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25 de Abril de 2024, 15:52

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Autor Tópico: Upgrade de travões - SAAB 9000  (Lida 20245 vezes)

Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #15 em: 03 de Dezembro de 2012, 12:35 »
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tá barato!

os discos do 406 são 305mm x 28mm. no que toca a maxila, procura no olx, no coisas, no ebay... procura tambem as do alfa 166, do gta, basicamente tudo que tenha 4 pistoes, o preço decides tu.

Acho que sim, vais ter que fazer uma pata de deporte para fixar a maxila. mas essa é a parte mais fácil.
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Offline amreal

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #16 em: 05 de Dezembro de 2012, 10:25 »
Bom tópico ...
Aqui o Sr Nicodemus é expert em travões ... já vi um kit de travões Porsche aplicados num fantastico 9000!!  O0

+ uma boa contribuição de técnica!!


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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #17 em: 05 de Dezembro de 2012, 12:03 »
Pudera... O 9000 anda mais que o Porsche  :D :D :D :D

Abraço

Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #18 em: 05 de Dezembro de 2012, 18:09 »
Obrigado Amreal!  O0

Kamuma: olha que fantástico pro teu carro!
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 :>S :>S :>S :>S :>S
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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #19 em: 05 de Dezembro de 2012, 22:16 »
Are you crazy man  ??? ??? ??? ???  :|@ :|@ :|@

Isso trava uma locomotiva  8)

Abraço

Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #20 em: 06 de Dezembro de 2012, 00:07 »
Carbo-cerâmicos heim... lol.

Pelo que li num fórum Ferrari, os discos têm que ser mudados todos as 50 000 milhas. Fica por perto de 5000£ os discos e os calços  ++P

maxilas amarelas no teu bidão vermelho... bem bem!  O0
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Offline TesZero

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #21 em: 06 de Dezembro de 2012, 01:14 »
como sei a relação de maxilas x diâmetro de disco?

a dos 406 sendo os discos originais de 305 nunca aproveitarei um disco de 320, correcto?

que opções tenho para os 320?

Abraço
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Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2012, 13:07 »
Vê o tamanho da banda de passagem, isso é, o sítio onde o calço corre, se tiver a mesma medida nos 305 e nos 320, estás bem.

Os únicos discos que encontrei que correspondesse as MINHAS medidas foram os disco dos Mistsubishi Evo 5,6,7,8,9... são 320X32, sendo que as minhas maxilas apertam num disco originalmente de 34mm. São tambem os únicos a terem 320mm com pouco ET. Só se te desenrrascares a fazer uns discos flutuantes.

Resumindo, podes usar as maxilas do 406 num disco de 320mm, desde que o disco encaixe entre os calços, por isso procura a espessura que pretendes com o diametro que pretendes.

podes sempre tirar matéria ao calço para por um disco mais grosso do que o do 406

Abraço
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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #23 em: 07 de Dezembro de 2012, 13:41 »
pelo que estive a procurar os discos são 305 x 23 (só??? :( )

isto é... se quiser o sistema junto à jante como tens teria que instalar 320..

é uma diferença de 15mm, isto é... sendo que os calços são feitos para correr em discos de 305mm, nos de 320 haveria sempre uma faixa de 7,5mm que nunca iria utilizar...

logo... era a mesma coisa que andar com 305, talvez só alterasse, mas pouco em termos estéticos...

ou posso arranjar calços para as mesmas maxilas com mais 7,5 mm?

Se calhar vou mais optar pelo teu sistema... não sei... depende dos preços a que tropeçar neles..

vi um conjunto por 350€ do 406...

Abraço
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2012, 09:16 por TesZero »
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Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #24 em: 07 de Dezembro de 2012, 18:21 »
Onde leste 23mm? eu vejo em todo o lado 28 pah!  ???

Mesemo que, segundo a tua maneira de pensar, metas as maxilas 406 num disco de 320mm, nem que tenhas 7mm que não vai ver calço, qual é o problema? o que queres é que os calços andem por fora o máximo possível, e mesmo assim duvido que tenhas 7mm de disco a mais. Tenta encontrar a medida dos discos.

O calço que comprares, será para a maxila que vais comprar. não podes usar outros calços do que aqueles específicos daquela maxila. há é muita marca e modelo de calço (para os meus a escolha é limitada e cara)

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Agora procua no ebay, que decerto vais encontrar a felicidade.

