Olá, Visitante. Por favor entre ou registe-se se ainda não for membro.
Perdeu o seu e-mail de activação?

29 de Março de 2024, 10:54

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

467 Visitantes, 0 Membros

Autor Tópico: Desenvolvimento - Criação do 9000  (Lida 26220 vezes)

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Desenvolvimento - Criação do 9000
« em: 05 de Junho de 2014, 08:16 »
E andei num SAAB 9000 de um tio meu e também me pareceu um carro robusto de estrutura, apesar de ser baseado numa plataforma fiat.


Sacrilégio, o 9000 não é baseado numa plataforma FIAT.

A plataforma que o 9000 usa foi desenvolvida em conjunto entre 4 fabricantes, não é da FIAT. Na altura que começou o desenvolvimento a Lancia ainda nem pertencia a FIAT.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Saab designed the 9000 as part of the Type Four platform in conjunction with the Italian automaker Fiat Automobiles. Fiat retailed similar derivative versions as the more basic Fiat Croma, the luxury-themed Lancia Thema, and the sports-oriented Alfa Romeo 164.

E o 9000 em relação aos modelos italianos é superior em tudo, não usa electronica Italiana (Magneti Marelli) mas sim Alemã (Bosch). Em termos de materiais usados na carroçaria, alem de ter vários reforços estruturais, também são de qualidade superior. Os Italianos tinham problemas de corrosão muito mais facilmente que o SAAB.

Offline mferraz

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 555
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    lisboa
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #1 em: 05 de Junho de 2014, 10:44 »
 :)Obrigado amigo Castelar, é uma tentação é uma tentação
  • Saab 9000 CSE 2.0t 1997: :9000CS:
  • Smart fortwo Passion
  • Atom Storm 125cc
  • ex Mercedes Benz 190 de 1988 ( destruido em combate)

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #2 em: 05 de Junho de 2014, 21:49 »
E andei num SAAB 9000 de um tio meu e também me pareceu um carro robusto de estrutura, apesar de ser baseado numa plataforma fiat.


Sacrilégio, o 9000 não é baseado numa plataforma FIAT.

A plataforma que o 9000 usa foi desenvolvida em conjunto entre 4 fabricantes, não é da FIAT. Na altura que começou o desenvolvimento a Lancia ainda nem pertencia a FIAT.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

SAAB designed the 9000 as part of the Type Four platform in conjunction with the Italian automaker Fiat Automobiles. Fiat retailed similar derivative versions as the more basic Fiat Croma, the luxury-themed Lancia Thema, and the sports-oriented Alfa Romeo 164.

E o 9000 em relação aos modelos italianos é superior em tudo, não usa electronica Italiana (Magneti Marelli) mas sim Alemã (Bosch). Em termos de materiais usados na carroçaria, alem de ter vários reforços estruturais, também são de qualidade superior. Os Italianos tinham problemas de corrosão muito mais facilmente que o SAAB.


Smap não leves a mal, mas quando disse que o 9000 é baseado numa plataforma fiat, o que tava a dizer é que o desenho dos elementos estruturais é igual, mas não usaram o mesmo aço, pois já tinha lido um pouco acerca do modelo 9000 antes de o comprar. Ou seja, o desenho da estrutura é igual, e até as portas do croma, lancia thema e 9000 são iguais no desenho, mas as do saab têm barras laterais. E vi alguns videos no youtube sobre o alfa romeo 164 e numa parte vê-se num ecrã de computador a estrutura representada a verde por um programa de análise de elementos finitos, e na altura só fabricantes com muito dinheiro tinham computadores suficientemente potentes para correrem esse tipo de programas.

A ideia que eu tenho é que a fiat desenvolveu em maior parte a estrutura e a saab pegou nessa estrutura e melhorou-a.

