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Autor Tópico: Pedido de ajuda/opinião  (Lida 12387 vezes)

Offline castelar

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Pedido de ajuda/opinião
« em: 05 de Maio de 2013, 20:39 »
O meu 9-5 quando inicia o motor após dar a chave deita um pouco de fumo e o cheiro dos gases não é muito agradável.
É só mesmo quando pega, depois em andamento pouco ou nenhum fumo deita.
Qual a vossa opinião do motivo dessa lufada de fumo azul.
Agradeço as vossas opiniões e o que devo fazer.
Obrigado 
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Offline Lfteixeira

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #1 em: 05 de Maio de 2013, 21:37 »
Isso tende a ser sintomas de problemas no turbo.

Normalmente são os vedantes que começam a falhar e durante a noite o pouco oleo que vai passando pelos vedantes queima na arranque, dai o fumo azul.


Talvez possa ser outra coisa, mas não estou a ver qual!
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Offline castelar

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #2 em: 05 de Maio de 2013, 21:50 »
Isso tende a ser sintomas de problemas no turbo.

Normalmente são os vedantes que começam a falhar e durante a noite o pouco oleo que vai passando pelos vedantes queima na arranque, dai o fumo azul.


Talvez possa ser outra coisa, mas não estou a ver qual!
Acho que deve ser isso, qual a tua opinião achas que tem reparação? Onde se pode reparar?
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Offline Guest

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #3 em: 05 de Maio de 2013, 21:55 »
Fumo azul e oleo queimado. Se forem os vedantes podes troca-los...

abraco

Offline TesZero

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2013, 23:43 »
Conforme descreve, será certamente como comentou o Filipe.

Durante o tempo com o carro parado, enquanto o óleo ainda está fino, os vedantes não retêm o oleo que acabo por pingar e ser queimado ao ligar o carro...

pode ser:

- vedantes de válvulas, talvez nunca foram mudados, têm tendência a fazer-lo, pinga para a câmara de combustão e fumega instantaneamente após ligarmos o carro

- vedantes do turbo, possivelmente também nunca foi reparado e serão os vedantes de origem, deixam pingar óleo para o escape queimando o mesmo assim que o mesmo aquece (instantaneamente na parte quente).

Ou pode ser simplesmente os respiros do cárter na tampa de válvulas entupidos...
nada como dar uma saltada ao veloso.

Abraço

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Offline castelar

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2013, 23:44 »
Pois lá vai ter que ser.
Obrigado
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Offline TesZero

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2013, 23:48 »
ele certamente que irá começar por limpar a tampa de válvulas...

caso sejam os vedantes de válvulas não sei se ele os conseguirá trocar com a colaça montada... não sei se a válvula não cairá para dentro do cilindro... Se assim for terá que levar nova junta da colaça...

Se for turbo é que fica mais dispendioso, só reparando o mesmo... a vantagem é que fica novo para muitos quilómetros...

Abraço
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Offline Lfteixeira

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2013, 10:17 »
Sendo pragmático, não creio que seja nenhuma das situações descritas pelo Pedro.  >:D

Tendo em vista:
 - O cuidado com a manutenção que o Castelar tem.
 - A baixa quilometragem do motor.
 - E conhecendo o pé PESADO dele, quando não leva a cara metade.  O:-)

Eu acho mesmo que é o turbo.
A reparação do turbo é algo que pode andar entre os 250€ (troca de vedantes) e os 400€ (troca o core completo, basicamente um turbo novo).

Se optares pela troca de vedantes, convem fazeres já para não danificares o core do turbo.
Se optares pela troca do core, podes deixar andar até fazer fumo nas desacelarações.

Pessoalmente trocava o core, pois é um turbo novo, com mais garantias de bom funcionamento.

Agora tudo depende daquilo que pretendes.
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Offline castelar

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #8 em: 06 de Maio de 2013, 13:36 »


Pessoalmente trocava o core, pois é um turbo novo, com mais garantias de bom funcionamento.

