Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

28 de Março de 2024, 15:38

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

299 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Som metálico do motor só no arranque a frio  (Lida 40223 vezes)

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #30 em: 17 de Janeiro de 2013, 21:09 »
Já me veio à cabeça o produto...

é isto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Atenção...

que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

Existem produtos para:

válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

_________________________________________________________

No post anterior disse uma asneira...
Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

Simplesmente:
- retiras a tampa de válvulas
- retiras os 2 vedantes da mesma
- tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
- tiras as 2 arvores de cams fora
- tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

Atenção:
- usa chave dinamométrica
- limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
- Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
- Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
- cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
_______________________________________________________________

o que eu faria:

- compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

- compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
encontrei esta no ebay mas não deve de ser original:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma...   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

eee... fazia o procedimento acima descrito...

com este procedimento ou resolves o problema ou:
- garantes que não é da almofada porque a substituiste
- garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
- que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

_______________________________________________________________

Para limpar as touches deves de:

- tirar a touche fora
- comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
- Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
- antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

_______________________________________________________________



_______________________________________________________________

Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
e a rodar válvulas...
Não andei a pesquisar para colocar aqui.
o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

Abraço
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, 22:14 por TesZero »
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #31 em: 17 de Janeiro de 2013, 23:38 »
Eu não punha a bomba de óleo em questão, porque o óleo a frio é mais viscoso e mais fácil de bombear.

A tal borracha da tampa de válvulas é que custuma fazer uns barulhos estranhos quando é velha, até porque ela não apresenta desgastes, ou quase nenhuns, mas o problema é que ela fica mesmo muito rija e quando a corrente roça nela faz barulho. Quando é nova é tenra como borracha.

O kit de distribuição vem com os pinhões todos (exepto o de veio de equilibrio lado admissão), por isso acho que quem mudou a distribuição deve ter metido tudo novo. o kit SAAB não tras o esticador de óleo.

Se tudo começou quando se trocou a distribuição, acho que o problema vem daí.

Mas o andamento mantem-se igual ou notas algo de diferente?


O andamento é fantastico pena é o preço do combustivel... ;)
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #32 em: 17 de Janeiro de 2013, 23:43 »
Já me veio à cabeça o produto...

é isto:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Atenção...

que existem dois tipos de produtos para válvulas com finalidades diferente...

Existem produtos para:

válvulas - é colocado no combustível ou através de um tubo de vácuo... ele tem que entrar pela admissão... por isso junta-se à gasolina ou ar. As válvulas costumam ganhar sujidade nas "costas" por onde entra o ar, por vezes impedindo mesmo de fecharem completamente.

Touches - As touches embora estejam em contacto com a válvulas, não são limpas da mesma forma, visto estarem no compartimento das arvores de cams e não na câmara de combustão... motivo pelo qual, sendo hidráulicas é misturado no óleo.

Se fosse no meu motor e precisa-se mesmo de usar este produto (preferia desmontar tudo a usar) colocaria o produto e usaria durante uns 500 kms... depois mudava o óleo...

_________________________________________________________

No post anterior disse uma asneira...
Não precisas de tirar a colaça fora para limpares as touches...

Simplesmente:
- retiras a tampa de válvulas
- retiras os 2 vedantes da mesma
- tiras a duas rodas dentadas onde corre  a corrente de distribuição
- tiras as 2 arvores de cams fora
- tiras as touches uma a uma limpando-a e colocando-a exatamente no mesmo sitio onde estavam.

Atenção:
- usa chave dinamométrica
- limpa bem os parafusos antes de os colocar ao sitio (senão alteras força de aperto)
- Usa os parafusos nos mesmos buracos de onde saíram
- Não troques as peças que prendem a arvore de cams, estão marcadas e não se trocam.
- cuidado para ao montares as rodas dentadas não tirares o motor do ponto (ver marca da poly e rodas dentadas desmontadas)
_______________________________________________________________

o que eu faria:

- compraria novos vedantes da tampa de válvulas DA ELRING: 25€ no Ebay :
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

- compraria uma nova almofada da tampa das válvulas:
encontrei esta no ebay mas não deve de ser original:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
Tens esta na pfs, não faz referência que seja para 9-5... mas acho que é a mesma...   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

eee... fazia o procedimento acima descrito...

com este procedimento ou resolves o problema ou:
- garantes que não é da almofada porque a substituiste
- garantes que não é sujidade das válvulas porque as limpaste
- que o tensor está a fazer o trabalho dele caso não exista folga na corrente

_______________________________________________________________

Para limpar as touches deves de:

- tirar a touche fora
- comprares um daqueles apontadores com iman e na parte de baixo da touche fazer-la abrir e fechar com água.
- Se a válvula não reter o liquido / óleo tem que ser substituída.
- antes de montares a touche ela tem que estar já com óleo dentro.

