Kamuma... não sei onde raio foste desencantar esse post...
mas... tem tudo haver menos com o assunto do tópico...
ou seja...
o assunto é o excesso de óleo...
o autor do tópico escreveu sobre problemas de perda de pressão de óleo e 3 linhas somente sobre o problema do excesso de óleo...
Sem falar que o autor deve de ser militar e ter chegado de uma missão onde teve exposto a grande violência...
isto é a minha opinião, claro...
mas ao dar a minha opinião explico sempre o porquê de para mim ter lógica de forma contraria, e aqui vai então a minha avaliação do post:
Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).
Antes de mais....
é mesmo assim que a cambota é lubrificada!!! a "chapinar" no óleo....
podes ver aqui como funciona um motor 4 tempos...
Para visualizar hiperligações por favor faça LogInColoca a animação a correr e vê como e onde se desloca a cambota...
Sim... a cambota é mesmo lubrificada a chapinar no óleo...
Agora... avaliemos por fotos... tu que já tiraste fora o teu carter sabes bem que a cambora fica com parte mergulhada no óleo...
A cambota:
e... o carter:
Como sabes e podes ver na imagem... o carter é "plano", especialmente para passar o escape por baixo e depois afunila, cria um fundo, onde está o tubo de pesca...
o tubo de pesca vai buscar sempre o óleo à parte mais baixa do motor...
Como é que vai apanhar ar? especialmente se tiver óleo a mais?
poderá acontecer se tiver óleo a menos... óbvio...
mas a mais?
Se assim fosse... se fizesses uma curva apertada o que acontece ao óleo? pela força centrifuga, não mexe??? :|
Obviamente mexe... se mexe e não apanha ar... porque iria apanhar ar nessa situação???
pouco plausÃvel, não?
tudo isto leva-me a questionar....
o autor desse tópico alguma vez tirou um cárter na vida? :|
especialmente por isto:
Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma.
Será que bate também claras em castelo?
?
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No que toca a consequências sobre a falha de pressão de óleo...
sim... é assim que funciona em casos extremos...
não é imediato como transparece o post (pelo menos a mim deu a entender tal) mas poderá em casos extremos acontecer...
Quanto ao processo de explosão/combustão se tornar auto-suficiente....
acho muito difÃcil isso acontecer em um motor de injecção electrónica...
o motor teria que estar mesmo muito... mas muito mau para isso acontecer...
turbo mesmo com muita passagem (teria que passar por intercooler para chegar à admissão) ou os segmentos já não existirem...
Portanto... quanto a esse post face ao assunto estipulado... se isto fosse o caçador de mitos diria...
BUSTED!!!!(mas não é o caçador de mitos e não passa da minha opinião)
Agora... coloquei os factos, tenham a vossa
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Obviamente ninguém vai colocar mais 50% ou 100% do óleo necessário ao ponto de chegar à parte de baixo dos pistões...
isso iria mesmo dificultar o movimento da cambota e pistões... imaginem porquê...
Abraço