E nessa altura quem não pertencia à fiat era a alfa romeo e não a lancia. E o alfa romeo 164 demorou a ser lançado no mercado pois foi quando a fiat comprou a marca.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #3 em: 06 de Junho de 2014, 08:20 »
Smap não leves a mal, mas quando disse que o 9000 é baseado numa plataforma fiat, o que tava a dizer é que o desenho dos elementos estruturais é igual, mas não usaram o mesmo aço, pois já tinha lido um pouco acerca do modelo 9000 antes de o comprar. Ou seja, o desenho da estrutura é igual, e até as portas do croma, lancia thema e 9000 são iguais no desenho, mas as do SAAB têm barras laterais. E vi alguns videos no youtube sobre o alfa romeo 164 e numa parte vê-se num ecrã de computador a estrutura representada a verde por um programa de análise de elementos finitos, e na altura só fabricantes com muito dinheiro tinham computadores suficientemente potentes para correrem esse tipo de programas.

A ideia que eu tenho é que a fiat desenvolveu em maior parte a estrutura e a SAAB pegou nessa estrutura e melhorou-a.


Eu não levo a mal, mas não deixo passar este tipo de coisas em branco (detesto que digam que o meu 9000 derivou dum FIAT quando não é verdade). O 9000 foi projectado em conjunto, não foi como os NG900/9-3 e 9-5 que a GM obrigou a SAAB a partir de um vectra.

Por exemplo o NG9-5 embora toda gente diga que deriva do insignia, não é verdade. Na realidade a GM desenhou a plataforma   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn e sobre essa mesma plataforma varios veiculos foram lançados. Ou seja usa uma plataforma GM, mas não é um insignia disfarçado. Os engenheiros SAAB pegaram nessa plataforma e desenvolveram para as suas necessidades.



E nessa altura quem não pertencia à fiat era a alfa romeo e não a lancia. E o alfa romeo 164 demorou a ser lançado no mercado pois foi quando a fiat comprou a marca.


Provavelmente tens razão, eu sabia que havia uma marca que não pertencia FIAT aquando do inicio do desenvolvimento.
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 20:39 por SMAP »
SAABsPORTUGAL - O site de SAABs em PORTUGAL

Offline ssb

  • Stage I
  • *
  • Mensagens: 7
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #4 em: 06 de Junho de 2014, 20:33 »
Boa noite ,

Fiquei deliciado com as fotos,conforme disse ao amigo Castelar,só desejo que nao venda o Saab até ao meu regresso ,porque quero ficar com ele :D

Abraço.

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #5 em: 06 de Junho de 2014, 22:00 »
Smap se reparares as longarinas frontais, o chão e portas do saab são de desenho igual aos do croma, 164 (tirando as portas) e thema. E o saab 9000 cs tem a carroceria ainda mais reforçada em relação ao anterior hatchback.

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

e esta é a estrutura do thema:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

Mas como disse não quer dizer que o carro não preste. E quando quis dizer baseado não quiz dizer igual.

Por acaso vi um video, quando tava a pesquisar pra saber um pouco mais sobre o 9000, de um crash test frontal offset entre um 9000 e 900 (plataforma gm), e parece que a deformação foi igual para ambos.

O que eu quero dizer é que a saab teve de se esforçar para melhorar um desenho maioritariamente do grupo fiat. Há um crash test do croma no youtube e tem um desempenho mau.

É este:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn


E já vi imagens do crash test do 9000 cs e é muito melhor.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Dhc

