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Autor Tópico: Consequências de óleo a mais no motor  (Lida 55109 vezes)

Offline Nicodemus

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #15 em: 14 de Fevereiro de 2013, 18:31 »


1- Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

2- O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

3- O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos."


AÍÍÍÍÍÍ HOMEM! lol.



1- Se o óleo sair pela admissão, não há temperatura suficiente para chegar ao "flash point" que é pouco mais de 100º, logo o óleo sai líquido. Por isso, para que o óleo líquido consiga encher intercooler+ tubagens... boa sorte. Se ele conseguir atingir o FP e evaporar já é plausível, mas duvido que mesmo assim passasse o intercooler.

2- O óleo é mau combustível, num motor a gasolina não sei se iria queimar, e mesmo que conseguisse, a vela iria encharcar e o motor parar. no diesel é muito mais fácil, o óleo vai queimar sob pressão realizada na câmara de combustão.

3- já apaguei muitos cigarros em latas/depositos/recipientes com óleo. E o cigarro apaga-se. o cigarro (sem puxar) atinge 580º... e mesmo assim apaga...

Ora, é como disse o Pedro, o gajo estava mesmo nervoso quando disse isso. lol

Abraço
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Offline SMAP

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #16 em: 14 de Fevereiro de 2013, 22:23 »
Foi o que lhe disse... mas ele disse que não tem tido tempo para vir ao fórum... Daí eu ter tentado ajudá-lo mas pelo Facebook.

Lol, que treta ...

GDinis perdoa-me la dizer-te isto, mas se tens tempo para expor o problema ao Kamuma tambem tens tempo para expor no forum ... Ou voçês fizeram uma chamada voz/video no facebook, acredito mais que tenha escrito ...

Claro que és livre de fazer o que bem entenderes com o teu tempo, não me entendas mal. Mas para mim isso só indica que preferes o Facebook ao forum :D, o que tambem não tem mal nenhum ...

Offline Guest

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #17 em: 14 de Fevereiro de 2013, 22:27 »
Mas como somos uma comunidade de entreajuda, cá estão as soluções para o rapaz :)

Abraço

Offline teco

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #18 em: 14 de Fevereiro de 2013, 23:36 »


no diesel é muito mais fácil, o óleo vai queimar sob pressão realizada na câmara de combustão.



exactamente o que eu tinha dito,  num diesel o excesso é rapidamente queimado sem grandes consequencias
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Offline TesZero

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #19 em: 14 de Fevereiro de 2013, 23:46 »
Não teco....
é exactamente o contrario...

por ser queimado é que entra em auto-alimentação....

a combustão é dada pela compressão e não como nos gasolina que é por explosão criada pela vela...

como o nicodemus disse e bem, nos de gasolina a vela encharcava e não havia explosão...

nos diesel era a mesma coisa que estivesses a acelerar a fundo...

ou conseguias deitar o carro "abaixo" ou rebentava o motor.

Abraço
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Offline teco

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #20 em: 14 de Fevereiro de 2013, 23:50 »
Não teco....
é exactamente o contrario...

por ser queimado é que entra em auto-alimentação....

a combustão é dada pela compressão e não como nos gasolina que é por explosão criada pela vela...

como o nicodemus disse e bem, nos de gasolina a vela encharcava e não havia explosão...

nos diesel era a mesma coisa que estivesses a acelerar a fundo...

ou conseguias deitar o carro "abaixo" ou rebentava o motor.

Abraço



estou a falar de ligeiro excesso, nem um esquilo é estupido a ponto de decidir "encher o deposito" a óleo a uns trocos valentes... é pela linha superior e acabou.

depois andar com bidão no carro que o 2.2 foi feito para ir queimando (especialmente a puxar)

p.s. quem não consiga ver um dipstick é um dickhead
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Offline TesZero

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #21 em: 14 de Fevereiro de 2013, 23:59 »
parece que o Gdinis foi até acabar o óleo de casa...

ainda bem que não tinha à mão um bidão de 200 lts :P
e não se lembrou do óleo de cozinha :P

Abraço
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Offline Ramess

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #22 em: 19 de Junho de 2015, 15:05 »
Apenas para acrescentar algo extra

Recentemente troquei oleo no meu carro num mecanico.
Colocaram aprox 4 litros como é correcto, e ficou em linha com o maximo.
Mas depois em repouso absoluto lá subio 2 a 3 mm acima do max.
Dizem voces nada de mais...

