visto se ela pode ser desligada electronicamente o pq de ele o fazer? obrigada

Muitos mecânicos fazem isso, mas se a mesma não for desligada provoca erros e o carro não trabalha de forma correcta. A centralina espera valores vindos da valvula EGR, se a mesma está tapada os valores geram erros e por consequência a centralina tem que se ajustar a isso. E a forma de como as centralinas se ajustam depende de marca e gestão electronica em si. Enquanto umas podem fazer com que o carro ande simplesmente limitado, outras podem simplesmente evitar o funcionamento do motor para proteger o mesmo.

Offline Diasel

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Abrantes
Re: valvula egr
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2014, 22:43 »
Mas sendo ela desligada, o carro não apresenta erros, funciona, somente é mais prejudicial à nível de emissão de gases, só! Entre terem tapado (1. mecânico), substituído(2.mecanico), e erradamente informarem que  teria problemas a nível de motor, seria preferível outra conduta mais correcta e propor desligar visto que não compromete o motor  e aí já não ia originar o erro! 
  • Saab 93 y 2006
  • Vw golf 2013
  • Toyota Landcruiser 1997

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: valvula egr
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2014, 23:01 »
Mas sendo ela desligada, o carro não apresenta erros, funciona, somente é mais prejudicial à nível de emissão de gases, só! Entre terem tapado (1. mecânico), substituído(2.mecanico), e erradamente informarem que  teria problemas a nível de motor, seria preferível outra conduta mais correcta e propor desligar visto que não compromete o motor  e aí já não ia originar o erro!

Claro que apresenta erros, a prova é que acende a Luz. E como disse no outro tópico nenhuma oficina autorizada seja SAAB, seja de que marca for alguma vez irá propor a um cliente desligar a EGR electronicamente.

Andar com a EGR desligada é ilegal, se o motor foi originalmente concebido com ela. E dou o exemplo aqui de Munique (e várias cidades na Alemanha), todos os veículos tem um selo de emissões. Veículos sem selo verde não podem entrar no centro da cidade, todos os diesel com EGR e sem FAP (filtro de particulas) tem selo amarelo e não podem entrar na zona mais central da cidade. Todos os diesel sem EGR/FAP são selo vermelho e esses a zona de exclusão ainda é maior.

Qualquer veiculo a gasolina que cumpra as normais Euro4 (desde 1993) tem selo verde e pode entrar na cidade. Qualquer Diesel com EGR/FAP tem selo verde e pode entrar na cidade.

Tenho um amigo meu com um landrover freelander que teve que instalar um FAP no seu veiculo e pagou cerca de 2000€ para poder estacionar o veiculoem casa, pois vive na zona de exclusão a veiculos sem selo verde.

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: valvula egr
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2014, 09:01 »
Mas sendo ela desligada, o carro não apresenta erros, funciona, somente é mais prejudicial à nível de emissão de gases, só! Entre terem tapado (1. mecânico), substituído(2.mecanico), e erradamente informarem que  teria problemas a nível de motor, seria preferível outra conduta mais correcta e propor desligar visto que não compromete o motor  e aí já não ia originar o erro!

Conforme já foi dito anteriormente, não se pode apenas "tapar" a EGR, a ECU espera dados de leitura da EGR que não os têm para dar e apresenta erro e muito bem.

Sem dúvida que ninguém deveria de "tapar" a EGR, ela está lá por forma a que os gases já queimados possam entrar novamente no motor e serem queimados novamente fazendo isso com que no final a quantidade de gases nocivos lançados para a atmosfera seja menor. Por isso e respondendo melhor à pergunta, a EGR não é necessária para o bom funcionamento do motor, mas é necessária para um melhor ambiente.

Agora, querem "tapa-la", então só têm duas opções:

- Tapam completamente e desligam-na electrónicamente, no software da ECU para não esperar valores lidos dela

- tapam parcialmente, existem muitas explicações na net de como fazer isso, que não é mais do que colocar um tampão perfurado, em que permite um fluxo mínimo de gases o suficiente para dar valores ao sensor e não acusar erro





  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Diasel

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 19
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Abrantes
Re: valvula egr
« Responder #5 em: 31 de Outubro de 2014, 20:02 »
Obrigada svidinha,  ;) é isto mesmo que eu precisava saber, realmente mecânica não é a minha praia! Thank's a todos  :)
  • Saab 93 y 2006
  • Vw golf 2013
  • Toyota Landcruiser 1997

Offline JBrizida

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 5
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Arneiro-Carcavelos
Re: valvula egr
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2014, 17:15 »
Só agora vi este tópico...my2cents  :-[
Posso dar a minha opinião/experiência.
O meu 93 1.9Tids (150cv de origem), também falhava muito, especialmente a baixa rotação.
Fiz uma reprogramação de centralina e "eliminação" da EGR na Turbotec e NUNCA mais tive problemas.
O mesmo, conta agora com 250 000 kms e tudo OK!
Espero ter ajudado.  ;)
  • Saab 9-3 1.9 Tids
  • Toyota Verso 2.2 D-Cat
  • Kawasaki ZX12R Ninja
  • Kawasaki CSR 650
JBrízida

Offline david

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
Re: valvula egr
« Responder #7 em: 18 de Janeiro de 2015, 01:22 »
Boa noite

Tenho um 93 2.2 Tid vector de 2003 com 210000km e teve que mudar que egr,no entanto para meu espanto após 30km efectuados, acendeu novamente a luz e o carro continua a deixar de ter força.
Desligando,fica bom,mas breves momentos depois dica igual e não puxa.
De estranhar também um ruído tipo(ventoinha a disparar) que me surgiu após a mudança da dita válvula.
Sei que a peça esta na garantia,não fosse ela nova,mas podem dar-me informação sob o porque do problema?
cumprimentos
  • Saab 93 2.2 tid vector 2002

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: valvula egr
« Responder #8 em: 19 de Janeiro de 2015, 08:43 »
Boas David,

Tanto quanto sei, mas pode ser que alguém que possa acrescentar mais alguma coisa, a EGR é apenas uma válvula de passa/não passa, não me lembro de nada que possa assemelhar-se a uma ventoinha como descreves.
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: valvula egr
« Responder #9 em: 19 de Janeiro de 2015, 09:07 »
Tenho um 93 2.2 Tid vector de 2003 com 210000km e teve que mudar que egr,no entanto para meu espanto após 30km efectuados, acendeu novamente a luz e o carro continua a deixar de ter força.
Desligando,fica bom,mas breves momentos depois dica igual e não puxa.

limparam-te o colector de admissão também? as vezes estão demasiado sujos e só a troca da EGR não resolve o problema.

Offline david

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 14
  • Actividade:
    0%
Re: valvula egr
« Responder #10 em: 19 de Janeiro de 2015, 11:10 »
bom dia

Afinal o problema residia na valvula egr que veio com defeito pois,foi colocado uma de outro saab e o carro funciona na perfeição.
Por precaução vou seguir o conselho do smap e limpar também o colector de admissão.
Obrigado pela ajuda  :)
  • Saab 93 2.2 tid vector 2002