  • Stage III
  • **
  • Mensagens: 763
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2014, 14:40 »
Castelar perdoe-me o off topic, mas estão a dar porrada nos 9000  :|| :||, bem, eu quero acrescentar para quem pouco sabe sobre os 9000, este modelo começou a ser projectado desde 1978, em 1982 começaram os primeiros esboços, e finalmente o 9000 veio para o mercado em 1985, quanto à questão dos fabricantes, trata-se de algo chamado de projecto 4, exactamente porque envolvia 4 modelos algo semelhantes apesar de só representar 3 construtores. Acrescento ainda que o Alfa Romeo apenas partilha 15% dos elementos com os outros modelos, a maior parte o chassis, sendo também desenhado por outro estilista.
Quanto à resistência dos componentes acho que é mais que óbvia, os 9000 por muito rodados que estejam, boa parte ainda circula, o mesmo não posso dizer dos outros modelos do projecto, talvez seja por exemplo, porque uma porta de um 9000 pese 37kg e a de um meio-irmão ( :))) :))) :))) ) tenha 20kg a menos...
O motor apesar de cilindradas idênticas nada mas mesmo NADA tem a haver com os meio-irmãos ( :))) :))) ), o interior idem, conforto... bem, mesmo nos dias de hoje ainda não encontrei nenhum meio de transporte de 4 rodas que se assemelhe a um 9000 (já tive alguns topos de gama que ficavam a léguas...). Infelizmente (por um lado) já tive a oportunidade de cortar 2 9000 e bem vi como eram feitos, eu tal como o Teszero já tivemos toques acima dos 200kmh e... o automóvel (a forma como diferencio um 9000 de um mero meio de transporte) continuou a circular, pelo menos até casa!! um Fiat... chega aos 200kmh? bem talvez, mas continuo a dizer que não tem mesmo NADA além do aspecto exterior que seja igual a um 9000.
Ps. Fico extremamente ofendido quando alguém chama um 9000 de Fiat, é quase o mesmo que dizer que um burro e um cavalo são iguais, não são.

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #7 em: 09 de Junho de 2014, 08:54 »
Marco, não leves a peito (ou a mal) tais comentáros :P

é a mesma coisa que dizeres a um benfiquista que o Euzebio era bom a jogar no banco :P

tenho que concordar na integra com o texto do DHC, alias, só ia mesmo comentar o facto do peso das portas :P
Sem falar da mala que pesa acima dos 50 kg... :P

Dos 4... se tiver que ter um acidente e tiver opção de escolha... SAAB sem dúvida :D :D :D

Pena somente foi a suspensão dependente, é a unica "critica" que aponto aos 9000...
Que embora SEJA MUITO BOA, deixa um pouco a desejar após alterações :)

Castelar... é melhor colocar mais fotos.... senão esse 900 ganha um "0" e vira 9000 cabrio :P :P :P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Guest

  • Edição
  • Stage VI
  • *
  • Mensagens: 6755
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #8 em: 09 de Junho de 2014, 09:38 »
O unico senao de ter um acidente num 9000 é que podes riscar a pintura :)))
 Abraco

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #9 em: 09 de Junho de 2014, 21:35 »
Bem, o que vejo é que me compreenderam um pouco mal. Como já disse, ser baseado em algo, não é o mesmo que igual.

Mas podem abrir o capô de cada um dos carros que usa a plataforma tipo 4 e hão de verificar que as longarinas e antepara do compartimento do motor são iguais, mas não são feitas com o mesmo aço, para o caso do SAAB. E plataforma igual não implica que os motores sejam iguais. Nunca disse isso.

Plataforma refere-se à estrutura, enquanto que componentes mecânicos já se refere ao motor e relacionados.

E não tou a dar na cabeça do 9000, tou apenas a dizer o que vejo.

E comprei o meu por o curtir, mas sei que tem os seus defeitos e virtudes.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #10 em: 09 de Junho de 2014, 22:03 »
E sobre a suspensão, o eixo rígido só se torna mais desconfortável em pisos muito irregulares.

Mas isso do eixo rígido não ter um desempenho bom, depende da concepção deste.

Noutros fórums de acesso livre já li que eixo rígido é o mesmo que arcaico e que é de fugir, e que um carro que o tenha no eixo traseiro é um carro que vai jogar de traseira, que não vai fazer curvas a velocidades relativamente altas. Também isto é um pouco distante da verdade.

Por acaso, e porque curto carros e a parte mecânica, já li um livro intitulado "How to make your car handle" e aprendi bastante.

E nesse livro livro aprendi que uma suspensão traseira independente mal desenhada ou afinada pode ser perigosa, pois pode apresentar bump steer, que ocorre quando as rodas traseiras passam ao mesmo tempo sobre uma lomba, e que devido à compressão das molas, e ao movimento dos braços da suspensão, a convergencia do eixo traseiro se altera e provoca o desvio da trajectoria desejada sem se mexer no volante, ou seja, o carro pode guinar para um lado ou para outro sem aviso.

