Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

27 de Abril de 2024, 17:10

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

529 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch  (Lida 6268 vezes)

Offline Saab93t5

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 29
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« em: 14 de Julho de 2015, 16:37 »
Caríssimos, boa tarde,

Por razões profissionais, já não venho aqui ao fórum há muito tempo....
Volto hoje, por causa da carrinha da minha mulher (1.9 TID - 150 cv.), se puderem ajudar...
Vou tentar ser mais assíduo  ;)
Tem sido sempre muito bem assistida e, recentemente mudou corpo do acelerador /borboleta e EGR, comprados na Neo Brothers. Troca devida ao erro indicado no assunto  "atuador da borboleta"....primeiro limpezas, depois corpo do acelerador e agora EGR.
O problema subsiste :(

Concretamente:

 - A frio, luz do motor com perda
 - Depois de aquecer um pouco, desligar e ligar, volta a potência mas a luz de motor permanece
 - Com motor já quente, desligar /ligar, luz do motor apaga
 - Com o motor quente e a luz apagada, puxo por ela (4.000 rpm) e volta tudo ao início!

Não está nada fácil de resolver....alguma ajuda ??
Antecipadamente, muito obrigado.

Nuno
  • Saab 93 2.0 t stage 5

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2015, 08:24 »
Tens o tirante/haste que controla as borboletas da admissão em condições?




Em relação as peças de plástico que accionam as borboletas, as mesmas muitas vezes partem, podes substitui-las por umas de metal

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Aqui consegues ver que a sujidade afecta o funcionamento das borboletas




E aqui o funcionamento de um colector de admissão novo




Já agora os erros estão a ser lidos com Tech2 ou com um leitor de OBDII genérico? convém leres isso com Tech2 pois muitas vezes os leitores genéricos não dão a informação correcta.


PS: actualiza o teu perfil adicionando a carrinha 9-3 1.9 TiD aos veículos.

Offline Saab93t5

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 29
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2015, 10:10 »
Desde já, muito obrigado pelas informações muito úteis...
Não sendo muito entendido, creio que os erros foram lidos das 2 formas; levei primeiro à marca e depois, no meu mecânico, deu a mesma informação (nele deve ser o genérico).
A EGR comprei nova, o corpo de borboleta usado com 3 meses de garantia (Neo Brothers)....apesar de usada a peça, acho estranho o corpo de borboleta vir com o mesmo tipo de erro.
Quanto ao coletor, levou um novo há 2 anos (tinha efetivamente o tal tirante partido)....ainda não se sabia destas formas de reparar...acho eu....foi uma despesa nada simpática.
Pelo que vejo, posso estar de novo com mesmo problema a nível do coletor, embora estive a ver e o tirante não partiu...
Existe alguma forma de limpar o próprio coletor sem o tirar fora?
O meu mecânico recomenda tapar a EGR...diz que é ela a responsável por toda esta sujidade na admissão....faz sentido?

Obrigado!
Abraço
Nuno


  • Saab 93 2.0 t stage 5

Offline svidinha

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 890
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2015, 08:50 »
Boas,

Quanto a EGR tens três situações possíveis:

- a normal e correcta ambientalmente, que é ir limpando e trocando quando necessário, o que para além do senão monetário têm também toda a sujidade que inflige no corpo de admissão, aonde estão colocadas as tais borboletas.

- na outra, tens duas soluções:

  - podes como o teu mecânico disse tapar a EGR, e se o fizeres é necessário também proceder a anulação da mesma via software, caso contrário vais ter erros pois a ecu está a espera de um sinal que não existe

  - ou podes fazer uma situação intermédia que também existe e está explicada em vários fóruns na net, que é colocar uma junta na EGR com três furos de diâmetro pequeno, restringindo assim a passagem dos gases mas alimentando o suficiente para  a EGR ler e não dar erro.

Não me parece ser o teu caso, pois é o actuador da borboleta, mas se quiseres podes verificar o teu corpo de acelerador, na parte electrónica (é só retirar a tampa) e verificar se existe óleo lá, e existindo limpas, aquilo funciona por efeito de Hall e a sujidade pode provocar erros
  • Opel Vectra 1.9 CDTi MY 2004
  • ex Saab 9-5 2.0t SE MY 1999
Um abraço,
SAABsPORTUGAL - o site de SAABs em PORTUGAL

Offline Saab93t5

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 29
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2015, 09:50 »

Por recear que o meu mecânico não tenha o tal diagnóstico Tech II, acho que em primeiro lugar vou tentar fazer um diagnóstico o mais preciso possível. Existe aqui no fórum alguém que pudesse desenrascar um diagnóstico destes, no Porto ?
Pode acontecer mas era azar ter comprado o corpo do acelerador (embora usado) e vir também com problemas....A EGR é nova.....
E, quanto à EGR , é interessante a solução intermédia de redução do fluxo e não eliminação total....algo a refletir seguramente para futuro

Obrigado!! O0
Nuno
  • Saab 93 2.0 t stage 5

Offline Saab93t5

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 29
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Porto
Re: Erro atuador borboleta 93 1.9 TID 16v Hatch
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2015, 16:17 »
Boas!

Regressado de férias  :(, volto ao fórum para atualizar este tópico....
No entretanto, fiz conforme tinha referido, dar prioridade a um bom diagnóstico...
Levei a carrinha à Bosch que apagaram todas as avarias registadas....1 hora depois estava a voltar lá com a luz acesa; diagnóstico "sensor da pressão do turbo".
Substituí o dito sensor, já fui e vim de férias (1.500 kms) e tudo maravilha!....felizmente!
Obrigado.
Até breve,
Nuno



  • Saab 93 2.0 t stage 5