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Autor Tópico: 9-5 Aero custa a pegar a frio  (Lida 8238 vezes)

Offline rlima

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9-5 Aero custa a pegar a frio
« em: 04 de Janeiro de 2017, 13:18 »
Olá a todos!

Não tem sido fácil marcar presença nos encontros e cafezadas. Vivo em Lisboa mas sou de Aveiro, e tive muita pena de não ter conseguido conciliar a minha agenda para poder estar presente no encontro do mês passado em Aveiro.
Não podendo trocar ideias convosco pessoalmente, partilho uma situação por aqui:
Desde há cerca de um mês que o meu carro custa a pegar a frio. Após 3 ou 4 tentaivas lá pega, um pouco a soluçar de início.
Também noto, embora há mais tempo, que por vezes soluça em andamento, especialmente quando estico um pouco as mudanças até perto das 5000 rpm.
O meu primeiro pensamento foi para as velas, mas foram trocadas há menos de 6 meses!
Não acende nenhuma luz de avaria.
Alguém tem sugestões do que possa ser?

Abraços a todos.
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Ricardo Lima

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #1 em: 04 de Janeiro de 2017, 13:54 »
Ligar o carro ao tech 2 seria uma boa opcao afim de poder dar erros que nao se podem ver assim.
Pode ser muita coisa , desde um tubo de vacuo solto ou roto ate a cassete Di estar a dar sinais de substituicao.
Neste tipo de situacoes so estando em frente ao carro....ja que mora em aveiro de um salto a auto garantia em Coimbra e ligue o carro ao tech para ver o que se passa.  ;)
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Offline rlima

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #2 em: 04 de Janeiro de 2017, 15:02 »
Obrigado darioglv.
Sim, acho que vou procurar ligar o carro ao Tech2, até por outras parametrizações que gostaria de fazer. Sou de Aveiro mas vivo em Lisboa. Sugere algum sítio em particular onde o possa fazer?
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Ricardo Lima

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2017, 15:04 »
Em Lisboa tem a Auto Gaspar perto do parque das nacoes (expo) em lisboa!
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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2017, 15:20 »
Obrigado. Vou procurá-los.
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Ricardo Lima

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2017, 17:57 »
E esse custar a pegar é só a frio??
Se é o que estou a pensar, o Tech2 só detecta quando não pegar...
Estou a pensar no sensor de posição da cambota ( CPS )
E um dia não pega mesmo....  :o

Mas é só uma suposição. Se puder jogar as mãos a um multímetro para medir a resistência do CPS, poderá indicar qq coisa....
Para mim, era medir e se a resistência estiver fora dos parâmetros, é ir directo a uma loja que o tenha para venda...
A ref da peça é o 55557326 ... se precisar, já a tem.
Se precisar de encomendar....
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Mande vir a da Bosch

Com isto tudo...
Só falta montar! Que tal se safa com DYI ??
:D
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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #6 em: 05 de Janeiro de 2017, 00:22 »
Obrigado pela resposta joseglv!

Sim, é só a frio que custa a pegar.
O DYI em termos de mecânica não é o meu forte. Mas estou sempre a aprender! Vou tentar investigar um pouco com o EPC. Qual seria um valor normal ao medir o CPS?
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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2017, 13:26 »
Se utilizares a pesquisa, vês que o assunto já foi discutido em outras alturas.
Mas fazendo um quote do lfteixeira encontras:
Citar
...O problema típico é que quando o carro está quente, se o desligares não consegues por a trabalhar novamente até arrefecer. Por outras vezes, quando aquece desliga-se.

Para testares, na parte de trás do bloco tens um grupo de fichas, sonda lambda e do CPS, identificas a do CPS e medes a resistencia entre o pino 1 e 2. Deverá rondar os 860ohm +/- 10%...

Boa ideia seria descarregares o WIS ( Workshop Information System ). Básicamente é o programa de fábrica que te diz como fazer qualquer operação à viatura. Em conjunto com o EPC ( Electronic Parts Catalog ) são das melhores ferramentas que um dono de um Saab pode ter. O EPC é para classificar peças e no mundo Saab é importante ter a ref de origem para evitar erros.
 ;)
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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2017, 21:17 »
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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #9 em: 06 de Janeiro de 2017, 01:13 »
Boa noite.
Eu tinha o mesmo problema -  só custava a pegar a frio - e era a bateria que já não estava nas melhores condições.
Enganava porque apenas pegava mal  quando em frio.
Troquei a bateria e acabou o problema.
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Offline joseglv

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #10 em: 06 de Janeiro de 2017, 14:21 »
Essa é outra possibilidade....
Por isso é que se disse para medir a resistência do CPS
Se nos voltarmos para outro lado, tanto pode ser a bateria que já não recebe carga como pode ser o alternador que já não envia a carga de volta para a bateria...
Não sei se o rlima tem mas há uns carregadores ( acho que a norauto vende ) que faz diagnóstico ao estado da bateria e diz se tem elementos estragados ou se o alternador está em condições....
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Offline Pedro Pita

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #11 em: 06 de Janeiro de 2017, 15:11 »
Boas caros Sabistas! Eu tenho um 9-5 2.0 t, em que o problema é que pega muito bem a frio, mas quando aquece dá uns esticõezitos de vez em quando e quente já não pega, só arrefecendo.
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Offline joseglv

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #12 em: 06 de Janeiro de 2017, 15:31 »
Pedro, faz a mm coisa que disse ao rlima...
Mede o CPS e vê se está dentro dos valores...
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Offline Pedro Pita

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2017, 15:40 »
Já foi feito, quando aquece e se tenta ligar, acende a luz do motor no painel, aparecem os valores todos, mas não dá sinal de rotação do motor. Quando arrefece, pega, não acende luz nenhuma e é como se não fosse nada!
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Offline joseglv

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Re: 9-5 Aero custa a pegar a frio
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2017, 15:45 »
, aparecem os valores todos...

Hã??? Leste este tópico desde o princípio???
 ???
Tens que desligar a ficha do sensor e medir para saber se está entre os 860ohm +/- 10%...

Mas pela descrição deve ser esse o problema
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