SAABsPORTUGAL

SAABs - Modelos => Saab 9000 => Tópico iniciado por: TesZero em 30 de Agosto de 2013, 10:26

Título: SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)
Enviado por: TesZero em 30 de Agosto de 2013, 10:26
Como já leram neste tópico:

SAAB 9000 - Altura da suspensão traseira (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=969.0)

Todos os saab´s 9000 têm a suspensão traseira mais baixa do que a frente, podendo ser utilizada a solução do tópico.

Contudo, para quem usa jantes 17 / 18 polegadas ou tem simplesmente o carro rebaixado poderá acontecer ter os pneus a roçarem nas cavas das rodas.
Especialmente se levarem pessoas atrás, mala carregada ou passarem em algumas lombas.

A solução é simples.
Deixo de seguida a explicação do problema, como é montado o amortecedor e como solucionar:

Este é um amortecedor KONI traseiro de um SAAB 9000 com legendas dos seus elementos de montagem, faltando obviamente a porca no final:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

mais de perto, a zona onde fixa no chassis:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

A solução passa por colocar um espaçador entre o chassis e a borracha inferior.
Desta forma o amortecedor aumenta a distância ao chassis, evitando que o pneu toque na cava de roda. Será aconselhado um espaçador de 20mm. Desta forma o batente do amortecedor não é alterado, consequentemente não diminuindo o curso do amortecedor directamente.
Por norma a porca que fixa o amortecedor tem uma rosca de 30...35 mm. passa a ter menos 20mm.
Peça branca, espaçador:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Local onde passa o veio do amortecedor no chassis:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aspecto do sistema montado:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Outra solução seria alterar o batente. Ainda procurei essa solução, mas não existem batentes à venda com mais 20mm. Teríamos que cortar de outro e adicionar. Mas o problema é que iríamos diminuir o curso do amortecedor directamente... ou seja, o batente ia-se desfazer ao fim de alguns quilómetros. Aqui como funciona o amortecedor com o batente original:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui a explicação da diminuição de curso se alterássemos/aumentássemos o batente:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Aqui fotografia dos espaçadores que fiz para resolver o problema no meu carro, como podem ver são côncavos acompanhando a curvatura do chassis em cima e convexos em baixo para acompanhar a curvatura das borrachas, isto para menos vibrações e melhor desempenho.
Vistos de cima:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Vistos de baixo:
(   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn)

Qualquer dúvida/sugestão podem expôr aqui neste tópico.
espero não me ter tornado confuso querendo ser detalhado.

Abraço

Título: Re: SAAB 9000 - Problema de roço nas Cavas (jantes maiores e rebaixamento)
Enviado por: TesZero em 07 de Setembro de 2013, 13:45
Link directo para quem precisar de adoptar esta solução:

Espaçadores de amortecedor traseiros SAAB 9000 (https://www.saabsportugal.com/forum/index.php?topic=983.0)

Abraço