Pois. Nao é bem assim. No 9-5 2.0 T a frio começou a fazer um barulho por baixo do carro como se fosse arrastar da corrente. E um barulho bem FORTE. Pensei eu q coincidencia e era hora trocar corrente ou era tensor da mesma q precisava ser esticada. Fazia barulho durante cerca de 40 a 60 seg.  APENAs A FRIO.

Tirei cerca de 1mm de oleo na vareta. E durava cerca de 20seg o barulho desagradavel.
No entanto apos ficar completamente lineado com o maximo ou abaixo do maximo O BARULHO COMPLETAMENTE DESAPARECEU. Por isso quando disserem q 1 ou 2 mm acima do maximo nao faz mal... Lembrem-se desta historia.  Sei q nao foi por mal do mecanico . O oleo q usou (bidao) era de 5l. E de facto durante a colocacao ficou em linha com o maximo. E ate se aguardou para descer todo. Quando saí de lá tinha cerca de 1mm acima do maximo o q possivelmente na maioria dos carros nao tem mal.

Possivelmente irao dizer q foi apenas coincidencia.
Tenho serias duvidas. Isto nao foi tudo testado num dia. E é grande coincidencia ter andado com esse barulho ate ao preciso momento em q retirei o excesso eo "voilá" ficou de novo impecavel (espero q nao tenha arranjado é problemas futuros ).

 Mas acho muito estranho ter sido "pao pao qeiijo queijo". Nao veirifiquei apenas 1 ou 2 vezes em arranque a frio. Outra coisa. O oleo q saiu para nivelar no max foi de facto muito pouco. Possivelmente 0,2L  ou nem isso. Mas fica o relato. E falo de um barulho INTENSO. Em comparacao agora é suave e tenho desde q mudei as valvulas EVAP pelas do tunning da SAAB o carro tem consumos fantasticos e um trabalhar fantastico
« Última modificação: 19 de Junho de 2015, 15:13 por Ramess »
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Offline castelar

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #23 em: 19 de Junho de 2015, 18:03 »
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Offline joseglv

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #24 em: 19 de Junho de 2015, 19:08 »
O maior problema de óleo a mais nos carros é sempre a pressão adicional a que alguns retentores e vedantes estão sujeitos... e com isso o babar pelos retentores e consequente ida ao "médico dos carros" para diagnóstico, imobilização e arranjo.
Essa é 90% das vezes o que acontece ao carro e quando é visto a tempo.
Os outros 10% são as situações caóticas que podem acontecer.
A auto-alimentação é muito ocorrente especialmente nos diesel.
Para quem não sabe fica uma explicação:
A Ignição num carro a Diesel faz-se pelo aumento de temperatura gerado pela compressão do diesel na camera de combustão ( nos a gasolina, estão sempre dependentes da faísca das velas ). Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.
O fenómeno de auto-combustão ocorre não só porque a compressão dos Diesel é muito mais alta ( comparada com os a gasolina ) mas porque a temperatura permite que o ciclo esteja em funcionamento continuo no motor.
Isto é já um caso cada vez mais raro...
Antigamente nos sistemas mais primitivos a diesel, havia quem colocasse um copo de óleo de 2tempos num depósito cheio de diesel para "lubrificar" as bombas injectoras. Esses carros estavam mais sujeitos a essa auto-detonação.

Respondendo á questão do tópico, óleo a mais num motor pode obrigar a desmontar o motor para trocar todos os vedantes e rolamentos ( e todo o dano que isso cause ).

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  - obrigado pelo teu feedback... sempre preferi ter 1mm a menos do que 1mm a mais ( mesmo por causa de tudo o que escrevi acima ) mas assim ainda reforças mais a minha maneira de pensar.
Olha, afinal as valvulas EVAP sempre fizeram o efeito ;-)
« Última modificação: 22 de Junho de 2015, 12:22 por joseglv »
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)
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Offline Ramess

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #25 em: 21 de Junho de 2015, 19:31 »
Pois
Obrigado pelo post Galvao

Nao foi mais de 1 a 2 mm.
Para ser sincero ate tinha ideia (como a nossa agulheta tem aquela esfera acima do maximo fica dificil perceber) que podia estar lineado com o maximo. Mas direi 1 a 2mm.

O oleo que tirei para ficar abaixo do maximo (nao medi) nao deve ter sido 0,2 litros. Ou seja muito pouco. E repara q ao tirar isto ja ficou abaixo (nao é diferença ate limite maximo).

Tenho receio de ter criado algum dano. Mesmo q tenha estado assim por tao pouco tempo. Agora nao faz baruho a frio mas parece-me (espero ser plicologico mas nao é) por vezes apos ficar a quente (apos arranque) ouvir um barulho leve por vezes de corrente. No entanto depois de usar o carro o barulho fica perfeito... Ou seja deixar aquecer o carro por exemplo ate 60 a 80º temperatura liquido refrigeracao . Sem barulhos. Nessa altura com motoir ja mais calmo parece por vezes ouvir uma suave corrente. No entanto se depois andar com carro barulho desaparece e fica mais silencioso. O oleo tambem q uso nao é o mesmo q anteriromente. Nao sei ate q ponto oleo diferente (mesmo q dentro dos recomendados ) possa dar trabalhar diferente.

Fica a pergunta. Será o esticador de corrente ?
Em termos de consumos e andamento esta OK. O carro apos troca das valvulas EVAP  bebe menos. Os consumos estao optimos

perungta 2 ? Quando falas em rolamentos é os da corrente certo ?
« Última modificação: 21 de Junho de 2015, 19:37 por Ramess »
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Offline Ramess

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #26 em: 21 de Junho de 2015, 19:46 »
Apenas outra questao
Ja li (nao sei se em carros diesel) q na realidade oleo a mais baixa a pressao e nao aumenta. Achei sempre demasiado estranho. Como se o circuito fosse maior (mais oleo) na realidae a pressao diminui pq a bomba oleo tem de fazer circular mais oleo.

Tem tambem qem indique q ate 1/4 acima da parte maxima da marca (consideranto 1 unidade a barra completa) q tambem nao faz mal.

O que no meu caso colocou-se a mais foi algo residual. E mesmo assim vejam...
Alias a espera e espassamento para ver oleo na barra foi a correcta. E quando sai da oficinal nao tinha qq barulho e carro estava a "frio" (frio no sentido umas 3 horas parado q nos saab quer dizer q está ainda a 50ºc liquido refrigeracao). Nao verdadeiro pegar a frio.

Muito estranho... :(|| :(||
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Offline Dhc

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #27 em: 22 de Junho de 2015, 12:33 »
Experimenta bater um ovo durante muito tempo... fica semelhante ao aspecto que óleo a mais no motor tem, espumoso.

Offline SMAP

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #28 em: 22 de Junho de 2015, 12:35 »
Se quizerem experimentar, depois de colocar um carro a Diesel a trabalhar, desliguem a bateria... e verificarão que o carro continuará a trabalhar.

Num carro a gasolina, se desligares a bateria depois dele estar a trabalhar tambem continua pois o alternador produz energia suficiente.

Offline joseglv

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Re: Consequências de óleo a mais no motor
« Responder #29 em: 22 de Junho de 2015, 12:52 »
Desculpa... disse "retentores e rolamentos" e queria dizer retentores e vedantes
Em casos que não é visto a tempo óleo a mais pode causar componentes gripados pela falha dos retentores e vedantes, há peças que deixam de ser correctamente lubrificadas e outras que o óleo estraga... por exemplo posso dizer-te que se o retentor da cambota do lado da embraiagem se danificar com o óleo a mais, o óleo que passa para a embraiagem acaba por destruir a mesma... ou se os vedantes de válvulas se danificarem, há passagem de óleo para a câmera de combustão...

No teu caso, não te preocupes. Foi detectado a tempo e como tiraste os 200ml ( quase uma bejeca ) não causou dano. Para causar os danos atrás descritos, tinhas que detectar um forte cheiro a óleo queimado, vários sítios onde o carro começava a babar óleo e a deitar fumo azul pelo escape.

Quanto aos barulhos, eles devem ser verificados sempre a quente, até mesmo porque como há muitos óleos e com características diferentes uns dos outros. A simples mudança de marca de óleo pode significar um diferente funcionamento por causa dos aditivos que cada marca usa. Aliás mesmo dentro da mesma marca há aditivos diferentes para óleos diferentes...

Quanto ás outras perguntas/observações... não acredito e não recomendo.
Não acredito até porque se tens mais óleo em um determinado recipiente fechado, a pressão aumenta ( por isso é que os retentores e vedantes vão à vida )
Não recomendo porque se era possível meter 1/4 de óleo a mais , as varetas servem para quê?!? Além disso 1/4 de óleo a mais nos nossos carros é 1 Lt de óleo... se já notas barulhos com 200 ml...  ;)
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