E a grande vantagem de um eixo rígido é que as rodas estão em posição sempre igual entre si, e teoricamente, sempre perpendiculares à superfície do piso, se não me engano. E o preço de a construir é muito mais baixo em relação a uma independente, e se a tracção fôr apenas dianteira, ocupa menos volume.

E o eixo rígido do saab 9000 é dos mais evoluídos que conheço, para a época. Tem barra panhard e dois braços (longitudinais) por roda, um inferior mais longo e um superior mais curto, paralelos um ao outro, mais ou menos.

Uma foto:

  Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E outro exemplo moderno é o do mustang lançado em 2005. As versões mais musculadas não costumam ficar atrás em termos de aceleração lateral em relação a outros carros mais caros e evoluídos do mesmo segmento.
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992

Offline Aero74

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 334
  • Actividade:
    0%
  • Localização:
    Maia
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #11 em: 10 de Junho de 2014, 10:31 »
E o Saab 600 é baseado em quê?  :)))
  • Audi A4 Cabriolet 1.8T S-line 11/2004
  • Smart cdi 07/2002
  • Fiat 500 Lounge

Offline SMAP

  • Stage V
  • ***
  • Mensagens: 5067
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade SAAB Portuguesa
  • Localização:
    Munich, Germany - Peniche, PORTUGAL
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #12 em: 10 de Junho de 2014, 10:42 »
E o SAAB 600 é baseado em quê?  :)))


Não é baseado é um Lancia delta disfarçado de SAAB -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn , tal como o SAAB 9-2X é um Subaru Impreza -   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn - disfarçado de SAAB

Offline TesZero

  • Stage VI
  • ***
  • Mensagens: 7980
  • Actividade:
    0%
    • Comunidade Saab
  • Localização:
    Porto
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #13 em: 11 de Junho de 2014, 11:07 »
Continuo a preferir a suspensão independente. :)

O exemplo do mustang, um carro "muscle car" americano, da-me a ideia sempre de ser um carro, como todos os "muscle cars", desenvolvido somente para andar em frente :) :)

Logo, ha ha ha, nem precisava de suspensão :)

:P

Abraço
SAABsPORTUGAL - Comunidade SAAB em PORTUGAL

Offline Marco Gonçalves

  • Stage II
  • *
  • Mensagens: 355
  • Actividade:
    0%
Re: Desenvolvimento - Criação do 9000
« Responder #14 em: 11 de Junho de 2014, 21:02 »
Continuo a preferir a suspensão independente. :)

O exemplo do mustang, um carro "muscle car" americano, da-me a ideia sempre de ser um carro, como todos os "muscle cars", desenvolvido somente para andar em frente :) :)

Logo, ha ha ha, nem precisava de suspensão :)

:P

Abraço


Isso é uma ideia pré-concebida e baseada no diz que disse, não leves a mal. Vou procurar uns vídeos antigos de road test's a vários carros americanos, que tenho algures no disco externo, e vais ver que isso não é bem verdade.

O jeremy clarkson diz o mesmo mas não põe os referidos carros num teste de slalom....

E para não falar de alguma aberrações feitas na europa em termos de suspensões, tais como os mercedes gullwing da primeira geração e o mercedes 200 d dos anos 60. Vi um (200 d) na madeira a dar uma curva inclinada muito devagar, ao pé de onde moro e o carro fugiu ligeiramente, o que nunca tinha visto acontecer ali com piso seco e dia de verão.

A culpa é do swing axle...

Mas como é montado num mercedes, deixa de ter desvantagens e passa a ter só vantagens e a valer ouro...

Foi um carro destes:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn

E a "evoluída" suspensão do mesmo carro:   Para visualizar hiperligações por favor faça LogIn
  • ford mondeo mk1 2.0 ghia saloon
  • saab 9000 2.3 turbo s de 1992