_______________________________________________________________



_______________________________________________________________

Foi o que fiz no meu carro... O catavares obrigou-me a fazer isto uma a uma...
e a rodar válvulas...
Não andei a pesquisar para colocar aqui.
o mérito de eu saber fazer é todo do catavares

Abraço



Espetacular.... Deixa ver se não acontece nada de mal até poder fazer isso!
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #33 em: 18 de Janeiro de 2013, 10:48 »
pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #34 em: 18 de Janeiro de 2013, 11:21 »
Oil sludge a entupir tuches?
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #35 em: 18 de Janeiro de 2013, 12:18 »
pode ser estúpida a pergunta mas... já tens o kit PCV instalado nesse 9-5, não já?
Abraço

Sim cheguei a fazer as modificação intermédia e depois instalei o KIT final.
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #36 em: 18 de Janeiro de 2013, 18:17 »
O propósito deste meu post é unicamente te elucidar e a todos que tenham a mesma dúvida.

Pelo tema deverás perceber porque é que estou a escrever isto no teu tópico.

o teu motor não precisa de óleo 10WXX... a menos que tenhas fugas e esteja todo "parido"... (embora te tenham informado que é o recomendado) e explico-te de seguida porquê.. (ao contrario de outros lados que só te dizem que "é porque é")
Foi recomendado, como viste nos links em cima, quando o teu carro saiu, mas quando a SAAB se apercebeu do erro passou para 0WXX e 5WXX...

Sendo o valor que antecede o "W" referente à viscosidade, quanto menos for, mais fino é o óleo... e é obvio melhor lubrifica, especialmente a frio quando é mais viscoso... o segundo valor após o "W" referente à temperatura de utilização.



como escrevi no post anterior penso que já tenhas percebido porque é que a saab tinha no manual 10w40 e 10w30 de recomendação.. assim como após 2003 só passou a recomendar 0w e 5w... sendo o teu motor em termos mecânicos EXACTAMENTE IGUAL...

Quando te disserem que o óleo que tu tens não é recomendado para o teu carro... pede por favor para lerem o manual antes de escreverem...

Aqui fica o printscreen do manual do teu carro:



Como podes ver... JÁ NO TEU MANUAL DO 9-5 DE 2000... te dizem que podes usar óleos tanto de 0W e 5W de viscosidade... com W40 e W50 de temperatura... Isto em um ano que os óleos sintéticos estavam a entrar no mercado...

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - página 229

Como viste nos links que em cima te deixei a SAAB passou apenas a recomendar óleos 100% sintéticos, a prova disso é esta, por exemplo em um SAAB 9-5 de 2005:



Como podes ver os óleos recomendados passaram a ser somente os 0W e 5W... 100% sintéticos...  deixaram de recomendar 10W semi-sintéticos...
Os tempos evoluem e os manuais no porta luvas não são digitais, logo não se actualizam :P

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - página 255

____________________________________________________________________

MUITO, mas MUITO dificilmente conseguirás arranjar um óleo 100% sintético 10w40... a menos que compres um óleo próprio para motores com fugas, desgastado e alta quilometragem...

Apareceu agora este da Mobil:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Deve de rondar os 100€ se quiseres experimentar... Contudo lembra-te que a saab RECOMENDAVA esses 10w antes de se depararem com o problema do OIL SLUDGE.... já não recomenda... vê os manuais dos 9-5´s mais recentes para confirmares sabendo tu que a mecânica é a mesma...

MAS...

1 - Tens esse barulho há mais de um ano e o óleo que tens, e que te dizem não ser recomendado usas-lo há cerca de 1 mês, se tanto...

2 - Eu estou a usar esse óleo tanto no meu saab 9000, no peugeot 207 1.4 hdi, no 9-3 b205 com stage 1 e posso te mostrar mais 4 carros com esse óleo...e NENHUM faz barulho de touches... O meu saab 9000 fica parado aos 2 meses seguidos, ligas o carro e barulhos = ZERO.

quanto à qualidade do óleo também acho que não restam dúvidas :   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Portanto... espero que o mito sobre os óleos esteja desfeito...
E se poderes instruir quem nunca leu o manual do 9-5 e não sabe o que a própria marca recomenda... melhor :D
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #37 em: 18 de Janeiro de 2013, 23:58 »
e depois desta posta tão rica do frater Tes vou lembrar o óbvio...

