Pessoalmente concordo com a limitação das emissões poluentes no centro das grandes cidades. As cidades, antes de mais nada, devem ter em consideração as pessoas e não os seus meios de transporte.
Dito isto, a forma como a restrição em PORTUGAL vai ser introduzida é à rico: de forma cega, pelo ano de matrÃcula. Não importa se é de 1994, convenientemente mantido e afinado: não passa. Se fôr de 2000, com um milhão de kms e a queimar tudo o que seja fluÃdo de motor, isso já pode. É mais uma medida para mostrar serviço do que para responder ao problema.
É óbvio que de qualquer forma melhorará a qualidade do ar na zona central da cidade. Mas podia ser aplicado de forma mais justa para os utilizadores. Para isso, o sistema de certificação por selo é o que mais me agrada: recompensa os que cumprem, castiga os que não o fazem.
Que incentivo tem um tipo como eu, que acho que devo fazer o possÃvel para manter o mÃnimo de qualidade do ar, e portanto não tiro catalizador, nem egr, nem nada disso, mesmo à custa de maior custo de manutenção e maior consumo de combustÃvel? Nenhum. Esperto é o gajo que se borrifa para isso tudo, tira tudo o que seja dispositivo antipoluição e na hora de avaliar, como os carros são do mesmo ano levamos os 2 pela mesma medida...