Agora tudo depende daquilo que pretendes.
Vou para essa opção Filipe, mas sendo assim vou deixar andar mais uns tempos, já agora quando o tiver que fazer qual a casa que me aconselhas, pois tirar o turbo acho que aqui qualquer mecânico o tira mas o conserto convém numa casa com alguma garantia.
Obrigado
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Offline Lfteixeira

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #9 em: 06 de Maio de 2013, 14:18 »
A Turbo Center no Porto é muito conhecida entre o pessoal que manda reparar os turbos.
Julgo que o Teszero e o Vidinha já mandaram lá arranjar os deles.

Mas, honestamente, não conheço nenhuma.

O meu foi reparado em Lisboa, por um contacto que o Galvão forneceu.

Não te preocupes para já, se ainda só faz isso, deve ainda dar para uns meses... Se é simpatico com ele, não andes de pé a fundo com ele...  >:D
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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #10 em: 06 de Maio de 2013, 19:10 »
Não é que tenha nada contra mas...
não recomendo a turbo center...

motivos:
- disseram para ir levantar o meu turbo hibridado, cheguei a hora com o aero74 e esperamos umas 4 horas sem nos dizerem nada...
- o meu turbo ficou a fazer fumo nas desacelerações
- quando questionei sobre o fumo so me souberam dizer "isso da cabo das sondas lambdas"

nunca mais la fui...

Castelar, conheço um bom em Guilhabreu, tem inúmeros testemunhos de bom trabalho.

Chama-se turboguilha.

Não esquecer de colocar junta do turbo nova (entre o colector de escape e turbo) e pernos novos... já que esta desmontado e são baratos é escusado esperar que eles partam...

Qualquer coisa... é só dispor :)

Abraço
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Offline SMAP

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #11 em: 06 de Maio de 2013, 20:15 »
Eu tenho experiencia das 2 formas de solucionar o problema, troca de core ou reparação.

No meu a troca de core devera ser feita só mesmo em ultima instancia, não que o turbo nao fique bom, mas sim porque e geral fica mais caro.

Eu troquei o core do TD04 que está no 9000 do meu Pai pois na altura aind atinha pouco conhecimento do processo de reparação.

Recomendo contudo que falem com o CATAVARES e caso ele esteja bem disposto (ele tem mais mau feitio que eu), pode ser que ele aceda a fazer a reparação. O preço esse terá que ser ele a dizer, não eu.

Como muitos sabem o meu TD04HL-15T foi hibridado por ele para TD04-HL-19T e neste caso com material melhor que o de origem, pois podemos usar um kit de reparação reforçado.

É certo que ainda só fiz 1500 Km com o TD04-HL-19T da ultima vez que estive em PORTUGAL, mas andei muitas vezes com pressões superiores a 1.6 bar suficientes para partir um motor B235R (9-5 Aero) e não tive problema algum

Offline castelar

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #12 em: 06 de Maio de 2013, 21:25 »
Obrigado a todos pelas respostas e soluções aqui apresentadas, vou deixar andar mais uns tempos até conseguir saber de que sítio ao certo se deve essa lufada de fumo quando o ponho a trabalhar, se defacto for do turbo como diz o Filipe tende a piorar e aí sim mando reparar, vou também estar mais atento aos consumos de óleo para não ter problemas de maior.
Quanto ao Tavares deve estar zangado comigo pois aqui mais ou menos à 1 mês atrás mandei-lhe um SMS a saber como ia andando e não tive direito a resposta.
Abraço e mais uma vez obrigado.
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Offline SMAP

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2013, 21:28 »
Quanto ao Tavares deve estar zangado comigo pois aqui mais ou menos à 1 mês atrás mandei-lhe um SMS a saber como ia andando e não tive direito a resposta.

Ele esteve fora do pais durante bastante tempo em trabalho, pode nunca ter visto a SMS. É mesmo uma questão de fala com ele  ;)

Offline teco

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Re: Pedido de ajuda/opinião
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2013, 22:01 »
Não é que tenha nada contra mas...
não recomendo a turbo center...



subscrevo, para reparar vedantes queriam 200 e picos+ iva

deve-lhes ter subido o turbo à cabeça

Tes, mandas-me o contacto do catavares?
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