A MAIORIA DOS SAABS TEM TURBO

o turbo começa a ser solicitado a rotações assutadoras... quanto mais fino (o primeiro numero), mais depressa lá chega, lubrifica e protege o turbo

se tiverem 9000 não usem dez que o smap ja não tem turbos para vender e se for 95... força nisso, tenho um que penso vender e clientes dão jeito  ;D
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #38 em: 19 de Janeiro de 2013, 18:14 »
uma coisa que me esqueci de comentar é que a tabela que postei em cima não está em graus celsios... mas sim em fahrenheit...
Obviamente a questão era somente explicar a amplitude de aplicação das viscosidades e suporte de temperatura...

Ou seja... vocês podem usar anticongelante de -15º... embora muito dificilmente no nosso clima passemos a baixo dos 0º (tirando o kamuma)... contudo mal não faz usar-lo...

O mesmo com o óleo... se colocam óleo melhor ou mais caro isso é com vocês... não deixa de ser recomendado para o vosso carro se for melhor do que o anunciado...

Especialmente caso se trate de um 9-5...
ou como diz o teco.. .de um turbo...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #39 em: 26 de Janeiro de 2013, 20:15 »
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline teco

  • Stage IV
  • **
  • Mensagens: 1512
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #40 em: 26 de Janeiro de 2013, 23:02 »
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

ANTES

vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

melhor conselho que posso dar
  • Saab 9-3 2.2 tid
  • Saab 9000 CS 2.3 T16

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #41 em: 26 de Janeiro de 2013, 23:12 »
Bom, hoje fiz mais uns testes carro parado à 2 dias. Removi a Correia dos instrumentos para anular a possibilidades e coloquei a trabalhar o motor. Enfim, mantém o barulho...

Vou tentar resolver o problema com algum produto de limpeza para adicionar ao óleo.

Vou atacar com Slick50. Para ver se ficar mais tranquilo...

eu usei slik 50 mas o meu carro não tinha tubo e quaisquer tuches sensíveis

ANTES

vé o nivel de óleo e coloca no maximo sem passar (ajudava o meu)

depois, verifica o eixo que ja te disse que sincroniza os cilindros, o meu fazia muito isso e desde que o veloso tirou e voltou a por (alinhando bem) porque foi aos vedantes dos injectores... nuca mais

melhor conselho que posso dar

Sabes isso do max de óleo. Já esta, isto é, sempre esteve... Sobre o eixo não te entendo, os vedantes dos injectores tb não. Decifras?
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #42 em: 27 de Janeiro de 2013, 08:29 »
Teco... o carro dele é gasolina....

E também nunca percebi qual é esse eixo que sincroniza os cilindros!!! lol o único eixo onde estão ligados os cilindros é a cambota... e não é de afinação... lol

Orlando...

As tuas válvulas são hidráulicas... ou seja... anda óleo la dentro, dentro de uma fissura com menos de 1 mm...
Lê o tópico sobre os aditivos que escrevi e depois diz alguma coisa... :)

Se coloca-ses um produto especifico para limpeza de touches... ainda vá que não vá... embora continue a não gostar... mas muito melhor que mandar "teflon" para dentro do motor.... Especialmente com um bom óleo lá dentro para o estragares...

Abraço

SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline orlando

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 122
  • Actividade:
    0%
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #43 em: 27 de Janeiro de 2013, 09:30 »
Sabes isso do teflon a ideia era tornar o arranque a frio ainda mais leve... O produto de limpeza tenho algum medo por causa da junta da colaça, porque já tem uns bons anos e kms.

Vou ler o post dos aditivos!
Saab 9-5 SW 2.2TID 2004 & Saab 9-5 SE 2.0 LPT 1998

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Som metálico do motor só no arranque a frio
« Responder #44 em: 27 de Janeiro de 2013, 09:37 »
O teu problema não é teres o arranque "pesado"... por isso porque razão vais contaminar o óleo com o Slick 50?

o teu problema será... quase de certeza... a lubrificação nas touches...

Tens que tentar perceber se o barulho vem realmente dentro da distribuição ou de algum injector (por vezes não é fácil)

O facto de teoricamente baixares o atrito entre peças não te vai aumentar a pressão de óleo e lubrificação como precisas... teoricamente vais mesmo é fazer o contrário...

Faço já um post com fotos a indicar o procedimento que já te indiquei em cima...
Se tas em vila real consegues fazer-lo sem problemas...

15 min...

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL