Mas sendo ela desligada, o carro não apresenta erros, funciona, somente é mais prejudicial à nÃvel de emissão de gases, só! Entre terem tapado (1. mecânico), substituÃdo(2.mecanico), e erradamente informarem que teria problemas a nÃvel de motor, seria preferÃvel outra conduta mais correcta e propor desligar visto que não compromete o motor e aà já não ia originar o erro!
Conforme já foi dito anteriormente, não se pode apenas "tapar" a EGR, a ECU espera dados de leitura da EGR que não os têm para dar e apresenta erro e muito bem.
Sem dúvida que ninguém deveria de "tapar" a EGR, ela está lá por forma a que os gases já queimados possam entrar novamente no motor e serem queimados novamente fazendo isso com que no final a quantidade de gases nocivos lançados para a atmosfera seja menor. Por isso e respondendo melhor à pergunta, a EGR não é necessária para o bom funcionamento do motor, mas é necessária para um melhor ambiente.
Agora, querem "tapa-la", então só têm duas opções:
- Tapam completamente e desligam-na electrónicamente, no software da ECU para não esperar valores lidos dela
- tapam parcialmente, existem muitas explicações na net de como fazer isso, que não é mais do que colocar um tampão perfurado, em que permite um fluxo mÃnimo de gases o suficiente para dar valores ao sensor e não acusar erro