SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9-3ss / sw => Tópico iniciado por: Rui Henriques em 05 de Julho de 2016, 14:08

Título: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 05 de Julho de 2016, 14:08
Boas, desde que adquiri o meu SAAB que tenho notado uma perda de potência quando vou às 1500 RPM e piso o acelerador. O carro começa a desenvolver normalmente, mas depois para, como que um soluço. Chega levemente às 1900 RPM e só aí é que volta a desenvolver mas por vezes ainda a soluçar e a engasgar-se. O motor é o 1.9 TiD. Pelo que li aqui no fórum e pelo que o meu mecânico diz o problema está no filtro de partículas que não faz a regeneração corretamente. Ligando à máquina apresentava 86% cheio, após obrigar a uma regeneração baixou para os 71% mas desde lá não tem baixado. Quanto à EGR funciona OK, foi completamente limpa por dentro e não apresenta qualquer defeito. O antigo dono nunca se queixou do problema mas também não andava muito com o carro. Agora vou experimentar uma lavagem do filtro de partículas com um produto mesmo próprio para tal que custa 70€. Isto é uma dor de cabeça  :(|| porque 1º- quando quero fazer uma ultrapassagem fico todo borrado quando ele me corta a potência e 2º- porque os chicos espertos que se tentam picar comigo levam um avanço de uns segundos até que o meu SAAB dispare como um louco. O próximo passo se não arranjar alternativa será a completa anulação do filtro de partículas e EGR juntos, com uma repro por cima. Mais algum dos vossos SAAB's sofre disto e qual a melhor solução?

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rclaro em 13 de Julho de 2016, 11:03
Bom dia Rui,

Não faço ideia do que seja, pois sei o básico de mecânica e tudo na onda da teorica...  ;D ;D
Já conseguiste resolver essa anomalia??...

Cptos,
Ricardo
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 14 de Julho de 2016, 17:06
Amanhã vai fazer o tal tratamento. Na esperança que isso resolva o problema :-X . Amanhã dou notícias.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 16 de Julho de 2016, 15:03
Boas. Lá foi o Saab para a oficina de manhã e lá fui buscá-lo à tarde para ficar a saber que lhe fizeram o serviço errado. Fizeram-lhe outra regeneração computorizada, baixando outra vez a carga de filtro de partículas de 80% para 70% em vez de lavarem o filtro com o tal produto e andarem com o carro a rotações constantes para lhe dar tempo para regenerar por ele próprio. Posto isto fui 'convidado' a levar lá o Saab mais uma vez para fazer o que já era para ter sido feito ontem. Há com cada coisa... :(|| Enfim. Vou ver se ainda esta próxima semana o levo lá.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: meteorologist em 16 de Julho de 2016, 17:19
Olá Rui,

Tenta levar o carro a quem percebe de Saabs... no teu caso terias que talvez ir a Lisboa mas acredita que ainda te fica mais barato do que andarem a brincar aos diagnósticos. Saab é Saab e conhecem os carros bem.

Boa sorte na resolução...
Isso dos filtros de partículas é sempre uma dor de cabeça.

Abraço,
Tiago
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 16 de Julho de 2016, 18:34
Acredita que não é por falta de vontade Tiago. O problema é que cá por casa a teoria de levar o carro à marca é vista como um roubo de outros mundos. Por outro lado existe o facto de a oficina mais próxima acreditada da Saab ser em Lisboa e de eu não ter disponibilidade para levar o carro lá acima. Pode ser que um dia leve, provavelmente se isto não resultar, mas por enquanto é a única hipótese viável, dentro do meu orçamento, que tenho.

Para além disso, numa oficina da Saab nunca me vão aconselhar a remover o filtro de partículas, por muito que essa seja a solução mais económica.

A ver vamos. Eu por enquanto vou fazer isto e se não resultar depois logo se vê. Até pode ser que aproveite e leve o Saab aí acima por ocasião de algum encontro do SAABsPORTUGAL para conhecer a malta e aproveite para dar um saltinho à Gaspar Auto.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: meteorologist em 16 de Julho de 2016, 22:14
Olá Rui,

Eu compreendo o que dizes mas acredita o barato muitas vezes sai caro e podem nem te resolver o problema direito. Tenta ligar para a Gaspar Auto e explica a situação. Pode ser que te apresentem uma solução em conta para a FAP.

Quanto a oficinas SAAB no Algarve encontrei isto no nosso forum:
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1802.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=1802.0)

Parece que um agente da Mercedes (Starsul) ficou com a oficina e peças SAAB.
Como o teu é um 1.9 TID possívelmente muitas partes são identicas à OPEL/FIAT. Pode ser que tenhas alguma sorte junto deles.

Se não confias em quem te mexe no carro, tira-o de lá...por experiência própria (na Renault) tive que mudar de oficina e era autorizada...

Abraço e vai dizendo coisas.
Tiago

Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 17 de Julho de 2016, 23:48
Eu conheço a Starsul porque passo lá regularmente a caminho da universidade e nunca vi lá um único Saab, o que me leva a querer que como dizem nesse tópico eles percebam tanto de Saabs como de engenharia espacial. O Saab está entregue a um amigo mecânico da minha confiança, não a uma grande oficina.

Obrigado pela ideia. Se calhar ligo para a Gaspar Auto a explicar a situação, pode ser que me possam iluminar nesta situação.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 14 de Agosto de 2016, 11:10
UPDATE:
Bom, sexta feira lá foi o Saab para a oficina mais uma vez (parece que desde que o tenho não houve um único mês em que não metesse os pés numa oficina, mas isso também é por eu ser minucioso em tudo). Foi lhe aplicado o produto para limpar o filtro de partículas e depois o meu pai foi andar com ele para a A22 a rotações constantes (aprox. 3000 RPM) para que o filtro fizesse a regeneração sozinho. Ao princípio saiu uma fumaraça do escape inacreditável, mas depois passou, sinal que ele fez a regeneração.

Resultado: Melhorou muito. Já quase que não se sente diferença quando acelero com o Saab. Óbvio que ele não puxa logo incrivelmente como quando vou às 2000 RPM mas não tenho aquele soluçar que tinha antes. De notar que por uma vez ou outra e mais em subidas ele fez me um soluço ou outro, mas pronto é uma dor de cabeça aliviada por enquanto.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: meteorologist em 14 de Agosto de 2016, 23:46
Olá Rui,

Boa! Esperamos que o problema tenha ficado solucionado!  O0

Abraço,
Tiago
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 30 de Agosto de 2016, 11:03
UPDATE:
Ora, após uma ida a Aveiro neste passado fim de semana e até de me ter encontrado com o primeiro meteorologista que já conheci   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , que é um porreiraço  O0 , decidi, porque até já ter estado à porta da Autoforum na quinta feira, de ontem levar o Saab lá para tirar as dúvidas todas.

Devo desde já dizer que fiquei muito contente com o serviço prestado, pessoas cinco estrelas.  Chegados já ao fim da tarde à oficina, primeiro foi logo ligar o carro à TECH II, coisa que aquele Saab provavelmente não vê já à muito tempo. Acusou um erro num fecho de uma porta (OK?!  ??? ) e mais nada. Filtro de partículas encontrava-se acima dos 1,03 quando deve andar à volta dos 0,3-0,4. Lá foi o Saab fazer mais outra regeneração forçada e sendo assim, se calhar ter ido à Autoforum foi o que nos salvou de não termos ficado sem carro a meio da viagem para o Algarve. Entretanto o mecânico detetou umas falhas no motor, mas que o TECH II não acusava. Fomos almoçar e à tarde voltámos para ver se se descobria o que era. Disseram-nos então que as borboletas da admissão foram eliminadas e eu fiquei 'What?' ??? . Sim, o antigo dono pôs uma régua na admissão e muito provavelmente é isso que faz o meu 9-3 se engasgar quando eu o piso a fundo a baixas rotações. A quantidade de oxigénio é tanta que ele não sabe a gerir e provoca o engasgamento. Bom, ao menos agora já percebo o que vai para ali. O antigo dono era mesmo um inventor, mete-me xénon aftermarket, sem estar legal, depois tira-me as  borboletas da admissão, sem tirar o filtro de partículas e EGR. Os senhores da Autoforum até estranharam quando viram que tinham umas e outras não.

E pronto, lá vim eu para o Algarve mais descansado, com um filtro de partículas regenerado e sabendo de uma vez por todas o que era o problema, sem andar aqui em diagnósticos inconclusivos (esta é para ti Tiago).

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: meteorologist em 30 de Agosto de 2016, 11:11
Olá   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn,

Foi um prazer conhecer-te e verificar a paixão e interesse que tens pela marca.  O0

Ainda bem que tiveste a possibilidade de passar na AutoForum. Não te esqueças de dar o teu feedback na secção das oficinas ;)
https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2628.0 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=2628.0)

Realmente o anterior dono do teu carro andou a inventar o que é mau... percebe-se ao menos o motivo de ele ter feito tamanhã invenção?

Se não nos virmos no encontro lembra-te, se sempre vieres cá em Outubro cá te espero para 1 café  ;)

Abraço,
Tiago
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: joseglv em 30 de Agosto de 2016, 14:26
Olá Rui....
Relendo o teu tópico/DB, essa intervenção é muito comum nos motores 2.2... com a tamanha quantidade de carvão que acumula, as borboletas acabam por partir e entram para dentro do motor causando despesas consideráveis. Uma solução é andar quase em todas as revisões a limpar aquela ... porcaria...
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.
Não tenho nenhum carro a diesel... ( muito por medo dos FAP, EGR e regenerações e que tais... e a manutenção dos carros a Gasolina é muito mais barata ) mas se tivesse fazia essa operação no meu carro. Mas fazia a todas as borboletas como é óbvio!!!

Daqui a uma temporada fazes mais uma operação do tal liquido para deixares esse assunto de parte e se calhar dás uma vista de olhos ás borboletas e iras o resto ou decides metê-las novas ( que mais tarde poderá provar-se um erro ).

Já agora... e tanto tempo depois... bem vindo ao fórum e à comunidade... sinta-se em casa e no meio de Saabistas!! ;)
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rpscavaleiro em 30 de Agosto de 2016, 15:43
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.

É por aqui... e o poço que sentias, foi resolvido pela regeneração forçada que fizeram do filtro, já que as borboletas apenas interferiram, pelo que te disseram, com um eventual soluçar.

O próximo carro que comprar, vai ser a gasolina e atmosférico! :P
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: meteorologist em 30 de Agosto de 2016, 16:01
Outra solução é retirar de vez as borboletas. Downside é um aumento do consumo a frio.... Mas as vantagens são muito maiores.

É por aqui... e o poço que sentias, foi resolvido pela regeneração forçada que fizeram do filtro, já que as borboletas apenas interferiram, pelo que te disseram, com um eventual soluçar.

O próximo carro que comprar, vai ser a gasolina e atmosférico! :P

Bem menos complexos  ;)
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: darioglv em 30 de Agosto de 2016, 18:09

O próximo carro que comprar, vai ser a gasolina e atmosférico! :P

99 turbo?  ^-^
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rpscavaleiro em 30 de Agosto de 2016, 18:12
Atmosférico! :-P
Até lá, quero e vou manter o meu por muitos anos! :-)
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: darioglv em 30 de Agosto de 2016, 18:17
lllllllllllllllllllloooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllll :(||
ok um v4  :D
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 30 de Agosto de 2016, 19:43
Fogo um 99 turbo era excelente! Mas sim, começo a constatar que um carro a gasolina não é assim tão má ideia  >:(

Quanto ao que dizes   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , o que consta na ficha de obra da Autoforum é que as borboletas da admissão foram eliminadas. Logo supostamente já lá não fazem nada. Eu sei que no 2.2 TiD era um problema crónico, mas no meu 1.9 TiD também costumam ser problemáticas.

Ahh, e aproveito para dizer que na ficha também constava outra anotação sobre o encosto do motor. Agora não me lembro ao certo, mas já vos digo.Diz que apresenta desgaste e faz com que
com a embraiagem premida a meio (ponto de embraiagem) faça um ruído um pouco chato, mas nada de grave, POR ENQUANTO.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Vitor Gomes da Costa em 12 de Setembro de 2016, 07:00
Bons dias a todos. O meu Saab também está a soluçar e com perda de potencicia mas, o meu caso é que necessito de mudar o sensor do filtro de partículas porque este não deixa fazer a regeneraçao normal. Tentei solucionar com uma regeneraçao forçada mas, só fiz 2000 km e voltou o problema. Também tenho as borboletas da admissão fixas e não e por ai que perco potencia nem é um problema. O único problema agora é arranjar o dito sensor a um preço razoável.
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 12 de Setembro de 2016, 11:51
Bons dias a todos. O meu Saab também está a soluçar e com perda de potencicia mas, o meu caso é que necessito de mudar o sensor do filtro de partículas porque este não deixa fazer a regeneraçao normal. Tentei solucionar com uma regeneraçao forçada mas, só fiz 2000 km e voltou o problema. Também tenho as borboletas da admissão fixas e não e por ai que perco potencia nem é um problema. O único problema agora é arranjar o dito sensor a um preço razoável.

Caro Vitor, quando liga o carro à máquina aparece-lhe algum erro nesse sensor?
É que no meu não, mas sendo assim até pode ser algo a ver. Ele agora tem estado bom, sem soluçar muito, mas mesmo assim ainda não desenvolve como queria a baixas rotações.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: AGarcia em 14 de Fevereiro de 2017, 11:05
Bom dia,

Queria apenas deixar uma pequena nota a propósito da regeneração do filtro de partículas. Sucede que não se trata apenas de obter a temperatura necessária. Com efeito, é necessária uma espécie de alinhamento planetário (temperatura, combustível suficiente, não haver DTCs...). Descobri às minhas custas que se houver uma vela de aquecimento que não esteja a funcionar, a regeneração não se faz no ciclo de condução.

Como não há qualquer aviso de vela queimada, suspeito que muitos dos problemas crónicos de DPF estejam relacionados com isso. Faz-se regeneração com a máquina, alivia um pouco e continua tudo na mesma.

Também anulei as borboletas. Sente-se um pouco a falta de potência a baixas rotações, mas já me habituei.

Contudo, fiquei com o braço e os apoios das borboletas em metal que já tinha encomendado. Se alguém estiver interessado, disponha :)
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 14 de Fevereiro de 2017, 14:06
Obrigado pelo input   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn  O0 . No seu caso foi já você a eliminar as borboletas ou o antigo dono? Já agora, o seu tem filtro de partículas? Como se porta com a reprogramação Hirsch?

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: AGarcia em 14 de Fevereiro de 2017, 14:10
Caro Rui,

A eliminação foi a conselho do mecânico. Sim, ainda tenho o filtro de partículas - embora já tenha considerado a hipótese de eliminação. Sobre a reprogramação, é a de 175cv e foi oferecida pelo stand ao anterior proprietário. Como ainda não conduzi uma máquina standard, não estou em boa condição de avaliar. Mas estou bem satisfeito com a potência e recuperações :)
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: Rui Henriques em 14 de Fevereiro de 2017, 15:52
Obrigado mais uma vez pela informação. Pergunto porque ando a pensar sobre um aumento de potência, mas neste caso não da Hirsch e quero ter uma ideia para ver se o filtro de partículas se aguentam ou acaba por dar o berro.

Cumprimentos,
Rui Henriques
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: AGarcia em 14 de Fevereiro de 2017, 16:00
A remoção do filtro de partículas implica sempre uma reprogramação da ECU. Ultimamente, só tenho feito AE e noto alguma diferença nos consumos quando ocorre a regeneração - cerca de 0,5L/100Km. De resto, não se nota.

Como disse, a eliminação é algo que venho contemplando. Até pelo risco adicional de degradação do óleo quando o diesel usado para a regeneração não é consumido e (aparentemente) se junta ao óleo.

O que eu gostava mesmo era de conseguir obter o PID específico da saturação do filtro de partícula. Comprei um ELM327 há uns tempos, mas ainda não consegui encontrar essa informação.

Abraço
Título: Re: Perda de potência Saab 9-3 SS 1.9 TiD
Enviado por: jcpbatista em 16 de Fevereiro de 2017, 22:57
A falta de potência dos 1.9 Tid parece ser um malfadado problema.
Encontrei esta informação no fórum saaberos vejam se resolve o problema.

http://www.saaberos.com/foro/threads/12442-Rendimiento-Limitado-solucionado (http://www.saaberos.com/foro/threads/12442-Rendimiento-Limitado-solucionado)

Há pouco tempo também tive um problema de falta de potência e falhas, mas com o motor 2.2 Tid, e o problema  estava num tubo do intercooler, porem aqui não restava dúvidas porque tinha um rasgo enorme  :(||
A substituição foi feita com um tubo de silicone reforçado, comprado no ebay ao fornecedor viperperformance. Esta empresa também vende diretamente no seu site