Depois pensas nos discos.
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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #25 em: 29 de Abril de 2013, 14:54 »
Bem... desenterrando este tópico...

para quem quiser usar maxilas do porsche gt3 / 996 Turbo 4 / 996 turbo 4s

o grande problema que vão ter para encontrar discos é o ET do mesmo...
Quanto mais ET tiver, mais próximo fica o disco do sensor de Abs e da rotula da suspensão...


ou seja... carros potentes que usam discos grandes de travão... são por norma carros de tracção a trás ou às 4...

E... carros com tracção a trás têm ET gigante à frente... como no nosso caso, temos-lo grande atrás...
Ou seja, no eixo onde tem tracção, o et é sempre mais pequeno por causa da transmissão entrar no rolamento.

então, as hipóteses encontradas até agora por mim e pelo nicodemos são as seguintes:

Aqui temos as medidas dos nossos travões originais:

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Como podem ver tem 45 mm de ET, na verdade até é 44... 24mm de espessura de disco + 20 mm do "hat" - "chapéu"

A solução encontrada pelo nicodemos e ideal para jante 17 é usarmos os discos do mitsubishi evolution 5,6,7,8 ou 9.

Com as medidas:

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como podem ver ainda tem menos ET do que o original... é bom...
as espessura é optima, 32 mm
mas... a banda de passagem é "à justa" demais para o meu gosto...
ou seja... aquele rebordo que vêm em todos os discos, dentro e fora, desgaste no disco feito pelo calço... não existe...
no caso do nicodemos até tem que corrigir, porque o calço fica fora do disco...
estando mais gasto, com as vibrações... devemos ver os calços a partirem :P

Andei à procura durante muito tempo por discos 330... mas sem sucesso... é tudo para carros com tracção traseira...
Depois encontrei os discos 345 x 30 dos audi s3 / A5 / VW Rs32 etc...
Mas o ET era de 50 mm... embora o mais proximo que tinha encontrado... é muito grande...

Agora... o que eu pondero colocar... e por isso coloquei jante 18:

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os discos do Saab 9-3 turbo X...

A parte boa é que tem o mesmo ET que o disco do 9000 original :)

A parte menos boa... embora nada que chateie... é que não é de 32 mm de espessura como o do mitsubishi :(

Mas de resto... em principio são estes que mando vir...

Dependendo das maxilas, estes discos podem ser montados em jantes 17...
mas como as maxilas da porsche são muito, mas muito altas mesmo... preciso já de jante 18...

Os discos 320mm são mesmo o maximo a montar em jante 17 com as maxilas da porsche.

Quando poder deixo fotos e medidas dos adaptadores necessarios e tudo o que é preciso.

por enquanto, ando atrás de discos e calços...

Encontrei discos bastante porreiros da STOPTECH, mas nos estados unidos :(
e como são coisas bastante pesadas... nem compensa pensar em mandar vir...

A ventilação do disco não era vertical, como conhecemos, mas sim orientada...
pelo que não se podem trocar os discos do lado esquerdo para o direito

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Alem de que o preço rondava os 100€ por cada disco... o que está "na media" para o tamanho...

Estou a ponderar comprar o da EBC da neobrothers...

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mas EBC nunca me suou bem...

Alem disso o Vidinha comprou em tempos discos novos ebc e vinham empenados... grrr

Abraço
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Offline Nicodemus

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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #26 em: 29 de Abril de 2013, 18:31 »
Vais meter discos com 29.8mm com umas maxilas que foram pensadas para apertar 34mm??? porquê? só porque é ligeiramente maior? pondera e pensa bem, no teu caso não faria isso, os discos do evo são de 32mm, e mesmo assim não está ao meu gosto, quanto mais 29 e tal...

mas de resto, muito bem, mais uma vez ctrl+c... e taaaaal  :D loooooool

Abraço
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Re: Upgrade de travões - SAAB 9000
« Responder #27 em: 29 de Abril de 2013, 22:30 »
gaja...

Os pistões são feitos para apertar em discos de 34 mm...
tu tens de 32 mm

e qual é a diferença se eu colocar de 30 mm?

São 2 mm para cada lado e diferença para os originais do porsche...
1 mm de cada lado do disco de diferença para os teus do evolution...

Se te chatear muito... posso trocar os calços mais cedo :P
mas só se te chatear muito...

Atendendo a que os pistões não saiem fora mesmo com o disco de 30mm completamente gasto...
Não vejo problema algum...

São 5 mm de upgrade face à espessura do disco original..

quanto aos 28.8...
todos os sites apontam para 30 mm...
Coloquei essas imagens para ficar mais "pipi" e mais certinho...

ao menos os meus calços vão estar dentro da banda de passagem do meu disco :P

lol

:P

« Última modificação: 29 de Abril de 2013, 22:51 por TesZero »
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