O maior problema de óleo a mais nos carros é sempre a pressão adicional a que alguns retentores e vedantes estão sujeitos... e com isso o babar pelos retentores e consequente ida ao "médico dos carros" para diagnóstico, imobilização e arranjo.
Essa é 90% das vezes o que acontece ao carro e quando é visto a tempo.
Os outros 10% são as situações caóticas que podem acontecer.
A auto-alimentação é muito ocorrente especialmente nos diesel.
Para quem não sabe fica uma explicação:
A Ignição num carro a Diesel faz-se pelo aumento de temperatura gerado pela compressão do diesel na camera de combustão ( nos a gasolina, estão sempre dependentes da faísca das velas ). Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.
O fenómeno de auto-combustão ocorre não só porque a compressão dos Diesel é muito mais alta ( comparada com os a gasolina ) mas porque a temperatura permite que o ciclo esteja em funcionamento continuo no motor.
Isto é já um caso cada vez mais raro...
Antigamente nos sistemas mais primitivos a diesel, havia quem colocasse um copo de óleo de 2tempos num depósito cheio de diesel para "lubrificar" as bombas injectoras. Esses carros estavam mais sujeitos a essa auto-detonação.
Respondendo á questão do tópico, óleo a mais num motor pode obrigar a desmontar o motor para trocar todos os vedantes e rolamentos ( e todo o dano que isso cause ).
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Olha, afinal as valvulas EVAP sempre fizeram o efeito ;-)